Dificuldade para articular a vogal "i"

    Autor Mensagem
    Joaozin
    Veterano
    # mai/11


    Olá pessoal, estou até com vergonha do meu problema, mas é esse mesmo: estou com dificuldades pra pronunciar a vogal "i" quando quanto. Eu não sei como articular minha boca para facilitar a saída do som, como eu sei que a vogal "a" os lábios devem ser ovalados, etc. Meu único problema é com a vogal "i", já fazem meses que tenho esse problema, mas venho tentando solucionar sozinho, porém não consegui bons resultados. Me ajudem!

    Leopold
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Joaozin


    Meu amigo...vergonha nada. O I é difícil mesmo, porém é o seu carro-chefe. Todas as outras tem que vir atrás do I.

    A única coisa que dá pra dizer que em tese poderia ajudar você é: faça o I sorrindo e pensando em um meio-bocejo, pra que não fique um I amassado.
    È o que dá, mas sozinho é muito dificil de resolver. Isso aí pode amenizar um pouco a situação.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    Joaozin
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/251082/#7266399

    Joaozin
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Leopold
    Obrigado pela dica. Vou praticar e tentar melhorar isso, muito obrigado mesmo.

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: AnaClara
    · votar


    Bom eu nao entendo muito mas estava outro dia lendo uns toicos exatamente sobre esse assunto. Acho que deve ter alguma coisa. que ossa te ajudar

    Ou nao

    Os benditos "i" e "u"
    Cobertura
    Vogais Fechadas

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Há quem pregue a questão do sorriso quando você canta o "i" e também o "e". Concordo que no começo ajuda a produzir o som correto.
    Mas meu professor sempre compara a abertura da sua boca e a cabeça como sendo o seu instrumento, então ele deve ser minimamente alterado. Ou seja, seja qual vogal for, não deve haver alteração na abertura da boca. Samuel Ramey é um bom exemplo.
    http://www.youtube.com/watch?v=xnDNHQByP0c
    Pelo menos eu tenho a impressão que o sorriso faz com que você feche a abertura, e era a falta de abertura que no passado em mim gerava tensão.

    Leopold
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Leandro Rigon

    Sim, quem tem uma abordagem diferente defende sempre uma abertura praticamente vertical, mas isso não pode ser uma regra geral. Tem momentos diferentes, com efeitos diferentes.

    Uma abertura somente vertical limita o alcance dos agudos. Claro que falar em "sorriso" é genérico porque não é só isso.

    Porém, são linhas diferentes de ensino. Cada uma com seu resultado e com suas vantagens e desvantagens.

    Por isso eu sempre sugiro não se limitar a uma dureza e explorar todas as possibilidades de acordo com o que se quer fazer na interpretação e de acordo com o repertório que se está cantando.

    Aqui no caso do rapaz, mandar ele fazer um I vertical não iria ajudar em nada.

    Leopold
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Lembrando ainda que usar essa abordagem de não alterar a abertura na música popular é praticamente impossível.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Obrigado Leopold por esclarecer o ponto.
    Só escrevi o que escrevi pois, pra mim, na região aguda, se não for mais vertical, me gera tensão (bom, não só o "i", na região aguda no geral pra mim te q ser vertical). Mas, realmente, pensar num i vertical no popular é estranho.

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    O "i" é a letra q eu mais gosto de cantar.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11 · Editado por: Christhian
    · votar


    Leopold
    Leandro Rigon
    Duas vogais que trabalho a exaustão na minha voz e com meus alunos são exatamente A e I e sempre estabeleço uma relação de simbiose elas: Uma leve verticalização do A e um trabalho de abertura horizontal no I. Tenho um aluno aqui que apanha há mais de ano pra resolver um vício de verticalizar tudo exageradamente (e que ganhou isso de brinde de um professor famoso aí), o que limita bastante a extensão dele, além de gerar bastante tensão na passagem.

    Não consigo nem me imaginar cantando isso sem equilibrar as coisas..
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/259741/

    Sobre o rapaz do tópico, o máximo que ele vai conseguir tentando é se estourar sozinho. Já pensou esse I dele vindo lá da garganta e ele ainda tentando abrir? Se não quiser pensar, é só ouvir o Zezé di Camargo... eca! ahuahua

    Abraços.

    Joaozin
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Joaozin
    · votar


    Christhian
    Huahauahuau, minha situação é tensa. Mas então, eu andei praticando e estou conseguindo melhorar, eu sempre tentei o I como um sorriso, pois li que é o mais fácil de se fazer. Tentei então abrindo um pouco mais a boca, na vertical, e estou conseguindo alcançar notas mais agudas e com maior facilidade. O único problema é que quando faço isso sinto que minha voz está vindo com potência e batendo no céu da minha boca e perdendo um pouco da qualidade de som.

    Joaozin
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Acho que vou começar a fazer aulas mesmo. Eu sempre quis achar um professor que cantasse rock, metal, e que fosse bom para me dar aulas. Mas na minha pequena cidade eu não vou encontrar isso, então vou procurar uma professora de canto lírico que seja boa e eu acho que já servirá como um bom começo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade para articular a vogal "i"