Tessitura; duvida sobre graves

Autor Mensagem
    Felipe B.
    Veterano
    # abr/08

Bom, ontem pedi pro meu professor que queria saber minha extensao e tessitura, depois de um tempo ele me disse que alcanço de um A1 até um Ab4..

Até ai tudo bem. Em outro ponto da aula, começamos a conversar sobre respiraçao e ele me falou que preciso primeiro controlar os graves pra conseguir controlar os agudos...e depois me passou 1 exercicio, no qual eu repito um frase "suavizando" as palavras e pronuncio-a lentamente, com apenas uma respiraçao..

entao galera, queria saber se a minha tessitura é boa, e tbm, se alguem puder, queria que me passasse uns exercicios referentes à controle do ar nos graves, como frases, vocalises.. essas coisas

vlw a todos

ps: usei a busca, mas n achei nenhum topico de exercicios desse tipo

membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar

Felipe B.

Não creio que ninguém vá passar exercícios para você. Isso não seria nada correto e uma irresponsabilidade.

Bom, ontem pedi pro meu professor

No mais, não vejo nenhuma necessidade de você querer acrescentar alguma coisa às suas aulas por conta própria.
    Você não confia no seu professor? Não acha ele competente o suficiente para saber o que te passar e quando?
    Se você não acha isso o meu conselho é você trocar de professor. Fora isso não existe justificativa para tal.

Felipe B.
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Cantante

Bem cara, eu só queria que, se alguem soubesse mais exercicios pra graves, que me mostrasse, porque eu só sei um, que é o que o meu professor me passou

E sobre o que vc falou sobre confiar ou nao, eu só quis saber minha tessitura e pedi que ele checasse pra mim...

membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08 · Editado por: membro
    · votar

Felipe B.

Acho que vc não entendeu o que eu quis dizer.

O que estou perguntando é se você não confia no trabalho do seu professor, porque se ele só passou isso deve ter (espero) lá as suas razões. Eu ficaria no mínimo pensativo se um aluno meu pegasse exercícios ou vocalises na internet e fosse fazendo sem nenhum acompanhamento. Certamente o seu professor não iria gostar se soubesse, penso eu.

Quanto a saber a tessitura, nenhum problema, mas de A1 até um Ab4 não bate. Só se estão contando falsete tudo junto, aí não dá.

Depois mais, exercícios para controle de ar nos graves...ora, seja grave ou agudo o sistema é o mesmo. O apoio é o mesmo e pensando nessa sua classificação vocal, se for tenor, não vai querer "treinar" graves.

Felipe B.
    Veterano
    # abr/08
    · votar

ah cara, acho que entendi errado o que vc falou..desculpa a interpretaçao haha

Bem, eu confio bastante no meu professor sim, mas acho que eu que estou muito empolgado com a coisa, com o intuito de ver alguma melhora aparente..Mas, todos os exercicios que eu pego na internet, eu vejo com ele se posso ta fazendo, ai ele me auxilia ou as vezes descarta se achar que nao precise...

Ah, e sobre a tessitura..eu to contando o falsete sim, mas tem algum problema ou é melhor contar até o alcance normal da voz e depois o falsete separado?

Bem, eu sou tenor sim, mas nao quero ficar bom só em agudos, quero tbm pegar bastante os graves, mas sem deixar de treinar os agudos

cara, desculpa te fazer tanta pergunta hehe, e desculpa se eu interpretei mal qualquer coisa que vc disse em algum momento

membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar

Bem, eu sou tenor sim, mas nao quero ficar bom só em agudos, quero tbm pegar bastante os graves, mas sem deixar de treinar os agudos

Se é que posso dar um conselho (pelo menos de voz de tenor eu entendo), é simplesmente não se preocupe com graves. A voz de tenor só tem brilho da região média pra cima.
    Não que não se deva ter os graves, não é isso, mas um tenor jamais deve se "preocupar em ter graves" porque não é a "nossa" praia.
    O que acontece é que esses graves virão sozinhos conforme a sua técnica for se aprimorando e não existe nenhuma necessidade de fazer isso ou aquilo para reforçá-los porque simplesmente isso vai puxar a voz para baixo.
    Eu nunca passo exercícios para um tenor indo mais grave que um dó2 e esse dó tem que ser feito sem peso, só pra constar.

cara, desculpa te fazer tanta pergunta hehe, e desculpa se eu interpretei mal qualquer coisa que vc disse em algum momento

Que nada meu, quando a dúvida é legítima tem que perguntar mesmo. Se nóis souber nóis responde.

thiago stteffen
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Inspire fazendo o apoio.
    Depois solte o ar fazendo som de S.

sssssssss

O importante, é soltar o minimo de ar possível, emitindo apenas o volume necessário para poder escutar o s.
    Desse jeito vc vai ter noção se sua respiração e seu controle como estão.

O outro vc vai fazer a mesma coisa, mas assim

sssSsssSsssSssSssss

Onde o S maiúsculo, é óbviamente emitido com mais volume. Este é mais específico para o controle.
    Você vai reparar que no começo, vai existir uma diferença enorme entre o tempo que vc consegue no primeiro para o segundo exercício.
    Aí vc irá começar a dosar melhor o ar.

membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/08
    · votar

thiago stteffen

Por isso que eu não acho correto passar exercícios na net por mais simples que sejam.

Inspire fazendo o apoio.
    Já pensou o que isso quer dizer para alguém que não tem noção do que é apoio e como ele é feito corretamente?

No fim das contas isso não ensina o que é apoio, é apenas um exercício de respiração que sozinho não resolve nada.

thiago stteffen
    Veterano
    # mai/08
    · votar

cantante

Cara, ele disse que faz aulas.
    Se ele faz aulas, acredito que PELO MENOS o apoio ele já saiba fazer. Não vejo nada de mais o cara querer compartilhar experiencias e perguntar um ou outro exercicio, tendo em vista que este exercicio não o prejudicará em hipótese alguma. Concordo que se ele não souber apoiar não vai resolver muita coisa, mas, caso saiba aí está uma dica para ele.

No mais, eu acho que o pessoal fica muito centrado em "eh bobeira passar exercicio por internet, procure professor". Acho que esta "politica" limita demais o fórum, que geralmente se resume aos agudos do andré matos, o drive de não sei quem e de vez em quando alguem mostrar uma gravação caseira.

Esta é a minha opinião e não acho que ela vá mudar grande coisa, por isso sou registrado no site e posto raramente.

Abrs

membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/08
    · votar

Se ele faz aulas, acredito que PELO MENOS o apoio ele já saiba fazer.

Tomara cara, tomara.

shoyoninja
    Veterano
    # mai/08
    · votar

thiago stteffen
    Se ele faz aulas, acredito que PELO MENOS o apoio ele já saiba fazer

Eu fiz 2 anos de aula com um certo cidadão. Fazia todos os exercícios com ssss, tsss,xxxxxxxxssss e outros tantos ésses.

Advinha qual foi a primeira coisa que tive que aprender agora que mudei de professor?

Apoiar.

thiago stteffen
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Eu fiz 2 anos de aula com um certo cidadão. Fazia todos os exercícios com ssss, tsss,xxxxxxxxssss e outros tantos ésses.

Advinha qual foi a primeira coisa que tive que aprender agora que mudei de professor?

Apoiar.

ahuUHAHuAHUUHAUHAUHAhuAhuAuhA

O duro é que é verdade.
    Minha primeira aula com o André Rima aprendi a respirar e apoiar. Eu tinha feito uns 8 meses antes com uma professora onde eu fiz mtos mas mtos vocalizes mesmo, mas nao adiantou muita coisa....

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tessitura; duvida sobre graves