Britney Spear e outras pessoas perdem o Belting como recuperar essas notas?

    Autor Mensagem
    kouldee
    Veterano
    # ago/09


    Problemas de voz acontecem com todo mundo em um certo determinado tempo, no caso da Britney e de alguns outros cantores foi a perda do belting (C5-B5), no Brasil uma oitava a menos, mas ainda assim sobra algo da voz, como pode-se nesses três vídeos, de músicas recentes dela em estúdio, em que se percebe, que a parte média e grave até que ainda continua legal, e até mesmo alguns "gritinhos" quase em whistle que ela as vezes manda em suas raras performances ao vivo.










    Mas ai fica a pergunta: Como fazer pra recuperar essas notas? Mesmo que de uma forma diferente...

    kouldee
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Vou citar um caso muito mais familiar pra mim.

    Minha tia é cantora de igreja, na qual sempre fazia os solos, de quinta a domingo, mas há uns cinco anos atrás teve sérios problemas de voz, calos vocais, passou por cirurgia e tudo e parece que até arrebentou-se uma das suas "veinhas" das cordas vocais, como aconteceu com a Jéssica Simpson. Os calos parecem que são uma herança genética, já que uns outros membros da família, que não cantam também tiveram que ser operados, para não ficar sem voz. Enfim, dessa forma a sua voz ficou "permanentemente" comprometida, e a parte alta em peito de sua voz se perdeu, ficando apenas, a grave, a média e a voz de cabeça. E uma Soprano, de 3 oitavas e meia que ela tinha, de repente ter que passar a fazer coro na igreja e não mais solo, já que não conseguia mais alcanças aquelas notas, ficar cantando com as contraltos, apesar que estava com a voz fina e baixinha.... foi um sofrimento pra ela. Ainda mais sendo ela uma "solteirona" crente de 33 anos, cujo um dos poucos momentos de lazer era cantar a frente do coral e tirar facilmente notas mais altas que eles...
    Mas enfim, depois de algum tempo assim me mudei pra perto da casa dela e vendo como sofria, me "incumbi" de fazê-la recuperar sua voz. Mesmo não tendo eu noção alguma de canto na época...
    Daí tive a idéia de que se talvez ela tentasse mudar a forma como ela cantava, mesmo já sendo ela bem experiente no canto e fazer sessões de fono e tudo, isso poderia ajudá-la ao menos um pouco. Foi quando assistindo uns vídeos na internet percebi o quanto a voz falada da Shakira é diferente dela cantando, com aquela potência de um Mariachi mexicano, e conversando não é nada demais. E também li a respeito dos problemas de voz que a Natalie Cole teve em 1985, que a deixou completamente sem voz. E a sua recuperação fazendo o uso da voz mista. Ela meio que ficou com a voz parecida com a da "idola" dela Aretha Franklin nas notas altas, depois da recuperação, porém conseguiu fazer ainda melhor que a Aretha, já que enquanto as notas da Aretha são apenas gritos sem sustentação, ela passou a tirar notas em voz mista, com grande potência e duração
    E nesse uso de voz mista Tb tem a Cantora Anastacia.

    kouldee
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Enfim sugeri isso a minha tia, ela tentar impostar a voz igual a Shakira, e usar a voz mista igual a Natalie e a Anastacia. Meio que receosa ela aceitou e começamos a tentar. Ela por já ser experiente e tudo fazia tudo com devido cuidado, preparo, aquecimento, apoio etc...
    No começo saia mais como uma imitação mesmo, mas com o tempo, muito tempo rsrs cerca de um ano, a voz dela foi atingindo uma diferenciação própria, não parecia mais uma imitação da voz, mas apenas do estilo de cantar.
    Enfim, minha tia recuperou a voz, mas calma, ficou parecendo uma voz completamente diferente da que tinha antes, antes ela fazia toda parte alta em belting e voz de cabeça, hoje ela usa a voz impostada, quase um Mariachi rsrs, a voz mista e a voz de cabeça dela que tinha sido menos afeta. E pra quem ouvi a voz dela hoje, acha até que está cantando melhor, pq antes ela tinha a voz meio "abafada" tipo a Lara Fabian e a Dione Warwick, que parece que estão cantando pra dentro mesmo quando estão dando o maior gritão. E hoje ela está com a voz super potente com projeção, e até o alcance dela aumentou, de 3 oitavas que tinha, hoje cinco anos depois, está com quase 5 oitavas, graças a isso e aos Whistles que aprendeu fazer depois Tb, a cerca de 2 anos.


    Mas voltando ao tema do tópico...
    Seria essa uma boa alternativa pra recuperar a parte alta da voz? Mudar a forma de cantar, mesmo que o que fazia antes já era certo...
    Será que por exemplo a Britney, ou outras pessoas com problemas de voz, ou mesmo com dificuldades de alcançar notas altas, mudando drasticamente a forma como cantam, conseguiriam ter uma voz melhor, como aconteceu com minha tia e a Natalie Cole?

    Gansinho
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Britney Spears aplicando a técnica do Belting?
    Acho completamente improvável.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09 · Editado por: membro
    · votar


    Problemas de voz acontecem com todo mundo em um certo determinado tempo

    Só se não tiver uma técnica decente. Se tiver, nunca vai ter problemas.

    alguns outros cantores foi a perda do belting (C5-B5)

    Perder o Belting, gostaria de saber o que isso quer dizer.

    me "incumbi" de fazê-la recuperar sua voz. Mesmo não tendo eu noção alguma de canto na época...

    Essa afirmação é de doer na alma.


    antes ela fazia toda parte alta em belting e voz de cabeça, hoje ela usa a voz impostada, quase um Mariachi rsrs, a voz mista e a voz de cabeça dela que tinha sido menos afeta.

    Eu gostaria mesmo que você explicasse todo o significado dessas afirmações. Fazia em Belting (o que é?) e voz de cabeça (o que é?) e voz impostada(o que é?) e voz mista (o que é?).

    Quer dizer, alguém tem calo, opera, ferra a voz por cantar errado e depois ao invés de ir fazer aula para aprender o mínimo de técnica...vai fazer o que??

    Isso tudo aí em cima.

    Realmente assustador.

    busterchair
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    amo esse fórum!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09 · Editado por: membro
    · votar


    Seria essa uma boa alternativa pra recuperar a parte alta da voz? Mudar a forma de cantar, mesmo que o que fazia antes já era certo...

    Não era certo coisa nenhuma senão não ia ferrar a voz.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09 · Editado por: Christhian
    · votar


    Putz...

    Comentário pertinente: A Britney estava muito gostosa nesses vídeos. Nem presto atenção na voz, sinceramente. =P

    mfraga
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ... sendo ela uma "solteirona" crente de 33 anos,...
    ... vendo como sofria, me "incumbi" de fazê-la recuperar sua voz. Mesmo não tendo eu noção alguma de canto na época...

    Por que não a levou pra passear e apresentou-a a pessoas interessantes ao invés de resolver ensinar algo que vc mesmo não sabia?
    Acho que essa opção teria sido bem mais lógica, não?

    kouldee
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sim Cantante, ela tinha a técnica correta, era considerada uma belter de primeira, mas como falei os calos nas pregas vocais, na familia dela (irmã do meu pai) são meio que hereditários, dois outros parentes dela já se operaram do problema, e não são cantores e nem exercem atividade que use exageradamente a voz...

    e sim ela fez fono por um longo período, mas os fonaudiólogos disseram que ela não poderia mais cantar como antes, e inclusive deveria contentar-se em sua voz falada nao ter mudado....

    ahh sim muitas vezes ai eu deveria ter colocado voz de peito no lugar de Belting, mas minha tia era belter.

    e quando falo voz mista, estou meio que traduzindo do ingles o Mixed voice, mas nao sei se ao pé da letra é mesma coisa

    e é tipo o que a Natalie Cole faz aqui nesse vídeo com a Whitney, que em ingles chamam mixed voice.. agora nao sei se a correspondencia fica a mesma coisa.. em portugues... pq nós moravamos lá nos EUA na época



    nos 2:37, quando a Natalie Manda um agudão e a Whitney fica toda sem graça pq nao esperava a nota

    mfraga

    eu nao estava ensinando técnica vocal pra ela, só acompanhava ela ensaiando e opinava se tava ficando bom, horrível e tals. Eu não falava coisas tipo com leve sorriso, apoia no diafragma..... coisas assim nao, era mais um apoio moral pra ver se ela se animava.
    E a proposito depois que a voz voltou, ela se animou mesmo conheceu muita gente e até casou heheheh


    Gansinho

    Sim ela tinha tanto que quando ganhou o concurso pro clube do Mickey era pq junto com a Christina Aguilera, ambas tinham um vozeirão. Mas talvez como falei antes o mais correto seria voz de peito... belting é outra história..
    Olha a britney aki no começo da carreira..



    e com a mesma música depois de alguns anos


    a voz já virou um sopro só...

    kouldee
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Christhian
    kkkkkkkkkkk mas depois dá uma observada na voz mesmo, até que baixinho fica legal nesse estilo, mas como nao vende tem que cantar musicas dance, e música dance precisa cantar alto, por isso daí grava no estudio e quando chega ao vivo tome playback, já que nao consegue cantar da mesma altura ...

    anonimuzz
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    A Britney Spears nunca cantou alto na vida 0.o' Nesses vídeos, ela estava a cantar numa região normalmente confortável para a grande maioria das mulheres com vozes "leves" tipo a dela, e mesmo assim conseguiu desafinar.

    Belter é um termo usado erradamente, na maioria das vezes. Chamam belting a tudo o que é notas agudas, independentemente da maneira como são cantadas, mas não é bem assim. Belting é uma técnica específica, não uma zona da extensão vocal, pelo menos segundo sei. Mas o termo passou a ser usado cada vez mais coloquialmente e o sentido acaba variando, é normal =)

    Seja como for, perda de notas normalmente é indício de má técnica. Ela até pode ter calos por motivos hereditários, mas de certeza que nada mais os provocou? Quem é que a considerou uma belter de primeira? Se forem pessoas desinformadas, vão julgar apenas com base no som que gostam de ouvir, mas não percebem como esse som é feito e por isso a tua tia até podia estar se esguelando toda sem ninguém se dar conta. Aliás, pode estar a esguelar-se agora mesmo. Se ela realmente tem boa técnica, devia reforçá-la com aulas de canto. Se não tiver, mais importante ainda serão essas aulas. O Cantante já tinha dado essa dica. É a que mais se ouve por aqui, mas bem há razões para isso.

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Britney Spears quando canta chama muita a atenção pela região de peitos, tenho que concordar. Perdeu um pouco os belts porque engordou... Talvez até precisou comprar novos.

    Mas, no geral, é uma cantora gostosa de ver cantando. Muda talvez fosse melhor, mas se não tem jeito...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09
    · votar


    kouldee
    mas depois dá uma observada na voz

    Ah, eu não perco meu tempo. Normalmente quem fala sobre belting aqui e em vários outros lugares na internet, não tem nem noção do que se trata e acha que sabe só pq leu no orkut alguns malucos - que também não tem noção - falando sobre.

    Abraços.

    Su Sukita
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    É possível a srta. Spears perder o que não tem?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09 · Editado por: membro
    · votar


    Se tem uma coisa que eu nunca iria é debater é sobre essa moça como cantora, porque para mim nesse aspecto ela é uma porta.

    E me irrita profundamente ver pessoas falando sobre conceitos que não tem a menor idéia do que sejam, citando termos técnicos de maneira absurda e escrevendo todo o tipo de bobagem.

    kouldee
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Christhian
    pq leu no orkut
    bom com certeza não sou desses....

    Cantante
    porque para mim nesse aspecto ela é uma porta.
    Concordo, mas a idéia central do tópido não era discutir sobre ela. Mesmo pq nem gosto dela e tals. Eu a utilizei como mero exemplo para elucidar problemas com a voz.

    citando termos técnicos de maneira absurda e escrevendo todo o tipo de bobagem.
    O fato de em alguns momentos ter colocado belting em detrimento de voz de peito se deve a ter começado a estudar música nos Eua, e la fala-se assim
    Chest/belting, referindo-se a quinta oitava, mais precisamente, na notação deles... entao por isso aki em alguns momentos ao invés de eu colocar voz de peito eu coloquei belting, não por não saber o realmente significa, mas pela forma usual que aprendi a falar.

    E outra coisa, sei perfeitamente o que significa...

    Eu gostaria mesmo que você explicasse todo o significado dessas afirmações. Fazia em Belting (o que é?) e voz de cabeça (o que é?) e voz impostada(o que é?) e voz mista (o que é?).

    ... bem como consigo usar todos quando necessário....

    Abraços.

    anonimuzz
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: anonimuzz
    · votar


    kouldee
    Cantante
    porque para mim nesse aspecto ela é uma porta.
    Concordo, mas a idéia central do tópido não era discutir sobre ela. Mesmo pq nem gosto dela e tals. Eu a utilizei como mero exemplo para elucidar problemas com a voz.


    O grande problema da Britney é nunca ter tido voz ;)

    kouldee
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    anonimuzz
    Hummm verdade rsrs, mas se antes cantava mal, hoje então....

    zedoidiao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    putz a axl então,simplesmente esmigalhou as cordas vocais.(junto com os neuronios graças a maconha)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09
    · votar


    ... bem como consigo usar todos quando necessário....

    Enrolou bem, mas a verdade é quie você não sabe o que é.

    kouldee
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cantante
    Enrolou bem, mas a verdade é quie você não sabe o que é.
    Belting (o que é?) e voz de cabeça (o que é?) e voz impostada(o que é?) e voz mista (o que é?).


    Sei sim cara, o problema é que se eu estive interessado em responder eu poderia simplemente pegar isso em alguns dos tópicos fixos copiar e colar aqui...
    Mas como não tenho que provar se sei ou não... nao fiz isso...


    Abraços

    zedoidiao
    O Axel e a Whitney com as Drogas.
    O Steven Tyler e a Mariah Carey pela falta de técnica.


    E é meio que notável também a grande quantidade de shows que estraga a voz, por exemplo, artistas que nunca estiveram no ápice e sim sempre com um sucesso mediano, conseguem manter a voz mesmo depois de velhos, a Donna Summer mesmo está ainda com um pu*** vozeirão até hoje

    anonimuzz
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Nah. Isso são desculpas. Um cantor com boa técnica e um mínimo sentido de sobrevivência sabe exactamente o que fazer para preservar a voz ao longo de longas tournées. Já que estamos falando de pop, vou dar o exemplo da Beyoncé que este ano tem feito uns 5 shows por semana (sem contar com as viagens para os diferentes países no meio dos shows, o consequente jet lag, pouco descanso, etc) e continua a cantar de forma bastante eficiente nos concertos. Eu comprovei pessoalmente isso cá em Lisboa. É de lembrar que ela já anda nessa roda viva desde bem jovem, naquela altura ainda com as Destiny's Child.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09
    · votar


    kouldee

    Aqui estão todos os usuários que enviaram mensagens sob um IP específico 200.140.156.XXX:

    * kouldee*
    * lieerafa*
    * Rafael Morales*


    Eu já desconfiava.

    Banido.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Britney Spear e outras pessoas perdem o Belting como recuperar essas notas?