Voz Baixo, perguntas de um novato

    Autor Mensagem
    .muriel.
    Veterano
    # mar/11


    Opa pessoal, tudo bem? Sou novo por aqui.. sempre olhei o fórum mas só me cadastrei agora.
    Então, eu estou fazendo um curso de Canto, e meu prof. me classificou como Baixo. Ai pegamos umas partituras ele foi reproduzindo as notas no piano e eu fui acompanhando pela voz.. Mas ele me disse que teve que abaixar um tom ainda do que estava na partitura (partitura que ja era pra baixos).
    Queria saber se isso é bom ou ruim...
    E tipo, eu gosto de música pop, seja mpb ou popular internacional.. Voz baixo é bom para esses estilos?..
    Andei pesquisando aqui mas vi que falaram mt de rock só usando voz Baixo.. agora fiquei meio intrigado rsrsr..
    Obrigado desde ja galera, abraços,
    Muriel.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Queria saber se isso é bom ou ruim...

    Bom ou ruim é a sua voz, não??

    Se fosse vocÊ pensava em cantar bem, isso sim.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Se você for fazer canto popular, não interessa se vc canta mais em um tom mais grave ou mais agudo não interessa, basta transpor a música para um tom que seja adequado a sua voz.

    Com tempo e técnica sua extensão vai melhorar. A melhor dica é a q o Leopold deu: ignore tonalidade, se mais grave ou agudo. Se preocupe meramente em aprender a técnica e aplicá-la ,cantar bem.

    Se for lírico, demora bastante tempo até você conseguir domingar a toda a sua extensão, trabalho árduo de anos. Abraço.

    .muriel.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É canto popular, fiquei mais tranquilo agora hehe.. vou focar então na técnica e esquecer o tom. Muito obrigado mesmo :).

    Elvenfoot
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom. Você passará pelo mesmo "mal" que eu passei. Eu sou um baixo-barítono roqueiro. Não consigo cantar agudo mesmo (ta... minha extensao nao é la grandes coisas).

    Na hora de mudar o tom para um mais confortável, no inicio voce vai achar horroroso, vai sair do que voce ta acostumado a ouvir, e vai passar pra alguma coisa muito pior (ouvir sua voz é esquisito, e ainda a musica vai tar diferente).

    O que eu te digo é, relaxa. Voz grave fica bom em todos os estilos.

    Um cara para voce se inspirar que eu considero muito bom, é o Seu Jorge. Dá uma olhada nas musicas dele, voz grave e profunda.

    McBonalds
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Elvenfoot
    Eu sou um baixo-barítono
    minha extensao nao é la grandes coisas

    Como assim???
    Se você é baixo-barítono você tem que ter no mínimo três oitavas, ou seja, a extensão das duas vozes.

    Ou você quis dizer em comparação com outros baixos-barítono?

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    McBonalds
    Acho que não seriam 3 oitavas !!
    Para fazer toda as vozes de Baixo e Barítono acho que seriam 2 oitavas mais uns 3 tons. (de Mi1 à Lá3)

    Obs.: Puxa vida!! Eu estou há um ano estudando canto e consigo (só nos dias em que a voz está 100%) ir de Fá#1 à Fá#3.

    .muriel.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É bem isso.. mesmo sem saber muita coisa ainda (to bem no começo mesmo das aulas) eu ja sinto minha voz estranha.. e é, meu professor citou o Seu Jorge, e acho ele fera. hehe
    E ah, vou deixar rolar e não esquentar a cabeça com isso agora..
    Eu toco piano.. tocava quando criança e retomei agora tb. Minha vontade mesmo é cantar acompanhando no piano. hehe acho mt bonito..
    bom, enfim.. valeu as dicas =)

    .muriel.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ps: é impressão minha ou existem poucos "Baixos" atualmente na mídia? Pq não consigo me lembrar de muitos..
    Se alguém souber alguns legais ai, deixa os nomes pra eu ir atrás hehe
    abraços

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    No canto popular isso não tem muita importância, mas eu acho que estes abaixo são Baixos:

    - Brad Roberts da banda: Crash Test Dummies
    - Iggy Pop
    - Peter Garret da banda: Midnight Oil

    Obs.: A professora de canto me passa algumas músicas do Elvis Presley como exercício, apesar dele ser barítono.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    No popular não se exige extensão completa, são raríssimas as músicas populares que exigem uma extensão de 2 oitavas (por ex, fa1-fa3). Lembro da Beatriz de Chico Buarque que exite uma extensão enorme.
    Quando exigem muito, é uma oitava e meia. Sei lá se Elvis era Baritono mesmo ou não, também não conheço tanto o repertório dele, mas não ouvi nada que exija grandes agudos (ok, talvez tenha 1 ou duas, não vamos discutir exceções). É sempre uma região média, que acaba sendo acessível. Assim, não vejo muita dificuldade pra um baixo cantar repertório de Elvis.

    PS.: Baixo Barítono é uma classificação intermediária entre baixo e barítono, não que necessariamente o cantor tenha que ter um mi1 até um la3. Eu "sou" baixo barítono (definindo ainda mas é o mais provável) e tenho um fa-1 a um fa3 cantável. O q não me impede de ter na extensão um sol#3, e um mi1. Extensão é uma coisa, tessitura (= região de conforto) é outra.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    tenho um fa-1 a um fa3 cantável.

    Então é baixo.

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Leandro Rigon
    Nas aulas de canto eu tenho treinado MY WAY - ELVIS PRESLEY, e tem uns agudos chatinhos de se fazer. Alguns são longos (se não me engano são uns agudos em Fá3), bom para treinar o apoio.

    Eu só não canto a última repetição do côro que ele faz na música, pois alí tem um agudo que ele faz no final música !! Aquilo é impossível para um baixo !! He He.
    Se não me engano aquele último agudo é um Lá3.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Leopold
    Claro, baixo. Mas possivelmente baixo barítono pois em várias árias tenho sol b, bequadro ou até sustenido de passagem. Em alguns vocalizes chegando a um la3, mas ai já não é região de conforto, e eu ainda não domino completamente meus agudos. Eu também não tenho um mi grave sonoro. Então o repertório que eu estou fazendo não tem nada que seja extremamente grave para baixo, como, por ex, as árias de Sarastro na Die Zauberflöte. Por isso baixo barítono. Vamos ver com o tempo.

    El_Cabong
    Bom, eu não conheço muito o repertório de Elvis, como eu já comentei... o pouco q eu me lembro era em uma região bem média.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz Baixo, perguntas de um novato