Devo encarar esse desafio?

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # mai/07


    Sempre gostei de cantar mas nunca estudei canto. Até manjo de teoria musical, toco violino e flauta doce, mas não sei cantar. Acontece que deu vontade de aprender, mas estou em dúvida se devo começar agora, pois estou com 29 anos. Será que é tarde? Se eu começar agora, em quanto tempo vcs acham que eu consigo aprender?

    Grata pela opinião.

    Rato
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nunca é tarde enquanto vc estiver viva ;)


    ass.: Rato

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    em quanto tempo vcs acham que eu consigo aprender?

    Tá aí uma pergunta impossível de responder.

    Vamos dizer que vc seja um zero a esquerda em canto. Se vc for persistente mesmo, coloque uma programação de 5 anos e veja no que dá.
    Se vc tiver "talento" vai cantar bem antes disso. Eu já vi de tudo. Gente talentosa em 1 ano já cantando bem, gente mais ou menos em 3 anos não cantando nada e gente confusa que estuda há 7 anos e não canta direito e nem sabe direito a própria classificação vocal. Resumindo, tem de tudo.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    patti
    Acontece que deu vontade de aprender, mas estou em dúvida se devo começar agora, pois estou com 29 anos. Será que é tarde?
    Parabéns pelo despertar! Quanto a ser tarde, lhe digo uma coisa: Só existem dois dias em que vc não pode aprender nada... Um deles é "ontem" e o outro é "amanhã".

    Se eu começar agora, em quanto tempo vcs acham que eu consigo aprender?
    Não se preocupe com o tempo e sim com o aprendizado. Estou certo que dentro dos mais ou menos 60 anos de vida que vc ainda terá pela frente muita coisa será aprendida!
    Existe uma história mais ou menos assim:
    Um homem perguntou a um Sensei chamado Morihei Ueshiba em quanto tempo estaria bom se treinasse uma vez por semana. O Sensei respondeu:
    - Treinando uma vez por semana vc estará bom em cerca de 05 anos.
    - E se eu treinar duas vezes por semana?
    - Então vc estará bom em 10 anos...
    - E Se eu treinar todos os dias?
    - Ah sim, então vc estará bom em 20 anos!
    - Mas porque quanto mais eu penso em treinar, mais tempo levarei pra ficar bom, Sensei?
    - Porque quando vc se preocupa com o tempo que levará pra ficar bom, vc perde a direção do caminho do aprendizado...

    Simplesmente aprenda. É bem melhor que se preocupar se está bom ou não, pois cedo ou tarde vc ficará. De qualquer forma, é necessário aprender, independente do tempo não é mesmo? Até porque sem isso vc nunca ficará boa ou ruim...rs
    Valeu!!!

    Dark Diva
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Dark Diva
    · votar


    patti

    Vc já tá na frente de muita gente pq manja de teoria e isso ajuda muito na percepção, entre outras coisas.

    Sobre ser tarde, depende do seu foco: vc quer aprender a cantar pra tentar ser reconhecida profissionalmente com isso ou só pra se divertir?
    Se for a primeira opção (e dependendo do q vc escolha cantar) pode ser tarde, sim...

    No canto lírico e na encenação de óperas, por exemplo, infelizmente exige-se idade para representar determinados papéis - o q não quer dizer q vc não possa fazê-los, mas será algo mais restrito do q no canto popular, onde creio eu q a idade não seja fator determinante - a não ser q vc queira ser uma kelly Key da vida (aff), rsrs.

    Agora, se vc quer cantar just for fun mas do jeito certo (ou seja, com aulas pra evitar danos futuros à voz)...

    ...então não perca tempo com essas questões, entre logo nas aulas e SEJA FELIZ, girl! \o/\o/\o/


    Bjos e sorte!
    ;)

    nettoroses
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nunca é cedo não
    aprenda e seja feliz o/

    Dark Diva
    filha
    e as músgas hein hehe?

    Izzy Dragon
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    não concordo com a história do Sensei do Penta_Blues.

    patti
    Tenho a mesma preocupação que você.
    Estou começando agora, e apesar de ser um pouco mais novo, também me preocupo com o tempo de aprendizado.
    Temo que se demorar demais pra aprender já vou ter passado da idade pra cantar o que eu quero. Hehehe

    Mas não tenho objetivos profissionais... e mesmo que não chegue a lugar nenhum, acho o aprendizado em si interessante.

    Dark Diva
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nettoroses
    filha
    e as músgas hein hehe?


    ué, vc já pensou em alguma?
    (tô jogando a responsa só pras suas costas né? huahua)!
    =P

    Ó, vou almoçar e depois vou estudar, mas se quiser falar sobre isso amanhã (ou mais tarde, qdo eu chegar da facul) deixa um scrap NESSE TÓPICO pra não atrapalharmos as dúvidas da menina aqui, blz? Lá a gente pode escrever à vontade, hehehe!
    ;D

    =***

    The Painkiller
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    patti
    O importante eh gostar de cantar. aprender será um processo, evc não deve se prender ao "quanto tempo"
    aproveite cada momento de aprendizado para "descobrir" sua voz
    não importa sua idade, não importa isso ou aquilo, contanto q vc tenha voz, e principalmentee, tenha desejo de cantar. Eu tenho 19, até os 16 nunca fiz aula, mas jah era vocalista.... foi bem paulera perder os vícios, mas aqui estou. jah ouviu falar de coral de velhinhos?? aqui na minha cidade tem!!
    abraços e siga em frente\o/

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Izzy Dragon
    A história não é minha não. É do fundador do Aikidô.
    Veja o quanto sua filosofia se desenvolveu da década de 60 pra cá, a quantidade de praticantes desta Arte Marcial, o número de pessoas que compartilham seus ensinamentos mesmo sem praticar suas técnicas e veja se o velhinho não tinha razão...

    Tenho a mesma preocupação que você.
    Enquanto vc se preocupa com o tempo e a busca imediata de resultados não sobra lugar para dar a devida atenção ao que realmente importa: aprender...
    Comecei a treinar com 28 anos, idade que para alguns é avançada pra iniciar a prática de uma Arte Marcial e hoje, com 38 anos estou num nível (modéstia à parte) alto. Como não sou, e não me considero, um dos melhores exemplos, procure saber quantas pessoas com idade avançada, com netos até, iniciam uma faculdade ou começam uma atividade totalmente adversa daquela que tinham depois que se aposentaram...
    "Uma caminhada de mil quilômetros começa com o primeiro passo".
    Comece sem se preocupar com "quanto tempo vai levar", pois a partir do momento que vc começa, chegar ao seu destino é uma consequência.
    Aliás, esta é a moral do ensinamento do Sensei: Chegar a algum lugar é a consequência da caminhada e não seu objetivo.
    Pense nisso.
    Valeu!!!

    patti
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Alguém tem uma dica de um bom método para estudar canto por conta, pois por enquanto não posso fazer aulas de canto. Trocando em miúdos: Não sei nada de técnica vocal, e quero começar.Tem algum site legal que possa me ajudar ou aulas online?

    Obrigada pela força.

    The Painkiller
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    patti
    minha dica: procura aqui no proprio forum q vc acha;)
    Meu conselho: procure fazer aulas. soh te fará bem :D

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Alguém tem uma dica de um bom método para estudar canto por conta, pois por enquanto não posso fazer aulas de canto. Trocando em miúdos: Não sei nada de técnica vocal, e quero começar.Tem algum site legal que possa me ajudar ou aulas online?

    Vc aprendeu violino por conta?

    È melhor vc esperar ter condições de fazer aula.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    patti
    Eu dou aulas em SP. Não prometo resultados rápidos, mas tem gente aqui que tem aula comigo e pode te dizer como é. Eu sou chato e pego pesado msm, claro, na medida do que é humano e aceitável a cada individuo.

    Dessa maneira é possível extrair o que é possível de vc, dependendo unicamente da sua reação ao trabalho. Se vc se esforça e tem facilidade, é bem provável alcançar um nível básico-aceitável em pouco tempo.

    Abraços.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Sei que a Isabella Taviani não é um exemplo de cantora perfeita, mas acho ela uma excelente intérprete e só está aparecendo agora. Quantos anos ela tem mesmo? Vou procurar aqui e logo lhe digo.

    Mas idade pouco importa se é o que você realmente gosta de fazer. Dificuldades existem em qualquer idade...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Devo encarar esse desafio?