O que um cantor precisa saber sobre teoria musical ?

    Autor Mensagem
    Angela_bass
    Veterano
    # jan/09


    Oi pessoal,
    Essa é minha primeira mensagem aqui no FCC !!!

    Eu usei a busca mas não encontrei bem que eu quero. Bom eu gostaria de saber exatamente o que um cantor precisa saber sobre teoria musical, não técnicas de canto, teoria musical mesmo, como as que nós músicos aprendemos. Já ouvi dizer que um cantor precisa ter noções de algum instrumento. Mas que conhecimentos teórico-musical um cantor precisa ter? É necessário que os cantores tenham noções de teoria para criar seus próprios arranjos vocais? para se comunicar bem com a banda? para melhorarem na técnica?

    Agradeço a atenção !!!

    Gansinho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Angela_bass
    Eu sou completamente leigo no assunto...
    Mas creio eu que se ele for simplesmente um intérprete, não é NECESSÁRIO que ele tenha noção de teoria musical não, apesar de eu achar que deve ajudar bastante em certos aspectos. Mas se ele for um compositor, ou tiver uma banda, com a qual discuta o arranjo das músicas, a melodia vocal, o tom do vocal.. Creio que é essencial que ele tenha certas noções.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09 · Editado por: membro
    · votar


    Angela_bass

    Acho que o ideal é que todos conhecessem bem teoria, afinal se está envolvido com música é melhor saber realmente do que se trata.

    O mínimo seria pegar uma partitura e saber o que está escrito lá, eheheh.

    Agora, tem caras por aí que vivem de música, fazem sucesso com o povão e não sabem nem o que é uma cifra.
    (Alexandre Pires em uma entrevista disse que não sabia o que era uma cifra).

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cantante
    (Alexandre Pires em uma entrevista disse que não sabia o que era uma cifra).

    É um absurdo, mas vc não ficou surpreso né? hehehhe

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09
    · votar


    shoyoninja

    Não mesmo....:P

    L4nd0
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    o gente boa estuda teoria e pratica bstante ~

    f410u

    Rob_Nicolau
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Oi Angela...

    Eu concordo com o Gansinho, se for somente interprete não faz muita diferença...

    Mas e na hora de compor?
    Se ele não tem prática com nenhum instrumento, até onde chegará a criatividade do cara pra compor Várias linhas vocais??

    assacinodeemos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Na minha opinião (que não é nem um pouco modesta),voce deve saber tudo ou o maximo possivel , ter uma boa leitura de partitura já é um excelente começo , ter uma Boa noção do Tempo, e principalmente se basear por grandes cantores ,pois o mundo está cheio de "cantores" mediocres , a educação é seu passaporte para um mundo totalmente novo ,um mundo real e não de pseudos cantores do Domingão do faustão ....
    "Estupidez até pode ter um certo charme. Ignorância não." (Frank Zappa)

    BulletForMyValentine
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    assacinodeemos

    Você só esqueceu de aprender escrever...

    AssaCino?

    Erro de português no Nick é uma maravilha da inclusão digital uHAEUHAUehAUH

    Gansinho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    BulletForMyValentine
    Cara foi exatamente o que eu pensei. AHSUDHUSAD
    E ainda pensei: devemos considerar a opinião de alguém com esse nick? ashudhuasd xD

    remitheguy
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    assacinodeemos
    "Estupidez até pode ter um certo charme. Ignorância não."

    vc naum eh nem um poko charmoso

    lieerafa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bom Angela se o cantor quiser ser um profissional mais ou menos e se contentar com o mínimo, no máximo vai fazer algumas aulas de vocal, pra entrar no tom e tudo mais....

    Agora se ele ama o que faz e é um profissional ai sim vai querer fazer de um tudo para ser um bom cantor... inclusive aulas de música tb

    mas para os medíocres deixa que alguém faz por eles....

    TG Aoshi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Sem dúvida alguma, o máximo possível, assim como qualquer outro músico ou instrumentista, independente da área, se é popular ou erudito.

    E não tem essa de "ser somente intérprete" ou não... Quem disse que intérprete não cria?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cantante
    Agora, tem caras por aí que vivem de música, fazem sucesso com o povão e não sabem nem o que é uma cifra.


    Muito doido isso. Aqui na região tem um cara (Não vou citar o nome) que é dos melhores compositores e violonistas. Matriculou para aprender a ler cifras. Cara...Me surpreendeu.

    busterchair
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cifra se aprende na internet em 15 minutos.

    Rmiguez
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Angela_bass

    olha.. a teoria é muito vasta.. eu por exemplo.. leio partituras mal e porcamente... tenho q ficar catando milho, sei do que se trata, mas não tenho prática, por não utilizar na prática...

    mas apesar disso eu componho (voz e violão) utilizando conhecimentos de harmonia, escrevendo tudo em crifras e registrando os detalhes por gravação (no pc)...

    claro que não me oponho a conhecimento, quanto mais e quanto maior a qualidade, melhor... mas tem certas horas que temos que ser práticos e focar no que interessa...

    abraço..

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    busterchair
    Cifra se aprende na internet em 15 minutos.

    Hammmmmmmmm???????????????

    remitheguy
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    busterchair
    Cifra se aprende na internet em 15 minutos.

    Hammmmmmmmm???????????????



    acho que ele kis dizer os nomes, C,D, E e vai embora, aí nem 15 minutos leva

    Rmiguez
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ahhh.. intervalos.. taí uma coisa importante .. de saber na teoria e na pratica...

    remitheguy
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ahhh.. intervalos.. taí uma coisa importante .. de saber na teoria e na pratica...

    Eh, naum diria ""importantes"", acho q existem coisas que são "importantes" como, ler partitura, saber o que é tom, saber ler direitinho...

    os intervalos são mais triviais, pelo menos eu acho

    Rmiguez
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    remitheguy

    o que eu quero dizer é saber solfejar os intervalos...

    exemplo.. eu te dou uma nota de referência e peço pra vc cantar a terça maior...
    isso não é trivial, pelo menos não pra mim.. exige prática e conhecimento de intervalos...

    a pergunta é: o que um cantor precisa saber..

    saber ler pra um cantor é importante se ele vai usar partituras pra cantar... coisa que 99% dos cantores populares não faz.

    depende muito do canto.

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que um cantor precisa saber sobre teoria musical ?