Quando as teorias se confrontam

    Autor Mensagem
    Rmiguez
    Veterano
    # out/08


    faço um tratamento de saúde vocal com fono e técnica vocal no coral que participo... a fono tem bastante experiência... a preparadora vocal do coral canta d+, é formada em canto pela UFRJ, etc...

    A fono utiliza uma técnica de respiração de expansão do diafragma, e posterior "contração pra dentro" (sei lá se existe nome técnico) enquanto a preparadora do coral pede que sempre mantenhamos a expansão que conseguimos ao inspirar.

    não sei se da pra entender bem... caso alguém não entenda posso tentar detalhar mais...

    mas a dúvida que fica é: para o canto, qual a melhor maneira de se respirar, dentre essas duas?

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Creio eu que fono não entende de canto, e sim a professora de canto.

    Wrvieira
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Rmiguez

    Cara, não sei se entendi muito bem, mas me parece que são maneiras diferentes de dizer a mesma coisa. Acho que ambas estão se referindo ao apoio, não?

    Rmiguez
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Gansinho

    cara, a fono pode se especializar em voz falada ou cantada... mas no meu caso a preocupação dela eh só com saúde.

    Wrvieira

    estão sim.. mas uma fala de apoio "pra dentro" tipo.. esvaziando conforme o ar vai saindo (o que parece meio obvio) a outra fala de apoio pra fora (manter a expansão provocada pela inspiração pelo máximo tempo possível).

    vlw
    abraços

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08 · Editado por: membro
    · votar


    a fono tem bastante experiência...

    em canto? com cantores? conhece bem técnica vocal?

    Não dá para opinar muito sobre isso pq da maneira que vc conta é muito superficial. Só conversando com ambas para saber a que elas se referem exatamente e como. As vezes elas apenas estão dizendo a mesma coisa de um modo diferente.
    A única coisa que é ruim e duvido que algumas delas diga é respirar empurrando a barriga para fora.

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Rmiguez

    Eu disse teoricamente. Se ela tiver o conhecimento de técnicas vocais e tiver experiência com cantores, ela está apta a ensinar. Caso contrário, um professor de canto formado entende com certeza mais que ela de técnica vocal.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    Caso contrário, um professor de canto formado entende com certeza mais que ela de técnica vocal.

    Quanto a ser formado não é regra geral não. Infelizmente.

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cantante

    Creio que uma pessoa que se formou em canto possui ao menos alguma base que um fonoaudiólogo não terá, não? Como que um fono que nunca estudou canto vai saber mais que alguém formado, mesmo que esse alguém não tenha dedicação?

    Não to afirmando nada, só acho meio difícil na minha opinião.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Rmiguez
    Apesar de existirem 'correntes' diferentes em relação ao apoio - Alguns pregam uma respiração mais abdominal, outros mais lateral - na maioria das vezes, as pessoas estão falando sobre a mesma coisa, mas com imagens mentais diferentes.

    Assim como o Cantante, só acho improvável que alguma delas esteja se referindo a 'expandir bariiga' para fora. Perceba que da maneira como vc falou, ambas as imagens podem se aplicar a uma respiração mais apoiada. Claro que a contração do diafragma, no meu ver, fica mais subjetiva, pois dificilmente alguém vai saber exatamente como contrair o diafragma, como ela quer. Já a que fala sobre expansão, pode estar se referindo às costelas flutuantes, numa clara citação a respiração lateral.

    Enfim, quer um conselho? Pergunte exatamente o que perguntou aqui as duas e tire suas dúvidas. Não é todo mundo que pode contar com duas pessoas qualificadas para tirar suas dúvidas pessoalmente.

    Abraços.

    Rmiguez
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cantante

    É, na verdade a fono trabalha com alguns cantores, mas não é especializada em canto.

    A única coisa que é ruim e duvido que algumas delas diga é respirar empurrando a barriga para fora.

    Cara, pior é: o que eu imagino quando a preparadora vocal fala é exatamente isso. Não "respirar empurrando a barriga para fora" precisamente, mas, durante a emissão manter a expansão que conseguimos ao inspirar.

    Já a fono diz que manter essa expansão não é necessário, que na verdade, durante a emissão o apoio vai fazer justamente uma contração (do diafragma, talvez, não sei).

    Gansinho

    Entendi cara.. realmente, o trabalho das 2 eh diferente, mas a questão aqui é uma técnica que é "comum" na voz falada e cantada, que é o apoio correto pra emissão.

    Christhian

    É, na vardade eu fico meio bolado de questionar o que está sendo feito, até pq entendo só o pouco que elas me passam... mas tem razão, acho que com um certo tato, a melhor coisa é perguntar pra elas!

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando as teorias se confrontam