Retornando das antigas com uma nova música. Confiram, por favor.

    Autor Mensagem
    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/08


    Olá, galera do Cifra Club. Tô retornando depois de dois anos sem acessar o fórum, nem sei como andam as coisas por aqui, se ainda existe gente daquela época que continua a participar ativamente.
    Tudo o que sei é que senti saudades e resolvi dar uma passada por aqui... Gippe, Astrodium, Curto o Metal e Não o Demon, Bárbara Jolie, Floor Jansen, ItaMatos, enfim vou descobrir se encontrarei ainda hoje todos aqueles que aqui conheci.

    Nesse meio tempo eu cessei quase que completamente os meus estudos em canto, me concentrando mais para a conclusão da graduação; para falar a verdade eu cheguei a pensar em desistir desse negócio de cantar devido ao fato de algumas pessoas praticamente terem me convencido a desistir de investir nesse sentido. Infelizmente eu acabei assumindo uma conduta de descrença para comigo mesmo.
    Recentemente fui convidado para tentar fazer parte de uma nova banda e, um tanto relutante, aceitei. Para ser bem franco, foi de certa forma uma sorte, pois eles já me conheciam através das apresentações da antiga banda na qual eu integrava. E o fato de estar na ativa novamente me deixou um tanto mais motivado para retomar os estudos de agora em diante. Por isso estou aqui, com novo material adquirido para estudo, começando a freqüentar o fórum novamente e com música própria nova. Bom, na verdade essa era a música que eu deveria gravar como sendo um teste aplicado para ingressar como vocalista na banda em questão. A tarefa era criar uma linha vocal com a letra e músicas prontas e gravar.
    Felizmente o resultado foi satisfatório para eles, espero que dessa vez dê tudo certo e que nós possamos viver bons tempos, sem intrigas, e que eu possa rememorar os velhos tempos de estrada.
    Quero poder contar com a sorte.

    Para quem tiver curiosidade em conhecer a música, segue aqui o link:

    http://www.audiostreet.net/artist.aspx?artistid=26715

    O nome da música é Sketch Of Mine. No site poderá ser encontrada também uma das músicas da ex-banda na qual eu fazia parte, a Seeds Of Hope, para quem por ventura tiver curiosidade de conhecer.
    O estilo musical é Heavy Metal, com tendência para o melódico e progressivo.

    Espero que gostem do trabalho. Sugestões e críticas serão bem vindas, visto que elas são fundamentais para se poder alcançar maturidade musical. Opinem à vontade, e é um prazer estar com vocês novamente!

    Muito obrigado.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    baixando...


    Muito bem, com relação a desistir de cantar por falta de qualidade ou talento, já te adianto que é bobagem, a voz é muito boa e agradável.

    O que dá pra sentir de cara é que falta pegada, que para mim é óbvio que está ligada a falta de apoio. Dá pra sentir isso nas primeiras frases e se confirma nos agudos.
    Segunda questão é que tem uma diferença muito grande entre as partes graves e as agudas, a voz não está homogênea, parece que um cara canta a parte grave e outro a aguda.
    Resumindo, falta fazer vocalize, trabalhar o apoio ou seja, falta a musculação vocal - traduzindo: falta fazer aula de canto pra deixar essa voz tudo uma coisa só.


    para falar a verdade eu cheguei a pensar em desistir desse negócio de cantar
    Infelizmente eu acabei assumindo uma conduta de descrença para comigo mesmo.

    Benvindo ao grupo eheh...

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Dá pra sentir isso nas primeiras frases e se confirma nos agudos.

    Particularmente nos agudos eu não gostei tanto do resultado, a falta de prática durante todo esse tempo fez, inclusive, com que eu perdesse alcance para notas mais altas.


    Segunda questão é que tem uma diferença muito grande entre as partes graves e as agudas, a voz não está homogênea, parece que um cara canta a parte grave e outro a aguda.

    Pois é, talvez seja uma particularidade da minha voz, porque sempre foi assim, mesmo trabalhando para tentar deixar a voz mais homogênea nos diferentes registros. É engraçado, mas quase todos que ouvem as músicas atentam para esse detalhe. E, sim, perguntam se é a mesma pessoa cantando. Felizmente alguns gostam desta característica.
    Vou procurar trabalhar mais para tentar subtrair essa diferença toda no timbre nos trechos baixos e altos. Mas creio eu, como conhecedor da minha voz, que será bem difícil, senão impossível. É uma particularidade que sempre me acompanhou...

    falta fazer aula de canto pra deixar essa voz tudo uma coisa só.

    Freqüentei aulas de canto durante um ano, mas há uns 4 anos atrás. Talvez eu precise mesmo voltar a prourar acompanhamento profissional. Assim que possível continuarei retomando os estudos com acompanhamento, começando lá para abril ou maio, se tudo correr bem.

    Obrigado por ter ouvido e pelas críticas e sugestões.
    Agradeço as boas vindas.

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    para falar a verdade eu cheguei a pensar em desistir desse negócio de cantar
    Infelizmente eu acabei assumindo uma conduta de descrença para comigo mesmo.

    Benvindo ao grupo eheh...


    Aheuhua, só agora entendi o que vc quis dizer nesse trecho. Hehe, acho que muitos de nós passamos por isso, vai ver deve ser normal.
    Valeu.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Pois é, talvez seja uma particularidade da minha voz, porque sempre foi assim, mesmo trabalhando para tentar deixar a voz mais homogênea nos diferentes registros.

    Não é não. Isso é questão focal, não é particularidade na voz de ninguém.

    Ou a pessoa canta sozinha e faz assim pq não sabe como fazer de outro modo ou o prof. tem aquela velha idéia de que a voz não é uma coisa só.
    È básico da técnica vocal tornar a passagem de registro o mais suave possível justamente para que a voz fique equilibrada.

    Pode crer que ia ficar bem mais interessante.

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pode deixar, vou trabalhar para tentar alcançar essa meta. Muito obrigado pela dica!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    VirgoShaka

    O Cantante falou tudo. Os registros estão desconectados, a voz está fraca demais, sem amplitude, sem corpo. É evidente a falta de apoio, além de nas partes graves a emissão estar baixa demais, bem mal colocada.

    Falta 'muita' aula, desde o básico.

    E esse autotune acabou de zoar tudo, infelizmente.

    Abraços e boa sorte com o trabalho.

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O Cantante falou tudo. Os registros estão desconectados, a voz está fraca demais, sem amplitude, sem corpo. É evidente a falta de apoio, além de nas partes graves a emissão estar baixa demais, bem mal colocada.

    Falta 'muita' aula, desde o básico.

    E esse autotune acabou de zoar tudo, infelizmente.


    É "auto-tunning" ;-)

    Obrigado. Mas então não há nada que salva? É passar a borracha e começar do zero mesmo?
    Nada que deva ser conservado ou pelo menos uma evidência de que algo esteja no caminho correto? Tá absolutamente tudo errado?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    VirgoShaka
    É "auto-tunning" ;-)
    http://www.antarestech.com/products/auto-tune5.shtml

    Mas então não há nada que salva? É passar a borracha e começar do zero mesmo?
    Nada que deva ser conservado ou pelo menos uma evidência de que algo esteja no caminho correto? Tá absolutamente tudo errado?


    Você tem um bom timbre de voz. Isso é natural, mas se não for trabalhado, não adianta nada. Eu começaria do zero. E escolheria um bom professor, principalmente com experiência em metal. Justamente por que é muito mais fácil em alguns casos trabalhar quem nunca cantou do que quem já canta com esses vícios que vc tem na voz.

    Vale dizer tb que alguns desses 'vícios' acarretam problemas de saúde quando repetidos. Por exemplo, essa falta de apoio pode acarretar uma soprosidade na voz em dinâmicas mais baixas, o que pode ocasionar uma fenda.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    VirgoShaka
    Nada que deva ser conservado ou pelo menos uma evidência de que algo esteja no caminho correto?
    Por essa gravação, sinceramente, não há nada muito certo.

    Abraços.

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cantante e Christian

    Qual música vocês ouviram? Sketch Of Mine ou Seeds Of Hope? Porque o auto-tunning só estava ativado na gravação da última. Esse é o preço que se paga por gravar às 8 da manhã... =/

    Se ouviram ambas, obrigado pela atenção. Caso contrário, dêem uma ouvida na Sketch of Mine.

    Falou.

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Por essa gravação, sinceramente, não há nada muito certo.

    Tudo bem. Isso desanima muito, mas espero que acabe servindo de motivação para trabalhar arduamente a fim de corrigir tudo.
    Espero que eu ainda tenha energia para tanto, porque a avidez era bem maior quando eu era mais novo. Rs.

    De qualquer forma, obrigado por apontar as falhas. Melhor saber que é preciso jogar tudo no lixo e recomeçar, do que fazer prevalecer os erros eternamente.

    Abraço!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    VirgoShaka
    Velho, deveria desanimar se não tivesse jeito. A dica está dada e é bem simples: Aula. 1 hora por semana e dentro de algum tempo a mudança já será perceptível. Não vejo isso como um sacrifício incomensurável.

    Ninguém canta em alto nível estudando sozinho em casa ou com professores que não sabem o que fazem (que por sinal tem muito por aí). O ideal pra quem tem pretensões de cantar, mesmo que seja por hobby, é que haja uma dedicação razoável e na minha concepção o mínimo que se faz nessa direção são aulas regulares - também não adianta fazer 1 ano de aula e parar.

    Sobre a idade, eu tenho 31 anos, o Cantante creio que 38. Ele deve estudar ainda mais do que eu, se bobear. Eu tomo aulas regulares há muito tempo e minha voz se desenvolveu muito nos ultimos 2 anos. Tudo no canto é questão de perseverança e busca incessante por resultados.

    Gostei da sua frase. É realmente melhor recomeçar, por mais árduo que seja, do que persistir nos erros.

    Abraços.

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Christhian

    Muito obrigado pelas suas palavras, cara.
    Quero muito evoluir, e vou trabalhar para isso metodicamente de agora em diante. Onde estou morando atualmente, existe uma carência por professores de música, principalmente de canto. Infelizmente o estudo através de acompanhamento só será possível daqui a alguns meses, quando voltarei para a minha cidade natal.
    Vou tentar fazer o possível, reeducando desde o mais básico, inclusive a respiração, para já tentar dar um adianto até lá.

    E sobre a idade, sou mais novo que vocês.
    Vejo o erro que estaria cometendo seu ousasse pensar em desanimar, haja visto tanta gente buscando se aperfeiçoar e encontrando motivação para tanto, independentemente da idade.

    Espero poder aprender também com vocês aqui no fórum. Estarei acompanhando sempre.

    Um abraço, cara.

    Gmenezes
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Christhian e Cantante,

    Aproveitando o gancho do topico, qdo se fala em idade, existe idade para aula de canto??? é possivel evoluir em uma idade um pouquinho mas avançada que a de vc´s??

    Estilo bem "tio suquita" ... rsrsrsrs

    eu já faço aulas de guitarra, mas as vezes sinto vontade de aprender a cantar .... mas ai pintou esse ponto ai de IDADE ... desisto e fico só na guitarra ..... ou existe esperança para quem nunca cantou, pelo contrario que desafina em "parabens pra vc" e já passou dos 40

    Leopold
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Gmenezes

    Bom , o meu aluno mais velho tem 69 anos e está firme no estudo. Seja qual for a motivação que alguém tenha para cantar, acho que esse é um bom exemplo.

    Gmenezes
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Leopold,

    tdo bom???

    E esse seu aluno começou a fazer aulas já nessa idade, ele já sabia cantar???

    Pow cara, isso dá até uma animada .... só que alem da idade eu não canto nada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Retornando das antigas com uma nova música. Confiram, por favor.