cantar notas agudas com corpo

    Autor Mensagem
    Fadista
    Veterano
    # jun/10


    Olá, sou nova aqui no forum, sou de Portugal e canto o Fado.
    Ando há meses com uma dúvida enorme e gostava de saber se alguem me pode dar umas dicas.

    tenho aulas de canto e dizem-me que sou soprano. no entanto eu tenho duvidas sobre isso e penso que seja mezzo-soprano. isto porque apesar de eu atingir notas de soprano, não o faço com facilidade e o meu tom de voz a falar é mais grave do que normalmente o tom das sopranos que conheço.

    mas a maior questão é que quando estou a fazer os vocalizes chego a um ponto (Fa?) em que sinto que tenho que conscientemente fazer um salto, que deve ser o falsetto, pois a voz fica diferente e sem corpo.

    No Fado muitas vezes estraga-se a voz, a tentar alcançar tons acima das nossas possibilidades e eu não quero fazer isso, mas não fica bem cantar o Fado com uma voz aguda sem corpo, tipo falsetto, precisa de corpo. se eu fizer falsetto, o som sobe facilmente e canto facilmente, mas se tentar manter o corpo da voz (como se faz no canto ligeiro, popular, soul, fado, etc) chega a um ponto em que tenho dificuldades.

    Resumindo, o meu dilema é: canto com a possibilidade de se for necessario passar a falsetto (e como saber se é mesmo falsetto ou se o som está a subir naturalmente??) ou o melhor é baixar um tom nos temas que canto, para conseguir controlar melhor o som com o corpo?

    Muito muito obrigada!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/10
    · votar


    Fadista

    Acho que você está confundindo falsetto com voz de cabeça. E talvez a voz de cabeça esteja ainda mal executada, sem densidade e peso, por isso você confunde com falsetto. Há quanto tempo estuda canto?

    Fadista
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Há 1 ano, mas tenho tido bastantes altos e baixos e esta duvida sempre persiste. Acontece é que quando gravo, o que ouço é bem diferente do que ouço quando canto e como ao cantar sei que estou a fazer algo diferente (até bem mais facil do que tentar ir la com a garganta), penso que é falsete). No som gravado nem noto diferença..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cantar notas agudas com corpo