ajuda para chegar no tom!

    Autor Mensagem
    guitarg3
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: guitarg3


    Bom galera, esses dias atras minha banda fez uma descoberta boa mas triste. Vocês já vão entender haha. Tocamos juntos já faz algum tempo, e nesse tempo todo que passamos juntos aprendemos muitas coisas que antes nao tinhamos a mínima noção da sua importância.

    Bem, outro dia descobrimos o tom que o vocalista se da melhor, sol, tocamos todas as composições da banda em sol e o resultado foi lindo. Ele cantou afinado, sem forçar a voz, foi um resultado muito satisfatorio. Ai que vem a notícia triste. Estamos gravando algumas musicas no estúdio, e o vocalista sempre teve dificuldades para canta-las. Eis a resposta: as musicas estão uma em dó e as outras duas estão em ré e a outra que sobrou em sol.

    A musica em sol ele manda bem pra caramba, mas as outras ele tem bastante dificuldade pra xegar no som agudo legal, entao ele canta grave e fica horrivel. O problema maior é que ja gravamos todos os intrumentos no estúdio, só falta a voz =S.

    Alguem tem alguma ajuda ou tecnica pra ele conseguir xegar nesses tons mais agudos após o sol que ele se da bem? Para terem ideia a última música que fizemos estava em mi. Resumindo tivemos que abaixar o tom da musica para ré se nao ficaria impossível do vocal cantar, pois ele teria que subir do sol ate o mi para a música ficar boa.

    Se ele abaixasse do sol ate o mi a musica iria ficar morta e desanimada. Nos tivemos algum progresso tocando um verso da musica em sol e ai iamos aumentando de meio em meio tom ate chegar no tom da musica gravada. Ele conseguia chegar mas eu sentia que a voz estava meio forçada. Ja tinhamos aquecido a voz e td mais. Ele ja fez aula de canto e a professora dele falou que ele tem a voz média.

    Quero que entendam que o agudo que queremos não é aquela coisa impossivel de se fazer fora dos padrões, é apenas um agudo para a musica soar legal e mais animada, igual soa quando ele canta a musica em sol. Resumindo, queremos que ele cante as musicas o mais semelhante possivel ao jeito que ele canta a musica em sol só que no tom que a musica esta gravada no estudio, que é do e ré.

    Alguem tem alguma ajuda ou dica ou tecnica sei lá, qualquer coisa que possa ajuda-lo a chegar no tom que as musicas estao gravadas sem parecer q a voz esta forçada?

    atari
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tu acha q a voz do cara é guitarra pra sair afinando no tom que quiser.

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    usheuIASHEIAUSHeUAIheIhasiue nao.. ms agora nao tem jeito =s.. preciso transforma-la numa

    ms sei lah.. ms uma amigo meu ele tem a voz um pouco mais aguda.. ele canta tranquilamente todas as musicas e fica bom.. axo q nao eh mto dessa da voz virar uma guitarra.. ms sim treino sei lah.. queria a ajuda de voces!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/09
    · votar


    guitarg3
    Velho, duas coisas:

    - Esse texto em bloco é horrível de ler. Tente separar melhor os parágrafos.

    - Dica? Aula. É só isso que resolve. E não é um ano de aula que vai mudar alguma coisa, portanto, ou façam coisas compatíveis com a voz dele ou arrumem uma vocalista.

    Abraços.

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guitarg3

    Acredito que seja mais vantagem vcs regravarem as musicas em G, mesmo pagando um pouco mais, e conseguindo um material com mais qualidade, do que tentar forçar o cara a cantar num tom que ele não se sente confortável...

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    melhorou?
    sobre arrumar uma vocalista arrumamos uma pra cantar uma das musicas que esta em ré junto com ele, mas nao da pra ela cantar todas ne

    wend
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guitarg3

    Velho, uma coisa que voce tem q entender antes:

    o tom de uma canção não é uma propriedade absoluta, ou seja, não é aplicável a todas canções de igual forma.

    Cada melodia (cada música) é diferente, isto é, pode ser relativamente muita aguda, média ou muito grave mesmo no mesmo tom.

    Logo, caso as composições de vocês não sejam com melodias muito próximas, isso: (outro dia descobrimos o tom que o vocalista se da melhor, sol, tocamos todas as composições da banda em sol e o resultado foi lindo) que voce falou deve ser revisto.

    wend
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Resumindo: não existe o "tom de uma cantor(a)", e sim o "o tom mais apropriado para este indívíduo nesta determinada melodia".

    Abraços.

    cybx
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guitarg3

    Cara, não tem outro jeito:

    - Ou faz o que o BaNdAiD disse e muda a melodia pra G dessas músicas que ele não consegue chegar;
    - Ou manda ele entrar em aula de canto de novo e esperem.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    -Verifique a nota mais aguda que o vocalista alcança;
    -Verifique a nota mais aguda da música no tom original;
    -Se, por exemplo, a nota mais aguda da música for 2 tons mais alta que a nota mais aguda que o vocalista alcança, baixe a música em 2 tons, independente do tom que ela esteja.

    reafirmando o que o Wend disse: "não existe o tom de um cantor", pois um tom pode abranger infinitas melodias.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    -Verifique a nota mais aguda que o vocalista alcança;
    -Verifique a nota mais aguda da música no tom original;
    -Se, por exemplo, a nota mais aguda da música for 2 tons mais alta que a nota mais aguda que o vocalista alcança, baixe a música em 2 tons, independente do tom que ela esteja.

    reafirmando o que o Wend disse: "não existe o tom de um cantor", pois um tom pode abranger infinitas melodias.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    -Verifique a nota mais aguda que o vocalista alcança;
    -Verifique a nota mais aguda da música no tom original;
    -Se, por exemplo, a nota mais aguda da música for 2 tons mais alta que a nota mais aguda que o vocalista alcança, baixe a música em 2 tons, independente do tom que ela esteja.

    reafirmando o que o Wend disse: "não existe o tom de um cantor", pois um tom pode abranger infinitas melodias.

    Gansinho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thi_tecladista
    Nem fez flood.

    guitarg3
    É isso aí cara. Ou abaixa o tom das músicas, ou o vocalista estuda pra alcançar as notas, ou troca de vocal.

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ele vai te q estuda pra alcançar as notas.. alem d fazer aulas e talz tem algum exercicio q possa ajuda-lo a alcançar notas mais agudas? ele consegue cantas essas musicas agudas soh q a voz dele fica parecendo meio q forçada.. eu axo q com algum treino da pra ele canta-las numa boa.. gostaria q vcs me indicassem algum exercicio ou alguma coisa pra ele treina chegar nesses agudos mais facilmente

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/09
    · votar


    guitarg3

    Meu, esquece isso. Alguém aqui vai dar um exercicio pro cara fazer e vc vai passar pra ele? Pensa bem como é impossível isso.

    Manda o cara para aula de canto, não tem outra saída e tb tem o seguinte: Não dá para vcs decidirem que notas ele vai cantar porque primeiro tem que saber se o cara tem essas notas na tessitura ou não.
    Isso é problema para o cantor resolver.

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    se o vocal cantar uma musica na quinta dela fica feio.. tipo.. a musica esta em dó ele canta em sol.. fica feio? ou essas coisas de usar quinta,terça só se aplica nas guitarras e nos baixos.. vocais devem cartar no tom q a musica esta?

    Thi_tecladista
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guitarg3

    Cara, não confunda as coisas.

    Tom é a escala principal na qual as notas de uma música se encontram. Então, se uma música tem o tom mi maior, suas notas predominantes serão mi, fa#, sol#, la, si, do#, re#.

    Nos acordes da triade (os "basicões"), a tônica, a terça e a quinta estão no mesmo tom da música (caso ela não possua acordes dissonantes, mas eles são raros em pop/rock). Por exemplo: tom mi maior; acorde B (si, re#, fa#). Observe que todas as notas se encaixam na escala de mi maior.

    Essa teoria não se aplica apenas a guitarras e baixos, pois ela é parte fundamental da música. Suponha uma banda com um vocalista principal e dois vocais. Se o vocalista canta uma melodia cuja nota inicial é a terça do acorde, o normal é que um dos vocais comece a melodia na quinta e o outro na tônica. Mas isso não significa que eles estão cantando em tons diferentes. Eles estão todos no mesmo tom, mas cantando melodias diferentes.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Thi_tecladista
    · votar


    edit

    Thi_tecladista
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Thi_tecladista
    · votar


    edit

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ahmm entendi.. ms entao a musica que esta em ré se o vocal cantar ela em lá ficara boa e bonita? porque lá é proximo de sol, que é o tom que ele se da melhor.. ja ré ele tem q se esforçar muito.. o que me diz?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/09
    · votar


    que é o tom que ele se da melhor..

    é...não adianta.

    BinhOXD
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    então, cara...
    acho que meu problema pode ser parecido com esse :/ ou pode não ser problema, pode ser normal. mas aí vai:

    é normal existir diferença nas notas que são alcançadas, quando se canta só (com violão, no banho) e quando se canta em estúdio (com a banda)?
    isso vem acontecendo comigo atualmente :/
    pior que o cara até fica instigado de tocar certa música, quando vai no estúdio, simplesmente não rola :z
    sei que eu não tive aula de vocal ainda, mas isso me deixa puto. se possível, gostaria de saber o porquê :z

    acho que o problema pode ser a altura dos intrumentos no estúdio, já que é um estúdio pequeno. mas quando se abaixa os instrumentos, a bateria cobre tudo. :/

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    BinhOXD
    Não tem como saber com certeza... Pode ser por um monte de motivos, mas normal isso não é.

    Estudar é o caminho, abraços!

    BinhOXD
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    é foda, velho :/
    só vou poder fzr o curso daqui há uns 2 meses. espero que realmente melhore (:

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda para chegar no tom!