Microfone coberto ou descoberto?

    Autor Mensagem
    Lasanha
    Veterano
    # dez/09


    Colegas,

    Para uma voz grave é adequado gravar com o mirofone condensador coberto com aquela "esponja" que o pessoal usa para cobrir o microfone ou é melhor gravar sem usar a tal esponja?

    Obrigado

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/09
    · votar


    Tens que gravar com pop filter do tipo windscreen, não com esponja/espuma. Esta abafa o som.

    Lasanha
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ptz, então foi isso...

    Fiz uma gravação que achei abafada...

    Obrigado pela resposta...

    Minow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Lasanha
    A espuma é feita pra lugares que tem vento. Num estúdio se usa apenas o filtro.

    Fiz uma gravação que achei abafada...

    De qualquer jeito, duvido que tenha sido culpa da espuma. Se for uma espuma boa é bem difícil de notar a diferença.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Exatamente como Minow falou.
    Eu já fiz gravações com um microfone sem a espuma e depois com a espuma (espuma original que veio com ele).
    Não tem diferença nenhuma, a não ser os estouros e ruídos do movimento do ar, na gravação sem a espuma.

    Acho que se ficou abafado é problema da equalização ou espuma inadequada.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/09
    · votar


    Já fiz gravações com e sem espuma com 3 microfones diferentes e sempre noto muita diferença. Sempre fica mais abafado, menos brilhante.

    Isso é uma constatação minha (com a prática que tive), não estou dizendo que É assim que funciona.

    o/

    Minow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Jattto
    Isso depende bastante do tipo de microfone que você está usando. Esses microfones dinâmicos de menor sensibilidade tipo Beta 58, SM58, etc, costumam dar mais diferença. Os condensadores mais sensíveis não dão tanta diferença (mas dão), tanto é que muitas vezes é impossível usar eles sem espuma. Só o vento do deslocamento do microfone já faz barulho.
    E a qualidade da espuma é algo que parece idiota, mas faz diferença. Tem espuminhas dessa que custam bem caro, por incrível que pareça!

    teclado_mania
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Eu particulamente odeio espumas, tem umas que sabem acabar com o visual do microfone ,no estudio prefiro filtro anti pop, ao vivo como a capsula não fica que nem nos condensers de diafragma largo pra mim não influencia, a não ser que eu faça uma reportagem no meio da rua.

    Essa gravação que o kleber lucas vez ao ar livre com todo mundo usando beta 87 ,http://www.youtube.com/watch?v=To4XFZsLX_o&NR=1,no inicio você já percebe um ventinho .

    Minow

    Você já viu microfone dinamico com alta sensibilidade?

    Lasanha
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Então colegas,

    Ao que parece, se tiver um pop filter já não preciso da espuma num condensador dentro de um estúdio, certo? A espuma não irá melhorar o som, no máximo não piorará?

    Se for isso na próxima vez não usarei a espuma...

    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone coberto ou descoberto?