O que é trinado?

    Autor Mensagem
    cybx
    Veterano
    # jun/07


    Fala galera!
    Tava procurando aqui na busca sobre tópicos essenciais e me deparei com um conceito que nunca tinha ouvido antes e não achei em outros tópicos.

    O que seria um trinado? Pela definição de um membro do fórum em outro tópico, ele diz que é um vibrato com uma velocidade absurda, ou seja, com uma frequência muito maior e que seria dificílimo fazer, só cantores líricos bem treinados. Pra mim, isso era trêmolo, mas to vendo que trêmolo é um vibrato com alteração de mais de meio tom nas notas, certo? Ex: Zezé de Camargo.

    Portanto, trinado seria o que o Robert Plant faz diversas vezes em várias músicas do Led? Pq se for isso, eu faço trinado! =D

    Hahahahahaha, quais os conceitos que vcs tem? Ou melhor, quais são os corretos?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Trinado seriam 3 notas a mais num compasso. Exemplo, num compasso 4/4, vc teria 4 semínimas, e com o trinado o tempo delas seria mais rápido para encaixar no compasso. [Bom, acho q eh isso, ou eu me perdi em alguma coisa aí, mas acho q a galera de musica erudita ou o pessoal do de teclado pode explicar melhor...faz tempo q nao me deparo com trinado em partituras...]

    Pra fazer isso, não é mto fácil. Tem q ter treino mesmo.

    Mas nao chega a ser comparado à um vibrato. Pode auxiliar no treino de vibrato, mas não é vibrato.

    Minow
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Minow
    · votar


    Trinado é uma mudança bem rápida da nota em questão e um semitom mais agudo, imagine num violão, seria como fazer isso:


    G-------------6-7-6----------


    Bem rapidinho!
    Na pauta é escrito com um 'tr' em cima da nota em questão.

    Vale salientar que eu não canto, o que estou falando é pela teoria que eu sei, se existe uma técnica de canto chamada trinado, aí já não é comigo!

    Barbara Jolie
    Acho que você confundiu com tercinas, seria isso?
    Ou não, não entendi direito.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Barbara Jolie

    Não sei na voz, mas nos instrumentos não é nada disso. É um ornamento em que se altera várias vezes e de maneira rápida entre a nota real( a que está escrita) e uma nota superior dentro da tonalidade em questão, no barroco se fazia muito começando pela nota superior e voltando na real.
    Por exemplo, em dó maior, um trinado em mi seria a alternância rápida entre o mi e o fá (algo como: mi, fá, mi, fá, mi, fá...), se fosse em ré maior o mesmo trinado seria entre o mi e o fá#, e no barroco se iniciaria pela nota superior, fá no primeiro caso e fá# no segundo caso.
    Pode-se também fazer preparação nos trinados e resolução(então haveria mais notas envolvidas, deixando o ornamento mais complexo), o rítmo das alternâncias é livre.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cybx

    Trillo ou trinado:
    É um movimento que a voz ou instrumento produz, ligando um som expresso ao imediato superior ou inferior.

    Barbara Jolie

    Acho que isso que você falou são as Quiálteras:
    São notas que aparecem em maior número do que deviam, como três colcheias em vez de duas, ou cinco semicolcheias em vez de quatro, as quais se execultam ao mesmo tempo em que se dariam as duas ou as quatro da mesma espécie.

    Fonte: Bona.
    Abraço.

    Minow
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    Mas várias vezes, aí já não tem outro nome? Acho que Grupeto ou Grupetto (não tenho certeza como se escreve)

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Barbara Jolie
    Se for isso q vc disse eu faco trinado brincando. Eh a laringe que se movimenta pra cima e pra baixo alterando o tom e dando essa vibracao extremamente rapida, certo? Se for, vish, eu faco e nem sabia. Nao to dizendo q so um mestre da voz nao, pelo contrario, ta faltando mta coisa.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Minow

    Não! O grupetto é que tem número de notas definido, o trinado não. E o grupetto tem nota inferior, real e superior

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Minow

    O trinado pode ter só 3 notas como vc sugeriu(real, superior, real) ou um montão delas(as mesmas). Se vc fizer as 3 primeiras com inferior(real, inferior, real) teríamos um mordente.
    Sei esses detalhes pois toco música de cravo na guitarra/baixo(e cravo tem isso e muito mais direto), além de tocar o contrabaixo acústico erudito(em que isso aparece tb)

    Minow
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    Ahhh, saquei! Valeu.

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Abri um tópico despretencioso que acabou aparecendo mtas informações legais eim... Up pra mim! Hahahaha

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Minow
    Acho que você confundiu com tercinas, seria isso?
    Não...com Quiálteras mesmo...eheheheh

    makumbator
    em dó maior, um trinado em mi seria a alternância rápida entre o mi e o fá (algo como: mi, fá, mi, fá, mi, fá...),
    ah sim....tava confundindo mesmo.

    Bom, na técnica de canto eu pensei nisso, mas na hora de escrever na teoria musical, cabei me confundindo.

    Entao como seria na partitura? tem uma imagem pra eu ver ae?

    Faz teeeeeemmmpooooo q eu nao vejo e faco nada parecido em partitura....... o_O Ando cantando mta coisa popular ultimamente ehehehehe

    Acho que isso que você falou são as Quiálteras:
    Sim, sim, confundi....=S

    cybx
    Se for isso q vc disse eu faco trinado brincando. Eh a laringe que se movimenta pra cima e pra baixo alterando o tom e dando essa vibracao extremamente rapida, certo? Se for, vish, eu faco e nem sabia. Nao to dizendo q so um mestre da voz nao, pelo contrario, ta faltando mta coisa.
    Olha soh!!! Trinado não é técnica. É uma composição. Compositores mestres usavam isso pra incrementar suas musicas. E cantores mestres são os q a interpretam.
    O q eu exemplifiquei é Quiálteras, é mais fácil realmente.

    Trinado é a oscilação entre duas notas rapidamente. Ou seja, não pode ser um trêmolo e mto menos um "vibrato de bezerro" q tem mta gente q faz isso achando q eh certo. o_O

    Bom, pergunte ao seu prof...ele deve saber te explicar ;)

    Peça pra ele te exemplicar e tals....vc faz aulas de canto lirico???


    cybx
    Abri um tópico despretencioso que acabou aparecendo mtas informações legais eim

    hehehe pois eh....eu fui procurar no forum tb algo sobre isto, e tinha bem pouco, por isso q tentei te ajudar aqui e os mestres do forum vieram me corrigir e ensinar melhor. Legal isso! \o/

    Valeus!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    cybx
    Cabeção!

    Trinado nada mais é que a repetição de uma ligadura. Se for entre duas notas apenas, é um Trinado Simples. Três ou mais notas, Trinado Composto.

    Mas me conta, pra que tu quer saber isso fiote?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    Minow
    Acho que você confundiu com tercinas, seria isso?
    Três quiálteras = Tercina

    É tudo farinha do msm saco! =)

    A quiáltera, as vezes, é representada por alguns compositores ou editores na partitura com linhas curvas. Isso pode confundir com ligaduras, conseqüentemente, pode ser a fonte do engano da Barbara Jolie.

    Abraços.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Christhian
    pra que tu quer saber isso fiote?
    Pô fessor, deixa o cara libertar a curiosidade dele, véi...

    Mas isso deve ser mó difícil de fazer, hein! Ligar duas notas rapidinho igual aqueles cantores texanos... hehehe...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Mas isso deve ser mó difícil de fazer, hein
    Acho q na Rainha da Noite tem isso.

    E em peças pra coloraturas.

    Difícil pácas!!! =]

    Christhian
    Isso pode confundir com ligaduras, conseqüentemente, pode ser a fonte do engano da Barbara Jolie.
    hj em dia sem ter aulas, acabo esquecendo mta coisa e confundindo mtas outras tb. =/

    Pô fessor, deixa o cara libertar a curiosidade dele, véi... (2)
    hauahu coitado ow!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Pô fessor, deixa o cara libertar a curiosidade dele, véi...
    ahauhauha

    Po, eu fiquei curioso! Achei que ele estivesse compondo alguma coisa com trinado!
    ahuahauha Cara, ele sabe como eu sou chato com estudo. Gosto das coisas no ritmo certo, sem atropelar. Rende muito mais!

    =)

    cybx
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: cybx
    · votar


    Christhian
    Entãoo vey! É que to querendo incrementar as músicas da minha banda, só que não to tentando desenvolver não, muito menos praticar, pq não sei se isso o que eu faço é realmente trinado e por causa daquele probleminha que to na garganta que te disse.

    To aprendendo gaita tb, quero dar uma incrementada de blues na minha banda tb, e se o que eu acho que é trinado for realmente trinado, eu consigo fazê-lo (não sei se certo ou errado, maaas =P) e se adapta mto bem à pitada de blues que to pondo nas minhas músicas.

    Hoje a noite agente conversa mais sobre isso. Blz, viadão? Aquieta a piriquita ae que eu não to pondo a carroça na frente dos bois não haeuhuaeuhea...

    Abraço!

    TheRover
    Veterano
    # set/13
    · votar


    makumbator

    Como vou saber se um trinado é pra ser executado variando-se em um semiton, ou variando-se um tom acima da nota base?

    makumbator
    Moderador
    # set/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    TheRover

    Você vai saber através da armadura de clave. Se estiver marcado apenas o trinado, use o intervalo relativo à tonalidade em questão(resumindo, isso é que vai determinar se o trinado será de meio tom ou tom inteiro).

    Caso o compositor queira que o trinado tenha nota fora da armadura de clave, basta incluir junto ao símbolo do trinado um pequeno acidente (normalmente ao lado e algumas vezes acima do símbolo).

    Por exemplo, se estivermos em ré maior (dois sustenidos), e o compositor colocar um símbolo de trinado sobre o mi, você fará o ornamento com as notas mi e fá#, pois isso é o que há na armadura.

    Caso o compositor queira no momento um trinado envolvendo o mi e fá natural (apesar da armadura ter o fá sustenizado), ele escreve um pequeno bequadro sobre ou ao lado do símbolo de trinado. Nesse caso você vai saber que o ornamento será feito com mi e fá natural, apesar da armadura em questão.

    Vale o mesmo raciocínio para bemol e sustenido.

    No caso se grupettos e outros ornamentos mais complexos, a posição do pequeno acidente junto ao símbolo (acima ou abaixo) também determina se ele se aplica à nota superior ou a inferior do ornamento em questão. Mas isso é para ornamentos que envolvem mais notas (real, superior e inferior, por exemplo).

    TheRover
    Veterano
    # set/13 · Editado por: TheRover
    · votar


    makumbator

    Não sei se você conhece, mas naquela música Noturno Op.9 No.2 de Chopin, às vezes o trinado de fá é com fá#, e outras vezes se faz com sol. Por que isso acontece?

    A música tem uma armadura de clave com 3 bemóis (acho que o tom é Mib).

    makumbator
    Moderador
    # set/13
    · votar


    TheRover
    Não sei se você conhece, mas naquela música Noturno Op.9 No.2 de Chopin,

    Sim, conheço.

    às vezes o trinado de fá é com fá#, e outras vezes se faz com sol. Por que isso acontece?

    O motivo é basicamente devido à escalas e harmonia no momento do trinado (e que nem sempre estará no campo harmônico da tonalidade da armadura), sem contar modulações de passagem breve (em que não se muda a armadura na partitura, e se escreve as mudanças apenas nos acidentes ocorrentes).

    TheRover
    Veterano
    # set/13
    · votar


    makumbator

    Então pra saber se a mudança é de meio tom ou tom inteiro o jeito é testar os dois e ver qual soa com mais harmonia?

    makumbator
    Moderador
    # set/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    TheRover
    Então pra saber se a mudança é de meio tom ou tom inteiro o jeito é testar os dois e ver qual soa com mais harmonia?

    lógico que não. Te expliquei antes como se sabe se é um ou outro:

    Você vai saber através da armadura de clave. Se estiver marcado apenas o trinado, use o intervalo relativo à tonalidade em questão(resumindo, isso é que vai determinar se o trinado será de meio tom ou tom inteiro).

    Caso o compositor queira que o trinado tenha nota fora da armadura de clave, basta incluir junto ao símbolo do trinado um pequeno acidente (normalmente ao lado e algumas vezes acima do símbolo).


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é trinado?