"Mercado de Trabalho" de um Cantor

    Autor Mensagem
    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn


    Pra quem já é profissional, conte um pouco pra gente como esta o Mercado para um Musico, para um cantor!

    -----------------------

    Canto Popular
    Os caminhos pra um Cantor Popular, é dar aulas, cantar na noite, fazer seu som, ter sua banda...certo? E pra quem ta nesse meio, diga um pouco como é seu dia a dia, como foi sua caminhada até chegar onde está hoje, e se consegue viver apenas de música!

    --------------------------

    Canto Lírico
    De um Cantor Lírico, além de tudo isso tem as Óperas, Operatas, Musicais, e os próprios Coros, certo?!

    No caso de um Cantor Lírico, o caminho é fazer uma Faculdade prestando pra Bacharel em Canto? (pra caso queira seguir em Coros, Operas, etc)
    E se quiser dar aulas de canto, presta Licenciatura em Música, é isso?!

    ----------------------

    Faculdade
    Se alguém já prestou ou já cursou Bacharel em Canto, o vestibular é muito dificil? Quantos anos você estudou canto? Licenciatura em Música é mais fácil?

    No caso de um Bacharel em Canto, você estuda o que? O corpo humano? Técnica Vocal? (não tenho idéia do que aprenderia num curso assim)

    -------------------------

    Curriculum, Certificados
    E por último, quem faz faculdade tem muito mais chance de entrar pra uma Osesp da vida (=P) do que quem tem o certificado de uma ULM por exemplo? O curriculum conta muito ou seu nível como Cantor é o que interessa mais?

    -------------------------

    A intenção do tópico é abrir um bate-papo sobre esse assunto, e não somente responder as minhas perguntas..
    valew

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Uma dúvida:

    Existe a ULM aqui no Brasil??? o_O

    Não é a faculdade de artes e design da Inglaterra?

    Bom, se nao for, essa eh a unica ULM q eu conheco, eheehe.


    Bom.....achei interessantissimo seu topico, mas achei q eh mto assunto pra ser discutido num tópico só....eheheehhe...

    Mas assim q a galera for respondendo, podemos organizar depois, e colocar lah no Tópicos Essenciais, mas vamos ver primeiro como a galera irá postando por aqui.

    Agora vo ver no q posso acrescentar:

    Canto popular

    Eu penso assim, q mto ligado ao popular tá tb uma outra profissão. Ou seja, mto cantor de bar, de baile, etc, tem uma outra profissão pra se apoiar. Pois como esse mercado é mto amplo, e ve-se por ae mta coisa igual, por isso e outros não se é dado tanto valor ao cantor popular. Uma q a principal intenção para esse mercado é covers. Mas isso vai de cada um, existem cantores covers q se expressam mto bem na música em si e podem evoluir, como compositores ou até mesmo como cantores solos mesmo e ter um reconhecimento do maior público.


    Canto lírico

    Ahhhhh essa eh minha paixão!!!
    Mas não basta ter uma formação mais informal, para ser reconhecido no meio tem q ser graduado ou no mínimo ter estudado com grandes nomes deste meio.

    Tenho um exemplo de um barítono aqui da minha cidade. Ele cursou alguns anos no mesmo conservatório que eu. Mas foi pra Curitiba, e lá teve vários outros professores renomados, já bacharelados na música. E de lá pra cá, ele só tem viajado fazendo óperas, projetos musicais, cantatas, mas coros, ele participou apenas no início da carreira. Depois de já ter estudado e ter seu nome já reconhecido no meio, agora ele se apresenta apenas como solista. Ano passado ele ganhou um projeto cultural aqui, levou R$10.000,00 para um projeto de apresentação dele de 10 anos de carreira. \o/

    E nós....não querendo nos comparar, mas com o nosso humilde trabalho, o coral da UNIVILLE, levou R$7.000,00 no projeto: Apresentando o coral da UNIVILLE nos lugares mais carentes. (Não é bem esse o nome, mas apresentamos em escolas, hospitais, asilos,etc Onde as pessoas não têm mto contato com cultura, etc.)

    Faculdade
    Eu infelizmente, nunca prestei um vestibular pra música. Pois aqui na minha city não tem.
    Mas já vi mtos, e na epoca q nao estudava, tinha corrido atrás.
    O vestibular pra canto, cai conhecimentos gerais de musica, linguagem musical, etc. E não é um dos cursos mais concorridos pelo menos aqui em SC. E tem a segunda etapa que é onde vc tem q solfejar uma escrita melodica na partitura à primeira vista e mais outras coisas q nao me recordo.

    O que se estuda:
    Bom, jah conversei com professores de graduação em canto, e me disseram q estuda a fisiologia da voz, um instrumento musical, no caso o piano...e mtas outras coisas. =]

    Curriculum
    E por último, quem faz faculdade tem muito mais chance de entrar pra uma Osesp da vida (=P)
    Olha só! Não sei a OSESP, pq tá numa realidade mais longe da minha.
    Mas recentemente abriu uma vaga para baixo profundo na Camerata de Curitiba. E todo os anos eles fazem testes com novos cantores, quem passa eles deixam "guardados" pra assim, qndo alguem sair (coisa q acontece mto raramente) eles chamarem.

    Então nesse caso, meu ex-amigo de coral passou, mas ficou na "geladeira". Como um baixo lá pediu pra sair, pois tava sendo contra algumas decisões, então eles chamaram ele.

    E esses dias ele jah fez sua primeira apresentação, e nada mais nada menos q Haendel. eheheheh bem básico assim....ehehehe.


    Bom, isso eh um pouco da minha experiência q posso compartilhar aqui. E no mais a gente vai aprendendo. \o/


    Abraços e mais uma vez, ótimo tópico. =]

    Izzy Dragon
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Só posso acrescentar sobre o curso de Licenciatura em Música...

    Fiz 2 anos de Licenciatura em Música na Udesc... depois larguei o curso (como boa parte do pessoal da minha turma).

    "Licenciatura em Música" é uma espécie de nome contraído do curso. Na verdade o curso é "Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Música".
    Ou seja, você é um professor de artes especializado em música.

    O curso forma um Professor de Artes, e não um músico. Por isso se você quiser levar o curso a sério (ir bem nas provas e em todos os trabalhos) acaba mal tendo tempo pra treinar seu instrumento.

    Não recomendo pra quem quer viver de música. Para quem é instrumentista (ou cantor) e quer viver disso, vale mais apena dedicar o tempo a estudar num bom conservatório ou com um bom professor.

    Na minha opinião, é claro.

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Barbara Jolie
    Existe a ULM aqui no Brasil??? o_O

    Não é a faculdade de artes e design da Inglaterra?

    Bom, se nao for, essa eh a unica ULM q eu conheco, eheehe.




    Existe em São Paulo! É a Universidade Livre de Música! Ligada ao Centro Tom Jobim!
    Lá tem cursos de graça! Vc passa por uma seleção, faz provas teórica e prática. Minha amiga quase passou no Lírico esse ano!

    Lá tem ótimos professores como o Marcos Thadeu, que é ou já foi, sei lá, preparador vocal do coro da Osesp!!!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gabriela Menezes
    É a Universidade Livre de Música! Ligada ao Centro Tom Jobim!
    hum...q massa, nao conhecia. ou acho q jah ouvi falar...eheheheh

    Lá tem cursos de graça! Vc passa por uma seleção, faz provas teórica e prática. Minha amiga quase passou no Lírico esse ano!
    qse??? pq eh mto concorrido?
    vc jah tentou lah???

    Marcos Thadeu, que é ou já foi, sei lá, preparador vocal do coro da Osesp!!!
    hum....q legal!!!
    conhece outros?

    Bjokas e obrigada por compartilhar seu conhecimento por aqui. =]

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Barbara Jolie
    Bom, se nao for, essa eh a unica ULM q eu conheco, eheehe.

    Sim, pensei que fosse a escola de música mais conhecida do Brasil! hehe
    (mas só penso isso porque é a que mais ouço falar..)

    Pelo que ouço falar, é muito³³³ disputada, e muito boa também!
    Tem aquela tal de "Municipal de São Paulo" tambem né? Dois professores do meu coro estudam lá! E a chefe de naipe das Contraltos e meu Regente, são da Osesp! \o/

    Jolita, muito obrigado pelo seus posts! \o/

    ---------------

    Izzy Dragon
    Ah então Licenciatura em Música não era o que eu imaginava! Embora um dos professores do meu Coro, disse que (ele fez bacharel em Canto) se arrependeu de ter feito Bacharel e hoje pra ele, seria muito melhor se ele tivesse feito Licenciatura!

    Mas cada caso é um caso neh, hehe

    valew a ajuda ai cara!!

    ----------------

    John Arch
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Izzy Dragon
    É, não sei, todos os meus professores são bacharéis, e todos falam razoavelmente bem dos cursos q fizeram (obviamente, na medida do possível, pois segundo vários, nenhuma faculdade ou conservatório de música no Brasil é sequer comparável à escolas americanas e européias), mas porra, eu já assisti diversos simulados para vestibulares pra faculdades aqui do Rio (a UFRJ e a UNIRIO) e qquer q seja o instrumento, é difícil passar. Tem q executar umas 3 peças, algumas de escolha da banca, além de solfejo à primeira vista, ditado, e prova teórica escrita.

    Barbara Jolie
    Pow, eu conheço mais pessoas q vivem só de música no popular q no erudito. O mercado no lírico é altamente restrito, pelo menos aqui. A menos q vc tenha um diferencial grande, é altamente complicado.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Sim, pensei que fosse a escola de música mais conhecida do Brasil! hehe
    é no Brasil sim. A ULM q eu conheco foi a principal escola de Design da Inglaterra. Não sabia desta ULM daqui ehehehe.

    Tem aquela tal de "Municipal de São Paulo" tambem né? Dois professores do meu coro estudam lá! E a chefe de naipe das Contraltos e meu Regente, são da Osesp! \o/
    Hum....q legal. Tu pretende entrar em alguma???

    Jolita, muito obrigado pelo seus posts! \o/
    magina querido, nao precisa agradecer. ;)

    John Arch
    Pow, eu conheço mais pessoas q vivem só de música no popular q no erudito
    Sério? Entao conte-nos a trajetória deles. Se vc souber eh claro.

    A menos q vc tenha um diferencial grande, é altamente complicado.
    Sim, eh sim!

    Thombjork
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Thombjork
    · votar


    Galera, é o seguinte e aproveitando o post, quero acenar ao Srto. Murilo e a Srta. Jolie que estou vivinho e participando do forum^^ Ok, ok, sem mais delongas.

    Eu entrei agora em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco, que é uma das maiores referências no país. O curso é ótimo e te dá gama de conhecimento e suporte incríveis, apesar de que há certas limitações por parte de uma universidade pública. Penso que não é só o currículo que faz o profissional, visto que hoje o mercado de trabalho estão para aqueles que aparecem mais. No caso daquele que planeja trabalhar no meio musical e deseja uma graduação no meio, recomendo antes de qualquer coisa que faça a Licenciatura. Apesar de essencialmente formar professores de música, o diploma é bastante âmplo e visa não só o direcionamento à educação; tendo muitos produtores, arranjadores e músicos populares estando a sua procura e consequentemente, sobressaindo devido a tal. Um bom currículo você obtem quando casa a graduação em Licenciatura em Música com uma formação paralela em conservatório, que no meu caso, estou me tornando violinista pelo Conservatório Pernambucano de Música.

    Já para aqueles que querem se aprofundar no estudo do canto (como pesquisador vocal, por exemplo) e buscam o meio erudito, recomenda-se o curso de Bacharelado em Canto, que por sua vez é disponível nas principais universidades do país, junto com os de instrumento. Estando formado em Bacharelado em Canto vc estará apto a se tornar concertista e atuar em sinfônicas e filarmônicas, que consequentemente, estando filiado a sinfônica torna-se um funcionário público, cujo salário é em torno de 3 mil reais dependendo da posição que ocupa na orquestra. Sendo possível, tenha licenciatura e bacharelado e faça uma especialização, que é o que eu pretendo fazer^^. Viver de música é tão difícil quanto viver de medicina trabalhando 14 horas por dia por um salário de 600 reais. É reamlente difícil enriquecer como músico, mas viver não é impossível (tem coisa melhor que isso? =])!


    Ah, já ia esquecendo, um bom mercado para músicos compositores, por exemplo, é a criação de jingles que vc pode faturar em média 100 reais por trecho.

    Thombjork
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    Sim Murilo, respondendo a tua última pergunta, o diploma de um conservatório já é suficiente, mas obviamente um bacharelado pesa muito mais, principalmente se tiver experiência no exterior. Não é fácil MESMO entrar na osesp. E apareça mais no msn :)

    ItaMatos
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Amigo meu fez guitarra na ULM
    e toca pra car@#%@#$% \o/

    marcosdragaodorock
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    conheco bastante gente q sustenta a familia inteira vivendo apenas de musica,mas,oq ta acontecendo eh q muito cantor de banheiro ta indo pra noite tb e assim desvalorisando o trabalho,pois,eles cobrao barato.e nois q estudamos gastamos um dinheirao ficamos muitas vezes sem trabalho.eh por isso q quando vo a um bar ou restaurante e ouço um pessimo musico eu nao pago o couver artistico.nao eh querendo desvalorizar o trabalho do cara,po mais se o cara q ser musico vai estudar.e cada coisa q ouço por ai na noite

    Zapata
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    marcosdragaodorock
    oq ta acontecendo eh q muito cantor de banheiro ta indo pra noite tb e assim desvalorisando o trabalho,pois,eles cobrao barato

    Quem é realmente bom (leia-se "estuda e se esforça") não precisa se preocupar com cantores de banheiro. Azar do bar e dos clientes que pagam pra ouvir coisa ruim.

    marcosdragaodorock
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Quem é realmente bom (leia-se "estuda e se esforça") não precisa se preocupar com cantores de banheiro. Azar do bar e dos clientes que pagam pra ouvir coisa ruim.

    eu nao me preucupo, mas, essa eh a realidade esses cantores de banheiro por serem ruins cobrao barato e desvalorizam nosso trabalho por q quem pode pagar um determinado preço nao vai querer pagar mais caro e isso vai diminuindo a media. mais o mercado ta se expandindo e oq nao falta eh lugar pra trabalhar,desde q seja bom.
    um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Mercado de Trabalho" de um Cantor