[Ajuda!] Sobre: Entender a voz

    Autor Mensagem
    Italonge
    Veterano
    # mar/10


    Antes de mais nada, conheço o fórum desde que aprendi a tocar mas só agora resolvi postar, pois usei a busca e tudo o que pesquisei ou encontrei era relacionado a coisas que todos sabiam, ou algo nada a ver.


    Assim galera, toco contra-baixo há 3 anos, e desde essa época eu componho tudo o que tenho vontade, pela idéia de que, apesar de estar bom ou ruim, com o tempo tenho que comparar pra notar a diferença. Então, formei banda e coisa e tal, e a última que estou, tem um ano de vida, e conseguimos contato com um vocal experiente, mais velho e mais rodado nesse mundo.

    Ele comentou sobre entender um tanto de cada coisa, e o que peca em mim, é manjar de voz.
    Queria ter noção assim, para um cara que não quer pegar e fazer o que tá escrito, mas entender o porque do, aumentar o tom, baixar o tom, e como saber acompanhar cada nota assim, tocando o violão em dó e cantando nesse tom e coisa e tal.

    Eu espero ter explicado legal essa dúvida, tentei em outros tópicos e não veio nada do que eu esperava.

    Obrigado a quem ler!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/10
    · votar


    Italonge

    Eu confesso que tive que ler umas 5X pra ter alguma noção do que você quer... além de não estar nada objetivo, tem muita virgula no seu texto.

    O que você quer saber é 'por que deve-se mudar o tom da música quando o vocalista pede' e como 'acertar uma melodia em um determinado tom', certo?

    Se for isso, em primeiro lugar, você precisa saber em que tom o vocalista se sente mais a vontade. Basta perguntar pra ele e ele vai saber lhe dizer, se for realmente experiênte como você diz. Se ele não souber, aí não é com você.

    Sobre como acertar a melodia em um determinado tom, procure estudar mais sobre Campo Harmônico.

    Italonge
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Olha, escrevi isso em menos de 5 minutos, deixa pr lá.


    E valeu, vc entendeu minha questão, é um ótimo tradutor!


    Não quis criar outro tópico, porque sei que você me ajudará (ouvi falar que é professor de musico, só)


    Eu estudei justamente o lance do campo harmônico, voz + instrumento (o que eu tinha dificuldade) e tal.

    Estou querendo ralar pra ser um backin vocal (caso eu não tenha dito no início), e pra isso eu quero aprender a cantar como um vocal solo mesmo, pois não acredito que tenha um estudo só pra ser o vocal de apoio (se existir, dispenço)

    O que falta em mim é algo fora do "básico" como: tom, soltar a voz, tempo
    Mas preciso fazer uma voz com 'vida', sabe, por mais que eu sinta a musica fica muito sem graça a minha voz... Então quando decidi treinar eu me perguntei 'o que?!'

    Conheço exercicio de respiração, exercicio pra limpar a voz e aquecer a voz e tal, mas ela continua meio fraca em relação a "pegada".

    Não tenho professor, to tentando fazer aula, mas é incerto, pois não tenho grana pra isso agora, e muito menos tempo.

    Não quero ficar parado, procurei sobre mas não achei, preferi vir aqui direto e pedir socorro.

    rs

    Italonge
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    E desde já, muito obrigado.

    deLima
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Olá, Bem, acho que a resposta mais básica e que vai ouvir mais vezes é "aula de canto"! É nele que você vai descobrir mais sobre sua voz, e os lugares e maneiras pra ela ficar com mais "pegada"!

    Agora, sobre Backing Vocal, tem um tópico que li recentemente por aqui, que explica bem isso. Mas no geral, dica de que alguem que entende razoavelmente bem de Harmonia Vocal, uma harmonia perfeita entre a segunda voz e a primeira, poupa o back de ter conhecimentos profundos sobre técnica de canto. Tanto por que, geralmente quem faz back em banda, é MÚSICO, por que Vocalista que entende de acordes e campo harmonico, não são muitos... Logo quem faz segunda voz geralmente, acaba sendo o Músico, que por sua vez, não entende muito de técnica de canto e tudo mais.
    Mas enfim, esse tipo de coisa acontece mais frequentemente em Hard e Pop Rock. O emo core atualmente tah investindo bastante em Segunda Voz treinada tbm...

    Italonge
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Hehe, é aí que tá cara, não haveria tanta necessidade mesmo de aulas de canto, mas nem por isso, eu só não corro atrás porque... Pensa naquele musica que carrega amplificadores nas costas pra ensaiar em algum lugar, ou tocar em outro.

    Não tenho tempo pra isso ainda. Hoje rola outro ensaio básicão, se eu não estiver com uma melhora aparente, então vou tentar fazer esse 'trabalho' de fazer aula. Lógico, to evitando ao máximo, porque tá tenso meeesmo!



    Li tópicos sobre segunda voz, entendi coisas que pra vc ter noção, não sabia o tom de uma 3°, 5° (só a 8° porque no que escuto, os caas estão se esgoelando)

    hehe, mas ainda to lendo mais coisa aqui, mas queria que fosse em video, ou aqui mesmo onde posso colocar minhas duvidas, porque aprender sozinho assim lendo, eu sou o peor.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    Italonge
    O que falta em mim é algo fora do "básico" como: tom, soltar a voz, tempo
    Mas preciso fazer uma voz com 'vida', sabe, por mais que eu sinta a musica fica muito sem graça a minha voz... Então quando decidi treinar eu me perguntei 'o que?!'



    Não tem segredo. Aulas.

    Eu não entendo quem quer cantar sem fazer aulas, sinceramente. Pra mim é o mesmo que o cara querer subir num ringue de vale-tudo sem a menor experiência em nenhuma arte marcial. É suicídio na certa.

    Italonge
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    *suspiro*

    Yeah, me rendo.

    Ao menos eu, na banda farei isso.


    Deviam deixar em destaque, em algum lugar no fórum "Novtos no canto => Aulas!"


    Fechem esse tópico.


    Ah, sim, muito obrigado mesmo a quem leu.
    Certamente volto aqui, ou nos tópicos sobre contra-baixo. -q

    Até más.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Ajuda!] Sobre: Entender a voz