Perguntas sobre fisiologia da respiração

    Autor Mensagem
    guschard
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: guschard


    Aviso à moderação: eu sei que já existem vários tópicos sobre isso, mas não achei a resposta em nenhum deles e não quis reviver tópicos antigos pra isso

    Fala gente... pesquisando em diversos tópicos antigos me surgiram algumas questões sobre o funcionamento do corpo durante o canto, e eu não consigui achar respostas definitivas e convincentes em nenhum lugar.

    Antes das perguntas, vou citar um trecho de um estudo citado anteriormente aqui no fórum por um usuário que parece conhecer muito sobre o assunto:

    "In a detailed study of the physiology of breathing, Bouhuys (1977, pp.271-272) discusses the results of electromyographic (EMG) studies the breath cycle with attention to the relationship between the diaphragm and other muscle groups both in speech and in singing:"

    "The diaphragm remains electrically silent, while the external intercostal muscles show marked EMG activity...Fortunately, since the mechanical interaction between the intrapleural and intra-abdominal pressures regulates the position of the diaphragm, contraction of the diaphragm is not needed to regulate subglotic pressure...."

    Resumindo... O estudo mostrou que enquanto falamos ou cantamos, o diafragma não mostra sinais de atividade e que sua posição é controlada por outros musculos... Esse foi o começo das minhas dúvidas.

    Afinal, o diafragma é um musculo voluntário ou involuntário?? Alguns dizem que é voluntário, outros que é involuntário e eu não sei em quem acreditar
    huauauhahaauhahuauhauhuhauhahua

    Alguém conhece algum livro sobre fisiologia do canto??
    Acho que faltam informações sobre o que realmente acontece quanto estamos cantando certo, ou quando estamos cantando errado...

    Gansinho
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Gansinho
    · votar


    guschard
    Cara, vou responder o que eu ACHO, não tenho certeza de nada porque eu não sou professor de Biologia nem de Canto.

    O diafragma é um músculo tanto voluntário quanto involuntário.
    Quando você quer inspirar ou expirar o ar (por sua vontade), você o consegue fazer, justamente porque você consegue descer o diafragma de forma a fazer com que o ar entre nos pulmões.

    Porém, da mesma forma que você pode controlar, esse movimento é feito involuntariamente, para você não parar de respirar.

    O negócio é que, quando inspiramos, o movimento natural do diafragma, após a inspiração, é o de subir, expulsando o ar dos pulmões. É aí que eu acho que entra a técnica de apoio do canto, para fazer com que você cante de modo a controlar o diafragma e manter o máximo de ar possível dentro dos seus pulmões.
    É claro que o conceito de apoio é mais amplo, porém é isso que eu sei da parte teórica (ou acho que sei).

    Quando o Chris ler esse tópico, ele te explicará melhor, porque ele tem toda a base para tal.

    Abraço!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    guschard
    O diafragma é um músculo involuntário, assim com o coração.

    Assim como você pode modificar o seu ritmo cardíaco executando atividades aeróbicas que exijam maior oxigenação - e consequentemente maior bombeamento de sangue - você pode modificar o movimento natural do seu diafragma predendo o ar, por exemplo. Mas isso não os torna voluntários, percebe? Seu coração não para, assim como você não para de respirar.

    O texto pode gerar algumas dúvidas, mas está correto. É exatamente por isso que insisto que essa história de 'usar o diafragma pra cantar' é muito simplória.

    Nas minhas aulas (e várias pessoas aqui já fizeram ou fazem aula comigo e vão identificar) a primeiríssima coisa que eu explico - normalmente na primeira aula - é que devemos 'aprender a parar de interferir na nossa respiração' e permitir com o que diafragma faça o seu trabalho naturalmente. Dessa maneira, até a capacidade de inspiração é bastante amplificada, o que ajuda na abertura e no trabalho dos intercostais, que são importantíssimos para a boa execução do apoio.

    Um bom livro (não necessariamente SÓ de fisiologia) é o The Structure of Singing do autor Richard Miller.

    Abraços.

    guschard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Valeu pelas respostas... percebi q tem mta confusão, crenças populares e mitos nessa área e pouco material para desmistificar isso...
    quando falam de apoio, logo alguém responde "apoio é respirar na barriga", e até professores menos preparados acabam dizendo coisas assim... acho que quem estuda canto deveria ter uma boa noção do processo inteiro de respiração, e não só "respirar na barriga"...

    Christhian
    Eu procurei esse livro, mas ta custando 400 conto então não vo poder compra-lo... ainda...
    huahuauhahuauhahuahuahuahuahu

    achei esse aqui no Google Books: CANTO - EQUILIBRIO ENTRE CORPO E SOM da Claudia Pacheco e Tutti Baê e, pelo que eu li no começo, parece ser bem esclarecedor... acho que vo comprar ele e depois coloco minhas opiniões aqui...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perguntas sobre fisiologia da respiração