Problemas ao vivo! Isto acontece com vocês também?

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # fev/11


    Sábado passado fizemos um show numa avenida de um balneário. tocamos umas 10 músicas.
    Numa delas eu faria um backvocal, e em outras duas eu faria o vocal principal.
    Na 1º eu fiz o backvocal, tudo certinho, bem afinado, ficou muito bom.
    Quando eu fui cantar a 2º música, senti que minha garganta secou, aí a voz saiu meio falhada.
    Fiquei nervoso com isso, e aí a voz começou a ficar trêmula também, porque acho que aí começei a respirar errado de nervoso.
    Em seguida percebi isto, e numa pausa do vocal na música respirei fundo, e a partir dalí comçei a respirar certo e a apoiar, mas a garganta seca ainda continuava.
    Levei a música "aos trancos e barrancos" até o final.
    Terminando esta 2º música, catei uma garrafa d'água alí perto e tomei toda a água.
    Foi o que melhorou a minha voz para cantar a 3º música. Mesmo assim ainda tinha um pouco de nervosismo pela vergonha das falhas na 2º música, que eu acabei não conseguindo cantar bem também esta 3º música (apesar desta última ter ficado bem melhor que a anterior).

    O que fazer numa hora destas que a garganta seca ??
    Visto que não tem como parar a música para beber água.

    Lunna_Th
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    El_Cabong

    Cara, ótima pergunta e tomara que os profissionais venham aqui dar dicas.

    Já aconteceu comigo também, tanto da secura quanto da falta de ar pra terminar as notas longas.
    Não sei como o pessoal da área faz e acho que vc vai rir de mim, mas quando vejo que minha garganta ficou seca e isso atrapalhou meu desempenho, eu penso em limão.
    Sério, penso naquele limão azeeedinho escorrendo em minha boca, a saliva vem e eu meio que "lubrifico" as cordas assim, até ter uma chancezinha de beber água, daí eu bebo um pouco rapidinho, e sempre natural.

    Quanto ao ar, já passei essa raiva numa música que eu adoro cantar (canto em Missas e Casamentos) e, nos ensaios tava tudo perfeito, na hora da execução fiquei nervosa e o ar começou a faltar, fechei os olhos pra me acalmar e consegui levar o restante certinho, mas fiquei chateada porque o começo da canção ficou falho. Domingo tive a chance de cantar novamente essa música e, como tinha treinado a respiração antes, me mantive calma e deu tudo certo. (Quase matei o meu colega de banda que resolveu cantar junto sem o microfone, bem do meu lado e quase fez com que eu me perdesse, mas protegi o ouvido e mandei ver.)

    Acho que a gente tem sempre que tentar controlar a ansiedade e combinar antes com o restante da banda o que fazer quando algo assim acontecer, é super normal ficar ansioso, mas sinto que é meio que nossa "obrigação" aprender a lidar com isso também.
    E ter paciência, claro, errar todo mundo erra, o lance é aprender com o erro e se superar.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Lunna_Th

    Hoje às 19hs eu vou ter aula de canto, aí vou contar para a minha professora toda esta história trágica que aconteceu comigo, e vamos ver o que ela vai dizer.

    Lunna_Th
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    El_Cabong

    Aí vc vem e me diz a solução que ela te deu, porque fiquei curiosa de saber como os profissionais se saem dessa, tá?

    o/

    Zedosal
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    No show tinha aquelas fumaças de palco???

    aquilo ali é a pior coisa pra quem canta!!! eu nao canto, toco guitarra, mas quando fui tocar uma vez numa apresentacao de varias bandas o cara do som tinha levado a fumacinha e soltou no palco na hora que tava arrumando uns pedais, fiquei até perdido lá... boca seca, falta de ar e tudo mais!!!

    fica a dica... nao fique perto da fumacinha do palco!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Zedosal
    Não tinha fumacinha. Era ao ar livre e ventava um pouco.
    É uma ótima dica mesmo ficar longe desta fumacinha (o tal Gelo seco).

    Lunna_Th
    Não tive aula de canto ontem. Só vou ter na segunda-feira. Aí eu posto o que a professora irá me falar.

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    El_Cabong
    O importante é não deixar isso acontecer.

    Leia e me diga o que há de errado nessa frase sua:

    Em seguida percebi isto, e numa pausa do vocal na música respirei fundo, e a partir dalí comçei a respirar certo e a apoiar, mas a garganta seca ainda continuava.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    shoyoninja
    ... a partir dalí comçei a respirar certo e a apoiar ...

    He He !! Brincadeirinha.
    O que eu fiz de errado ?

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    El_Cabong
    Se você sabe que tem que respirar certo e tem que apoiar, porque não o fez desde o começo? Sem apoio não tem como não forçar, aí sempre vai aparecer algum problema, e ao vivo problemas sempre se potencializam.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/11 · Editado por: Christhian
    · votar


    El_Cabong
    Po, man... tu nunca ficou nervoso em uma situação importante da sua vida? Só aconteceu a mesma coisa...

    Lunna_Th
    Já aconteceu comigo também, tanto da secura quanto da falta de ar pra terminar as notas longas.

    No seu caso, pelo que eu ouvi da sua voz, a soprosidade é a principal responsável, somando com uma carência de outros recursos básicos de técnica vocal (apoio, emissão equilibrada, etc. etc). Cuide disso, senão pode virar algo pior, como uma fenda.

    Abraços a todos.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    shoyoninja
    Se você sabe que tem que respirar certo e tem que apoiar, porque não o fez desde o começo?

    Eu comecei fazendo certo a respiração e o apoio, só que eu vi que minha garganta secou e a voz começou a falhar, aí fiquei nervoso e esqueci de tudo !!
    Inconscientemente quando se fica nervoso a respiração fica mais rápida, curta e errada.

    Acho que eu já sei a solução pra esse problema todo que me ocorreu.
    Vou sempre tomar uns 5 goles de água antes de todas as músicas que eu cantar. Se eu cantar 10 músicas serão 50 goles !!
    Quero ver a garganta secar assim !!!

    Lunna_Th
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Christhian

    É, to tentando corrigir isso, pior que eu achava tão bonitinho hauahuahauhauhaua
    Mas como pode me prejudicar, aliás, como já tá prejudicando, to parando, vou me cuidar direitinho porque um dia quero ter filhos e cantar pra eles hehe..

    =*

    Lunna_Th
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    El_Cabong

    Vou sempre tomar uns 5 goles de água antes de todas as músicas que eu cantar. Se eu cantar 10 músicas serão 50 goles !!
    Quero ver a garganta secar assim !!!


    Cuidado senão vc vai ter outro probleminha básico: vontade de ir ao banheiro no meio do show hauahuahauhauhaa

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Lunna_Th
    Olá Lunna.
    Pelo que eu vi você é de Brasilia. Aí deve ter muitos professores de canto !!
    Se o problema for $$$, teve uma época que também por motivos de $$$, eu não estava conseguindo fazer aulas de canto, aí eu entrei para um coral. Foi muito bom porque a regente sempre passava algumas técnicas vocais para os membros do coral. fazíamos antes exercícios de respiração, ela analizava a voz de cada um para ver em que naipe a pessoa iria cantar, etc.
    Não era uma aula de canto, mas era como se fosse uma aula de técnica vocal grátis.
    Acho que me ajudou bastante.

    Cuidado senão vc vai ter outro probleminha básico: vontade de ir ao banheiro no meio do show hauahuahauhauhaa

    AHHHH !! Nunca esquecer de ir ao banheiro antes do show!! He He!!

    Lunna_Th
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    El_Cabong

    O problema é justamente $, no momento nem posso investir, mas tipo, eu canto numa banda tem um tempinho já, to procurando melhorar pq tá aumentando o número de casamentos e na maioria das vezes meu mic tem que ser aumentado pra ficar bom, acho paia x.x Uma amiga uma vez usou meu mic e a voz dela saiu tão intensa que me dei conta de como canto baixinho e, só aqui descobri que pode ser por causa da soprosidade, falta de apoio, etc.

    Na banda não temos cantores que tenham estudado, o cara que canta comigo é muuuuito bom pra separar vozes, mas no meu problema ele não tem experiência nenhuma. A sua ideia é ótima e me arrependi de não ter pensado nisso antes, quando cantava num coral gospel da escola. Mas assim que der vou buscar aulas e melhorar isso.

    E siiim, nunca esquecer de ir ao banheiro antes do show!
    Melhor sentir sede e pensar em limão provisoriamente do que ter que correr no banheiro ahUAHUhauHUA

    Mals, to cheia da graça hoje... efeitos da sexta-feira xD

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu falei com minha professora de canto ontem.

    Ela falou que realmente é um problemão quando a garganta seca na hora que se está cantando uma música.

    Ela falou que:
    - O melhor é tentar manter a calma nesta hora;
    - Na hora o que se pode fazer é morder bem fraco a parte interna das bochechas, pois isso faz a pessoa salivar.
    - Tomar bastante água antes do show, e um gole de água antes de cantar cada música (não 5 goles como eu tinha falado, pois muitos goles de água podem causar arrotos no meio da música)

    Lunna_Th
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    - Na hora o que se pode fazer é morder bem fraco a parte interna das bochechas, pois isso faz a pessoa salivar.

    Tipo o limão xD

    - Tomar bastante água antes do show, e um gole de água antes de cantar cada música (não 5 goles como eu tinha falado, pois muitos goles de água podem causar arrotos no meio da música)

    Caraa, nem quero imaginar a cena de uma pessoa cantando e soltando um arroto bem no meio da música uhuahUHAUhauHAUHuahU

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas ao vivo! Isto acontece com vocês também?