Elogio ou crítica. Ajuda ou atrapalha.

    Autor Mensagem
    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio


    Como professor voce já elogiou ou criticou algum aluno "desmerecidamente"? Como aluno, foi já foi elogiado ou criticado, e isso te atrapalhou? Se puder comente.
    Um abraço

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    elogiou ou criticou algum aluno "desmerecidamente"?

    Como é isso? Tipo, ser falso (elogio) ou maldoso (crítica)?

    Se for, isso já foge da profissão e entra no âmbito do caráter do indivíduo.

    CheshireCat
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Christhian
    Se for, isso já foge da profissão e entra no âmbito do caráter do indivíduo.
    Concordo.

    Como aluno, foi já foi elogiado ou criticado, e isso te atrapalhou?
    Claro que não. Quando você passa um tempão estudando, não tem nada melhor do que o professor te elogiar, tipo "Você melhorou bastante nisso!". E se não te criticarem, como é que você vai saber em que precisa melhorar??

    Claro que tem que ser crítica construtiva, só falar "tá muito ruim" não adianta nada. Mas tem gente que não sabe lidar com críticas, nem com as construtivas. Já vi vários exemplos aqui no forum mesmo.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Christhian
    Como é isso? Tipo, ser falso (elogio) ou maldoso (crítica)?

    É mais ou menos por aí. O que está acontecendo é que eu estou vendo cada dia mais pessoas que chegam com um certificado de professores de canto e não sabem cantar. E eu estou procurando entender o que está acontecendo. E muitos desses " cantores" elogiados, chegam cheios de "marra" e não conseguem fazer o minimo. Como este ano eu viajei muito como examinador da OMB, e não está dando para entender. Muitos dos elogiados, estão muito ruins, e os que foram criticados, muitos não querem saber de cantar e outros estão melhores que os elogiados.
    Um abraço

    ivan_puppets
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Muitos dos elogiados, estão muito ruins, e os que foram criticados, muitos não querem saber de cantar e outros estão melhores que os elogiados.
    Do boa na lagoa, no frio como um grilo.

    ahuaha
    _____

    Realmente foge de profissão e vai pra caráter. Até porque professores estão aí pra avaliar, desde o ruim ao ótimo, sem mentiras.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ivan_puppets
    Realmente foge de profissão e vai pra caráter

    E não são poucos os que eu conhecí durante este ano (2008) que justificaram o mal desempenho nos exames (OMB). E muitos deles apresentaram certificados expedidos pelos respectivos professores. É um mal? É. Mas porque? O que se ganha fazendo isso? Só quería saber se existem mais casos parecidos, ou por aqui as coisas estão erradas.
    Eu abrí um tópico que eu mesmo fechei (eu agi errado em ter feito aquilo, ou seja: Ter aberto aquele tópico) em que um "cara" não passou nos testes da OMB. Ele não conseguiu começar 1 (uma) música da forma correta. E olha que não foi por falta de tentativas, eu dei a ele 12 oportunidades. E este exibia um certificado "Lindo".

    Um abraço

    Gansinho
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Christhian
    Eu acho que ele quis dizer elogiar simplesmente por elogiar, talvez somente para tentar aumentar a auto-estima do aluno. Ou criticar somente para que ele tente se esforçar mais naquilo.

    O ruim disso é que o professor cria uma falsa imagem pro aluno, e ele, talvez estando bem ruim ainda, passa a pensar que ele já é bom. Ou, no caso da crítica, talvez faça com que o aluno desista daquilo. Na minha opinião, realismo e sinceridade sempre. Afinal, somos adultos, temos que saber lidar com o mundo como ele é, nada de fantasias.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08 · Editado por: membro
    · votar


    Boa.

    Já presenciei professor (de instrumento) que usa o método: Elogiar para não perder o aluno - por causa da grana mesmo - e me confirmar que mente para que o cara não desanime e saia.

    Bom, isso é problema de caráter mesmo.

    Eu tenho como regra dizer a verdade. Se o cara me pergunta como ele está ou se o timbre é bom ou não, eu procuro encontrar um cantor de nível semelhante ao dele e mostro, dizendo que ele é equivalente de técnica ou beleza de timbre ao que ele está ouvindo.
    Bom, tem cara que fica desanimado porque queria ter um timbre maravilhoso e não tem, tem cara que acha que não está tão ruim e fica bravo, mas paciência.
    Não dá para dizer para alguém que está cantando mal que ele está ótimo. Cantor vive essa vida e se não tem peito para encarar a voz que tem e não a que ele sonha, então tem que fazer outra coisa.
    Só digo que com técnica um cantor de timbre inferior pode fazer muito, mas muito mesmo, e que a interpretação pode superar sim questões técnicas.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    Gansinho

    Afinal, somos adultos, temos que saber lidar com o mundo como ele é, nada de fantasias.

    E tem coisa que lida mais com a fantasia do que cantar? Esse é o problema. Tem cara que se perde.

    remitheguy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    já acho que tudo vai pelo caminho da força de vontade, se vc quiser cantar bem vai cantar independente do seu timbre, concordo com o cantante qd ele diz que uma pessoa que naum tenha um timbre "Tão bom" possa ter técnica suficiente pra compensar seu timbre

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Cantante
    Eu tenho como regra dizer a verdade.

    Eu tenho alunos que são indicados para fazer aulas por uma otorrino, e ou outros por uma piscóloga (fazem como terapia) Voce nesta situação faria o que? Eu não posso dizer 100% de verdade, porque vou aumentar os problemas ( no caso piscológico) desses alunos. E aí? Muitos chegam com auto-estima lá embaixo. Os indicados pela otorrino, mal conseguem falar. Quando eu digo em um teste simples (Que é começar a cantar uma música no tom certo) e essa pessoa tem até certificado. E eu tenho que falar:(Exames da OMB) Voce tem que fazer aulas de canto, se o cara já tem até certifcado.
    Tem duas hipóteses: Eu estou ajudando ou estou matando o sonho das pessoas. Tanto com a crítica ou com elogío.
    O fato de não passar no exame(OMB) ou qualquer outro, já é a pior crítica que um cantor ou aspirante a cantor pode ter.
    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cantante
    Já presenciei professor (de instrumento) que usa o método: Elogiar para não perder o aluno - por causa da grana mesmo - e me confirmar que mente para que o cara não desanime e saia.

    Isso é comum com todos os prfessores e em todas as escolas. Já dei aulas em conservatório e até lá e isso acontece.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/08
    · votar


    como aluno nao dou bola pra elogio nao! apenas agradeco
    as criticas jah levo a serio ainda mais qd eh de alguem q nao entende!

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Você não tinha feito um outro tópico sobre o mesmo assunto?

    Bom, te devolvo outra pergunta então:

    É possível ensinar alguém a cantar sem mostrar o que a pessoa faz certo ou errado e sem deixar claro como sua voz é para quem o escuta?

    Eu entendo claro que existem pessoas e pessoas e que a sinceridade às vezes tem que ser em doses homeopáticas, mas se o professor de canto não te falar o que está bom e o que está ruim, quem vai falar?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08 · Editado por: membro
    · votar


    Tem duas hipóteses: Eu estou ajudando ou estou matando o sonho das pessoas. Tanto com a crítica ou com elogío.
    O fato de não passar no exame(OMB) ou qualquer outro, já é a pior crítica que um cantor ou aspirante a cantor pode ter.


    Eu penso o seguinte: se o sujeito não tem equilibrio para aguentar uma crítica que mude de ramo. No mais, quem faz aula como terapia nem tem a preocupação de resultado efetivo para cantar bem na banda ou onde escolheu.
    Já quem tem como objetivo o desempenho, quer resultado rápido, sempre são assim, então tem que estar disposto a ouvir até o que não quer, caso contrário, não é talhado para a coisa.

    Quanto a matar o sonho, eu imagino que quem quer ser cantor mesmo e bom, não tem que falar: (música triste de fundo) Meu SONHO é.... e sim meu OBJETIVO é (música triunfante de fundo).

    Cantor tem que ser quase um militar disfarçado, porque o treinamento é tão duro quanto.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    shoyoninja
    Você não tinha feito um outro tópico sobre o mesmo assunto?

    Não tinha feito. Eu sou novato no FCC, mas lí as regras. O que é o minimo que uma pessoa mais ou menos inteligente tem que fazer.
    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cantante
    Cantor tem que ser quase um militar disfarçado, porque o treinamento é tão duro quanto.

    Gostei disso.
    Um abraço

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Eu falei desse tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/196472/

    Não é o mesmo assunto, é só parecido.

    Abraço.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    shoyoninja
    É possível ensinar alguém a cantar sem mostrar o que a pessoa faz certo ou errado e sem deixar claro como sua voz é para quem o escuta?

    Não é possível.
    Mas quando se trata de pessoas que estão procurando alguma coisa para subir a alto-estima, e não sabe o que quer ainda, voce tem fazer as coisas com bastante cuidado e carinho, e muitas vezes deixar passar alguma coisa. ( Eu poderia simplesmente dizer: Vai tocar zabumba, voce não serve para cantar, é muito mais fácil que ter um aluno, em que DÓ para ele MI) Eu abrí o tópico foi exatamente para ouvir opiniões a respeito. Como não sou dono da verdade e nem pretendo ser, as divergencias de opinião ajuda a todos. E como a maioria das pessoas pensam que: Quem canta seus males espanta. Fazer o que, né?
    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    shoyoninja
    Não é o mesmo assunto, é só parecido.

    É mais ou menos por aí. Voce tem razão. É porque este assunto me intriga.
    Um abraço

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Bom, minha opinião como aluno:

    É falta de ética um professor de canto não passar isso ao aluno. Fiz 2 anos de aulas com um cidadão bastante conhecido e que não o fez como deveria.

    Seja lá o motivo pelo qual não o fez (falta de conhecimento, medo de "espantar", prolongar o curso) ele acabou perdendo o aluno porque após um certo momento eu dizia os problemas que estava tendo para cantar e as respostas eram sempre algo do tipo: "a voz está legal, isso nós vamos trabalhar mais para frente".

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    shoyoninja
    "a voz está legal, isso nós vamos trabalhar mais para frente

    É. E esse "mais para frente" não chega nunca.

    remitheguy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Já presenciei professor (de instrumento) que usa o método: Elogiar para não perder o aluno - por causa da grana mesmo - e me confirmar que mente para que o cara não desanime e saia.

    Isso é comum com todos os prfessores e em todas as escolas. Já dei aulas em conservatório e até lá e isso acontece.


    Não podemos cair no erro de dizer q tds são iguais, farinhas do mesmo saco, pq naum são todos, diria ateh que a menor parte, ( tbm sou prof. naum de canto, mas sou )faz esse tipo de coisa por dinheiro ou perder aluno. isso eh um erro gravissimo que deve ser evitado.
    Se tds fizessem isso onde iriamos parar?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    remitheguy
    Não podemos cair no erro de dizer q tds são iguais, farinhas do mesmo saco, pq naum são todos, diria ateh que a menor parte,

    A maioría que eu conheço é assim.
    Um abraço

    remitheguy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    a maioria que conheço naum eh rs.

    Abs

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    remitheguy
    a maioria que conheço naum eh rs.

    Mas a maioría que conheço é. rsrsrs

    Lezinha.m
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Nem todos os professores são assim, eu pelo menos não sou...
    faço correções e críticas (construtivas) aos meus alunos, mas sempre com cuidado e consideração...procuro sempre destacar, não apenas o erro, mas no que ele/ela está acertando também.

    Acho que o ponto não é O QUE se fala, mas COMO se fala =D

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lezinha.m
    Acho que o ponto não é O QUE se fala, mas COMO se fala =D

    É......Pode ser.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Elogio ou crítica. Ajuda ou atrapalha.