Fadista Veterano |
# jun/10
Olá, sou nova aqui no forum, sou de Portugal e canto o Fado. Ando há meses com uma dúvida enorme e gostava de saber se alguem me pode dar umas dicas.
tenho aulas de canto e dizem-me que sou soprano. no entanto eu tenho duvidas sobre isso e penso que seja mezzo-soprano. isto porque apesar de eu atingir notas de soprano, não o faço com facilidade e o meu tom de voz a falar é mais grave do que normalmente o tom das sopranos que conheço.
mas a maior questão é que quando estou a fazer os vocalizes chego a um ponto (Fa?) em que sinto que tenho que conscientemente fazer um salto, que deve ser o falsetto, pois a voz fica diferente e sem corpo.
No Fado muitas vezes estraga-se a voz, a tentar alcançar tons acima das nossas possibilidades e eu não quero fazer isso, mas não fica bem cantar o Fado com uma voz aguda sem corpo, tipo falsetto, precisa de corpo. se eu fizer falsetto, o som sobe facilmente e canto facilmente, mas se tentar manter o corpo da voz (como se faz no canto ligeiro, popular, soul, fado, etc) chega a um ponto em que tenho dificuldades.
Resumindo, o meu dilema é: canto com a possibilidade de se for necessario passar a falsetto (e como saber se é mesmo falsetto ou se o som está a subir naturalmente??) ou o melhor é baixar um tom nos temas que canto, para conseguir controlar melhor o som com o corpo?
Muito muito obrigada!
|