Tessitura e Técnica vocal aplicada

    Autor Mensagem
    Luc
    Veterano
    # nov/04


    Já fiz uma busca aqui no fórum (uma busca não muito bem-feita, mas, ainda assim, uma busca) e não encontrei as respostas que eu queria. Se alguém puder ajudar, eu agradeço:

    Tessitura:

    1 - Qual é a definição de tessitura ?

    2 - Há alguma maneira de aumentar o alcance da tessitura ?

    3 - Quais são os "perigos" a que um cantor se submete ao cantar fora de sua tessitura ? Há uma maneira "correta" de se cantar fora da tessitura, sem ser usando o falsete ?

    Técnica vocal aplicada:

    4 - Praticando os exercícios, a técnica vocal (apoio correto, respiração, postura, aquecimento, etc.) torna-se involuntária a partir de algum momento ? (como dirigir um carro, por exemplo, quando, no começo você presta muita atenção, mas, eventualmente, você não precisa mais ficar tão atento)

    5 - Qual seria o momento certo no decorrer do aprendizado (e os exercícios), para começar a praticar o Drive ? Já tendo dominado bem a técnica vocal, ou incorporando os exercícios de Drive junto com os exercícios de vocalize ?

    VALEU

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    Vou lhe dar um pouco do meu conhecimento aqui:

    1 - Qual é a definição de tessitura ?
    É a região mediana/confortável da sua voz, onde é classificada sua voz.

    2 - Há alguma maneira de aumentar o alcance da tessitura ?
    Creio que não, tessitura é mais ou menos como seu timbre. O que pode mudar é a sua extensão.

    3 - Quais são os "perigos" a que um cantor se submete ao cantar fora de sua tessitura ?
    Perigos de perca de potencia da voz, tirando brilho e etc da sua regiao mediana/ tessitura.

    Há uma maneira "correta" de se cantar fora da tessitura, sem ser usando o falsete ?
    Sim, utilizando do apoio, com mtos aquecimentos, mas isto não exagerando, pq se está fora da tessitura, então não é sua voz, é algo artificial, mesmo sendo belting, voz de cabeca ou falsete.

    torna-se involuntária a partir de algum momento ?
    Bom, isto é um pouco polêmico, já tivemos uma discussao a respeito aqui no fórum, com o nosso amigo RONNIE. E cheguei a conclusão que o diafragma/apoio não é involuntário, mas com o decorrer dos anos de estudo e práticas vc acaba fazendo-o naturalmente.

    5 - Qual seria o momento certo no decorrer do aprendizado (e os exercícios), para começar a praticar o Drive ?
    Não comento nada a respeito.


    Abraços!

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    Eh, a jolie respondeu tudo, mas qnt a questaum quatro, o diaframa, o apoio, a respiraçaum e tal devem ser treinados atravez de vocalizes para que no canto seja algo mecanico, imagine soh vc cantando e pensar. Po, agora eu respiro, agora eu reforço o apoio, agora eu coloco vibrato, agora eu...
    Em fim, num dah neh, tem q ser como dirigir carro mesmo.
    Agora, a cinco eh polemica, muitos aqui te diraum, nunk, jamais encorpore o drive no seu canto. Bem, saum raros os professores q ensinam drive como uma técnica, entaum o q vc deve fazer quanto a isso eh critério seu, veja se vc sabe faze-lo, se te prejudica, pare, tente de outro jeito, vai com calma, nada de se esgoelar, eh bem certo q isso vc terá q aprender sozinho, analisando aqueles q o fazem, vendo a postura, o apoio (sim, drive tem muuuuuito apoio, o mais forte de todos, a força vem toda do abdomem q chega a fadigar a regiaum, como num exercício). LEMBRE, drive num vem das pregas, jamais afete a fonte da sua voz, senaum toda sua voz sera afetada. APOIO, RESSONANCIA NA CABEÇA, FALSAS PREGAS VOCAIS, essas saum as pistas para se executar um drive.

    BozoCareca
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe
    Isso ae. Mesmo numa região confortável pra mim eu tenho medo até de tentar fazer drive com voz de peito.. huahuahua
    Aliás, não sei nem se dá. Então é isso: voz de cabeça e um abraço.. ehehhe


    Mas quanto ao momento certo para começar a prática do drive, como ele envolve o desenvolvimento das suas noções de apoio e ressonância, eu acho melhor começar a sua prática depois que você já tiver consolidado o seu conhecimento vocal.

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    BozoCareca
    Eh, drive em voz de peito a lah metalica eh mais foda, nem viajo nessa praia naum. Concordo em q o cara deve ter uma boa noçaum de tecnica, de apoio, respiraçaum, etc, antes de tentar essas técnicas traiçoeiras, assim ele pelo menos vai ter mais apego a voz, num vai ficar fazendo besteira.

    Alexandre Bruno do Prado Silva
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    1-regial confortável de voz. 2-nâo.ou você chega no tom ou nãO CHEGA 3-TÉRRIVEIS e arriscado cantar fora da tessitura mas se você fizer vocalizações sempre voce poderá chegar em sertos agudos que antes não conseguia Mas NÃO TEM COMO ALMENTAR A TESSITURA

    Douglas_ems
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    vou discordar, acho que aumentando a extensão você aumenta a área em que você canta com conforto.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Douglas_ems
    pq vc acha isso?

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Todos parecem concordar que a tessitura é a região aonde o cantor sente-se mais confortável para cantar. A minha pergunta pode ser meio besta pra quem já entende de canto:

    Considerando o termo TESSITURA como área de conforto, existe algo como "tessitura (área de conforto) da voz de peito", "tessitura da voz de cabeça" e "tessitura no falsete" ? Pergunto isso por causa das passagens. Seria bom verificar até onde consegue-se ir com a voz, de maneira confortável, em cada um dos registros ? (Meio como que ter em mente qual é o seu alcance confortável dentro de cada registro)

    Porque isso auxiliaria na hora de treinar passagens, por exemplo, não ? Isso faria com que o cantor ficasse mais consciente dos seus limites. Ou não tem nada a ver ?

    Aproveitando o assunto de passagens: alguém pode me passar um link que fale sobre como treinar passagens, ou dar uma geral no assunto aqui, por favor ?

    Falou

    Douglas_ems
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Barbara Jolie

    Douglas_ems
    pq vc acha isso?


    Se eu fazendo vocalizes e técnica vocal para aumentar a extensão logo a minha tessitura vem junto. Se agora estou pegando uma nota a mais na minha extensão, as outras um pouco mais grave/agudo começam a entrar na tessitura.

    E também pelo que eu ouvi dizer quando você aumenta sua extensão pros agudos os graves também aumentam, não na mesma proporção, mas aumentam.

    Nâo sei se expliquei direito, mas é o que eu acho.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Barbara Jolie
    não é achar maninha..funciona assim...conforme você vai aumentando sua tessitura...sua zona de conforto se torna maior!:D

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    Douglas_ems
    Bom, eu ainda penso que tessitura tah ligado com o timbre, q consequentemente nao muda.

    Luc
    Qnto a passaggio, eu nao sei mta coisa, pra lhe ajudar.

    Abraços!

    Gippe
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Gippe
    · votar


    Douglas_ems
    FáBiO LiOnE
    Eh, minha fesso tbm falava nisso, na verdade nossa tessidura eh naturalmente diminuta sem o uso (ou alguem aqui acha q duas oitavas de tessidura vocal saum completamente confortáveis???). Com o tempo a tessidura realmente se forma.

    Luc
    Cara, canto num eh mecanico. Jah te disse q num dah pra ficar pensando, nossa, to no mi3, agora rola um passagio; agora to no si3, outro passagio pro do4, e assim por diante. As coisas saum naturais, sua voz aviza qnd vc precisa mudar de marcha, entende, soh treinando vc pega o jeito com passagens e tal. Unica coisa q vc tem q ter em mente eh saber o caminho q vc tem q ir, saber q eh na voz de cabeça q vc tem q entrar acima do registro de peito e como se faz a voz de cabeça e assim pra todos os registros. E lembre-se, se a subida pros agudos com a passagem está complicando, saiba q a descida eh ainda mais difícil :/ Entaum pratique, cara, e muuuuuuito

    floor jansen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    A tessitura não aumenta, pois realmente está ligada ao timbre ...o q acontece é q qdo começamos estudar, a cantar....conseguimos ir até determinadas notas, então o alcance vai aumentando d acordo com o q o seu timbre consegue alcançar....então a tessitura vai junto....(é como se fosse por exemplo uma estrada com digamos 170km, e sem possibilidade d aumento, então vc começa a percorrer km por km, mas vai chegar até os 170km) ou seja, vc já tem uma predisposição natural para tais notas...o q seria o seu limite, e isso é muito particular, d voz para voz, tem tenores q alcançam determinadas notas q outros não alcançam...pois depende d vários fatores, inclusive a qtidade d pregas vocais.

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe

    Jah te disse q num dah pra ficar pensando, nossa, to no mi3, agora rola um passagio; agora to no si3, outro passagio pro do4, e assim por diante

    Meu cliente alega ignorância no assunto, Meretíssimo. E aproveita pra agradecer ao sr. Gippe pelas informações novamente cuidadosas e detalhadas.

    Ass. Perry Mason

    floor jansen

    (como dirigir um carro, por exemplo, quando, no começo você presta muita atenção, mas, eventualmente, você não precisa mais ficar tão atento)

    é como se fosse por exemplo uma estrada com digamos 170km, e sem possibilidade d aumento, então vc começa a percorrer km por km, mas vai chegar até os 170km

    Viva as metáforas automobilísticas !

    floor jansen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    hahahaha...nem tinha prestado atenção....

    Douglas_ems
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    quantidade de pregas vocais? como assim? tem gente que tem mais ou menos de 1 par? O_o

    marcos_alexandre_cba
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Neste trecho aki da Barbara Jolie:

    "3 - Quais são os "perigos" a que um cantor se submete ao cantar fora de sua tessitura ?
    Perigos de perca de potencia da voz, tirando brilho e etc da sua regiao mediana/ tessitura. "

    faltou acrescentar que podem causar danos as pregas vocais, calos e etc...

    Daniel Coronado
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Sobre a "quantidade" de cordas vocais, o que se quer dizer, é o seu tamanho! Ha uma pesquiza não muito recente que parece comprovar que cada tamanho de corda vocal tem um registro diferente! Esse tamanho é medido em mm!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    quantidade de pregas vocais??não existe isso...é a mesma quantidade para todos...o que você quis dizer é o tamanho e espussura...isso sim varia...

    Luar_rs
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Olá!
    Eu faço faculdade de licenciatura em música e pra falar a verdade, mesmo estando no 7 semestre, ainda tenho muitas duvidas com relação a tessitura, timbre e extensão... sinto que até mesmo os professores se confundem na hora de classificar a minha voz e por isso costumo trabalhar ela ao meu modo... trabalho a extensão nos meus limites procurando nao forçar nada e confesso que tenho encontrado varios caminhos que as aulas nao me proporcionaram... as vezes sinto que os professores de canto tem muito medo de trabalhar a voz dos alunos e em muitos casos esquecem de perguntar ao seu aluno como ele se sente afinal, se a tessitura deve ser confortavel devemos lembrar confortavel a quem? acredito que nem tudo pode ser detectado pelo ouvido do professor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tessitura e Técnica vocal aplicada