Tem dias que a voz fica

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07


    Tem dias que eu canto e a voz está uma beleza !!
    Afinadíssima, com um bom timbre, com bastante precisão nas notas (sem portamentos), com boa articulação das palavras, alcançando toda a minha faixa vocal (Baixo de E2 à F4).

    Outros dias porém a afinação dá umas escorregadas involuntárias, outros dias o timbre não está muito legal, outros dias aparecem uns portamentos, outros dias a articulação de palavras rapidamente não fica legal, outros dias não alcanço alguns dos extremos da minha faixa. Outros dias acontecem mais de uma coisa.

    Quais os fatores que influenciam nesses itens?
    Será que existe algum aquecimento vocal que corriga estas coisas nestes dias tenebrosos, ou o melhor é não cantar nesses dias (a voz é um instrumento de lua mesmo) ?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    El_Cabong
    Fala meu velho!

    Só a título de curiosidade, tu estuda canto?

    Enfim, a voz não é de lua, mas alguns fatores físicos e biológicos são determinantes. Vc cantará diferente dependendo se dormiu bem na noite anterior, dependendo da sua dieta, condições geral de saúde (resfriados mal curados tendem a ficar encubados, alterando a respiração, facilmente perceptível por obstrução esporádica das vias aéreas superiores), consumo de álcool, fumo... Enfim, dá pra citar mais um monte de coisas.

    O melhor, pra quem canta é ser regrado com horários, principalmente pra dormir e pra se alimentar, com a alimentação em si e com a saúde, em geral. Se tiver pretensões profissionais então... além de estudar muito, vai precisar abdicar de muita coisa.

    Mas vale a pena. =)

    Abraços.

    AsTrOdYuM
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    El_Cabong

    Eh cara... pergunta q sempre aparece nos foruns hehe

    Voz por ser um instrumento organico esta sujeito a todo o organismo, principalmente a mente.
    Se voce nao tem bem consolidado na sua memoria "vocal"o modo certo de vc cantar, um dia ou outro vc acaba colocando de forma distinta a voz. Eh importante sempre prestar atencao quando vc nota q a voz ta legal, quando melhor, mais legal sai a voz, mais vc vai imprimir isso na sua memoria vocal.

    Mas obviamente outros fatores no resto do organismo afetam o orgao vocal. Tem dias q nao vai mesmo, eh normal, da mesma forma q vc nao fica disposto a correr 2 km todo dia da mesma forma . Tenha paciencia consigo mesmo e com o aumento da pratica ira tambem consolidar melhor sua estabilidade vocal e reduzir estes periodos de instabilidade.
    Boa sorte!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    El_Cabong
    Cara, sobre aquecimento, é importantíssimo antes de qqr atividade vocal. Mas não é isso que vai compensar os outros itens que citei, entende?

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Christhian
    Só a título de curiosidade, tu estuda canto?

    A muito tempo atrás eu participei de um coral por 8 anos, mas infelizmente este coral deixou de exitir.
    Aí em 2005 e 2006 eu participei de um outro coral também por 2 anos, regido por uma professora que estava sempre dando dicas, técnicas e exercícios; mas no final de 2006 ela não pôde mais estar no coral.
    Em 2006, aí sim, por 5 meses eu tive "aula mesmo" de técnica vocal com outra professora, e durante essas aulas eu procurei aprender o máximo do que era ensinado e foi muito bom. Eu senti um grande crescimento.
    O que eu aprendi eu tento aplicar até hoje.

    Em 2007 infelizmente não tive aulas, e não estive em nenhum coral.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    Uma coisa é que quando se tem boa técnica, mesmo quando vc não está no seu melhor dia vc consegue ter uma regularidade e ainda quando vc está mals mesmo uma boa técnica torna "possível" cantar.

    E ainda tem uns e outros que não entendem a importância do estudo do canto.

    E ainda, como aqui no Brasil usamos o dó 3 como dó central seria correto dizer que a sua faixa vocal é entre mi1 e fá3.

    Rebec
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Po, falou tudo cara! Tb tenho muito dessas... mas comigo acontece de eu quase sempre não sentir ela boa e ter dias que está no ponto kkk
    O Gippe disse que é pq nestes dias que sinto a voz boa, é pq se tá usando perfeito tudo, se está fazendo correto, e com o tempo se aprende a ficar sempre nesse estado... espero :D

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Este exercício é bom para melhorar a precisão da afinação, antes de cantar ??

    Obs.: Notas para baixo. (corrigindo de E1 à F3)

    E1 / G#1 / B1 / E2 / B1 / G#1 / E1
    F1 / A1 / C2 / F2 / C2 / A1 / F1
    F#1 / A#1 / C#2 / F#2 / C#2 / A#1 / F#1
    G1 / B1 / D2 / G2 / D2 / B1 / G1
    ...
    ...
    F2 / A2 / C3 / F3 / C3 / A2 / F2


    Este exercício nós sempre fazíamos antes de iniciar o ensaio do coral.

    melinda
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bom..assim eu não sei ...ah não ser que exista uma inflamação ,um resfriado aparecendo...etc..mas o aquecimento vocal é muito importante!!!é como se vc fosse um atleta e não fizesse aquecimento antes de qualquer exercício sei lá......na hora vc nem percebe mas no outro dia...e sempre que acordar faça exercícios de aquecimento também...e tem uns venenos que devem ser evitados tipo: água muito gelada...etc...a fonoaudióloga me deu uma lista negra desses "venenos" rsrsrsrs

    Zapata
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    melinda

    Não usa tanto negrito, por favor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tem dias que a voz fica