Metal, técnicas, extensão e etc

Autor Mensagem
    7th Killer
    Veterano
    # set/09

Bem, eu ia postar isso no tópico de Técnica Vocal criado pelo Christhian, mas acho que é melhor criar outro tópico, já que a situação é bem específica.

Antes de tudo, esse é o meu primeiro post/tópico no fórum de canto. Vou fazer esse tópico assim: colocarei primeiramente a situação em que me encontro e depois coloco as dúvidas. Agradeço a quem puder me ajudar.

Situação: faço aula de canto há 7 meses. Meu professor ensina lírico, mas também me dá umas dicas de popular. Segundo ele, eu sou tenor e domino consideravelmente a respiração, o apôio e a ressonância. Eu leio muito na internet também (inclusive aqui no fórum) e comecei a fazer aula com outro professor para tentar expandir o meu conhecimento.

Problema: todo mundo fala uma coisa diferente quando o assunto é canto. Tem aquelas afirmações que todos sabem, mas em muitos casos existem opiniões muito distintas. E esse é o motivo de tantas dúvidas... Abaixo vou enumerá-las e gostaria de saber o que vocês acham.

1- Eu não estou fazendo vibrato enquanto canto... Pelo que andei lendo, isso é um sinal de que estou forçando (ou seja, não estou cantando adequadamente). O professor de canto lírico tentou me ensinar vibrato diafragmático, mas eu não consegui pegar direito ainda. E o professor de metal me ensinou outro tipo de vibrato, que o Christhian definiu como tremolo no outro tópico. Mas, afinal, como faço pra desenvolver o "vibrato certo"? Basta cantar sem esforço?

2- Sendo eu tenor, tem como cantar com drives tão agressivos quanto Hansi Kursh (Blind Guardian) ou Matt Barlow (Iced Earth)? Meu professor de metal acha que os drives deles são tão agressivos porque eles têm vozes mais graves.

Hansi Kursh - drive

Matt Barlow - drive

3- Os tipos de drive usados por Hansi e Matt danificam as pregas? Demora muito tempo pra desenvolver esse tipo de drive? É tão complicado quanto realmente parece?

4- Eu li em um blog de canto que barítonos tem mais extensão de falsete que tenores... Verdade?

5- Já li por aí que os falsetes prejudicam demais a voz. Um professor (o lírico) me disse que sim. O outro professor me disse que falsete só prejudica em canto lírico e não prejudica no popular. O que é verdade?

6- Existe alguma possibilidade de eu conseguir graves de barítonos (no começo da extensão deles)? Treinar notas graves prejudica as pregas vocais?

Matt Barlow - graves
    (eu queria conseguir o "i walk alone", no segundo 'clip' do vídeo)

7- Eu acho que a minha ressonância ainda não está boa... Ainda tenho dificuldades para cantar Bruce Dickinson. Isso é normal, mesmo depois de 7 meses de aula? Eu sei que cada um tem seu tempo e uns tem mais facilidade, mas nesse tempo já teria como ter dominado o drive também?

Desde que comecei a fazer aula a minha extensão melhorou bastante e a minha precisão nas notas também. Mas estou sem vibrato, sem drive, ainda não estudei falsetes e a minha impostação não é forte (pelo menos não como a do professor).

O meu objetivo como vocalista é cantar metal, mais ou menos como Matt Barlow e Hansi Kursh (isso, meus ídolos são barítonos). Será que existe essa possibilidade?

Desculpa por tantas perguntas,
    Marcel

Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar

7th Killer
    O professor de canto lírico tentou me ensinar vibrato diafragmático

Nem vou entrar no mérito, mas ninguém ensina vibrato a ninguém. Não é uma técnica.

Sendo eu tenor, tem como cantar com drives
    Os tipos de drive usados por Hansi e Matt danificam as pregas? Demora muito tempo pra desenvolver esse tipo de drive? É tão complicado quanto realmente parece?

O que é drive, tecnicamente? Você tem noção? O que isso tem haver com ser tenor?

Já li por aí que os falsetes prejudicam demais a voz. Um professor (o lírico) me disse que sim. O outro professor me disse que falsete só prejudica em canto lírico e não prejudica no popular. O que é verdade?

Claro... que digam os contra-tenores.
    Enfim, se não confia no seu professor, mude. Simples assim.

membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar

É...um professor que tem a capacidade de dizer que falsete prejudica a voz...

Tá feia a coisa.

wild.man
    Veterano
    # set/09
    · votar

7th Killer

putz, tu é um tenor que gostaria de ser barítono; pena viu, sou um barítono que gostaria de ser tenor... :/ se eu não tivesse boa extensão acho que ficaria muito chateado, os vocalistas que mais curto são tenores...
    Quanto as tuas dúvidas creio que o Christhian e o Cantante são os melhores para responde-las.
    Abraço

7th Killer
    Veterano
    # set/09
    · votar

Eu agradeço pelas respostas, mas a única conclusão que cheguei é que estou com um problema sério (falta de um bom professor).

Christhian
    Pelo que o professor de metal me disse, drive seria uma distorção causada na voz controlando a saída de ar... Não sei explicar melhor, pois, como vocês devem ter percebido, sou iniciante.

O que isso tem a ver com ser tenor? Não sei... O professor que disse algo. A minha dúvida era se eu poderia desenvolver um drive como o dos barítonos que citei. Ali tem os links das músicas no youtube... Coincidentemente, os drives mais encorpados como o do Matt eu só vejo barítonos fazendo. Os tenores (que eu vi) do metal usam drives mais leves. Repito que sou iniciante e estou tentando descobrir sobre isso tudo.

Obrigado novamente aos que responderam. Quanto a mudar de professor, eu não tenho muita opção aqui na minha cidade. Estou perguntando aqui pra não acreditar no que qualquer um fala. Estou tentando achar outros professores também, mas aqui é complicado por ter poucos profissionais e os que acho têm opiniões duvidosas.