Blues/rock, sou novo e tenho medo sobre as cordas vocais

    Autor Mensagem
    brandfbr
    Veterano
    # mar/08


    Bom, primeiramente gostaria de pedir desculpa se estou repetindo algum tópico mas como não consegui achar nada específico da minha situação.

    Primeiro: Tenho 14 anos, não sei se isso importa muito mas eu normalmente falo alto e as vezes demais... (é normal, não forço, simplesmente o meu jeito).

    Em Julho do ano passado entrei em uma banda de amigos meus já que eles precisavam de vocalista e eu falo bem inglês (modéstia a parte, morei 1 ano e meio nos EUA).

    Não faço aulas nem nunca fiz aulas de canto, mas fui alertado pelo meu professor de guitarra que isso pode causar graves problemas ás minhas cordas vocais se eu não possuir a técnica adequada.

    Então, ás perguntas:

    1. Quanto tempo seria razoavel eu fazer de aula? (quero aprender a cantar assim mais ou menos, talvez um pouco melhor do que canto hoje, mas de forma segura).

    2. Existe algum tipo de cuidado em especial que eu deva tomar enquanto eu canto e não possuo a técnica adequada? (tenho ensaios todas as quartas, raramente fico rouco depois do ensaio, que dura toda a tarde, mas as vezes tenho dificuldade de alcançar "timbres" mais agudos depois de um tempo no ensaio.)

    3. Algo que eu deveria saber em especial para a minha idade (não faço a minima idéia sobre canto, apenas um pouco sobre respiração com o pulmao ocupando o espaço do diafragma.)

    e 4.... Desculpe a ignorância, qualquer tipo de dica ou sugestão é bem vinda... Especialmente sobre professores em Porto Alegre.

    Obrigado

    Andrelloween
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    brandfbr

    Seja bem-vindo!
    Cara, não é por nada, mas quando o pessoal das antigas ler este post vc vai ouvir (ler) poucas e boas viu!?
    Na boa, não existe tempo de aula para aprender a cantar razoável. Ou vc faz aula pq gosta e tem interesse em se aprofundar ou nem faça.
    Agora, se vc gosta de canto e quiser realmente aprender... procure um bom professor e mande ver nos estudos. Se vc levar jeito pra coisa, certamente não vai querer ficar no "razoável".

    É isso! Espero ter ajudado de alguma forma...

    Abraço.

    Andrelloween
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    brandfbr

    Respondendo a segunda pergunta, já que vc diz que não tem noção alguma de técnica:
    - Não se esgoele para alcançar as notas mais agudas. Cante de uma forma que seja confortável para vc.
    - Em hipótese alguma force a garganta. Se sentir algo raspando ou algum outro tipo de incômodo, pare de cantar. Caso contrário, pode ter sérios problemas nas pregas (cordas) vocais.
    - Tente relaxar fazendo exercícios de alongamento (ombros, pescoço etc.) para liberar a tensão nestas regiões. O ato de cantar deve ser prazeroso e qualquer esforço inútil é prejudicial.
    - Não tente imitar a voz de outro cantor. Cada timbre é único, portanto, cante naturalmente.
    - O PRINCIPAL: não vá muito atrás de exercícios passados pela Internet. Nada substitui um bom professor para orientar o caminho correto a ser seguido.

    BOA SORTE!

    brandfbr
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas, pode deixar o tópico sumir.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    brandfbr

    Vc mesmo pode fechar o tópico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues/rock, sou novo e tenho medo sobre as cordas vocais