Como saber se o professor de canto é bom?

    Autor Mensagem
    AcSouza1973
    Veterano
    # set/09


    Comecei a fazer aulas de canto e como tudo mundo fala aqui que teve aulas não sei quanto tempo com professor ruim., que não evoluiu, que só jogou dinheiro fora e talz...

    Não sei como saber se o cara é bom ou ruim, se estou perdendo meu tempo, etc.

    Como avaliar? O que é professor bom ou professor ruim?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar


    AcSouza1973
    Na minha concepção pessoal:

    1 - Avalie o mesmo cantando. Não precisa ser algo recente nem virtuoso, mas tem que ser bom e agradável, dentro do estilo do mesmo. Se for indicado por alguém, tente saber quais são os critérios que levaram a pessoa a indicá-lo.

    2 - Tem que passar confiança e ciência no que faz. Se puder, ouça algum aluno dele pessoalmente (show, recital, etc) ou mesmo em gravações. Mas seja justo: Não vá querer pegar um aluno de 6 meses de aula e tomar como parâmetro. Nesse caso, vale mais uma conversa com essa pessoa para sacar a satisfação do sujeito do que avaliar alguma coisa.

    3 - Se tudo estiver OK, inicie suas aulas e tire suas próprias conclusões.

    Abraços e boa sorte.

    JnrCifra
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    AcSouza1973
    Cara, eu já entrei em duas escolas, numa foi aula individual com a professora que já se apresentou até no Programa do Jo. Mas ela dispersava demais e eu me senti inseguro. Foram 3 meses aí resolvi buscar outra.
    Achei uma que parecia boa (Clique aqui pra ler meu relato). Depois de muita enrolação, e eu leigo só identifiquei (CARAKA!!!) depois de 8 meses. Esse professor dizia que voz de cabeça era só pra cantor lírico e que eu como POP não deveria me preocupar.
    A experiência: daqui pra frente eu vou preparar o que eu quero, ouvir cantores como exemplo, baixar exemplos e materiais da Internet para comparar com a programação do que vai ser ensinado, quero saber as etapas do programa de aula a medida que eu for me desenvolvendo.
    Vou conversar com uma terceira professora (a Michele, uma morenona, que chegou à semi-final do Ídolos qdo era do SBT) e vou sugar tudo que eu puder saber sobre as aulas pra decidir.
    Enquanto eu não achar alguém com qualidade vou ficar vendo minhas Video Aulas em DVD, lendo e baixando material na Internet pra, pelo menos ir desenvolvendo a teoria.
    Abraço

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/10
    · votar


    JnrCifra
    om a professora que já se apresentou até no Programa do Jo
    a Michele, uma morenona, que chegou à semi-final do Ídolos
    vou ficar vendo minhas Video Aulas em DVD

    Não tem alguma coisa errada aí não? Bom pra você é quem aparece no Jô ou no Ídolos?

    Na boa, se continuar pensando desse jeito tu vai andar em círculos, como se estive com um pé pregado no chão.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/10
    · votar


    BTW:

    Esse professor dizia (...) que eu como POP não deveria me preocupar.

    Dependendo do grau de 'viagem' do aluno, eu diria a mesma coisa, com a edição acima. Tem gente que parece que quer fazer aula só pra saber o nome das coisas e não pra aprender a cantar.

    Botem uma coisa na cabeça de vocês: Teoria sem prática é hipótese e não serve pra muita coisa.

    Kold
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    GAlera vo aproveitar esse tópico aqiu pra fazer umas perguntas e não lotar de bobagens com um tópico novo.

    Vamos lá
    1ºComo saber qual é meu tipo de voz ?
    2ºQuais são os tipos de voz?
    3ºQualquer um pode cantar qualquer coisa??

    DEntre outras mais que não cabe a mim perguntar aqui...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/10
    · votar


    Kold
    Use a busca, por favor. E leia os tópicos fixos.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/p3#7077143

    Abraços.

    Kold
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    só que eu não sei nada sobre termos técnicos aí,voz de cabeça,vozde peito,barítono,falsete...

    Só queria achar uma explicação breve sobre isso aí...

    JnrCifra
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: JnrCifra
    · votar


    Christhian

    Não tem alguma coisa errada aí não? Bom pra você é quem aparece no Jô ou no Ídolos?

    Se tem cara, eu não sei. Mas pode ter certeza que se eu soubesse definir isso antes, eu já estaria cantando muito.

    Eu só vejo bons professores em videos americanos pelo youtube (procure um tal de RocktheStageNYC). É só dessa forma que eu defino um ponto de referencia pra saber o que é um professor bom ou ruim.
    Com relação a ter algo errado com Video Aulas, você tá certo, pq precisa de acompanhamento.
    E sei que existem professores ótimos, mas é "fogo" encontrar em Curitiba.
    Eu citei as duas professoras, não porque foi no Jo ou foi à final do Ídolos, mas porque elas cantam muito, cara, muito mesmo, justo motivo pelo qual elas chegaram nestes lugares.
    Se tu tiver algum conhecido da cidade aqui, manda aí...
    Abraço.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    JnrCifra

    Eu só vejo bons professores em videos americanos pelo youtube

    Você só vê isso, por que é o que quer ver. Existem muitos professores bons no Brasil e muitos não ficam perdendo seu tempo gravando coisas estúpidas pra colocar no Youtube.

    procure um tal de RocktheStageNYC

    Esse sujeito não tem muita noção do que fala. Questionei uma 'explicação' dele de falsete/voz de cabeça no Youtube e AFIRMEI que a técnica estava errada. Ele disse uma bobagem sem fim...

    "I wasn't going for proper technique here. I was showing the difference between falsetto and head voice - tonally. "

    Ou seja, 'estou demonstrando técnica vocal, mas não preciso usar a técnica apropriada'. Muito bom isso, se eu usar a mesma explicação, mudando os termos, explico até a existência (ou não) de Deus.

    mas é "fogo" encontrar em Curitiba

    Gerson Mesquita- tenor . lirico @ hotmail . com (sem os espaços)

    mas porque elas cantam muito, cara, muito mesmo, justo motivo pelo qual elas chegaram nestes lugares.

    Fala sério né? Você acha que quem ganha esses concursos é por que 'canta muito'? Música NÃO é e nunca será competição.

    Mas vamos admitir que seja possível criar uma competição. A única coisa plausível de ser avaliada seria a TÉCNICA, já que GOSTO é subjetivo. Você acha que há alguma avaliação técnica de algum daqueles jurados mal-acabados que não entendem patavinas de canto?

    O erro está no seu conceito. O que é agradável aos seus ouvidos, nem sempre é o que há de melhor em técnica. E o que não tem técnica, é mero achismo e não pode ser passado a ninguém, pois não tem fundamento - por mais bonito que seja de ouvir.

    Abraços.

    Joaozin
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Concordo com o Chris sobre Ídolos e esses programas do mesmo gênero. A única coisa que eu gosto neles é o fato de você poder descobrir novos talentos (sim, as vezes tem alguém que canta com alguma técnica nesses programas hehe).
    Eu não gosto muito de MPB, mas ano passado eu comecei a ouvir o estilo por causa do Diego Moraes. Ele não ganhou o Ídolos (ainda bem), pois hoje ele tem contrato com a EMI e gravou DVD e tudo mais. Acho que o Ídolos é bom por isso, você descobre novos talentos, mas não acho aqueles jurados nem um pouco técnicos, e o povo brasileiro sempre vota no cara mais boa pinta.
    Agora não sei se ele é bem técnico Chris, mas eu li que ele estudou canto lírico durante anos.

    http://www.youtube.com/watch?v=sFW_t3vaAlI
    Tá aí um vídeo dele cantando Explode Coração do Gonzaguinha pra quem não conhece.

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se o professor de canto é bom?