Video aulas de canto em DVD ou na internet - Condenável ou aceitável?

    Autor Mensagem
    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08


    Um tópico despertou a minha atenção quanto a questão de problemas com iniciantes. Era um tópico sobre apostila de canto que uma pessoa queria. Lembrei que não era só esse material sobre o assunto que existe na internet, e a questão da apostila era só a ponta do iceberg. Então quero saber a opinião do fórum sobre esse assunto:

    Video aulas de canto em DVD ou na internet - Condenável ou aceitável?

    Gansinho
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco
    Condenável.
    É um risco enorme alguém que não tem noção nenhuma tentar fazer algo que vê num vídeo.. Além de que ela não vai conseguir evoluir fazendo sozinha, corre o risco de causar danos à voz.

    GabiVia
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Gansinho
    Concordo... Condenável.
    Se a pessoa se basear somente num vídeo ou num material escrito.. seja o que for.. sem instrução de uma pessoa qualificada pra isso ela pode comprometer suas cordas vocais. E depois para tentar "concertar o problema" é muito mais difícil.. exemplo é o caso de soltar ar demasiadamente...

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Esqueci de dizer dos vídeos dos fonoudiólogos que existem aos montes. Também estariam na mesma categoria de erro? Se for acaso, acho mais errado ainda!

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco

    cara.. do pouco que eu já estudei e do muito que falam (inclusive aqui no fórum) ... é muito complicado essa lance de vídeo.. as formas de explicar os exercicios precisam que seja algo presencial.. quem já fez alguma especie de trabalho com voz sabe do que eu to falando.. mesmo presencial tem que martelar pra entender, pois não é facil..

    isso foi falado recentemente em um outro tópico justamente sobre video aulas de uma cara aí no youtube.

    a merda é que são tantas views no youtube que acho q pra cada 1 pessoa que le esses tópicos, 20 pessoas veem o video.

    abs

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: paulobelmarco
    · votar


    Entendo. Vou até esquecer esse tópico já para cada um que eu convencer a fazer aula, outros 20 vão se aventurar na internet. Mesmo assim obrigado por contrubuirem!

    Um profissional que não faz essa besteira é Simon Wajntraub (vocês já devem conhecer). Em seu site ele limita-se somente em introdução. Assim que eu tiver uma grana legal, vou me consultar com esse profissional. Seu site aparentar estar bem limpo!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco

    Não entendi. Você tem problemas com a fala, alguma patologia ou com o canto?

    Porque se é com o canto um fonoaudiólogo não vai adiantar nada.
    Qual é o objetivo final?

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    É só para aprimoramento da voz. Não gosto do meu timbre, e o professor de canto nem sempre pode ajudar. Fiquei sabendo que existe um limite saudável para mudança de timbre, mas nesse caso o professor de canto não pode ajudar, foge o conhecimento da maioria deles, pois somente o fonodíologo é seguro nesse caso. Problemas de afinação, harmonia ou rítimo é com o professor, mas não é esse o caso.

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco

    caraca, sabia nem que dava pra mudar o timbre...

    mas qual o problema? vc grava, ouve e não gosta, ou as pessoas dizem que não gostam da sua voz?

    abs

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08 · Editado por: membro
    · votar


    paulobelmarco

    Você está equivocado, porque um dos benefícios da técnica vocal e do estudo do canto é a melhora da voz falada (como você mesmo deu a entender com alguém que saiba o que faz, é claro).
    Não é o foco principal mas é um benefício secundário.
    Isso aconteceu com a minha própria voz falada, que era "pra dentro", desfocada.

    Acho que você pode melhorar sim a sua voz falada com o fonoaudiólogo, desde que esse seu "desgosto" pelo seu timbre seja porque de repente a voz seja muito nasal, presa ou entubada, etc. Mudanças gigantescas não vão acontecer porque a sua voz não se altera muito além dessas questões.
    Salvo casos de gente que "força" uma mudança o que acaba sendo muito prejudicial.

    Já tive caso de aluno que em uma aula foi parar no otorrino porque chegou até mim falando grave com uma pinta de barítono, mas quando começamos os vocalises se revelou um tenor e leve. Caso é que ele forçava um modo de falar que não era o seu e como na aula de canto não tem como inventar sem se danar todo, lá foi ele para o tratamento, porque aí a referência dele se perdeu.

    Agora se você não gosta da sua voz falada, vá no fono que certamente pode melhorar, dentro dos limites, o que não vai acontecer com a voz cantada, que deve ser trabalhada com o professor de canto.

    Se puder explicar melhor em que sentido a sua voz é "ruim", fique a vontade.

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: paulobelmarco
    · votar


    Essa aspas no "ruim" ficou bem colocada. Isso por não ser uma questão técnica e sim de gosto pessoal. Tenho sim deficiências no canto, mais em paralelo com o meu timbre. A questão é a voz roca natural. Muitas pessoas gostam deste estilo, mas não é meu gosto pessoal. Estou pelo menos tentando amenizer essa característica, porém ainda não é um hábito de minha maneira de cantar ficando difícil a repetição do feito. Muitas vezes consigo amenizar isso focando mais do que o normal as vogais, mas o canto fica silabado, sem interpretação. Acredito que quando esses métodos tornarem-se automáticos (um fenômeno do cérebro chamado reflexo condicionado após o aprendizado de algo ser fluente), vou ficar muito mais a vontade para a interpretação. Quanto a questão da voz falada, na verdade, parte da melhora foi o professor que fez. Quanto a um tratamento mais profundo, algumas terapias fogem o alcance dos professores de canto (a não ser que exista um fanático pós-graduado em fonologia), que envolvem mecanismos internos do aparelho fonador. Sem um acompanhamento de um fono, a mudança do timbre (um modo grosseiro de falar melhora) torna complicada (neste caso). Um professor de canto pode fazer muito (e fez). Só estou apelando para algo mais intensivo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco
    Até agora não entendi o que vc quis dizer com mudança de timbre.

    Sobre o rouco, me diga, qual é a causa? Veja, mesmo que vc diga que é 'congênito', existe uma causa. Vc sabe qual é?

    Todos os bons professores de canto que conheço, são conhecedores de fisiologia. Ou seja, se há algo errado na sua voz que seja evidente, ele vai saber lhe orientar ou até mesmo qual o profissional que vc deve buscar - fono ou otorrino. Um trabalho de base envolve desde a respiração à ressonância, passando por emissão vocal.

    BTW, vídeo-aulas são um lixo.

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mudança de timbre é um termo grosseiro que usei. Para não gerar confusão eu deveria ter dito aperfeiçoamento de timbre. Só quero amenizar mais e mais a voz rouca natural. Também tenho problema na carga dentária que contribui para um dos problemas (já estou tratando disso também). Não quero forçar uma voz que não tenho, quero amenizar um característica forte dela e aperfeiçoar mais e mais. Meu professor já me ajuda e já me deu algumas dicas. Aproveitando o tópico, aquele seu tópico sobre técnica vocal ficou show! Você deu informação sem colocar o iniciante em perigo como fazem as "apostilinhas" por ai.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco
    Então velho, mas vou reforçar: Qual é a origem da sua rouquidão?

    'Aperfeiçoar o timbre' é algo ainda estranho. Talvez vc esteja confundindo com o aperfeiçoamento da emissão vocal, para evitar que fique soprosa ou pesada demais, na garganta. Timbre é sua identidade vocal.

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O candidato ao problema é a Disfonia espasmódica adutora. São espasmos musculares que fazem com que as pregas vocais fechem-se firmemente. Com a limitação dos movimentos das pregas vocais, as palavras ficam esitantes, surgindo um problema semelhante a gagueira. A origem vem desde a infância. Esse problema também afeta na agilidade da voz, dificultando um recurso vocal chamado melisma.

    GersonM
    Membro
    # jun/14
    · votar


    SE VC JÀ AFINA perfeitamente e tem o controle da emissão

    Bom, aí vc não precisa de DVD.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Video aulas de canto em DVD ou na internet - Condenável ou aceitável?