Conservatório de música #ComoFaz?

    Autor Mensagem
    jo.nascendo
    Veterano
    # mar/11


    Cantar bem é um sonho para mim *-* e lutarei por ele
    Para isso eu até baixei uns vocalises na net (quase 500 MB) e fiz por um tempo. Mas aqui eu realmente entendi a importância de se fazer aulas... Porém financeiramente falando fazer aulas agora é utopia.

    No conservatório daqui de PE tem e é gratis ou com um preço bem assecivel \o/. Só que para entrar tem que fazer um teste. Que segundo o site é cantar uma música (popular ou erudita) de livre escolha. Cantando eu até ''engano'' os ouvidos alheios. Então se for realmente isso, há uma esperança para mim, rs'

    O detalhe é que a idade minima é de 17 anos. O que de certa forma foi um alivio pois eu pensei que tinha começado tarde demais. E até lá eu tenho mais tempo para treinar e tals.

    Emfim...
    Dicas do que cantar?
    Alquem aqui já fez? ou sabe informações que possam me ajudar? O que fazer até lá? treinar respiração em casa tbm é prejudicial?

    ;*

    Carregando
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    eu fiz prova pra guitarra, mas conversei com algumas meninas que fizeram canto no conservatório daqui.

    aqui eles deram 3 musicas pra pessoa escolher, e teve uma prova sobre teoria, onde todos os candidatos de qualquer instrumento, e voz tiveram que fazer.

    então eu acho melhor tu entrar em contato com o conservatório e perguntar, pois o site pode enganar as vezes..

    no mais muita sorte e estude bastante que tu consegue :)

    patudodi
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Se grave cantando com o melhor recurso que voce tiver ai, a voz que voce ouve nao eh a mesma que os outros ouvem, mas nao deixe o gravador te enganar tambem.
    É normal ser um completo inferno se ouvir cantar pela primeira vez, e por muitas outras vezes... mas continua que um dia vai ficar bom =)

    Leo Rio
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Leo Rio
    · votar


    Cara aqui no CE o teste de "aptidao" era cantar uma música popular e depois repetir umas sequencias ritmicas e melodicas que o professor fazia no teclado(melodicas) ou na cadeira (ritmicas).

    Ex: Ele batia uma sequencia ritmica na mesa e voce tinha que repertir a mesma sequencia depois.

    Ai depois ele tocava uma sequencia melodica no teclado e voce tinha que repetir na voz. Ele nao vai cobrar extensao vocal de voce, ele soh vai cobrar afinaçao e ritmo.
    EDIT: No ditado melodico voce deve executar exatamente como ele faz no teclado, na mesma nota e no mesmo ritmo. nao eh dificil soh precisa praticar.

    Oque eu recomendo:

    Tenta aprender alguma coisa sobre solfejo ritmico na internet.
    Se voce tiver algum amigo que seja tecladista ele pode te ajudar nisso e nos ditados melódicos.

    Se nao, pede ajuda pra um amigo que toque violao tocar sequencias melodicas dentro de uma mesma escala, subindo o nivel de complexidade com o tempo.


    EDIT:

    Isso é a maneira que funciona aqui no conservatorio da minha cidade, nao sei se no seu vai ser assim, va la no conservatorio e se informe melhor.

    jo.nascendo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Carregando
    É, vou mandar um email pra ver se eles respondem ou telefonar, ou até mesmo (criar coragem de) ir lá. O que me deixou intrigado foi isso de poder cantar apenas uma música e ainda mais da sua escolha. Sei lá achei bom demais pra ser verdade rs' até pq no teste de aptidão para outros instrumentos eles pedem varias coisas. E realmente o site pode enganar pq uma amiga que vai fazer a prova para flauta disse que o que tinha no site era diferente dos assuntos que deram a ela...
    Emfim... Obrigado, pois vou mesmo precisar de sorte e ralar muito. Já peguei umas apostilas na net de teoria e alguns programas para treinar percepção e tals o problem msm é o tempo (3º ano, cursos, Enem, vestibular e etc...) mas eu dou um jeitinho.

    patudodi
    Já passei pela tensa experiência de me ouvir pelas gravações. Tipo agente acha que está abafando e quando ouve... Nossa chega a ser desconcertante huahuahua. Só que depois de tanto cantar, cantar e cantar fui melhorando e até que comecei a me curtir. O microfone que eu usava (que vem com o fone de ouvido do PC) subitamente não está funcionando T_T, senão eu já tinha postado alguma gravação minha aqui para receber criticas construtivas e dizerem que preciso fazer aulas rs'

    Leo Rio
    Obrigado por compartilhar essa informação, no daqui não deve ser nada muito diferente disso. Vou me informar concerteza. O legal é que eu faço parte de uma orquestra de flauta doce que vai ter na minha igreja e o maestro está me ensinado isso de solfejo, compassos e ler partitura.


    *Espero daqui algum tempo poder voltar aqui nesse tópico para comemorar a minha vitoria \o/. E se não passar vou continuar tentando. Ou simplesmente arranjo um emprego e pago uma aula particular. Só não vou desistir :D

    Violão_Conhecimento
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Violão_Conhecimento
    · votar


    Carregando Oq caiu mas ou menos na prova de teoria q vc fez ??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conservatório de música #ComoFaz?