O que um cantor precisa saber sobre teoria musical ?

    Autor Mensagem
    Angela_bass
    Veterano
    # jan/09


    Oi pessoal,
    Essa é minha primeira mensagem aqui no FCC !!!

    Eu usei a busca mas não encontrei bem que eu quero. Bom eu gostaria de saber exatamente o que um cantor precisa saber sobre teoria musical, não técnicas de canto, teoria musical mesmo, como as que nós músicos aprendemos. Já ouvi dizer que um cantor precisa ter noções de algum instrumento. Mas que conhecimentos teórico-musical um cantor precisa ter? É necessário que os cantores tenham noções de teoria para criar seus próprios arranjos vocais? para se comunicar bem com a banda? para melhorarem na técnica?

    Agradeço a atenção !!!

    Gansinho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Angela_bass
    Eu sou completamente leigo no assunto...
    Mas creio eu que se ele for simplesmente um intérprete, não é NECESSÁRIO que ele tenha noção de teoria musical não, apesar de eu achar que deve ajudar bastante em certos aspectos. Mas se ele for um compositor, ou tiver uma banda, com a qual discuta o arranjo das músicas, a melodia vocal, o tom do vocal.. Creio que é essencial que ele tenha certas noções.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09 · Editado por: membro
    · votar


    Angela_bass

    Acho que o ideal é que todos conhecessem bem teoria, afinal se está envolvido com música é melhor saber realmente do que se trata.

    O mínimo seria pegar uma partitura e saber o que está escrito lá, eheheh.

    Agora, tem caras por aí que vivem de música, fazem sucesso com o povão e não sabem nem o que é uma cifra.
    (Alexandre Pires em uma entrevista disse que não sabia o que era uma cifra).

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cantante
    (Alexandre Pires em uma entrevista disse que não sabia o que era uma cifra).

    É um absurdo, mas vc não ficou surpreso né? hehehhe

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09
    · votar