Autor |
Mensagem |
Lasanha Veterano |
# jul/08
Já usei a busca, mas não achei a resposta p/ a minha questão...
Bem, sou relativamente novo em canto, mas já toco a uns 13 anos. Desde que comecei a cantar realmente melhorei muito! Muito mesmo! No entanto, essa melhora só aconteceu na primeira voz, pq não consigo fazer absolutamente nada de backing vocal...
Se eu fizer solfejo ajuda??????? Alguém tem outra opção...
Obrigado
|
DarkMakerX Veterano |
# jul/08
· votar
Lasanha
nao entendo muito de canto mas vc ta fazendo a segunda voz sozinho ou ja com a primeira voz? eu acho q as vezes as vozes nao se encaixam mesmo e depende muito da primeira pra sair bom
|
Lasanha Veterano |
# jul/08
· votar
Só faço primeira voz e até tenho me saído bem quanto a isso... Mas segunda voz não sai nada....... Nem em aulas...
|
G Canivel Veterano |
# jul/08
· votar
Lasanha
eh claroo meu brother, pensa comigo voce ta numa musica, fazendo a levada em B, o vocal faz um B, o backing vocal vai fazer um D... é fora da melodia, é dificil mesmo de fazer certo
voce soh tem que treinar e fazer seu ouvido se acustumar depois, fica facil!
treine com o violao, faca as notas do backing no violao, depois cante elas
espero ter ajudado
abraco!
|
Faop Veterano |
# jul/08
· votar
Bom cara, eu acho que é só questão de ouvido, eu conheço várias pessoas que não conseguem tocar em um tom e cantar em outro tom ao mesmo tempo. Tem um cara na minha turma de canto que quando eu faço uma segunda voz ele fica p... da vida porque se perde de todos, enquanto se fosse ele fazendo e eu ouvindo, eu continuaria a minha parte normalmente.
|
membro Veterano
|
# jul/08
· votar
Lasanha
tem dificuldade? escreva.
Tire as notas que vc vai cantar no teclado ou violão e decore a sua parte sem ouvir a música. Decore mesmo até ficar sem nenhuma dúvida, depois vc insere na música.
|
leviribeiro Veterano |
# jul/08
· votar
como o Cantante disse ai em cima bródis, tem que decorar...
as vezes, a pessoa já tem meio que um dom que isso flui naturalmente... mas assim, é só decorar certinho as notas do back...
dependendo da melodia, podes fazer o back com uma nota diferente do 1 vocal, por exemplo, uma terça, ou uma quinta, ou até uma oitava...
mas assim, se for cantar junto, tens que afinar o teu vocal certinho com o 1 vocal
saca?
de uma olha no ultimo show ao vivo do metallica, no nothing else matters, tu vai ver que o kirk nao alcança o james nos backs.
xD
|
Lasanha Veterano |
# jul/08
· votar
Ôpa! Obrigado pelas respostas!!!
Decorar é uma solução sim. Mas fico impressionado com gente que faz backing vocal de maneira tão natural que parece que está fazendo a primeira voz...
E solfejo??? Ajuda??? Nunca faço solfejos, mas me falaram que pode ajudar...
Até mais
|
Chespirito Veterano |
# jul/08
· votar
Eu canto melhor de 2ª voz do q a 1ª.
|
Christhian Moderador
|
# jul/08
· votar
Lasanha Há quem tenha um melhor ouvido e saiba harmonizar sobre as tríades com mais facilidade. Eu gosto de recorrer sempre a um instrumento, mas pra não ter erros mesmo.
Estudar (intervalos, principalmente) é um caminho.
|
A. Bissacot Veterano |
# jul/08
· votar
Fala Lasanha tudo bem? Bem, os caras aí acima praticamente já responderam, mas mesmo assim vou colocar a minha contribuição.
Eu tenho o mesmo problema que você, toco guitarra a uns 7 anos, e também me considero um bom "fazedor" de primeira voz! Mas pra fazer a segunda é foda. São vários os problemas.
1. É normal o ser humano querer copiar, e eu sinto dificuldade às vezes pra me concentrar na minha segunda voz com um cara fazendo a primeira, sem querer as vezes eu entro na voz dele.
2. Quando você ouve o acorde completo, geralmente entra no tom principal. Por exemplo, um acorde de Dó e formado pela tríade, Dó, Mi Sol (T, 3ª e 5ª). Como o dó é o que ressalta, é muito mais fácil você ouvir a nota principal e se basear nela pra cantar do que nas outras duas possibilidades.
3. Você disse que canta bem a primeira voz! Ótimo, veja em qual nota a primeira voz vai cair, se (continuando no caso do dó) em dó mi ou sol. Eu faço assim, canto então na primeira voz, depois vejo uma outra nota, por exemplo o sol. Daí quando eu canto em sol (sozinho) e vou cantando parece que vou adequando as outras notas naturalmente dos outros acordes. O lance é então você tentar decorar o a voz que tá fazendo daí encaixar na hora.
O foda mesmo é a concentração pra fazer a guitarra, ouvir o caboclo cantando a tônica e ainda se concentrar pra ouvir a terça ou a quinta e não entrar na voz do outro! É foda mesmo! Tem uma lenda aqui em Botucatu, onde eu moro, que me deu aula e sempre falou: o back tem que saber mais de música do que o próprio vocalista... eu dava risada da cara dele, até que comecei a fazer back!
Mas boa sorte ae, espero ter ajudado! Abraços a todos!
|
Rob_Nicolau Veterano |
# jul/08
· votar
realmente fazer 2ª voz não é uma coisa tão fácil, ainda mais quando a linha não se baseia 'só' em oitavas ...
Acho q treino e persistência são a melhor coisa neste e em mtos outros casos =]
|
Nycolas Veterano |
# jul/08 · Editado por: Nycolas
· votar
Lasanha bem... eu canto na igreja, faço primeira e segunda sem dificuldades, e agora to treinando bastante pra fazer terceira voz tbm... o que eu fazia era colocar umas musicas pra tocar (Que tivesse o Backing ou alguem fazendo segunda) e "imitar" o cara cantando... ai fui acostumando e hj em dia sai naturalmente :D tenta isso e manda o resultado depois!
Abraços o back tem que saber mais de música do que o próprio vocalista Com certeza... ;) Eu conheço aqui na minha cidade mta gente que canta muitoooo... mas soh faz primeira... c mandar fazer segunda, nao sabe nem do q vc ta falando aehuioaeua Tem uma menina aki (Mto bonita por sinal) que eu tava conversando cm ela, ela canta mto... ai ela começou cantando uma musica e eu fiz a segunda pra ela... fico bem legal, e melhor ainda pra mim, pq eu impressionei a gata neh eahuioaeuh a musik era assim: "Foi no primeiro olhar, que eu te consagrei o meu amor, nada vai nos separar, na alegria ou na dor..." =)
|
Gansinho Veterano |
# jul/08
· votar
Nycolas
Tem uma menina aki (Mto bonita por sinal) Na hora pensei: "Nossa, que relevante ¬¬"
Depois li: pq eu impressionei a gata neh eahuioaeuh Aí eu saquei que tem total relevância!
AUHSDUHASD Abraço xD
|
A. Bissacot Veterano |
# jul/08
· votar
Pra se ter uma idéia: O vocal da minha banda canta bagarai. Até sabe fazer a segunda, mas quando faz fica MUITO berreiro! Segunda voz as pessoas pensam que tem que ser sempre mais aguda do que a primeira... nem sempre... o que importa é estar numa outra nota da tríade (tétrade.....). Pode ser grave ou agudo. Mas geralmente as pessoas gritam pra fazer as outras notas. O lance é pegar no violão a nota certa que o cantor principal canta e pegar uma outra! Daí fica facinho e sem gritaria! Pega por exemplo Natasha do Capital Inicial. Só tem o back na hora que ele canta "E ela só quer dançaaaaaaar". Veja quando você ouve parece que o cara grita, mas se você pega no violão é até um pouco grave! A impressão do grito ocorre porque a voz principal tá bem grave, daí a segunda fica mais agudo e dá essa impressão! =D Abraço cambada!
|
TG Aoshi Veterano |
# ago/08
· votar
Acho treino de ouvido essencial, principalmente quando se quer fazer esse tipo de coisa (pelo menos, naturalmente)!
Como o Chris disse, treinar intervalos é um ótimo caminho. Tentar cantar os intervalos junto com algum instrumento e tentar reconhecer/adivinhar notas e intervalos são bons exemplos de como se exercitar isso.
|
Prof. Grosélio Veterano |
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar
Lasanha Bem, sou relativamente novo em canto, mas já toco a uns 13 anos. Desde que comecei a cantar realmente melhorei muito! Muito mesmo! No entanto, essa melhora só aconteceu na primeira voz, pq não consigo fazer absolutamente nada de backing vocal...
Depende o que voce quer. As duplas sertanelas mais antigas, cantam a sengunda voz, sempre em um intervalo de 5 menor, o que nós chamamos de contralto, na verdade esse termo segunda voz, é só prá determinar que na música tem mais de uma pessoa cantando, São duas vozes a primeira e a segunda. Lenbrando que o contralto é uma quinta menor mais grave, não mais aguda como disseram. As duplas de hoje, não seguem esse intervalo, eles fazem mais um Backing, do que um contralto, como as antigas. Se voce quer que essa "segunda voz" seja contralto é uma coisa.Se voce quer fazer Back. É outra coisa, voce tem que treinar intervalos, no back, a variação das vozes(leia-se intervalos) é muito grande, voce canta as vezes mais grave, as vezes mais agudo do que a primeira, que é o soprano (essa não muda). Esse termo segunda, é sò: 1+1 pessoa cantando (lógico). Backing vocal, como eu disse, é bem diferente. E uma pessoa que não canta a primeira voz (soprano) bem, pode fazer a segunda (contralto) bem, mas dificilmente fará backing bem. Toda pessoa que faz backing bem, a estenssão de voz dela tem que ser bem grande. Converse com seu professor, e diga a ele exatamente o que voce quer. Um abraço Vou procurar alguns exercícios(eu acho que ainda tenho alguma coisa gravado em audio) prá backing, e coloco aquí.
|
Prof. Grosélio Veterano |
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar
TG Aoshi Como o Chris disse, treinar intervalos é um ótimo caminho. Tentar cantar os intervalos junto com algum instrumento e tentar reconhecer/adivinhar notas e intervalos são bons exemplos de como se exercitar isso.
Não tinha lido a sua resposta, mas é exatamente isso. Se ele que fazer backing. Um abraço
|
Prof. Grosélio Veterano |
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar
e--3---------------------------------------------------- B--3---------------------------------------------------- G--4---------------------------------------------------- D--5---------------------------------------------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
Debaixo para cima. Soprano = sol contralto= Ré Tenor= Si Baixo= Sol (1 oitava mais grave) Faça o acorde no violão e toque cada corda, vai dar exatamente o que está aí.São as quatro vozes de um conjunto Coral.
Dá prá recordar quando era maetro de coral... Um abraço
|
Paul Gilmour Petrucci Veterano |
# ago/08 · Editado por: Paul Gilmour Petrucci
· votar
O principal na minha opinião é saber escutar, ter um bom ouvido e se concentrar. saber os intervalos conforme já disseram é fundamental.
Ou, faça assim e seja feliz:)
|
Nycolas Veterano |
# ago/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo Já ouvi muitas pessoas ensinando desse jeito de vc tocar uma musica em Dó, ai depois toca ela eh Mi, ai faz a voz de Mi em Dó e vc vai estar fazendo a segunda voz, mas nunk consegui, sempre sai errado aeuhiaoeiuhae do jeito q eu consigo eh como explikei ali em cima :D
|
c.bekinha Veterano |
# ago/08
· votar
gente! a segunda voz sempre tá no acorde? pode ser fora não? devia ter uma receita, tipo de bolo! (risos)
|
A. Bissacot Veterano |
# out/08
· votar
c.bekinha gente! a segunda voz sempre tá no acorde? pode ser fora não? devia ter uma receita, tipo de bolo! (risos)
Sim tá sempre no acordo. A receita de bolo existe. Pegue um violão, pegue o acorde que voce precisa cantar, veja em qual das notas do acorde o vocalista principal está cantando e cante em uma nota diferente. Exemplo:
Acorde Dó é formado pela Tônica, Terça e Quinta ou seja: Tônica: DÓ Terça: MI Quinta: SOL
Se o vocalista estiver cantando em MI você tem ainda duas possibilidades de back. Dó e Sol.
Essa regra vale pra qualquer nota!!!
Ah, mas e se o acorde for uma tétrade? Melhor ainda, além de mais duas, você tem mais 3 notas pra encaixar o back.
Galera, não adianta pegar a nota e achar que você vai conseguir cantar certinho, tem que treinar, decorar a nota, além de concentração pra não entrar na voz principal, o que é muito facil de acontecer.
Eu não gosto de falar segunda voz e terceira, fica muito estranho, prefiro tratar como cantar na terça e na quinta que é realmente o que o back faz.
Abraços a todos
|
Masteles Veterano |
# jan/09
· votar
Pra fazer backing vocals é necessário uma boa parte de ouvido absoluto!
senao nada feito!
|
Mahasiah Veterano |
# jan/09
· votar
E como é que se tem um ouvido absoluto parcial? Oo
|
Masteles Veterano |
# jan/09
· votar
AUhauhahuhauhuahua
tipo vc entendeu!
o cara tem que saber em que tonalidade está cantando independente da melodia tocada!
nao me expressei direto!
sorry
|