Falando sobre técnica vocal

    Autor Mensagem
    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09 · Editado por: membro


    Durante esse tempo que frequento o fórum, por diversas vezes li comentários a respeito de técnica como se fosse uma coisa ruim, algo que impede o cantor de se expressar com naturalidade, que atrapalha, que não é tão importante, que tanto faz, etc.

    Também dá pra ver que a maioria que escreve isso, não tem nenhum conhecimento técnico, nunca teve um contato direto com o que se chama de técnica vocal e geralmente não canta bem.
    Tirar conclusões sem ter conhecimento de causa convenhamos que é bem complicado.

    O que tem que ficar claro é que técnica existe só para melhorar.
    Cantar de determinada maneira depende de vários de fatores, talvez o principal seja o repertório que se canta e não é o fato de você fazer vocalises, aprender a respirar corretamente, melhorar o foco da voz, ter mais projeção, que vai fazer com que você cante de um modo duro e quadrado. Isso é lenda.

    Na grande maioria dos casos você tem que aprender técnica justamente para não cantar tudo reto, sem variação de dinâmica e com frases mal feitas.

    Se engana redondamente aquele que pensa que o estudo vai prejudicar de alguma maneira. Aliás esse discurso é tão absurdo que eu me surpreendo que exista ainda hoje alguém que pense assim.

    Ter essa abordagem simplista é remar contra a maré. Seria o equivalente a dizer que hoje em dia saber falar inglês não é importante para o mercado de trabalho.
    As pessoas que fizeram sucesso, já fizeram.
    Quem está começando agora tem que ter consciência de onde está se metendo e o quanto é difícil.
    Imaginar um mundo colorido onde tudo vem fácil é discurso para enganar a si mesmo.

    Isso tudo é claro se aplica a quem quer realmente fazer carreira, quer se lançar no mercado, viver de música, etc.

    GuitarUser
    Veterano
    # set/09
    · votar


    leegal

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/09
    · votar


    leegal

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar


    Isso tudo é claro se aplica a quem quer realmente fazer carreira, quer se lançar no mercado, viver de música, etc.


    Pra complementar, vale para aqueles também que simplesmente tem como objetivo saber cantar bem.

    mfraga
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Concordo plenamente!!!
    O lance é perceber que é a técnica que vai nos dar liberdade pra expressar com maior clareza, o som que está na nossa cabeça.
    Por isso é que é fundamental.
    A técnica não é a meta. Alguém já viu algum show de vocalizes?
    rsrs.. Imagina a chatice!
    Ela é o meio. Através dela é que a gente organiza nossas possibilidades vocais e consegue deixar fluir toda nossa emoção.
    A meta é música.

    ivan_puppets
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Cantante
    Tudo depende da forma que é vista. Existem pessoas que vão ao além, de uma forma geral guitarristas como Michael Angelo abusam da técnica e perdem o sentimento, o mesmo ocorre nos vocais de algumas pessoas que são perfeccionistas, já vi muita gente cantar tão certinho que fica aparente seu esforço para deixar certinho, não se importam com mais nada, nem com presença de palco muito menos feeling na melodia vocal e sim na postura/projeção/respiração/vogal.

    Acredito que a técnica é obviamente necessária, mas encaixando-a em seu devido lugar.

    =)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar


    mfraga

    Exato.

    ivan_puppets

    Na verdade ser perfeccionista não é problema, aliás é quase uma regra para quem quer alcançar um nível alto.
    É mais uma questão de temperamento eu acho, tem gente que é "frio" demais, outros muito acanhados que não conseguem passar emoção nenhuma. Aí se a pessoa insiste em ser músico, vai ser daqueles bem técnicos, mas apenas isso.

    FeaR-ME
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Cantante
    Cara, lendo seu tópico e escutando o cd novo do MUSE, me veio uma questão:

    O vocalista dessa banda usa técnicas do lírico mesmo sendo musica popular né?
    O que você acha dele?

    Não sei se você conhece, mas da uma olha no youtube

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar


    FeaR-ME

    Ouvi uma música até que interessante chamada UNO. Pode ser até que tenha estudado canto lírico, mas não vi nenhum indício no jeito dele cantar ou qualquer coisa de semelhante.

    King of Terror
    Veterano
    # set/09 · Editado por: King of Terror
    · votar


    Fui num workshop do Edu Ardanuy na semana passada e, logo após ele terminar uma música, um cara levanta a mão e pergunta quais as técnicas que ele usou na música e que a pergunta era irrelevante.
    Ele deu risada, e disse que foi usando o que ele sabe, que não fica medindo e calculando "vou usar técnica x aqui e y ali", isso é virtuosismo.
    Ainda segundo ele, a técnica é a ferramenta, o meio, não a finalidade. Através dela você consegue se expressar musicalmente.
    Complementou dizendo que a pessoa pode ter uma musicalidade extraordinária, mas a diferença entre ela e um bom músico é que o músico consegue reproduzir aquilo que está pensando, enquanto a pessoa musicalmente inteligente / criativa fica com aquilo apenas na cabeça. A recíproca também vale, de nada adianta conhecer todas as técnicas se não houver a tal da musicalidade, o sentimento, a criatividade.

    Embora ele seja guitarrista, achei muito interessante a observação que fez. Acho que isso se aplica em todas áreas da música e também em outras fora dela. É preciso ter o meio de fazer o que se deseja de maneira competente e precisa. :)
    Técnica não limita criatividade a menos que seja usada como fim.

    FeaR-ME
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Cantante
    A Uno eh bem legal, mas tem algumas mais "artísticas" que ele usa a impostação em um tom bem alto idêntico aos cantores líricos.

    Se é eu não sei, mas com certeza ele tem a técnica vocal muito bem apurada.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar


    Cantante
    mfraga
    King of Terror

    Assino embaixo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar


    King of Terror
    técnica é a ferramenta, o meio, não a finalidade. Através dela você consegue se expressar musicalmente.

    É isso aí.

    E eu falo isso todo dia nas aulas... Não tem que ficar pensando em técnica de maneira exacerbada na hora de cantar. Tem que deixar tudo automático, pra liberar o lado interpretativo da coisa. Em alguns momentos (no caso do canto popular) tem que saber a hora de abrir mão de técnica. Um aluno sempre faz uma analogia de que técnica serve pra 'pilotar' a voz, inclusive pra permitir dar umas 'cantadas de pneu' de vez em quando. :)

    Acho que a principal idéia é sempre imaginar como a sua música vai chegar aos ouvidos alheios e o que se pretende com essa interpretação. Assim vc jamais vai se focar em técnica como finalidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falando sobre técnica vocal