Santa Maria - RS, professor, ou alguém que de aulas de Técnica Vocal

Autor Mensagem
Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar

Albert Johnson

Cancelaram por causa da chuva. :\

Studio Regente
Veterano
# dez/09
· votar

Olá!
É a primeira vez que participamos deste fórum. Porque é a primeira vez que nos deparamos com a opinião de que a bateria, gravada aqui em nosso estúdio, não ficou boa.

Fico pensando como isso se deu, se utilizamos a mais conhecida técnica de microfonação, um instrumento honesto, placa de som M-audio 26 canais simultâneos em 24 bit 48 khz, chegando a 192khz, microfones Senheiser nos tambores, com exceção do bumbo que utiliza o melhor microfone de graves do mundo, o AKG D-112, quanto à mixagem, estou produzindo o disco número 198, isso mesmo, quase 200 discos já, ou seja, já deu pra ter uma noção da coisa, só me resta uma explicação: muitas vezes, apesar de a gente dizer ao músico que, do jeito que ele está pedindo para eu mixar, NÃO VAI FICAR BOM, às vezes o músico insiste numa determinada mixagem. A gente faz o que o cara que tá pagando quer. Aí depois é claro, não fica bom, e saem falando. Não consigo imaginar outra explicação, pois os trabalhos estão sendo utilizados em vários lugares do mundo, em vários continentes, em disco, rádio, tv cinema e games....

Ou então: captou aqui e editou em casa, sem experiência. Mesmo bem captado pode chegar a um mau resultado.

Ou ainda: A banda ensaiou aqui, e eles mesmos captaram, por algum meio que não nosso sistema de gravação.

Quanto a gravação, fazemos gravação LIMPA, seja ela com todos tocando ao mesmo tempo - mesmo assim captada em multicanais, tudo soando separado e com condições de edição isolada, seja gravando em separado.

A técnica que mais utilizamos é gravar, primeiro, Bateria guita e baixo simultaneamente e depois os instrumentos mais delicados e voz.

AULAS DE CANTO: nós ministramos. Fui professor no Extraordinário, que vocês citaram. Fui quem organizou a maneira com que é dada a teoria musical em 4 módulos por lá até hoje.
Já cantei em 9 corais durante 15 anos, indo inclusive para a Europa. Tenho curso de educação musical com teacher americana, fiz 4 anos de música na federal, e uma dezena de cursos de regência e técnica vocal com a Federação de Coros do RS.

Para mim foi uma tremenda novidade críticas negativas ao estúdio. Os clientes saem daqui dizendo que a experiência foi muito além do que imaginavam, positivamente! Que será que aconteceu com esta gravação que vocês falam? Pois normalmente, é só a banda dizer que ainda não está bom para eles, que nós não nos negamos a avançar nas edições até que eles diqam que está maravilhoso! Tem certeza que foi gravado aqui no Studio Regente?
Pois o resultado atual é MARAVILHOSO!!!!!! Tem uma música na Rádio Medianeira, da banda Rozeiral - Outra Vez, é o nome dela. Vejam como a parte técnica da gravação não deixa a desejar de nenhuma canção internacional que entre antes ou depois dela...

Inclusive nós, com frequência, recebemos bandas que querem CONSERTAR o material mal gravado nos outros estúdios da cidade.... Não imagino como possa ter ocorrido isso... Que pena...

Bem, qualquer coisa, talvez queiram conhecer mais de perto os resultados que estamos obtendo agora, que estamos com resolução 5 vezes acima da qualidade de um CD, e com novos equipamentos adquiridos, como o famoso MOTIF XS8.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.

Joel Elói Franz
Studio Regente
Tecnologia a serviço da Arte.
Porque uma canção pode mudar uma vida.
www.studioregente.com.br
3026 3343

shoyoninja
Veterano
# dez/09 · Editado por: shoyoninja
· votar

Studio Regente
Joel, o fórum aqui trata especificamente de canto, entendo que você tenha postado aqui para descobrir o que ocorreu com seu cliente, mas acho que o assunto ficaria melhor no fórum de Home Studio.

MAS, acho que rolou um mal entendido, imagino que o que originou a resposta foi esse post:
Chuck Bluesbreaker
dae cara!!! sou de Santa Maria tb, a musiartes é o melhor estudio acredito eu, tem um ambiente legal.. ja gravei com a minha banda la, gravação suja, mas eu não gostei que alguns volumes ficaram baixo, principalmente o prato do batera (praticamente não se escuta) e o baixo tb não fico legal... mas as vezes é questão de chega la e regula direitinho, tem o estudio regente tb que fui la uma vez o cara falo pra nossa banda que eles fazem a gravação limpa (acho que um instrumento de cada vez com metronomo e tal) eu pessoalmente gosto mais da musiartes

Meio esquisito o jeito de escrever do rapaz, mas está claro que a gravação não foi feita no seu estúdio.

Abraços!

Studio Regente
Veterano
# dez/09
· votar

Não, shoyoninja, foi outro comentário: Eu já ensaiei nesse estúdio. Sobre gravação, o batera da minha banda gravou a bateria ali e ficou ruim. Mas os outros instrumentos não sei dizer.

E pedaços de outros comentários...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar

Studio Regente
Fico pensando como isso se deu, se utilizamos a mais conhecida técnica de microfonação, um instrumento honesto, placa de som M-audio 26 canais simultâneos em 24 bit 48 khz, chegando a 192khz, microfones Senheiser nos tambores, com exceção do bumbo que utiliza o melhor microfone de graves do mundo, o AKG D-112, quanto à mixagem, estou produzindo o disco número 198, isso mesmo, quase 200 discos já, ou seja, já deu pra ter uma noção da coisa, só me resta uma explicação: muitas vezes, apesar de a gente dizer ao músico que, do jeito que ele está pedindo para eu mixar, NÃO VAI FICAR BOM, às vezes o músico insiste numa determinada mixagem.

Já gravei em diversos lugares, com equipamentos tops e nem sempre o resultado final é perfeito. Alias, a captação pode até ser 'média-baixa' (em termos de qualidade) que um bom ouvido na mixagem corrige bastante coisa.

Erros acontecem e mais importante que reprovar as críticas é aprender com elas. Procure a pessoa insatisfeita e se ofereça pra refazer o trabalho. Você só tem a ganhar.

Abraços

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# dez/09
· votar

shoyoninja

acho que ele se referiu ao comentario do Jattto la no começo do topico

Na verdade eu quis dizer que prefiro a musiartes pra gravações sem pretenção profissional ou comercial, pq o cara no começo do topico falou que queria algo barato, agora se eu fosse fazer uma gravação profissional ou comerçial eu realmente escolheria o estudio regente

Studio Regente
Veterano
# dez/09
· votar

Exato, Christian: Sempre que detectamos qualquer insatisfação, consideramos que o som não tá pronto. Continuamos a trabalhar nele até o cliente manifestar estar 100 % satisfeito: por isso eu não estava, assim, tipo, reprovando a crítica, estava tentando entendê-la, pois o pessoal sempre sai daqui com um sorrizão no rosto, e tal, achei estranho...

A razão de ter escrito é justamente seu comentário: descobrir qual a reclamação, para procurar a pessoa insatisfeita para que venha ajustar qualquer coisa gratuitamente.

Acredito que, se não nos procurou, provavelmente é um daqueles casos em que os clientes interferem na mixagem, daí quando solicitam algo que sabemos ser exagero nós avisamos que não ficará bom. Mas às vezes o cliente insiste. Fazemos o que o cliente pede. Nestes casos, às vezes não fica muito bom e aí eles não voltam pois sabem que foi eles que assim quiseram... Só pode...

Mas obrigado pelo entendimento aí, de todos e, qualquer coisa, venham conferir de perto nosso som atual. Como dizem os taoístas, mais vale ver uma vez do que ouvir falar mil vezes.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar

Studio Regente

Eu não sei avaliar o que foi que houve exatamente, mas foi só gravado no estúdio, não foi mixado/editado pelo mesmo.

Mas quem editou o material já editou áudio até pra entrevistas da Rede Globo. Então acredito que entenda bem disso.

Como faz 2 anos isso, não lembro o que me foi dito na época - qual o problema exatamente.

Só comentei o feedback que me deram. É bom que vocês próprios tenham vindo aqui falar sobre o processo de vocês.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Santa Maria - RS, professor, ou alguém que de aulas de Técnica Vocal