Eu Sei - Cantante (Legião Urbana)

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: membro


Faz anos (mais que 10) que eu não canto músicas do legião, mas por incrível que pareça eu praticamente comecei a cantar com músicas deles, mesmo porque eu sou da época e acompanhei desde o início a trajetória da banda. Quem diria também que o Renato Rocha viria até a minha casa para fazer uma aula de canto comigo e veio. Pena que o novo projeto não vingou.

Enfim, está aí, bom para relembrar os velhos tempos.

http://www.4shared.com/file/117618292/d856660a/eusei-gerson.html

(FCC - Categoria Cover)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: membro
· votar


editado

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: membro
· votar


Substitui o arquivo, que agora está ok.

Lezinha.m
Veterano
# jul/09
· votar


Cantante
Nossa, que bela surpresa!Eu sou muiiiiito fã de Legião =D
Curti bastante! Achei que vc pegou bem o espírito da música e fez bonito =)
Aliás, gostei da bt ^^

Parabéns!

Zuzza
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zuzza
· votar


Cantante
Gostei não. =/
Técnica impecável, mas não rolou. O timbre não combinou, achei que tem muito vibrato e não senti emoção na música, achei meio mecânico. Talvez eu esteja acostumada com vc cantando outros estilos/tipos de músicas e isso deve ter influenciado minha opinião.
Fica bravo não, tá? Ainda sou tua fã. =))

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Ei, canto essa música na minha banda. \o/

Eu estou com a Zuzza, o timbre não combinou e tem muito vibrato. Além de que não teve a pegada que a música pede.

A voz dupla no refrão deixou o ar meio macabro. oO

Ah, eu achei que a afinação não estava legal durante toda a música. Muita coisa ficou fora. Acho que não chega a semitom, mas incomoda pq teve muito.

Bueno, é isso.

[]s

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


PS: eu sou apaixonado por essa música. Conheço cada detalhe.

Talvez esteja exigindo demais, até por que tu és professor e tal. Mas realmente não curti.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: membro
· votar


Zuzza

Totalemnte natural acho que nunca vai ficar mesmo, eheheh.


Jattto

Sei que não está uma maravilha, mas macabro?? aí não né, :P

Já posto uma outra mais ao "meu estilo"...quase pronta.

Afinação tá meio complicada. ~Tô gravando de teimoso mesmo.

O que eu vejo hoje é que tudo o que é meio "grave" ou médio, não cai bem.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: Christhian
· votar


Cantante
Eu achei interessante. Acho a experiência de ouvir um cantor lírico fazendo pop e vice-versa muito enriquecedora em termos de interpretação.

Pessoalmente, eu curti. Não sou grande fã de Legião Urbana, por isso comento sem nenhuma comparação. Coincidentemente estou começando a trabalhar com um aluno com essa mesma música, essa mesma BT. =)

Jattto
Ah, eu achei que a afinação não estava legal durante toda a música. Muita coisa ficou fora. Acho que não chega a semitom, mas incomoda pq teve muito.

Eu entendi o que você quis dizer. Em português e especialmente na música popular a acentuação das vogais é um pouco diferente do canto lírico e do idioma italiano. Por isso alguns pontos soaram bem diferente do que seria se alguém mais habituado ao estilo o fizesse. O inverso é verdadeiro: Minhas acentuações cantando uma peça erudita são ruins (ruins mesmo, não diferentes :[ )

E por falar em vogais, algumas consoantes tb são especialmente difíceis em português pra quem está acostumado com outro idioma. Perceba o R em 'horas e horas e horas' e compare com a frase 'não vem agoRa' (aos 1:40 aprox) na música 'Só pro meu prazer' que eu gravei. É igual! Normalmente se foge paliativamente disso fazendo um RRR mais próximo do carioca em momentos mais tensos - e observe que há vários assim na música dele e na minha hehe

E isso pra mim é o maior indicador da importância do estudo, por mais que as vezes o resultado não agrade a todos! Acho que um ponto importantíssimo é a técnica não interferir na originalidade e nesse aspecto, achei muito bom.

Abraços

Headstock invertido
Veterano
# jul/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Cantante
Não curti.
Não combinou em nada, me pareceu uma versão pra tocar em enterro, tu cantou meio morto, ou, no minimo com sono.
Algumas partes chegaram a ficar engraçadas, como a dobra do refrão hahaha
Bom, minha opinião, e vou esperar a outra musica. =)
Sou fã demais de Legião Urbana só pra constar.

EDIT: Lembrando que não conheço teu trabalho anterior, esse é o primeiro que ouço. (Y)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Christhian

O que tenho notado é que em vozes agudas com técnica tem uma região que fica bem complicada. Se é que nem a (Sozinho) que é mais falada, vai melhor, se é aguda como alguma do Jessé, ok, mas quando tem uma região intermediária tem que se usar de força (cantar na garganta mesmo) e é difícil, não dá coragem de cantar forçando.
Então fica difícil inclusive manter a afinação. Lembra da do Elvis? Meio gravona...dificil manter a afinação porque na verdade não existe na voz a sustentação necessária.

Vamos aprendendo...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: membro
· votar


Headstock invertido

Ouça as outras que gravei. Não estão com cara de velório. :)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Cantante
Hmmmm entendo o que vc está dizendo. Até pela pouca impostação a região de passagem não fica definida e as vezes parece haver a necessidade de avançar um pouco mais com o registro de peito, não é?

Meu antigo professor costumava dizer que a montagem da voz para o pop precisa ter uma impostação de 5 numa escala de 0 a 10 (onde 10 seria uma impostação plena e de laringe bem aberta) e que só assim seria possível fazer uma passagem mais eficaz. Porém o treino pra essa passagem é pesado, pois mesmo assim as vezes a região de passagem fica meio perdida e o que determina a hora de passar é o princípio da sensação de esforço - e a passagem por sua vez, a sensação de alívio. Ou seja, o treino tem que ser muito bem acompanhado e deve-se ter muita atenção para não ir além do que se deve.

Acho que tu sentes mais a dificuldade por conta da montagem ser bem diferente do lírico. A impressão talvez seja meio de 'abrir' mão totalmente da técnica e isso traz dúvidas.

Eu não me preocuparia tanto com isso, se não for o teu foco profissional. É o que faço com o canto lírico (por inabilidade também ahuaha). Um ponto que percebo que lhe incomoda há tempos são os graves, certo? Eu focaria o trabalho aí. Ano passado, quando compus uma das músicas pra minha banda de Hard Rock (Changes, SONORA) haviam algumas notas no começo da melodia que eu sofria por serem graves. Sempre ficavam sem projeção e corpo... Pois fiz um trabalho pesado nessa região e hoje está muito melhor, como pode-se ouvir na demo. Perdi um pouquinho dos agudos, mas nada que fosse prejudicar meu trabalho.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: membro
· votar


Christhian

é bem isso. Essa música funcionaria bem se subisse o tom, mas aí vira outra coisa, eheheh. Legião Lírica não dá.

(vou ver se tiro a dobra da voz pelo menos, pra ficar menos feio).

Na questão do grave, é uma coisa da qual eu fujo mesmo, porque para o meu tipo de repertório, perder agudos mesmo um pouco é o fim. Você pode perder agudo sem problemas, ahahah, vc tem um monte, eu não. Vou ali no ré4 no máximo.

Lezinha.m
Veterano
# jul/09 · Editado por: Lezinha.m
· votar


Fui ignorada hauhauhau xD

Mas enfim, eu ouvi autra vez e considerando que não é seu repertório habitual, continuei gostando =)
Não curti muito os vibratos, mas ainda assim não acho que esteja tãããão ruim. Lembrando que também sou muito fã de Legião.
Acho que é só questão de vc pegar um pouco mais de intimidade com a música ^^
Como dizia Raul: "teeeeeente outraaa veeeeeeeeeez" =D

CheshireCat
Veterano
# jul/09
· votar


Cantante
Adoro essa música. =)

Ah, eu gostei. Tá beeeem diferente, como já disseram. Mas não acho isso ruim. O legal de um cover (pra mim) é ver a "cara" da pessoa na música. Se eu quisesse escutar Legião, ia escutar Legião, oras.

E eu amei o refrão duplo ahuahauhauhauah.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Lezinha.m

uhauah, obrigado por me defender, eheh. Vou tentar de novo. :o)

CheshireCat

ahaah, eu achei o refrão duplo simpático, mas e galera odiou, uhuhu...brrrrrr

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Cantante

Sei que não está uma maravilha, mas macabro?? aí não né, :P
Ficou, sim! Huehauha... deu um ar tri maléfico/sinistro... Huehauhah
:P

O que eu vejo hoje é que tudo o que é meio "grave" ou médio, não cai bem.
Pois é. Talvez seja a falta de costume mesmo. Não tenho tanta noção assim, mas acredito que viver cantando lírico e se aventurar uma vez ou outra no popular seja assim mesmo... hehe


Christhian

Eu entendi o que você quis dizer.
Eu acho que não. Porque eu acho que a impostação, a forma como o som ecoa, não tem a ver com estar afinado ou não. E tenho certeza que o que eu ouvi foram "microtonadas" (coisa de algumas comas e não de semitons) e elas não tinham a ver com a sonoridade proveniente da impostação de vogais.

CheshireCat
Veterano
# jul/09
· votar


Jattto
Ficou, sim! Huehauha... deu um ar tri maléfico/sinistro... Huehauhah
Isso que é legal! Ahahaha =P

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Porque eu acho que a impostação, a forma como o som ecoa, não tem a ver com estar afinado ou não. E tenho certeza que o que eu ouvi foram "microtonadas" (coisa de algumas comas e não de semitons) e elas não tinham a ver com a sonoridade proveniente da impostação de vogais.

Tem a ver sim. Se você tem uma emissão com o ponto focal baixo, vai ter problemas de não chegar na nota totalmente, por exemplo.

Mas esses problemas de afinação (no caso dessa música e das outras gravações desse dia) tem mais a ver com o estado da voz.

Não é uma questão de técnica, é questão de querer gravar mesmo assim e de não ter paciência para fazer uma gravação melhor.
Eu gravo como se fosse numa apresentação ao vivo, mas deveria fazer uma coisa mais elaborada. Talvez quando tiver o estúdio de gravação pronto aí anima a fazer coisas melhores.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: Christhian
· votar


Jattto
Tem a ver sim. Se você tem uma emissão com o ponto focal baixo, vai ter problemas de não chegar na nota totalmente, por exemplo.

Isso responde sobre sua afirmação 'impostação não influencia na afinação'. Mas eu não citei 'impostação' em nenhum momento no que escrevi a você. Não entendi bem o caminho que você foi...

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Cantante

Mas esses problemas de afinação (no caso dessa música e das outras gravações desse dia) tem mais a ver com o estado da voz.
Uhm, bom, isso eu não sei avaliar né. Quem sabe melhor da tua saúde vocal é tu. Hehe. Eu não sei exatamente que tipo de problemas tu tiveste ou tens na voz, mas certamente isso influencia.

Eu gravo como se fosse numa apresentação ao vivo, mas deveria fazer uma coisa mais elaborada.
Bom, eu sempre gravo assim também, faz um tempão que não faço algo mto elaborado, mas mesmo assim a afinação costuma ficar tri durante toda a música. Claro que aí vem uma série de fatores particulares a mim, inclusive de que minha voz nunca teve e nem está com alguma insalubridade (ainda bem!). Mas já tive uma fase, em 2007, que minha afinação não tava mto legal. Não sei o que aconteceu, mas gravar em um take só não tava produzindo uma gravação que eu achasse agradável de se ouvir, então eu gravava muito mais e editava melhor. Hoje em dia só tô fazendo isso com as músicas da minha banda. E é um saco. Haha


Christhian

Mas eu não citei 'impostação' em nenhum momento no que escrevi a você.
A mim não, mas ao Cantante, sim. :) Quando tu falaste sobre montagem da voz e impostação 5 numa escala de 1 a 10 e similares.
Mas a mim tu falaste sobre sonoridade (acentuação de vogais) na língua portuguesa, que eu acredito que nada tem a ver com o que eu tinha falado (comas fora). Mas talvez tenha. Huehauha. :D

Homem Cueca
Veterano
# jul/09
· votar


Eu gostei...nas regiões graves, pasmem, lembrei muito do Zé Ramalho! Sua voz lembra muito a do Zé Ramalho!!!!! hahahaha

Eu gostei!!

Lezinha.m
Veterano
# jul/09 · Editado por: Lezinha.m
· votar


Cantante
Vou tentar de novo. :o)
É isso aeeee \o/
Vou ficar esperando! =D

CheshireCat
Ah, eu gostei. Tá beeeem diferente, como já disseram. Mas não acho isso ruim. O legal de um cover (pra mim) é ver a "cara" da pessoa na música. Se eu quisesse escutar Legião, ia escutar Legião, oras.

o/
Concordo =)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Homem Cueca

Putz, voz de Zé Ramalho para cantor lírico é foda, ahahahuauahuaa!!
Pelo menos vc gostou, eheh.

Lezinha.m

Daqui a pouco sai mais alguma entre: Quase sem querer - Vento no litoral - Quando sol bater - Será ou Tempo Perdido. São as que tenho BT.
:)

Madssis
Veterano
# jul/09
· votar


Gerson blz!

Escutei bem antes de ler os comentario e digo que achei legal, bem diferente a sua interpretação, somente os vibratos que não casou bem com a canção, mas o timbre achei legal.

Continua gravado ae

Abraços

Homem Cueca
Veterano
# jul/09
· votar


Cantante
Putz, voz de Zé Ramalho para cantor lírico é foda, ahahahuauahuaa!!
Pelo menos vc gostou, eheh.

huauhahuauauhahuahuauhuah

Calma calma calma! uahuahuhaahahu

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Madssis


me esqueci de tirar o vibrato, mas enfim...já foi.

Valeu.

Midgard
Veterano
# jul/09
· votar


Cantante

Curti demais cara, nao conheço essa musica mas ficou show de bola cara parabens
tu canta muito mesmo
Ve se grava outras musicas pra nois ouvi \o/

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Midgard

Opa, agora animou!


\o/

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Eu Sei - Cantante (Legião Urbana)