Comendo maçã!

Autor Mensagem
Feanor
Veterano
# jan/04
· votar

Comigo acontece o mesmo q com o Amomusica...minha voz fica parecendo a de um "Ogro"...ou um "Troll"...rsrs...com certeza fica mais grave...mas...daí para sair algo bom...mas...apesar de tb já ter ouvido falar o q o Fábio falou...tem um amigo meu q afirma q a voz dele pela manhã...é a melhor...a mais limpa...sei lá...talvez varie de pessoa pra pessoa...só sei q comigo...é assim...o melhor momento para a minha voz...é o mais longe da hora q eu acordei possível!!!

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar

Feanor

Eu tb, preferencialmente à noite...

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar

Amomusica
A minha fica boa de tarde!!engraçado...
cara voz é uma coisa bizarra

TRANSDUTOR
Veterano
# fev/07
· votar

Na verdade limpar as cordas vocais é um termo estranho porque se nossa boca tem sujeira é sinal que estamos com alguma infecção.
A maçã possui um líquido viscoso que serve para lubrificar as cordas vocais! É isso! ... e muito mais!
: )

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/07 · Editado por: Christhian
· votar

TRANSDUTOR
Hum...

Pequena correção: A maça tem efeito adstringente (remove o excesso de acidez, causada pelos sucos gástricos, alimentos, etc.) sobre a laringe (garganta), não tendo a ver diretamente com as cordas vocais. A única maneira de hidratar as pregas vocais (termo mais correto) é por via nasal, sendo mais indicado um soro fisiológico simples.

Abraços.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# fev/07
· votar

Christhian
Cara, eu ainda tenho minhas ressalvas quanto à faringe ser o único caminho para as cordas vocais... acho que dá sim pra um líquido encontrar as pregas vocais por via oral...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/07
· votar

Danckor Vallence Buriok
Consulte um otorrino e tire suas dúvidas.

=)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/07
· votar

Danckor Vallence Buriok
http://www.rioacappella.com.br/cantando_c.asp?id=27

Isso deve ajudar a entender melhor o processo de hidratação das pregas vocais. O texto é bem explicativo.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# fev/07
· votar

Christhian
Vou ler, mas eu to falando isso pelo seguinte... se a faringe fosse o único caminho, não haveria possibilidade da gente se engasgar bebendo água, né?

John Arch
Veterano
# fev/07
· votar

Danckor Vallence Buriok
mas aspirar água não é uma boa idéia para hidratação, e sim para afogamento...hahaaahahahahhaha

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# fev/07
· votar

John Arch
heuaheuaheauheu... eu sei, cara, mas também se afoga pelo nariz.

O que eu quis dizer é que quando se engole algum líquido, ele pode acabar passando pelas pregas vocais antes da epiglote fechar, e que pelo nariz, a epiglote pode acabar se fechando antes que qualquer líquido toque as pregas vocais... Mas ainda vou ler o material que o Christhian deixou e (re)ver uma imagens anatômicas do nosso aparelho fonador.

;)

Joao_black
Veterano
# fev/07
· votar

Christhian
John Arch
Danckor Vallence Buriok

o que eu já li a respeito... a hidratação das pregas vocais pode ser feita, sim, com água, maçã, através de pequenas partículas de água (faringe) que entram na laringe por meio da glote. São estas particulas que lubrificam as cordas vocais.

Joao

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/07
· votar

Se qqr água chegar até as pregas vocais significa que chegará ao pulmão tb e isso não é boa idéia.

Beber agua é importante para a hidratação geral do organismo como um todo, sendo as mucosas mais sensíveis a hidratação ou desidratação - vide qdo em condicionador de ar, os olhos e garganta são os primeiros a ressecarem. A "lubrificação" das pregas vocais é feita naturalmente pelo organismo e a ingestão de maçãs e pêras (alias, fala-se muito de maçã mas esquece-se das pêras, tão boas qtos) ajuda na adstringência da laringe, bem como na produção da mucosa natural às pregas vocais.

A maneira artificial de hidratá-las com eficácia é através da nebulização ou inalação de soro fisiológico.

Enfim, indiferente da maneira, o importante é: Maçã ajuda. Beber água tb.

Abraços.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# fev/07
· votar

Christhian
Nem sempre chega ao pulmão... a gente tosse antes... hehehe...

Abraços, meu velho... ainda não li aquele texto lá, mas vou ler... to meio sem tempo de pensar, saca?

Grande abraço, amigão... Você é o cara! =)

pacman jp
Veterano
# fev/07
· votar

pow...

quando eu vou cantar, montila ajuda a cantar melhor... hehehe

essa semana passada tava meio rouco e pro ser necessário forçar um pouco a voz, o rum me deu uma "motivação" a mais pra cantar!

mas eu, sem querer, acabei mandando uma maça pra dentro memso antes a parada, mas num tenho este costume não...

pacman jp
Veterano
# fev/07
· votar

Christhian

ah, muito bom e explicativo, o link que vc postou...

John Arch
Veterano
# fev/07
· votar

pacman jp
Pow kra, alcool ñ é indicado não. Resseca as cordas vocais...

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# fev/07
· votar

Christhian
Achei tão interessante o artigo, que resolvi colocá-lo na íntegra nesse tópico aqui ó: - Saúde Vocal -

Claudio Mattos
Veterano
# mar/07
· votar

Bom, no ano passado eu fui ao Otorrino e ele constatou refluxo gástrico, a partir daí mudança do hábito alimentar onde deveria evitar alimentos com muita acidez, nesse caso a maçã se inclui. Portanto a isso de ajudar é lenda.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: Christhian
· votar

Claudio Mattos
Portanto a isso de ajudar é lenda.
Lenda? Maçã ácida (verde)? Consulte outro otorrino.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar

Só pra constar...

Maçã

Em numerosos cruzamentos com tipos da Europa, e da Ásia, apareceram as variedades hoje conhecidas, que passa de 600. Pertence à família das Rosáceas.

Composição: 83,9% de água, 0,4% de proteína, 0% de gordura, 13,3% de hidrato de carbono, 0,65% de amidos de fruta, 0,6% de minerais, 1,7% de excesso de bases, 59% de calorias. Além de sódio, potássio, magnésio, fósforo, enxofre e cloro, provou-se a presença do ácido salicílico e de alumínio.

Aplicação: catarro gastrintestinal, disenteria ou paratifo. A maçã incha, absorvendo água e produtos intestinais tóxicos. O grande conteúdo em tanino da maçã atua como adstringente contra inflamação. Em casos de diarréia e disenteria infantil. A pectina encontrada na casca da maçã quando na corrente sangüínea tem a propriedade de acelerar o processo de coagulação, o que a torna um remédio eficaz para a hemofilia [(hemofílicos) - lavar bem a casca devido a aplicação de agrotóxicos]. Para inflamações renais, hidropisia, doenças do coração e dos vasos, favorece ainda os rins e o fígado.

Usada também em regimes de emagrecimento. Para anêmicos e intelectuais devido ao arsênio, ferro e fósforo. A criança que comer a maçã todos os dias ficará protegida contra as infecções. Remédio tônico e sedativo, o suco é refrescante.

A prisão de ventre é tratada com êxito, pela sidra de maçã, e em todas as enfermidades inflamatórias do sistema nervoso central. Se usada diariamente exerce um efeito fortalecedor e tônico, que convém ser utilizado como reforço na gota, reumatismo, doenças de fígado e rins, hipertensão, transtornos cardíacos e erupção cutânea.

Pelo seu conteúdo em fósforos constitui a infusão de maçã um alimento natural para o sistema nervoso, especialmente para as crianças.

Intelectuais e doentes deveriam substituir o café e o álcool pelo suco de maçã.

Fonte: A Cura e a Saúde pelos Alimentos - Dr. Ernest Schneider - 1984. Casa publicadora brasileira - São Paulo/SP. 507 p.

Claudio Mattos
Veterano
# mar/07
· votar

Christhian

Sim, foi o que meu médico falou, eu também não sabia.
Inclusive depois do seu post observei que em sites de culinária, falam de ingredientes que neutralizam a acidez da maçã.
Bom, se achar que não é possível, converse com algum médico ou de repente até um nutricionista que com certeza irá confirmar, mas pelo que pesquisei tem diferença de acidez em relação a qualidade da maça, todas são, mas algumas muito mais. As maçãs verdes por exemplo tem uma acidez bem maior.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar

Claudio Mattos
Amigo, eu passo a cada 4 meses por um otorrino e sempre tomo bronca por atropelar a dieta de maçãs que eu devo fazer, por usar a garganta repetidamente.

Tire suas dúvidas. É uma profissional reconhecida entre os profissionais da voz em SP - inclusive a Fono que trabalha em conjunto com ela é do grupo de fonoaudiologistas do Silvio Santos. Dra. Fátima Alves, Tel (11) 5052-4344.

Se de fato foi o que ele lhe disse, é bom realmente ele rever os conceitos.

Abraços.

Claudio Mattos
Veterano
# mar/07
· votar

Christhian
Só para constar.
http://www.caferomano.org/qualivida/alimentacao/cyro1.html#Evitados
Um outro site que eu havia achado falando sobre a maçã verde eu não encontrei.

Claudio Mattos
Veterano
# mar/07
· votar

Christhian

Bom o mesmo digo para vc reveja os seus conceitos e pode utilizar também os serviços de profissionais qualificados onde faço acompanhamento a mais de 8 anos.

SENSORIUM
AV RIO BRANCO 156 GR 2309 A 231- RJ
(21) ( 2262-9275) Dr. Francisco.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar

Claudio Mattos
A maçã verde de fato é ácida e tem que ser evitada. A maça normal é considerada semi-ácida apenas pela vitamina C (Ácido Ascorbico) presente na casca.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar

Claudio Mattos
os seus conceitos
Meus?

Claudio Mattos
Veterano
# mar/07
· votar

Christhian

Então chegamos a um denominador, certo?
Como havia dito , tudo depende do tipo de maça, origem blá , blá , blá.

Vale a pena ressaltar que os alimentos com maior acidez devem ser evitados podendo ser prejudicial para pessoas que tenham maior facilidade de refluxo gástrico. Portanto excelente alimentação pela manhã, almoço normal e a noite comer o mínimo necessário além de procurar comer algo num intervalo de 3 horas é sempre importante.
mas como disse cada um deve procurar profissionais qualificados e levantar suas questões.

Abraços,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Comendo maçã!