Quando canto fico sem voz, Ajuda!

Autor Mensagem
felipegoffi
Veterano
# mai/09


é pessoal, é estranho não sei se vão em entender... é o seguinte, tenho uma extensão vocal relativamente boa e geralmente canto musicas dentro dela para treinar, quando faço alguma gravação ou algo do tipo, percebo que vamo supor. Começo a gravar, quando estou no fim da musica já estou sem voz, começo a ficar rouco e fico 1-2h sem voz praticamente...

O que é isso? Falta de aquecimento? Estou cantando num tom que minha garganta não aguenta? ( apesar de que para mim fica facil chegar no tom )

Vou ver se gravo alguma coisa esse final de semana para verem se estou forçando ou algo do tipo.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


O que é isso?
Falta de preparo vocal e, logicamente, de técnica. Aulas!

Podes não estar forçando, mas o processo todo de cantar pode estar sendo feito de maneira muito errada.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


Isso é estranho.
Mesmo que você esteja cantando muito, muito errado, duvido que uma única música faça esse estrago todo sozinha.
É melhor você procurar um fonoaudiólogo pra ver como tá a sua voz.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Mahasiah

Se ele faz muito, muito errado há muito, muito tempo, eu não duvido.

cybx
Veterano
# mai/09
· votar


felipegoffi

Procure um médico e depois um professor... Muito, muito rápido.

Gansinho
Veterano
# mai/09
· votar


felipegoffi

Cara, é mesmo estranho.
Porque mesmo eu, que não tenho técnica nenhuma, NUNCA fiquei rouco ou sem voz por cantar. Mas eu também tento cantar sempre o mais natural possível, justamente por ter consciência de que eu não possuo técnica.

Você deve tá fazendo algo absurdo pra ficar com a voz tão ruim assim em tão pouco tempo.

Médico. Aulas.

Mahasiah
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mahasiah
· votar


Jatto

Se ele faz muito, muito errado há muito, muito tempo, eu não duvido.

Nesse caso, ele já deve justamente ter desenvolvido uma fenda e/ou algum outro problema vocal, que é justamente o que eu suspeito deva estar atrapalhando.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/09 · Editado por: Christhian
· votar


felipegoffi
Falta de aquecimento?
Sim

Estou cantando num tom que minha garganta não aguenta?
Sim

E mais uma série de erros, Felipe. É realmente PRECISO ter o mínimo de conhecimento para executar uma vocalização de melhor nível, indiferente da região tonal. Pessoas que 'cantam' instintivamente tem a tendência a agravar os erros com o tempo, além de adquirirem lesões (mesmo pequenas) que causam um impacto na qualidade vocal.

Resumindo: PRIMEIRO procure um otorrino. DEPOIS aulas.

Abraços

Mahasiah
Isso é estranho.
Mesmo que você esteja cantando muito, muito errado, duvido que uma única música faça esse estrago todo sozinha.


Não é estranho.

Se por falta de técnica vocal ele constringe as cordas vocais em busca de notas mais agudas ou precisão vocal, em 5 minutos ele vai sofrer alterações vocais. Ou seja, já é normal uma pessoa qualquer sofrer alteração em 5 minutos de canto forçado, mas dependendo do repertório a coisa se agrava - e muito.

Cordas vocais são ligamentos MUITO sensíveis. Um pólipo, por exemplo, é uma lesão abrupta que pode aparecer de um dia para o outro, em recorrência ao esforço vocal. Uma fibrose muscular tb.

Além disso ele tem 17 anos de idade. Um final de muda vocal pode durar até os 19, 20 anos em vozes mais graves. Isso influência ENORMEMENTE na qualidade vocal.

já deve justamente ter desenvolvido uma fenda
Para sugerir um diagnóstico de fenda, o mínimo necessário seria uma audição pessoalmente. Mas os sintomas iniciais não são os descritos por ele.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


ANTES de procurar um fonoaudiólogo se procura um otorrino e faz-se a filmagem. Só depois que vc vai atrás de um fono se for preciso.

Fora isso todo mundo já sabe que para essas coisas não acontecerem tem que procurar um professor de canto e estudar.

felipegoffi
Veterano
# mai/09
· votar


Vou ver se gravo algo para vocês verem aqui... Vou cantar uma musica, e em seguida vou tentar cantar ela denovo e gravar 2x...

Na primeira vez que canto fica legal, na segunda já começa a sumir os graves, parece que não consigo atingir alguns graves que eu atingia antes...

Geralmente costuma acontecer isso comigo, eu não canto faz muito tempo, nunca fiz aula nada, Eu treino geralmente backingvocal e tento cantar algumas musicas para gravação mas nada alem disso.

Vou tentar gravar DRIVE - INCUBUS que foi uma musica que eu percebi que fiquei rouco, mas no geral eu sempre acabo perdendo a voz. Até em comfortably numb eu cheguei a ficar rouco uhauhauhauhsuhsa...

felipegoffi
Veterano
# mai/09
· votar


Tentei gravar aqui mas não deu... Minha voz ficou ruim no meio da musica já, começei a errar tudo as notas ficou uma bosta, então nem salvei o arquivo, vou tentar recuperar a voz e já faço jaja hehehehe...
Q bosta!

Quando acontece isso, eu perco toda a força da voz, Que tipo de aquecimento eu posso fazer antes de uma gravação para eu testar se dá uma aliviada nisso? pois não faço aquecimento algum...

Eu fiz aula de musica, então tenho noção de notas e sei quando acerto uma nota ou erro, quando tou afinado ou quando não, porém como não fiz aula de canto nem de nada relacionado a voz, isso eu treinei a parte e fui ganhando afinação conforme fui treinando, mas parece que fui destruindo minha voz, devo tar cantando errado não sei...

Acredito que deve ser pq eu não estou aquecendo, pois esta musica que estou tentando não é alto o tom para mim ( incubus - Drive ), Mas tenho impressão que parece que eu forço um pouco a voz quando ele fala '' Whatever tomorrow brings, i'll be there '', parece que dou uma forçada para chegar lá, vou ver se quando me recuperar eu consigo gravar uhasuahuhas

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/09 · Editado por: Christhian
· votar


felipegoffi
Velho, nem tente gravar nada, não vai servir de nada além de saciar a curiosidade mórbida de alguns.

Vá a um médico e depois, se quiser continuar cantando, procure aulas.

Gansinho
Veterano
# mai/09
· votar


Christhian
Ah Chris, tava moh curioso!
HAHA xD Brincadeira ^^

felipegoffi
Veterano
# mai/09
· votar


Falei com um cara que conheço que ele faz curso de fonoaudiologia, ele disse que provavelmente, eu não estou controlando minha respiração diafragmática e estou jogando a voz tudo na garganta, ocorre um desgaste temporário da voz, o que ele disse que é normal, porém via acontecer isso de ficar sem a voz por um tempo por eu estar forçando a garganta... Vou tentar pegar uns exericios de aquecimento e de respiração.

Gansinho
Veterano
# mai/09
· votar


felipegoffi
Ainda não marcou um médico? >.<
Vai continuar tentando cantar sozinho, e só vai piorar.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


felipegoffi
ocorre um desgaste temporário da voz, o que ele disse que é normal

Leia com bastante atenção.

Abraços

felipegoffi
Veterano
# mai/09
· votar


hoje vou tentar fazer um aquecimento e cantar uma musica que eu não precise forçar nada, vou verificar se após isso a voz minha fica cansada ou algo do tipo... ai vou ver se tiro minha conclusão se estou ou não forçando a voz

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09 · Editado por: membro
· votar


Não entendo isso. De que adianta vc tirar alguma conclusão se está forçando ou não? Vc nem vai saber se está ou não forçando e se estiver tb não vai saber o que está sendo forçado, então, não perca seu tempo e tb não poste nada para outros decifrarem se vc está fazendo isso ou aquilo.

Vai para a aula meu!

arthurmusical
Veterano
# mai/09 · Editado por: arthurmusical
· votar


Vejamos...
Deve ser coisa de muleke mesmo (rsrsrs)...quando eu dou aula no 2 ano do 2 grau, tem um ou outro muleke que reclama com sintomas parecidos...hum...mas com o trabalho técnico eles tendem a diminuir as queixas...
O problema do grave que vc relatou parece ser resultado de uma respiração toráxica, que "estrangula" a laringe e "comprime" o som...e é como todos falaram: precisa de aula mesmo...
Antes de sair cantando, tem que aprender: Apoio muscular para a expiração; controle expiratório, pressão expiratória, expansão do limite pulmonar no movimento expansório e contratório, ritmo respiratório e tomada de ar pela cavidade bucal (que deixa a laringe dilatada para a emissão sonora ter espaço de reverberação). Só depois disso tudo condicionado e compreendido, é que vc deveria partir pra construção do timbre e da tessitura da sua voz., e aí sim, mandar ver...bem técnico, porém bem necessário...FLW

felipegoffi
Veterano
# mai/09
· votar


Valeu arthur!

Njjj
Veterano
# out/11
· votar


nesse forum ..os "cabeças" só sabem falar isso ..VAI PROCURA UM PROFESSOR ..VAI FAZE AULAS .. E LA LA .. então pq tem o forum ? que tudo que perguntão, vcs falam pra procura PROFESSOR .. =\

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Njjj

É pq cantar de forma errada pode estar fazendo mal pra sua saúde e todo cuidado é pouco. Além do mais, cada organismo tem sua peculiaridade e limites, fatores que não podem ser avaliados com meras postagens. Simples assim.

Abs

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11 · Editado por: Christhian
· votar


Njjj
então pq tem o forum ?

Simples.

Para as pessoas que cantam, não pra quem destrói a voz.

Quem chega aqui cantando minimamente, recebe o que procura. Duvidas?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/259322
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/262620
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/268884

E mais um monte.

Quem chega aqui queixando de que fica rouco, que a voz falha, que não consegue chegar em notas agudas, como se faz drive e gutural ou qualquer outra coisa que sugira total DESCONHECIMENTO a respeito do que é cantar de fato, só pode ser aconselhado a procurar aulas.

Villts
Veterano
# out/11
· votar


Christhian
cara, me passa seu email por msg privada! preciso falar com vc!

TitoOliveira
Veterano
# out/11
· votar


Cara olha só, eu tenho o mesmo problema que tu.
Com a vontade de cantar eu fui atrás de fonoaudióloga e otorrino para saber o que tinha de errado. Acontece que meus músculos da laringe eram extremamente comprimidos e por conta disso minha voz não durava nada. NADA MESMO, conversar me deixava sem voz. Tentar cantar meia música então... fudia tudo mesmo...

A minha dica é a seguinte, ANTES DE PROCURAR AULAS DE CANTO, vá num otorrino. Se for necessário ele vai te mandar pra uma fonoaudióloga. Talvez teu problema esteja na própria fala, como era meu caso, e aí um professor de canto não vai resolver teu problema.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Alguém pode me dizer porque raios colocaram esse forum a ativa de novo?

Olha só.Eu já postei coisas aqui sobre vocal.Mas o meu problema não perda de voz amigo.Cara não se endoide cantando músicas desse tom.

Outra,eu "canto" de brincadeira,mas nada que force nem um pouquinho a voz.Tudo bem que sai tudo errado e nasalado mais antes isso do que cantar uma tonalidade from hell sem ter o mínimo do canto.

Cara ano que vem (2012) vo começar a fazer aulas.Se eu morasse em SP já saberia qual professor eu faria as aulas hehe.

E amigo,não perca seu tempo ou voz "cantando".Deixa de ser teimoso.Tudo bem que a essas horas você ou ta sem voz ou recuperou a sua voz,mas de atenção pra gente que intende cara.Eu cheguei aqui no fórum cantando Have You Ever Seen The Rain e parei de cantar pelos riscos que me apontaram.

Simples,não foda mais o que já está fodido.

TitoOliveira
Veterano
# out/11
· votar


nossa, nem vi que o tópico era antigasso

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


TitoOliveira
nossa, nem vi que o tópico era antigasso

Uma vez postei num tópico de 2003

McBonalds
Veterano
# out/11 · Editado por: McBonalds
· votar


A minha dica é a seguinte, ANTES DE PROCURAR AULAS DE CANTO

A minha dica é:
Se quer aprender a cantar, vá procurar um professor de canto. Fonoaudiólogo só entende de voz falada, com raríssimas excessões.

Claro, a menos que haja alguma limitação ou deformidade física, o que seria o caso de um otorrino.

VH_98
Veterano
# out/11
· votar


Christhian

Comigo acontece um pouco diferente minha voz já é treinada e tals mais de vez em quando depois dos vocalises minha voz fica um pouquinho rouca mais depois para. isso é normal?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando canto fico sem voz, Ajuda!