O que estou fazendo de errado?

Autor Mensagem
Dignusplz
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dignusplz
· votar


Bem, Cantante, nunca assumi postura de coitadinho, queria apenas um pouco de cordialidade, coisa que até o mais desprezível dos seres humanos merece. Não que eu seja, muito pelo contrário.
Mas já que o senhor resolveu me denegrir do lado pessoal e não do lado técnico, vou lhe retribuir na mesma moeda, serei, porém, cordial. Eu entendo perfeitamente o motivo de sua empáfia e sobrançaria, entoando aos 4 ventos quantos anos de cantoria vc tem e quão bom vc é no canto lírico. O motivo é simples: vc é apenas um cantor, e digo mais, um cantor cujas músicas não são compradas pelo grande mercado. Na nossa sociedade sua presença é completamente despicienda (se tivesse lido um pouco mais e cantado um pouco menos saberia oq isso quer dzr e talvez até tivesse um emprego que lhe desse algum status social).
Por isso a necessidade quase patológica de responder aos outros de forma juvenil e arrogante, num afã patético de sentir uma falsa superioridade. Deve ser um grande cantor, um fantástico cantor. Pena que os anos de cantoria sem nenhum reconhecimento popular o tenham reduzido a uma sala de alunos e a alguma pequena platéia aqui e ali.
Finalizo dizendo que não há perfil específico para quem apetece virar cantor, cantoria é algo técnico que exige comprometimento e treino, nada mais. Não há um traço de personalidade que todo cantor deve ter, há sim traços que todo homem deve ter e estes, estou mais do q certo, eu tenho. Sua técnica com canto pode lhe permitir questionar os outros como cantores, mas nunca vai permitir que vc questione os outros como pessoas, tenha sempre isso em mente.

Dignusplz
Veterano
# mai/09
· votar


Obrigado gansinho, é que eu sempre gosto de ter uma noção das coisas antes de me aventurar nelas, não sou o tipo de pessoa que "pula de cabeça". Mas no canto esta parece ser a única opção xD.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Dignusplz

Vou ignorar a discussão e só comentar (pelo que ouvi do segundo link que tu postaste) que tá realmente muito cru, não tem nada polido. A afinação tá HORRÍVEL demais... hehehe

A causa dela pode ser o próprio processo de cantar que tu deves estar fazendo completamente errado ou por falta de percepção (tu ouves a nota e fazes outra diferente e achas que fez certo).

E, pras duas causas, só há uma saída. E tu sabes qual é. :)

Abraços!

Dignusplz
Veterano
# mai/09
· votar


Jatto, MUITÍSSIMO² obrigado, vc entendeu oq eu queria, finalmente já sei por onde começar, com a ajuda de um professor, claro. O seu tópico foi o único útil pra mim, obrigado mesmo cara. Bom saber que tem gente boa aqui nesse fórum. Era só isso que eu queria, vou correndo procurar um professor, diga ao cantante que saio da discussão aqui, dou ganho de causa pra ele, afinal, tenho apenas 16 anos, ele tem mais experiência de canto que eu tenho de vida e eu não me controlo às vezes. De novo, valeu cara.

Starbreeze
Veterano
# mai/09
· votar


16 anos mas falou como gente grande, ao contrário de certos por aqui hehehehe.

Anyways, o Jattto realmente sabe o que dizer e como dizer. E é isso mesmo, pra conseguir técnicas e dominar bem a voz é mesmo só com um professor.

Agora não importa só técnica mas também a emoção enrriquece, e muito a voz.

Dignusplz
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dignusplz
· votar


Verdade starbreeze, afinal, canto é arte, e arte é emoção. Mas eu não consigo nem afinar a voz, imagine colocar emoção, xD. Eu chego lá.

Mahasiah
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mahasiah
· votar


CheshireCat

Upa no 4shared. Lá dá pra ouvir sem precisar baixar.

Você quis dizer salvar

/google

Mahasiah
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mahasiah
· votar


Dignusplz

Mas eu acho que é proveitoso saber a minha MAIOR falha antes de começar a fazer aulas

Engano seu.

Seu professor não pode, nem deve, e espero que não vá basear o trabalho dele no que você acha mais importante de se fazer no momento. E espero, pro seu próprio bem, que ele não faça isso.

Queria que uma pessoa entendida fizesse uma análise e me dissesse oq tinha de mais errado no meu canto, para eu começar a trabalhar por ali. Mas tá todo mundo dizendo que tá tudo errado, assim eles não me ajudam. O que há de MAIS errado? Eu sei que devo procurar aulas e vou procurar aulas, só quero um ponto de partida para falar pra meu professor: "Olha preciso que o Senhor dê ênfase especial em tal coisa, pois é nela que mais peco"

O que há de MAIS errado nisso é você querer achar seu erro e dizer pro seu professor trabalhar mais nesse tal ponto. É falta de respeito: NUNCA, na condição de leigo, diga a um profissional o que ele deve fazer, como deve conduzir o trabalho dele.

E não dá pra ouvir uma gravação sua e dizer o que tem de mais errado na sua voz. Cantar é muito mais do que usar a voz: é usar o corpo todo. Entenda isso.


Jatto, MUITÍSSIMO² obrigado, vc entendeu oq eu queria, finalmente já sei por onde começar,

Não, você não tem a mínima idéia de por onde começar. Afinação não é só na "garganta". É na respiração, é no apoio, é na postura, é na abertura da boca, e em mais coisas do que você possa imaginar.

Não estou dizendo isso pra parecer que sou melhor que você, pois eu não sou. Só quero ver se entra de uma vez por todas na sua cabeça que você, como leigo em canto, não deve procurar saber qual seu maior erro, pois isso vai certamente lhe prejudicar mais do que ajudar.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Dignusplz

Oi!

Acho que a tua consciência em tomar aulas é importante e sei que não fui eu que te despertei isso, pelos outros posts que li.

Mas o que o Mahasiah comentou aí acima é pra ser levado a sério.

Não, você não tem a mínima idéia de por onde começar. Afinação não é só na "garganta". É na respiração, é no apoio, é na postura, é na abertura da boca, e em mais coisas do que você possa imaginar. (2)

Tu podes saber o que mais tá pegando no teu canto, mas não tens como resolver o problema sem o estudo de canto na sua integridade (desde o princípio dos princípios, que é a respiração). Mas a percepção acredito que possa ser trabalhada junto com o resto. Enquanto tu vais acertando respiração, apoio e ressonância, tu vais treinando percepção (pra poder ajustar a afinação). Mas tenha em mente que cantar bem não é só cantar afinado. As tuas pregas vocais agradecem as aulas. :)

Abraços!

Dignusplz
Veterano
# mai/09
· votar


Não estou dizendo isso pra parecer que sou melhor que você, pois eu não sou.
Com relação ao canto, estou certo de que é.

É falta de respeito: NUNCA, na condição de leigo, diga a um profissional o que ele deve fazer, como deve conduzir o trabalho dele.
Não sabia que isso ofenderia o professor, achei que o estaria ajudando de alguma forma. Eu não ia tentar ensiná-lo a fazer o trabalho, só ia deixá-lo a par de minhas maiores limitações quanto à música, isso não ajuda?

Eu já tinha até gravado na memória o que ia dizer para ele: "Gostaria de aprender, minha maior dificuldade é a afinação, estou certo q o senhor vai me ajudar a superar isso." Se eu dissesse isso ele se ofenderia? Vou ficar quietinho então.
É que eu dou aulas de reforço de inglês e sempre pergunto para o aluno no que ele mais precisa melhorar: redigir melhor em inglês, pronúncia, falar com mais fluidez, gramática, etc... E me baseando na resposta dele eu vou dando ênfase a coisas diferentes. Isso é errado? Estou ensinando errado? Não sei nada sobre ser professor,ensino há poucos meses, por isso minha confusão.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Dignusplz

Cara, é que o canto é algo completamente diferente. Hehe. Essa é a verdade.

Dignusplz
Veterano
# mai/09
· votar


canto é algo completamente diferente

É, notei isso xD. Foge de todos os meus referenciais, tava dando uma olhadinha pelo forum e vi umas coisas fascinantes. Voz que ressoa na cabeça? Nossa! Como é que deve ser isso? A cabeça treme?
Fiquei feliz quando li que um cara que já canta há muito tempo sem instrução vai ter mais dificuldade por causa dos vícios, eu nunca canto, nem no banheiro ^^.
Então não há nada que eu possa fazer para começar as aulas com o pé direito? Algo que facilite um pouco?

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Dignusplz

Então não há nada que eu possa fazer para começar as aulas com o pé direito? Algo que facilite um pouco?
Não!

:)


Aliás, acho que melhorar tua percepção pode ajudar, sim. Mas teria que ter alguém com ouvido baum pra te auxiliar. Tem alguns softwares pra treinar percepção do ouvido, se algum deles analisar a tua frequência de voz a partir da entrada mic pode ser bem útil. Antes que me perguntes, não sei se tem. :P

Dignusplz
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dignusplz
· votar


Vou procurar esses softwares e ver se treino meu ouvido um pouco. Não vou falar de nenhuma dificuldade para o professor, vou deixar que ele as note sozinho, é esse o trabalho dele.
Pronto, é só isso que devo fazer, certo? Daqui a uns dois anos posto outra gravação aqui no forum para vocês verem a melhora xP. Posso até usá-la para convencer alguns caras que vi por aqui que teimam em não procurar professor e tentam aprender tudo sozinhos.
Até mais, gente. Da próxima vez que ouvirem minha voz não será uma experiência desagradável.

Obrigado Jatto e Mahasiah por terem tirado essa minha ideia de verificar a maior falha e dar ênfase a ela, sou leigo, tenho ideias ruins.

[Esse tópico está oficialmente finalizado, não vou mais postar nada aqui, tiraram minha dúvida.]

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


Eu já estava preparado pra escrever uma carta aqui.

Dignusplz
Veterano
# mai/09
· votar


Eu disse que não ia mais postar, mas fiquei curioso...
Uma carta? Achou que eu ia teimar, Mahasiah? Sou um menino obediente xD

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09 · Editado por: membro
· votar


Dignusplz

Primeiramente se você foi atacado foi por sua culpa pois insinuou que se você morasse aqui eu agiria de maneira diferente o que é de uma estupidez sem tamanho. Antes disso eu não havia dito nada com relação à sua pessoa. Veja que ao menos eu não finjo ser o que não sou, não minto idade e não me escondo.

Eu entendo perfeitamente o motivo de sua empáfia e sobrançaria, entoando aos 4 ventos quantos anos de cantoria vc tem e quão bom vc é no canto lírico. O motivo é simples: vc é apenas um cantor, e digo mais, um cantor cujas músicas não são compradas pelo grande mercado. Na nossa sociedade sua presença é completamente despicienda (se tivesse lido um pouco mais e cantado um pouco menos saberia oq isso quer dzr e talvez até tivesse um emprego que lhe desse algum status social).

Empáfia? Veja bem o que você escreveu sobre status social?? e se acha grande coisa por usar uma palavra pouco usada nesse meio (não-jurídico)?
Não fico me vangloriando de nada por aqui, isso é coisa da sua cabeçinha confusa.
Na NOSSA sociedade não, na sua, porque dessa que você sonhou eu nao faço parte mesmo.
De forma juvenil e arrogante é? eheheh...sua verdadeira idade está aflorando.

Foi até bom você falar sobre "não fazer parte do mercado" porque são coisas assim que demonstram o verdadeiro eu de alguém, que acha que um bom cantor é só alguém que vende, ou que o grande público festeja.
Oras, que me importa cantar para 40 ou para 2000? Não me importo com o que acham que eu sou.

Pena que os anos de cantoria sem nenhum reconhecimento popular o tenham reduzido a uma sala de alunos e a alguma pequena platéia aqui e ali.

A uma sala de alunos que progridem, que crescem, que se tornam cantores de verdade, fazendo ou não sucesso, carreira ou o diabo que for, porque música vai muito além disso (para os que entendem). Sucesso pode vir ou não em qualquer caso.
Ao menos essas pequenas platéias que me ouvem de vez em quando, ouvem música de qualidade e saem satisfeitas. É gente que sente o respeito que o cantor deve ter com seu público (grande ou pequeno).

Finalizo dizendo que não há perfil específico para quem apetece virar cantor, cantoria é algo técnico que exige comprometimento e treino, nada mais. Não há um traço de personalidade que todo cantor deve ter, há sim traços que todo homem deve ter e estes, estou mais do q certo, eu tenho.

Tanto você não tem como nem sabe o que é preciso ter. Quanto a questionar os outros como cantores ou pessoas, blá, blá blá, é só discurso furado seu, não serve para nada.

Enfim, você é apenas mais um (ou mais de um) que vem (ou que voltou), faz um estardalhaço para depois a máscara cair. Só vamos ver quanto tempo vai demorar para isso acontecer.

Ok? vai escrevendo o que quiser aí.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


Quanta violência x(

Dignusplz
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dignusplz
· votar


Tudo bem Cantante, minha explosão foi desnecessária, reconheço. Mas eu nunca menti aqui, tenho sim 16 anos e minha voz (desafinada) evidencia isso.
E não me venha com essa de "não me importo de cantar para uma plateia de 40 ou 2000", pois eu tenho certeza que intimamente vc adoraria ser reconhecido no Brasil inteiro como um grande músico, sobre isso não resta dúvida. Você deve adorar dar aulas, mas reconheça que para um músico isso não é suficiente, e o que vc queria mesmo era estar num palco com milhares de espectadores gritando seu nome e esperando ansiosos para ouvir sua música.
Sobre as palavras, ri muito quando o senhor disse que "despiciendo" é uma palavra jurídica, suponho que o poema "A Máquina do Mundo" de Carlos Drummond de Andrade é algum tipo de processo para o senhor. Os versos são "(...)como se um dom tardio já não fora apetecível, antes >despiciendo<(...),"

A sociedade em que eu vivo é também sua sociedade, cantante. E ela é injusta, privilegia alguns cantores pouco capazes e renega outros de grande capacidade. A culpa não é minha, nem sua, é do mercado. Estou propondo aqui que o senhor seja realista, a função de um profissional que está fora do mercado(ou à margem dele), seja este injusto ou não, é limitada. E isso acarreta uma perda grande de status social. Essa perda traz uma inquietação na sua vida que vc tenta suprir sendo arrogante com os cantores inferiores e idealizando motivos para o seu insucesso(o mercado tem mau gosto, o mercado não sabe escolher cantores, etc...)

O senhor é um grande músico, e deve ter sofrido muito nessa vida, pois apenas um intenso sofrimento pode fazer uma pessoa contrair um grau tão elevado de arrogância. Falei coisas que não devia quando me dirigi ao senhor, mas é que estou tão desiludido com a sociedade atual que associo ganância e impulso capitalista a todos os lugares possíveis. Ambos os meus pais são advogados e trataram de me instruir bem sobre o quanto o mundo é sanguessuga.

Como já tinha dito lá em cima, dou ganho de causa ao senhor, pois fui eu o insensato aqui, acusando-o de ser interesseiro e de usar o forum para fisgar o maior número de alunos possível. Posso ter me enganado ou não, a insensatez jaz no fato de que eu o julguei sem lhe conhecer, e isso é inconcebível.

De forma juvenil e arrogante é? eheheh...sua verdadeira idade está aflorando.
Juro que não entendi, estou mentindo com relação à idade por ter falado que o senhor é "juvenil"? É algum tipo de palavra que está completamente fora do vocabulário de gente de 16 anos?

Quantos anos vc acha q eu tenho, Cantante? Chute.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


nemli.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09 · Editado por: membro
· votar


Tudo o que eu precisava era de um psicologo de fundo de quintal, ahah, agora eu que ri muito!

Fim das transmissões.

Usuário: Dignusplz
Status: deletado

Dignusplz
Veterano
# mai/09
· votar


Engraçado a diferença de como as pessoas imaginam que somos.

O senhor quis dizer "engraçado a diferença entre como as pessoas imaginam que somos e como realmente somos"?

Pq, com o devido respeito, essa frase aí que o senhor botou não tem sentido algum.

É, na falta de argumentos sempre se adere ao autoritarismo. Pq o senhor n pode ser mais como Jatto ou como Mahasiah? Eles dão toques ao leigo, o senhor dá alfinetadas. Eles tiraram minha dúvida, o senhor comprou uma discussão.

Izzy Dragon
Veterano
# mai/09
· votar


Dignusplz

Cara, na boa... baixa a bola!

Chegou pedindo opinião, não gostou do que ouviu e saiu do sério.
Pediu desculpas, mas continuou agredindo.

Pra quem está começando no fórum você já começou mal! Aliás... começou péssimo!

Quantos anos vc acha q eu tenho?
Eu diria que você é uma menina de uns 15 anos com uma TPM das brabas!

Dignusplz
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dignusplz
· votar


Ow Izzy Dragon, eu não saí do sério nenhuma vez aqui. Sempre calmo, fazendo piadas. É que as primeiras respostas não estavam tirando minhas dúvidas, mas Jatto e Mahasiah já resolveram isso.
Eu sabia que os comentários seriam muito negativos, só queria impedir que progredissem de "Tu é extremamente ruim" para "vai tomar no c* seu m*rd*, canta mal pra p*rr*"
Entende? Por isso as primeiras declarações pedindo cordialidade(que foram mal vistas, não sei pq)

E eu não agredi ninguém, talvez apenas cantante, mas foi uma resposta a outra agressão.

Não entendo o seu machismo, seria ruim ou engraçado se eu fosse uma garota de 15 anos com TPM? Vc considera isso um xingamento? Eu deveria me sentir ofendido com isso? Francamente, não vejo problema em alguém ser uma garota com TPM, vc n me ofendeu com isso, só mostrou-se um tanto machista.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que estou fazendo de errado?