Dificuldades ao fazer falsete

    Autor Mensagem
    Joaozin
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Joaozin


    Consigo fazer falsete mas não alcanço notas muito agudas, não sei se é assim que o meu falsete é ou se é porque não estou fazendo-o corretamente. Quando eu o faço, sinto minha laringe meio "espremida" e não consigo cantar muito tempo em seguida fazendo falsete, vou me cansando. É como se saísse ar demais e eu não tivesse um falsete "firme". Parece um problema com o diafrágma, mas eu sei usá-lo bem, canto músicas com notas relativamente altas e as alcanço com tranquilidade na voz de cabeça, sem esforço algum. Alguém tem alguma idéia do que pode ser esse problema?
    Abraços

    PS.: outra coisa que esqueci de comentar é que logo após cantar umas frases utilizando falsete sinto minha garganta seca.

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Joaozin

    Eu não vou muito agudo no falsete, praticamente é a mesma coisa da voz plena (não na mesma oitava claro), ou seja, não adianta eu querer passar de dó ou ré agudo que não vai.

    Se sai tanto ar como vc fala vai secar mesmo a garganta. Dá pra melhorar treinando, mas tem que ver qual o limite. Não adianta querer cantar coisas que não se alcança.

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leopold
    Eu canto músicas como More Than Words, que uma parte é voz de cabeça e outra falsete. Canto bem a parte da voz de cabeça, mas quando uso o falsete, logo em seguida dificulta voltar para a voz de cabeça, pois minha garganta está seca.
    Acho que se eu conseguir melhorar isso eu também consigo melhorar o volume do meu falsete, que é relativamente baixo.
    Então acho que o meu problema é exclusivamente esse aí: "Sai muito ar e a garganta seca". alguma dica de como exercitar para melhorar essa dificuldade?
    Obrigado

    pOkiz
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    De fato, voz de cabeça é bastante confundida com falsete, porém ela nao gasta tanto ar quanto o falsete.

    Entao o que tem que se fazer, é treinar o diafragma, que é responsavel pela respiração, e faze-lo controlar a expiração de ar.

    Procura no youtube que voce acha varios exercicios para fortalecer o diafragma.

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    pOkiz
    Bom, eu sei o que é voz de cabeça e sei o que é falsete. Eu também sei vários exercícios para o diafrágma e tenho ele bem treinado. Acho que o que eu tenho que fazer é não dexar tanto ar escapar quando estiver fazendo o falsete, certo?

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Outra dúvida, onde o falsete deve ressoar?

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Joaozin

    Bom, o que falta pra vc? aula, pra variar.

    Todas essas dúvidas se tira em aula e aliás só se conserta em aula.

    O que está faltando é controle muscular do mecanismo, não foca no ponto que deve (que é o mesmo sempre), e provavelmente não respira corretamente.
    Digo isso porque conheço pouquíssimas pessoas que sabem realmente como usar a respiração adequadamente.

    Nesse estágio que vc está onde diz que já canta, não se esforça em demasia, não dá pra ficar parado.

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leopold
    Talvez falte-me aulas mesmo. Aonde o falsete deve ressoar? Está faltando controle muscular dos músculos da laringe?

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Joaozin

    Como onde deve ressoar? O ponto focal é o mesmo dos outros registros, o objetivo é o mesmo.

    Veja que uma das coisas mais importantes em um cantor é produzir a maior quantidade de som, com a menor quantidade de ar possível. Entra aqui o fator APOIO.

    Tem que ter justeza, não pode fazer um I por exemplo e formar uma fenda deixando a voz soprosa. É a esse controle a que me refiro.

    Joaozin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leopold
    E é exatamente o que eu sinto que acontece comigo, sinto que tem tipo uma fenda deixando a voz soprosa. Vou tentar melhorar isso, melhorei tantas coisas sozinho, nunca cantei tão relaxadamente e sem esforço como estou cantando agora, única coisa que tá me encomodando são os falsetes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldades ao fazer falsete