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Ricardo Voodoo Veterano |
# fev/08
Olá pessoal!
Estou postando aqui essa dúvida da minha mulher que é vocalista porque ela ainda não tem um user no fórum (aliás, excelente fórum). Estamos com uma dúvida e não temos achado resposta:
Na música Zombie, que é uma do Cranberries conhecida de todos, a Dolores (vocalista) faz uma coisa com a voz que não estamos conseguindo decifrar, no primeiro "fighting" e depois em "cryin'" dá pra ouvir, e depois nos "e" do "zombie" no refrão...é como se ela deixasse "escapar" a voz pra falsete (palpite meu, desculpem se falo besteira, não entendo nada de técnica vocal). Alguém podia dar uma "luz" sobre como chegar num resultado semelhante?
Vou explicar: minha mulher é quem canta na banda...ela até já conversou com a professora dela, mas o caminho que ela explicou não deu um resulado semelhante. O que queremos não é COPIAR o vocal da Dolores, mas sim entender a técnica, pois já reconhecemos a mesma coisa em outras músicas, e parece um recurso bem útil para cantar certas coisas de pop. Até mesmo em algumas do Coldplay, ficava legal usar esse recurso em alguns momentos.
Nas música dos Cranberries tem em MUITAS...na música "Pretty" tem bastante também...só pra citar mais uma. A Alanis parece usar uma coisa assim também em alguns momentos...
Se não me fiz claro, me digam que tento explicar melhor a dúvida...
Desde já agradeço a atenção de todos...muito obrigado!
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Jattto Veterano
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# fev/08
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Ricardo Voodoo
Não acho que seja um escape pra falsete. Parece-me uma simples quebra de registro. De um registro pro mesmo registro.
Não sei como explicar... eu consigo fazer o que ela faz, é muito simples. Só acho pouco estético vocalmente falando. Como foi discutido em um tópico onde a Dark Diva postou um cover que ela fez da Zombie, nesta música a Dolores parece uma cadela no cio naquela parte do "zombie, ie, ie, ie, wo, wo, wo, wo, wo, wo...".
É simples quebra de registro. Eu acho super fácil de fazer. Non sei como explicar though.
o/
[]s
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Ricardo Voodoo Veterano |
# fev/08 · Editado por: Ricardo Voodoo
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Opa!! Obrigado pela resposta! O que seria o tal "registro"? Desculpe o "noobismo"...hehehehehe
Pois é...eu não acho que seja pouco estético...na verdade é uma questão de "gosto" e de "bom gosto" pra usar. Se usar pouco e em partes com menos "pressão" fica bonito (pro meu gosto). Já percebi isso em outras músicas, como eu disse, da Alanis por exemplo. Veja nesse vídeo abaixo por exemplo, em 2:26 e 2:55...que eu penso ser o mesmo recurso, e fica muito bonito no contexto...penso:
O que a gente queria era entender o processo pra chegar num resultado parecido e não copiar na música em questão. Somente entender a "técnica" ou o "processo"...
Agora, eu adoro os vocais da Dolores, em Zombie não é diferente...como eu disse, depende o gosto do ouvinte. Falar em "cadela no cio" não é nada polido...esse comentário é que não é muito de "bom gosto"...hehehehehehe...
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Polaris Veterano |
# fev/08 · Editado por: Polaris
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Ricardo Voodoo
Creio eu que o nome disso seja passaggio, usado de modo a ficar bem evidente. Também gosto muito do efeito, tanto a Dolores O'Riordan quanto a Sarah McLachlan fazem bastante uso dele. Além disso, parece que ele é a base do yodeling (uma técnica vocal tradicional dos povos alpinos suíços... que soa bem estranha e interessante).
Não sou profissional (nem um pouquinho que seja), portanto o ideal é esperar um dos professores do fórum comentar aqui, mas acho bom dizer que, fora da música popular, esse passaggio muito evidente é indesejável - então não me parece muito bom o(a) vocalista se "viciar" nele.
Não ajuda muito eu dizer que consigo fazer, porque não saberia explicar como, infelizmente. Sei que começo com uma nota "forte" (registro de peito?) e forçosamente suavizo a voz para uma nota mais aguda e "leve" na próxima sílaba (falsete?); a sensação que dá é de uma quebra de registro mesmo. Para mim, não parece funcionar em todas as regiões - só em torno das passagens naturais dos registros mesmo. Não consigo explicar melhor que isso. Acho que, mesmo pessoalmente, só um professor de canto poderia orientar.
Um pequeno tópico sobre passaggio aqui no FCC
Wikipedia - Yodeling
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SylvioLima Veterano
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# fev/08
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Polaris E isso ae que vc falou.
A mulher do The Cranberries sobe pra falsete e rapidamente desce pra voz de peito sem passar pela voz de cabeça... causando essa 'quebra'. O correto, falando tecnicamente, seria essa 'quebra' não aparecer. Mas na música popular tudo pode né...
Agora... passagio é outra coisa eu acho. Passagio é bem o lugar onde a tessitura da voz de peito acaba e vc é 'obrigado' a passar pra voz de cabeça ou quebrar pulando um registro e indo pra falsete. A quebra de registro feita na música pode ser feita na região de passagio e/ou em quase qualquer outra região aguda voz de peito dela... Pela lógica... da região de passagio para cima.
Acho que é isso! Professores me corrijam se estiver errado! Abraços.
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membro Veterano
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# fev/08 · Editado por: membro
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Sim, tem muita menina que faz isso, porém a vocalista citada faz isso toda hora porque ela é ruim demais.
Não canta nada, ao vivo é uma desgraça. Seguramente é uma das piores (senão a pior) sujeita que faz sucesso que eu já ouvi. Sorte dela conseguir fazer sucesso com aquela vozinha de taquara rachada. Mas se dependesse de mim pra sobreviver..eheheh...ia ter que mudar de ramo.
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cybx Veterano |
# fev/08
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Eu conseguia fazer isso com tal facilidade. Agora não consigo mais, hehe. Estranhamente, por (atualmente) tentar ficar definindo a minha voz de cabeça, a minha voz antes de cair no falsete, passa quase que obrigatoriamente pela voz de cabeça.
Isso é ruim será?
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shoyoninja Veterano |
# fev/08
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cybx Xiii! Horrivel! Melhor trocar d prof. Ainda mais se for um japa feio.
Hehe. N eh ruim n. A nao ser q vc queira cantar um pagodinho bem chorado, corno power.
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Ricardo Voodoo Veterano |
# fev/08
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Pessoal, ajudaram MUITO mesmo...juntando todos os retalhos das coisas que já sabíamos e com as respotas de vocês deu pra clarear bem o assunto aqui.
Muitíssimo obrigado!!!!!
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cybx Veterano |
# fev/08
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shoyoninja
Melhor trocar d prof. Ainda mais se for um japa feio.
Tb acho, hahahahaha.
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