Maiores Obstáculos no Canto

Autor Mensagem
remitheguy
Veterano
# jan/09


ai gente, to criando esse tópico pra nós discutirmos quais são os maiores obstáculos enfrentados no estudo do canto, assim os mais experientes podem nos dar uma "vacina' e os mais novos podem assim naum serem pegos de surpresa, trocas experiências com outros que estejam estudando também.

enfim, espero que seja um tópico bem útil!

abs a todos!

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


remitheguy

1- tem gente que acha que não deve estudar.. e já vi nego postando N motivos pra isso aqui.. acho que esse é o obstaculo 1

2- se vc não faz parte dessa galera, o obstaculo 2 é encontrar um bom prof de canto que atenda suas necessidades

3- o 3 acho que é o entendimento das técnicas 'subjetivas' no início, que faz algumas pessoas disconfiarem da sua efetividade

4- pensar que ir a aula uma vez por semana ta bom.. e não praticar os exercicios

5- causar danos a sua saude vocal 'intencionalmente' bebendo, fumando, etc.

acho que por enquanto (pensando rapido) fico com essa ordem.

abs

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


é, eu parei por enquanto no 2 rs....

e pessoas acharem que por cantar em karaokê naum precisam estudar eh uma desgraça

busterchair
Veterano
# jan/09
· votar


1 vez por semana pra qm trabalha e estuda tá ótimo

um dos maiores obstáculos é o tempo.

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


busterchair

sim.. tempo... mas exercicios cerca de 15 minutos por dia da pra arranjar um tempinho pra fazer.

cara.. acho que estudar uma vez na semana apenas vai fazer com que leve bastante tempo pra dar resultado.. e essa opinião nem eh minha na verdade, é de gente que entende...

abs

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


qual o tempo mínimo de estudo por dia??

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


sim.. tempo... mas exercicios cerca de 15 minutos por dia da pra arranjar um tempinho pra fazer.

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


mas 15 minutos divididos entre respiração, relaxamento, vocalizes, não vai dar pra fazer muita coisa naum

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


então faz mais, ué!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09 · Editado por: membro
· votar


Se se quer chegar a algum lugar realmente, pelo menos 01:30h por dia, 01:00h de vocalises e afins e depois 30 minutos de estudo de repertorio.

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


Cantante

seguido? é bom fazer uma hora dos exercícios ininterruptamente?

isso era uma duvida minha... e outra: é bom cantar o repertório logo após terminar os exercícios?

uma hora de exercícios não pode superaquecer a voz e ser pior de cantar logo depois?

abs

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09 · Editado por: membro
· votar


Rmiguez

Existe uma infinidade de coisas para se fazer. Não significa 01 hora de detonação vocal.
Se vc seguir um sistema de estudo que englobe tudo o que precisa, vai começar com exercício de alongamento do pescoço, por exemplo, vai fazer alguns exercícios de fono, vocalises que não passam da região média, enfim, não é bem assim a coisa. Digo que esse é o tempo que vc deveria se dedicar por dia para essa atividade.

uma hora de exercícios não pode superaquecer a voz e ser pior de cantar logo depois?

Não existe superaquecimento de voz, pelo contrário, quando vc atinge o aquecimento ideal é que ela realmente funciona e se mostra verdadeiramente. Uma voz bem aquecida é mais difícil de pesar.
E também só exercício não adianta, tem que cantar depois aproveitando inclusive esse aquecimento.

Por essas e outras que fazer aula é essencial, porque quem lê por exemplo que tem que estudar 01:30h por dia e não sabe o que fazer, vai ser 01:30h de algo prejudicial.
Esse tempo de estudo é para quem tem acompanhamento e já faz aula a algum tempo, que isso fique bem claro.

O meu esquema de "treinamento", pois sempre encarei dessa maneira sempre foi de duas horas diárias, incluindo o estudo das partituras. Esse ritmo é puxado e é para quem é meio obcecado por resultado, mas também sempre pensei que se vc não tiver essa vontade, não consegue atingir um alto nível.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


Quanto ao assunto do tópico, na minha opinião os maiores obstáculos no estudo do canto são a falta de paciência e a falta de vontade firme para alcançar o seu objetivo.

A maioria acha que é moleza, que estudar canto dá pra levar no "mais ou menos" e a coisa não é assim.

Já perdi a conta de gente que vem em uma aula comigo se achando bom pra caramba e quando vc põe o cara para fazer um vocalise simples não sai nada e a pessoa fica com aquela cara de apavorado, aí pode esquecer que esse aí nunca mais aparece.
Nos dias de hoje em que tudo se consegue rápido, pouca gente está disposta a travar uma batalha de anos para se tornar um cantor decente, mas mesmo assim se queixam, então para mim é essa preguiça, essa coisa molenga de vadio que mais atrapalha.

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


nesses 30 minutos pra estudo de repertório, eh melhor tentar cantar musicas mais fáceis ou as que são mais complicadas?

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


Nos dias de hoje em que tudo se consegue rápido, pouca gente está disposta a travar uma batalha de anos para se tornar um cantor decente, mas mesmo assim se queixam, então para mim é essa preguiça, essa coisa molenga de vadio que mais atrapalha.

eh msm, por isso tantos cursos online estão cheios de alunos, prometendo que vão aumentar a extensão de uma forma exorbitante em 3 meses ehehe

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


ah tenho outra dúvida.

é possivel aumentar a voz no registro de peito e naum usar tanto a voz de cabeça?

exemplo : ocm minha voz de peito chego bem ao Fá 3, no Fa#3 jah eh um problema.

eh possivel com estudo eh claro, eu ir embora pro Sol, La ou Si3 na voz de peito sem ser gritado?

sendo possivel, isso parece ser um obstáculo bem grande

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


eh possivel com estudo eh claro, eu ir embora pro Sol, La ou Si3 na voz de peito sem ser gritado?

Não. Sempre será gritado, basta ouvir os sertanejos.

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


Cantante

entendi... e existem realmente exercicios para "desaquecer" a voz?
eu parei com a fono, to procurando prof de canto.. mas lembro que ela mencionou isso uma vez.

abs

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


entendi... e existem realmente exercicios para "desaquecer" a voz?

Sim, certamente a fono poderia ter passado.

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


quais são os riscos de cantar com a voz desaquecida??

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


é muito grave cantar com a voz desaquecida?

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar


Deve ser parecido com correr igual um louco sem alongar e aquecer.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


Discípulo do Olavo de Carvalho

Esse nick tem uma cara de Prof. Rosélio....

ivan_puppets
Veterano
# jan/09
· votar


Cantante
AIOSRHISRHSIURHISUH'

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar


Maiores Obstáculos no Canto


A voz ser horrível. hehehe

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


prof rosélio de volta....

hauahuauhuhauhauhaa

Lasanha
Veterano
# jan/09
· votar


O maior obstáculo p/ mim é conseguir cantar por 3 horas seguidas com o mesmo volume, intensidade, alcance e peso, ainda mais em ambientes com ar condicionado...

cybx
Veterano
# jan/09
· votar


prof rosélio de volta....

Certamente.

Gansinho
Veterano
# jan/09
· votar


Discípulo do Olavo de Carvalho
UHASDHUSADHUADSUHSADUHADSHUSAD

VOCÊ NÃO DESISTE!

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


O maior obstáculo p/ mim é conseguir cantar por 3 horas seguidas com o mesmo volume, intensidade, alcance e peso, ainda mais em ambientes com ar condicionado...

pff... isso aí eu faço só no meu aquecimento.

dificuldade pra mim é cantar enquanto toco flauta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Maiores Obstáculos no Canto