Tessitura - Classificação - Sem Radar (LS Jack) cover - SylvioLima/Jattto

    Autor Mensagem
    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/07 · Editado por: Jattto


    Dae, povo!

    Volto ao fórum para mais um post. :P (Não, não esqueci das respostas pendentes, em breve o farei)

    O Sylvio e eu temos conversado sobre timbres, tessitura, classificação, etc. Nossas vozes são curiosas, porque têm o timbre claro (como o de tenores) e extensão média (como a de barítonos). Mas até que ponto esses fatores influenciam e podem determinar a classificação vocal?! Seguindo uma escala gerada pelo Cubase, fomos tentando cantar as notas que alcançamos, incluindo um pouco de esforço nos extremos, mas descartando a região de falsete. Estamos postando aqui, juntamente com uma gravação em comum (LS Jack - Sem Radar), para que possam ouvir e avaliar o timbre, extensão (em questão de tessitura), região de conforto e a de brilho da voz. E a partir disso, se puderem sugerir uma classificação para cada um de nós, seria interessante. Estamos conscientes de que pouco importa classificação vocal pro nosso canto e de que, se fosse mesmo o objetivo ter uma classificação vocal mais precisa, não poderia ser feita nessas condições: sem aulas de canto, sem técnica, etc. O caso é somente por curiosidade... em saber o que o povo do fórum ACHA. :P

    Lembrando que pela tessitura, segundo o próprio tópico fixo relacionado à classificação vocal, nós dois poderíamos ser baixos ou barítonos ou tenores (estranho, não?). Visto que a tessitura do Sylvio é de aproximadamente Sol1 a Si3 e a minha de aproximadamente Fa1 a La3 (vide gravações). A música cover entra na história para melhor análise da voz (região de conforto, região de brilho, timbre, ...).

    Tessitura - João (mp3 com notas de Fa1 a La3):
    http://www.4shared.com/file/25418009/5b7e5142

    Tessitura - Sylvio (mp3 com notas de Sol1 a Si3):
    http://www.4shared.com/file/25417490/ac0aea25

    Sem Radar - João:
    http://www.4shared.com/file/25417746/f2818f04

    Sem Radar - Sylvio:
    http://www.4shared.com/file/25417925/374c5432

    Contamos com a participação do pessoal! ;)

    Abraços!


    EDIT: as Sem Radar foram gravadas cada uma em take único. :P

    cybx
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Jattto

    Primeiramente, não entendo nada de tessitura e classificação vocal, ou seja, não sei como deve se levar em conta o modo de execução das notas e o esforço emitido em cada uma delas para que a classificação seja feita com exatidão. Porém, a minha impressão é que vcs gritaram no agudos finais, emitindo um esforço mais do que necessário para atingir tal nota. Enfim, é só o que eu acho.

    Com relação as músicas, eu achei que vc esteve melhor que o Sylvio. O seu encaixe de voz (ressonância) estava melhor do que em algumas partes que o Sylvio deixou a desejar. Algumas semitonadas aqui ou ali, mas nada que comprometesse.

    No geral ficou bem aceitável, tanto a sua como a do Sylvio, porém, a sua com uma ligeira vantagem.

    Espero ter ajudado!

    Abraços!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07 · Editado por: membro
    · votar


    Vcs nunca viram de perto um barítono ou um baixo cantando?

    Com esses graves soprosos nem na China.

    O que me "parece" é simplesmente dois tenores que não sabem como fazer agudos porque nao usam a cobertura, como faz o tio Bruce. Só o João que me parece ter uma voz mais pesada é que teria que analisar melhor se é uma colocação mais baixa.

    Cobertura = caminho para registro de cabeça

    Sem isso não vai. E podem ter certeza que os dois vão bem mais agudo do que isso.

    De qualquer maneira são dois timbres muito agradáveis.

    cybx
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante

    Ainda bem que minha impressão estava correta. :)

    Ah.. Gérson, te deixei uma msg nos teus recados, depois da uma olhada.

    Valeu!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    cybx

    Sem problemas! \0/

    Tudo em paz!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    cybx

    Porém, a minha impressão é que vcs gritaram no agudos finais, emitindo um esforço mais do que necessário para atingir tal nota.
    Respondendo quanto a mim, não sei bem se é um grito, apenas tentei acompanhar o máximo que eu pude a escala, a partir dali só sai em falsete.

    Com relação as músicas, eu achei que vc esteve melhor que o Sylvio. O seu encaixe de voz (ressonância) estava melhor do que em algumas partes que o Sylvio deixou a desejar. Algumas semitonadas aqui ou ali, mas nada que comprometesse.
    Uhm... eu não entendo nada dessa história de ressonância e afins... sabe aquele cara que canta (ou acha que canta) sem saber detalhe técnico nenhum? Sou eu, pra minha própria infelicidade... rs Quanto às semitonadas, sim... existem dois motivos básicos: cantei umas três vezes antes de gravar pra pegar a melodia da música que eu só conhecia pq o Sylvio já havia postado no fórum um outro treino dele com ela e tbm pq eu ainda não consigo ter afinação quase impecável gravando em único take. Aliás, foi em único take, mas regravei o verso "Por mais que eu tente esquecer" porque minha voz tinha falhado... motivo? É agudo e nada confortável pra mim.

    Abraços pra vc tbm, Matheus, obrigado por ter ouvido e comentado! ;)

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    Cantante

    Vcs nunca viram de perto um barítono ou um baixo cantando?
    Olha... barítono eu não vi, pq no coral em que eu tava não tinha barítono, mas baixo tinha! Realmente eles têm bastante brilho nos graves e são bem consistentes...

    Com esses graves soprosos nem na China.
    Ahhh... mas são só os primeiros que estão assim, não? Acho que a partir do Si1 já está mais aceitável ou não?

    O que me "parece" é simplesmente dois tenores que não sabem como fazer agudos porque nao usam a cobertura, como faz o tio Bruce. Só o João que me parece ter uma voz mais pesada é que teria que analisar melhor se é uma colocação mais baixa.
    Uhm... interessante tua observação. Eu sempre me tive como barítono, porque nunca consegui cantar uma música toda do Angra sem ter que baixar tons e eu acho que meus médios têm bastante brilho. Eu não sei o que é cobertura ou como fazer. Todos tenores usam ela pra alcançarem seus agudos? Tenores teoricamente teriam que ter brilho nos agudos da voz, né? Então esse brilho acontece na região feita com cobertura (Em registro de voz de cabeça? Putz! Que nó na cabeça... Cantar com cobertura é cantar em voz de cabeça? Oo)?

    Cobertura = caminho para registro de cabeça
    Caminho? Seria um passágio? Eu não entendi... fiquei tri confuso.

    Sem isso não vai. E podem ter certeza que os dois vão bem mais agudo do que isso.
    Uhm... bem mais agudo?! Bah, cara, eu realmente não consigo entender. As três últimas notas da minha escala eu fiz com um esforço razoável. Aquela MY HEART DRAWS A DREAM que eu postei no fórum tem mais semitonadas que o normal pq é bem agudinha pra mim e não é uma região confortável pra eu cantar. Tanto que outro dia eu cantei ela no mesmo tom que postei no fórum (0.5 tom abaixo da original) por 4 vezes seguidas e fiquei depois por uns 5 dias com uma sensação estranha na garganta ao engolir saliva e comida, lembrando um calo. Como eu repousei a voz, passou, mas fiquei assustado e nunca mais cantei ela no dito tom, agora sempre canto 1.5 tom abaixo. Tem certeza que mesmo com essas questões eu posso ir muito mais agudo? Hehehe... que viagem! É essa tal cobertura que proporciona isso? É difícil de aprender a fazê-la? Muito curioso...

    De qualquer maneira são dois timbres muito agradáveis.
    Ah... que massa saber que curte! :P
    o/


    Valeu ae, velhão, por opinar! Aguardo novas respostas! :P
    []s

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    Cobertura = caminho para registro de cabeça
    Caminho? Seria um passágio?


    Exato, ou seja, (sem contar o falsete por enquanto) pensemos em dois registros: peito e cabeça. Dois registros = uma passagem.
    Vc vai até a sua nota de passagem e adentra o registro de cabeça fazendo exatamente a cobertura. È o que possibilita vc a alcançar os seus maiores agudos, isso em todas as vozes. Sem isso fica o que me deu impressão de ouvir em vcs que é subir muito agudo no registro de peito, que fica mais parecido com um grito mesmo.
    Então o caminho para os agudos passa obrigatoriamente pela passagem de registro, a não ser que o objetivo seja o Belting que é exatamente cantar o agudo em registro de peito que é o mesmo que um belo berro com consequências danosas para a voz a longo ?? (pra mim a médio)prazo.


    Tem certeza que mesmo com essas questões eu posso ir muito mais agudo? Hehehe... que viagem! É essa tal cobertura que proporciona isso? É difícil de aprender a fazê-la?

    Olha. Tem gente que consegue encontrar esse caminho logo e outros ficam meses tentando sem sucesso. É muito pessoal mesmo.

    Um abraço.

    cybx
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante

    Eu uso a cobertura desde as notas mais graves até as mais agudas, isso é errado?

    Pelo menos penso que uso. Cobertura seria o palato mole curvado pra trás/cima para a voz ressonar na máscara facial porém sem anasalar, correto?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07 · Editado por: membro
    · votar


    Eu uso a cobertura desde as notas mais graves até as mais agudas, isso é errado?

    cybx

    A cobertura em termos de posição lembra o bocejo. O problema é que se vc usa o tempo todo, a voz fica abafada, perde o brilho e torna o ato de cantar uma coisa bem mais cansativa do que deveria ser. Fatalmente vc perde em projeção e a interpretação fica prejudicada, mesmo porque não é necessário fazer a cobertura no registro de peito - SALVO se vc quiser dar algum efeito de interpretação, mas isso tem que ser feito com total controle.
    Excesso de cobertura joga a voz pra trás, na garganta.

    Tem muita escola de canto e é meio comum por aí, principalmente qdo vc vê escrito METODO REVOLUCIONARIO DE CANTO, blá blá blá...ou em corais, os professores insistirem em que se deve cobrir em excesso. Pra coral funciona, se bem que coral é o lugar onde tem maior número de pessoas com problemas vocais por metro quadrado, justamente por causa dessa coisa de cantar abafado, pra dentro.
    Se alguém quer ser solista tem que abandonar essa idéia.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    Cantante
    a longo ?? (pra mim a médio)prazo.
    Pra mim a curto. E vale dizer que brasileiro não sabe fazer Belting. Na Brodway se usa laringe alta como pede o estilo, mas tb sobe-se o véu palatino, o que dá uma "certa" cobertura e deixa a voz um pouco mais agradável. No Brasil prega-se simplesmente laringe alta e nada mais, soando cada vez mais como um grito.

    De uma maneira ou de outra, eu to fora de belting, na boa. Posso até usar, mas como um ornamento e não como uma tônica.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    cybx
    O problema é que se vc usa o tempo todo, a voz fica abafada, perde o brilho e torna o ato de cantar uma coisa bem mais cansativa do que deveria ser.
    Exato. Como temos falado a muito tempo, devemos sempre minimizar esforços, entende? Com a tentativa de cobertura nos graves, é possível ainda que vc desenvolva uma tendência de tensionar a língua pra escurecer o timbre (empurrando a voz pra trás) com uma pseudo-impostação que lembra cobertura. E na verdade não é.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    Jattto
    Uhm... bem mais agudo?! Bah, cara, eu realmente não consigo entender. As três últimas notas da minha escala eu fiz com um esforço razoável.
    Johnny, é exatamente ai que mora o problema. Tu não usa drive, não usa nenhum recurso de Rock que possa justificar um mínimo esforço. Conseqüentemente só resta uma dedução: Estas cantando totalmente errado, sem apoio e subindo pros agudos gritando. Não existe agudo consistente sem voz de cabeça, não existe voz de cabeça sem cobertura e não dá pra fazer uma cobertura correta sem um bom apoio pra pensar em emissão mais alta e canto sem esforço. É tudo uma cadeia de fatores que só podem ser resolvidas com um professor.

    Abraços.

    PS: Não ouvi, to indo pelo que o Cantante está dizendo pq ele sabe muito bem o que diz. :)

    cybx
    Veterano
    # out/07 · Editado por: cybx
    · votar


    Christhian
    Cantante

    Entendi. Eu achava que usava cobertura o tempo todo, mas depois de ler o que vcs falaram eu cheguei a conclusão que não uso não.

    O que eu faço é tampar a respiração pelo nariz para a voz não anasalar (sair completamente pela boca) e somente qnd pronuncio N, M, B e P que a voz tendencia a sair pelo nariz.

    Skinwalker
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Skinwalker
    · votar


    achei legal a ideia de vcs dessas comparações =) e reparei logo numas coisas interessantes... pelas tessituras o Sylvio vai mais agudo mas faz um esforço maior pra cantar sem radar(pela logica seria o contrario) entao eu suponho que pra igualar o Sylvio em tessitura o Jatto resolveu ir até o F1(para os 2 terem 2oitavas e uma terça) tanto que foi qse um Fry no F1... e o sylvio foi em agudos bem gritados já... acho que se cantassem apenas duas oitavas(reduzindo um tom agudo e um tom grave) ficaria com mais brilho e menos esforço
    e sobre o que interessa que é classificação... eu nao manjo nada =)

    cybx
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Skinwalker

    para os terem 2oitavas e uma terça

    Cara, duas oitavas e uma terça é bastante coisa, algo impossível de se conseguir com uma pessoa normal sem treinamento específico de extensão.

    Do jeito que eles executaram as notas, não dá pra dizer que estas são realmente as referentes classificações de cada um, pois os dois se esforçaram demais.

    Skinwalker
    Veterano
    # out/07
    · votar


    cybx
    concordo mas eu citei isso apenas pq eu acho que um foi nessa quantidade de notas e o outro foi no msm pra uma comparação mais igual.... eu msm falei que deveriam ir menos pq tem notas sem brilho e bem esforçadas...
    mas eu acho que isso serve mais de curiosidade do que de "Tessitura" pois nisso deveriam pegar as notas onde conseguem cantar bem sem esforços.
    abraços m/

    cybx
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Skinwalker

    Exatamente, o que eu quis dizer foi enfatizar o seu comentário, pois eles não tem duas oitavas e uma terça de extensão e mesmo assim pegaram por aí.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    Skinwalker
    E ae kra...

    mas faz um esforço maior pra cantar sem radar
    Me desculpa... mas talvez vc esteja enganado. Não é desculpa minha não... mas essa gravação de Sem Radar foi feita após 1h30min de canto seguido. Ou seja, eu estava um pouco cansado já (e isso é pq eu nao uso tecnica nenhuma). E esse jeito 'gritado' de cantar é meu mesmo... e foi feito de propósito... não é um sinal de esforço. Tanto que no final eu seguro a nota por um tempo. Se eu estivesse me esforçando... minha voz estaria 'rasgada' e eu talvez conseguisse segurar muito pouco a nota, como um Si3. Mas a nota final de Sem Radar é um mero Fa3... nota média-aguda. Eu consigo cantar essa música até 1,5 tom acima do tom original (nota máxima: La3)... portanto... não tem muito motivo pra eu me esforçar nesse tom. Depois... se já estiverem de saco cheio de ouvir essa música... eu posto a versão de 1,5 tom acima... Nesse tom sim já existe esforço da minha parte.

    O Si3 é uma nota que eu alcanço com relativa estabilidade em relação a notas mais altas. A partir do Si#3 minha voz falha... mas eu não deixo de alcançar ... apenas é uma nota que eu não considero minha pq nao é utilizavel... é muito forçada e o falsete já entra automaticamente.

    Cantante
    Obrigado pelos esclarecimentos!

    Obrigado a todos que postaram!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    Skinwalker
    eu msm falei que deveriam ir menos pq tem notas sem brilho e bem esforçadas...
    Kra... eu posso estar enganado... mas tessitura são TODAS as notas em voz plena... com brilho ou sem que eu consigo fazer, não?... Se fosse para colocar minhas notas com brilho, tiraria as 2 primeiras notas (Sol1 e La1 e a última, Si3) ou até mais....

    cybx
    pois os dois se esforçaram demais.
    Cara... eu juro pra ti... mas não entendi isso. Me esforcei? So em Sol1 e em Si3. O resto, eu não senti tanta dificuldade não... Eu poderia fazer muitas e muitas vezes mais... talvez eu esteja estragando minha voz eu falando besteira... mas eu falo o que eu senti na hora que eu gravei. Afinal... um La3 não é tão alto assim, é? Nem um La1 é tão baixo...

    Se quiserem... tenho uma outra gravação comigo dando um La#3 e um Si3... só que cantando.

    Abraços e obrigado por opnarem!


    Cantante
    Kra... o wikipedia pode ser considerado uma referencia? As informaçoes contidas lá procedem? Como pode um baritono alcançar um Si3... se todos os baritonos que eu já ouvi alcançam no máximo um Fa3 ou mesmo um Sol3. As tessituras que estão lá são de notas que uma pessoa NORMAL pode cantar ou que uma pessoa TREINADA pode? Por exemplo... um Re4 é muito alto... um tenor lirico ligeiro sem estudo consegue alcançar essa nota? Se nao... até que nota podemos estimar?

    São dúvidas que sempre tive. Se puder, recomende arquivos que eu possa baixar tbm pra eu ouvir os 3 tipos de vozes. Tenho curiosidade em ouvir um Baixo Profondo e um Lirico Leggero!

    Abraços!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    SylvioLima
    um tenor lirico ligeiro sem estudo
    Isso soa totalmente paradoxal.

    Já é difícil saber a classificação estudando, pois alguém pode "se achar" barítono simplesmente por "atingir notas". Mas pode, por exemplo, estar baixando demais a laringe pra atingir tons graves ou gritando pra atingir agudos. Pessoalmente, penso que pra se definir uma classificação é melhor procurar a própria voz primeiro e isso leva bastante tempo em estudos. Pensar em sub-classificação então é impossível.

    E vale lembrar que é comum pegar cantores populares "cantando" fora da tessitura. Isso ocasiona lesões gravíssimas e em muitos casos, o sujeito não chega aos 30, 35 cantando.

    Abraços

    cybx
    Veterano
    # out/07 · Editado por: cybx
    · votar


    SylvioLima

    Os graves estão soprosos como o Cantante disse, e nos agudos fica evidente o seu esforço pq vc nem mantém a nota. Só da um berro e pára imediatamente. Sinal de que vc está se esforçando sim para alcançá-las.

    Foi o que o Cantante mesmo disse, vc levou praticamente em voz de peito tudo, não passou para voz de cabeça pois não usou a cobertura. E por mais que vc não tenha sentido tensão na hora, ela está presente, pois muitas vezes nós achamos que não estamos tensionando nada, quando porém estamos tensionando sim, o que causaria um mal para a nossa voz a longo prazo, e nao a curto como ficar rouco etc.

    Abraço!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    Como pode um baritono alcançar um Si3... se todos os baritonos que eu já ouvi alcançam no máximo um Fa3 ou mesmo um Sol3.

    SylvioLima

    um barítono alcançar Si3 não é assim tão incrível. Alguns tem o Dó4.
    A nota que um barítono tem que ter é pelo menos é o Lá3 que seria o desejável.

    Esse barítonos que vc ouviu devem ser baixos. Um barítono tem que ter essas notas na boa.

    Me parece que tem uma confusão aqui com respeito a tessitura e extensão.
    Extensão seriam todas as notas que vc alcança e tessitura, aquelas que vc pode cantar com conforto, com projeção e sonoridade. Por isso essas notas soprosas não entram na tessitura.


    As tessituras que estão lá são de notas que uma pessoa NORMAL pode cantar ou que uma pessoa TREINADA pode? Por exemplo... um Re4 é muito alto... um tenor lirico ligeiro sem estudo consegue alcançar essa nota? Se nao... até que nota podemos estimar?

    Não precisa nem ser um lirico ligeiro, mas até um tenor ligeiro sem estudo pode não chegar num Sib3. A voz pode ser leve e os agudos estarem lá, mas sem estudo ele não vai pegar. Se pegar na força, com o tempo deixará de conseguir.

    Procure ouvir Alfredo Kraus, grande tenor.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    Cantante

    Obrigado, cara, pelas explanações! Acho que entendi a moral da coisa. o/

    Olha. Tem gente que consegue encontrar esse caminho logo e outros ficam meses tentando sem sucesso. É muito pessoal mesmo.
    Eu imaginei... :P

    Abraço!

    ------------------------------------------------------
    Christhian

    Estas cantando totalmente errado, sem apoio e subindo pros agudos gritando.
    E tu achas que eu tenho dúvidas quanto a isso?! Hehehehe

    É tudo uma cadeia de fatores que só podem ser resolvidas com um professor.
    Sim... tô ligadão. Cê já puxou minha zoreia algumas vezes nesse sentido.
    Quando eu tiver tempo, eu vou fazer aulas, sim. Agora eu preciso me dedicar integralmente à facul pra me formar de uma vez! ;)

    Obrigado por passar por aqui! Abraço!

    ------------------------------------------------------
    Skinwalker

    Jatto
    Quem é esse? Oo

    :p

    ------------------------------------------------------
    cybx

    pois os dois se esforçaram demais.
    Uhm... eu não me esforcei demais de forma alguma. O esforço maior ficou para o Fa1 e Sol1 e Sol3 e Lá3, o resto é suuuuper tranqüilo. Se pareceu, só pareceu mesmo (e não acho que tenha parecido esforçado fora as notas que eu citei).

    ------------------------------------------------------
    Skinwalker

    concordo mas eu citei isso apenas pq eu acho que um foi nessa quantidade de notas e o outro foi no msm pra uma comparação mais igual....
    Na verdade, o Sylvio gravou antes, mas eu não fui em busca de uma mesma extensão pra rolar a comparação aqui, eu simplesmente tentei emitir as notas que eu conseguia. Ter dado justamente o mesmo número de notas do Sylvio é simples coincidência.

    ------------------------------------------------------
    Cantante

    Me parece que tem uma confusão aqui com respeito a tessitura e extensão.
    Extensão seriam todas as notas que vc alcança e tessitura, aquelas que vc pode cantar com conforto, com projeção e sonoridade. Por isso essas notas soprosas não entram na tessitura.

    Aham... bom... na verdade, nem tava confundindo, tava era equivocado mesmo, porque achei que tessitura fosse todas as notas alcançáveis em voz plena e extensão fosse a tessitura + falsete (+ whistle, se for o caso). Tessitura é somente notas na região de conforto? Uhm... então atualmente eu devo ter 1,5 oitava de tessitura. :P E de extensão, 3 oitavas (incluindo o falsete e as notas desconfortáveis).

    .................................................
    Obrigado a todos que postaram! [2]

    PS: Estou desativando os links para as "tessituras", já tivemos nosso objetivo alcançado com o tópico. Os links para as músicas permanecem para quem quiser ouvir e comentar. :P

    Abraços!

    184486
    Veterano
    # out/07
    · votar


    OLá... gostei da interpretação do João... me soou natural... gostei do teu timbre
    Já o Silvio a voz ficou meio forçada nas partes agudas...

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    486
    Vlw por comentar!

    cybx
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Christhian

    Com a tentativa de cobertura nos graves, é possível ainda que vc desenvolva uma tendência de tensionar a língua pra escurecer o timbre (empurrando a voz pra trás) com uma pseudo-impostação que lembra cobertura. E na verdade não é.

    Estava relendo esse tópico e vi que o que aconteceu na aula passada foi exatamente o que vc falou aí. Pelo menos, eu acho que foi.

    Lembra qnd vc me falou que eu tava escurecendo o I, tensionando a língua e tudo mais? Falou pra eu colocar os dedos embaixo do queixo pra sentir a tal tensão. Então, acho que foi isso que aconteceu, tentei dar uma cobertura excessiva (lembra que falei que peguei vício de tentar imitar o I do Coverdale?) e gerou tensão.

    Vou ficar atento pra não fazer mais isso, to conseguindo aos poucos parar de imitar os cantores, como eu fazia antigamente, e cantando com a minha voz mesmo, apenas tentando chegar nas notas, e não imitar o timbre.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    184486

    OLá... gostei da interpretação do João... me soou natural... gostei do teu timbre

    o/

    Valeu, man!
    Obrigado por comentar.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tessitura - Classificação - Sem Radar (LS Jack) cover - SylvioLima/Jattto