Autor |
Mensagem |
soundcrafter1983 Veterano |
# abr/07
Queria saber, faço vocalizacao todos os dias, mas ate agora num percebi como que vou utilizar isso ao cantar, pq o geito q vocalizo as notas com as vogais, nao é o mesmo geito que interpreto as musicas, intao nao ta me adiantando de nada :P hASUHASU, tem algum jeito ? digam aew
|
cybx Veterano |
# abr/07
· votar
Vocalize eh basicamente pra vc nao semitonar, ele vai trabalhar pouco o teu jeito de cantar... O canto mesmo vem com estudo de tecnicas por um bom professor.. Sozinho eh meio osso..
Tu ta tendo aula com professor?
|
membro Veterano
|
# abr/07 · Editado por: membro
· votar
Vocalize não é só para trabalhar afinação.
Esse trabalho é como uma musculação com natação vamos dizer. Dependendo de qual exercício se está fazendo vai se obter tal resultado. Vc pode trabalhar para deixar a voz mais flexível, trabalhar extensão, apenas o foco, etc, etc. Por isso não dá pra sair fazendo qualquer coisa de qualquer jeito. Cada um tem a sua função e dá determinado resultado. Ponha alguém pra trabalhar excessivamente só com O pra ver no que dá e assim vai.
Quando vc trabalha com uma vogal de várias maneiras (aberta, fechada, etc) quando vc for cantar ela vai sair de uma maneira ou de outra. Cabe a vc dar o cor, o brilho que se quer na interpretação. Então o segredo é saber como usar e quando para que a interpretação seja a melhor possível. Vc poderá em nome da interpretação até fazer coisas que são digamos, danosas a saúde vocal, mas quando vc tem controle sobre isso é diferente do que sair se arrebentando todo e ficando rouco na primeira música.
|
Christhian Moderador
|
# abr/07 · Editado por: Christhian
· votar
cybx
Eu tinha te explicado por telefone exatamente o que o Cantante disse ai, lembra?
=)
ivan_puppets
Como disse o Cantante, vocalise é um exercício, que pode trabalhar de diferentes - e eficientes - formas pra vc. Ao contrário do que muita gente pensa, pelo fato de estar trabalhando com variação de notas, vocalise não é só pra afinação, definitivamente. É necessário que vc as efetue exatamente da maneira que o professor indicar, pra ter resultados eficientes - e acredite, pra tudo o que vc vai fazer depois, o vocalise que vc trabalhou terá uma utilidade, até sobre a sua voz falada.
Abraços.
|
Christhian Moderador
|
# abr/07
· votar
Cantante
Vc poderá em nome da interpretação até fazer coisas que são digamos, danosas a saúde vocal, mas quando vc tem controle sobre isso é diferente do que sair se arrebentando todo e ficando rouco na primeira música.
Alias, isso é uma citação muito importante. Tem gente que diz que drive é só danoso. Tem gente que diz que com técnica não se tem dano nenhum.
A realidade é exatamente como vc disse. O drive é uma técnica agressiva, mas se dominada, juntamente com um apoio consistente, posicionamento correto da laringe, etc. permite que o cantor (de rock, normalmente) tenha como recurso para dar um peso a mais no som. Mas sobretudo tem que ser usado com moderação, pois a técnica apenas reduz o desgaste, porém é evidente que aumenta o esforço na hora de cantar. Eu, pessoalmente, tenho um drive dominado e muito bem treinado, mas se algum dia alguém for me ver no palco, não espere que eu faça exatamente a msm coisa que nas gravações que posto. Pra gravar, eu dificilmente faço repetições da música, além de praticamente só cantar durante o período de gravação, cerca de 15, 20 minutos por música. Num show, segurar 1,5 ou 2 horas com o drive o tempo todo é coisa pra quem não tem responsabilidade. Existem diversos recursos de impostação que permitem que haja uma maquiagem na voz, a ponto do timbre ficar com mais harmonicos, por exemplo, dando a impressão da voz ser mais aguda. Da msm maneira, é possível integrar isso ao drive, para que se tenha menos esforço e melhores resultados.
Mas imaginem vcs uma pessoa que canta com um esforço sobrenatural e totalmente sem técnica tentando usar um drive... É rouquidão em no máximo 15 minutos.
|
membro Veterano
|
# abr/07
· votar
Christhian, bem falado.
Essa história de querer fazer igual ao CD é bem comum. Já vi colegas se matarem pra fazer igual ao "ídolo". Tacam tudo o que tem de voz pra detonar e não aguentam nem chegar direito ao final da música.
Na gravação de um CD (mesmo) o que sai são as melhores partes, os melhores agudos, vozes pequenas ficam enormes e assim por diante. Bem diferente dessas gravações que a gente posta aqui, eheh, fazendo tudo numa pancada só e que saia bom, senão tem que repetir a música inteira de novo.
Por isso que a gente insiste pra que os caras façam aula, porque se vc conhece bem a própria voz, sabe até onde ela vai com segurança, sabe levar, canta com inteligência. Os caras que se matam pra fazer bonito, perdem a voz rapidinho e depois não tem mais volta.
Conhece-te a ti mesmo!
|