Como saber se qdo canto agudo é voz de cabeça ou falsete?

    Autor Mensagem
    headbangersp
    Veterano
    # set/06


    Sinto q qdo uma determinada música exige notas altas dentro da minha tessitura, uso um registro que eu sei que não é voz de peito, mas tb não sei se é falsete ou voz de cabeça, talvez um falsete encorpado, sei lá se isso existe.... , mas a ressonancia do falsete e da voz de cabeça ficam na mesma região? Sinto q qdo canto alto, o som ressoa do meio para frente da boca indo em direção aos dentes....algum poderia me ajudar?

    Phantom Of Death
    Veterano
    # set/06
    · votar


    headbangersp

    se eh encorpado possivelmente nao eh falsete, mas se vc n sente q o som ta na cabeça possivelmente eh ... O.o ajudei mt neh dhsuidshui

    John Arch
    Veterano
    # set/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Pode ser falsete encorpado sim! Claro q naum vai ser igual voz plena, mas pode ser...qquer um q faça bastante falsete consegue grandes melhoras, msm sem fazer aula. Claro q vc pode acabar forçando (sim, existe falsete forçado, e sim, falsete forçado pode ferrar a garganta, msm se for limpinho). Mas independente disso, qndo vc faz o falsete bem relaxado, vc sente bastante o som na cabeça sim!

    headbangersp
    Minha opinião: a grande probabilidade é q vc esteja fazendo falsete, mas não posso inferir nd assim, é claro...to só deduzindo

    Voz de cabeça é voz normal mesmo, só q "flutuante" (grande explicação né?), vc sente sair a tensão da garganta e o som "subir". O problema é q isso também acontece no falsete.

    EDIT: eu não sabia q vc fazia aula de canto, li agora no outro tópico...Porra, pergunta pra sua professora...

    headbangersp
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eu não sabia q vc fazia aula de canto, li agora no outro tópico...Porra, pergunta pra sua professora....

    É obvio que eu perguntei.... mas ela não soube responder... disse q voz de cabeça é um registro feminino e que falsete é um registro masculino, e que são equivalentes.

    eduardoclark
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Opa! Back to the forum :)
    Cara, voz de cabeça não é um registro feminino!
    É um tipo de impostação. A impostação é onde se "coloca" o som.
    Todo som precisa de uma caixa de resonância, um local onde o som vai vibrar, dando o timbre, volume, etc. Nos tons agudos, o local ideal para isso (ou seja, o local de impostação correta) é na cabeça, por isso fala-se "voz de cabeça". Tanto que deve-se sentir essa vibração ao fazê-la. Assim como a voz de peito nos graves... deve-se sentir a voz vibrando no peito. Normalmente o falsete tem muito menos vibração (ou resonância) do que a voz natural.

    E falsete não é o equivalente a voz de cabeça feminina, tanto que muitos fonoaudiólogos ainda discutem se mulher possui ou não registro de falsete.

    Espero que tenha ajudado :)

    felipecfh
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eduardoclark
    Fala meu garoto!!!
    Seja re-bem vindo!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/06
    · votar


    eduardoclark
    Opa! Back to the forum :)
    :O
    Tu é meu ídolo!!!
    \o/

    felipecfh
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu acho que mulher não usa falsete, por ter a extensão uma oitava acima da do homem...
    Acho que no caso já passa pra wistle, ou flute...
    Sei lá, posso estar enganado, mas o falsete é exclusivo dos homens, para alcançar notas que estão fora da nossa extensão...

    John Arch
    Veterano
    # set/06
    · votar


    O equivalente feminino do falsete seria o whistle realmente. A voz de cabeça, q as mulheres usam, tem como equivalente masculino, a voz de cabeça tmb...hahaahaha

    Sabe qndo vc ouve um homem cantando ópera? Aquilo é voz de cabeça (na esmagadora maioria das vezes). Agora, sabe qndo vc ouve akela "gorda" cantando ópera, com akeles agudos penetrantes? Akilo é voz de cabeça feminina. Essas vozes são equivalentes.

    eduardoclark
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Hmm.... bom, eu não sou expert no assunto, mas acho que não dá pra dizer que o whistle é o equivalente feminino do falsete, até porque homem também faz whistle. Além do que, como eu disse, não sei se leram, mas muitos fonoaudiólogos, professores de canto e etc ainda discutem se mulher tem ou não falsete.

    headbangersp
    Veterano
    # set/06 · Editado por: headbangersp
    · votar


    A minha professora disse que mulher não tem falsete. Que a ressonancia da mulher é naturalmente na voz de cabeça do que no peito(não que a mulher nnão a tenha) e que voz de cabeça feminina é equivalente ao falsete masculino...

    eduardoclark
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Sim, eu sei. Muitos professores dizem isso, outros dizem o contrário... são opiniões. O fato é que nem os fonoaudiólogos se decidem sobre isso, então, eu apenas afirmo que não há verdade sobre essa questão. É uma questão biológica, o aparelho fonador da mulher é naturalmente diferente... seus tons são todos mais agudos, então alguns dizem que sua variação de falsete pra natural é apenas questão de impostação e força na voz, outros dizem que nem há falsete em mulheres. Eu prefiro não opiniar, visto que não estudei a fundo isso, tão pouco fiz "experiências" para comprovar.
    E o falsete "imita" a região de tons que a mulher faz com sua voz de cabeça, (que em grande maioria das mulheres é boa parte de sua região)mas o homem tem voz de cabeça também, que é como a da mulher em termos de impostação e ressonância, mas obviamente, o som é diferente devido a diferença natural entre as vozes.

    \m/

    John Arch
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eduardoclark
    Exatamente. Mas se vc analisar, a discussão maior é entre os professores de canto popular e fonoaudiólogos. Mas algumas coisas nós podemos afirmar.

    1º - estéticamente falando, realmente o falsete seria o equivalente da voz de cabeça femina. O falsete dos homens tem uma sonoridade similar a voz de cabeça feminina. Mas analisando-se do ponto de vista da função q os órgãos do corpo exercem, não. Nessa linha de pensamento, as vozes de cabeça (masculina e feminina) se equivalem, por mais diferente q possam soar. Mas ainda assim são similares, é só vc analisar um tenor ultra-ligeiro e uma contralto (de verdade) cantando ambos em voz de cabeça.

    2º - Realmente homem tem whistle tmb, mas não deixa de ser falsete, ao meu ver.

    eduardoclark
    Veterano
    # set/06
    · votar


    John Arch
    Realmente! A maior discussão é entre os professores e os fonoaudiólogos. Eu só não acho muito "útil" essa comparação da voz de cabeça feminina com o falsete masculino. Para mim, equivalente não é a mesma coisa que "soar como". E fora que em grande parte, um homem cantando em falsete uma música que era cantada por uma mulher, fica feio. Por isso, não vejo sentido em comparar um ao outro!

    E quanto ao whistle, pelo que eu entendi dele, é bem diferente de uma técnica de falsete. Mas, admito que sei bem pouco! A única similaridade seria que se está "emulando" uma região mais aguda.

    Yngwie Slash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    headbangersp

    Isso que você faz é tipo um ''berrinho'' ?

    headbangersp
    Veterano
    # set/06
    · votar


    headbangersp

    Isso que você faz é tipo um ''berrinho'' ?



    Como assim berrinho??? Sei q o som ressoa entre o céu da boca e os dentes.... subindo em diração as maças do rosto e olhos...

    John Arch
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Tmb não acho nem um pouco útil essa comparação. Acho q só confunde as pessoas...mas o q eu to falando em relação à voz de sopro é o seguinte:

    Vc tem a voz plena e a falsa voz...
    Dentro da voz plena, há diferenças entre a maneira como vc a emprega, quais sejam, voz de peito e voz de cabeça. Os mecanismos são diferentes mas não dexa de ser voz plena.

    Na falsa voz a msm coisa, vc pode empregá-la de formas diferente, mas não deixará de sê-la. Entendeu meu raciocínio?

    De qquer maneira, acho q a questão é mais de nomenclatura do q qquer coisa...pode-se ter um parâmetro entre o momento em q dexa d ser falsete passa a ser voz de sopro. Mas acredito q nem se dêem ao trabalho de desenvolver mais o tópico qnto às mulheres em relação à própria literalidade da palavra: "Falsete".
    - Uns dizem que é o uso das falsas cordas. Nessa linha de entendimento, é td falsete e acabou, até mesmo pra mulheres.
    - Outros afirmam q é falsa voz de soprano, logo, mezzos e contraltos teriam falsetes, mas isso me parece um entendimento q mais busca a semelhança pela sonoridade
    -E por fim, temos akele conceito clássico, que eu pelo menos adoto...Falsete=falsa voz feminina. Logo, pouco importa se é falsete ou whistle, é td falsete pra homem; e pras mulheres fica a voz de sopro q tem um nome diferente, msm q a função seja a msm (se é q é!)

    Bom, de qquer maneira, eu naum entendo desse assunto. Seria bom q alguem aí com experiencia se manifestasse sobre o assunto. Vou ficar no aguardo, pq até hj ninguem nunca me deu uma explicação decente sobre o assunto.

    Valeu

    eduardoclark
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Concordo plenamente contigo, e fico com a primeira opção, que é a que tem algo concreto no que se basear.É a que faz mais sentido, mais lógica.

    E entendo tudo que tu disse em relação aos "mecanismos". Tanto que um falsete bem trabalhado, é muito útil, e pode se asemelhar à voz plena, mas ainda assim vai ser falsete vai acarretar em todas as questões que ele traz ao executor, etc... enfim, não há muito mais o que discutir! Valeu pelo paop! *rs \m/

    HugoMura
    Veterano
    # set/07
    · votar


    as vezes quando estou cantando e elevo para o agudo sinto o musculo da minha bochecha vibrar isso pode ser um sinal de que estou usando minha voz de cabeça?

    John Arch
    Veterano
    # set/07
    · votar


    HugoMura
    Significa q vc está usando os ressoadores do rosto, e só. Inclusive pq isso deve ser feito o tempo td, seja em voz de peito ou de cabeça, ou msm falsete. Por isso q os professores mandam levantar as maçãs do rosto, e abrir o fundo da garganta, para q a voz ressoe através da cavidadee craniana.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/07 · Editado por: membro
    · votar


    disse q voz de cabeça é um registro feminino e que falsete é um registro masculino, e que são equivalentes.

    Essa professora tá perdidinha.

    Do jeito que o pessoal fala é como se o aparelho fonador feminino funcionasse de um jeito e o masculino de outro. Alguém já viu um músculo a mais ou a menos em algum?

    Mulher tem falsete e se alguém tem dúvida eu me pergunto: será que ninguém nunca viu de perto aquelas senhoras, por exemplo que já não tem mais condições de ir na voz plena fazendo um falsetão, que aliás tem um som de gosto muuuito duvidoso?
    Não é possível que não saibam a diferença.

    Cara, voz de cabeça não é um registro feminino!
    É um tipo de impostação. A impostação é onde se "coloca" o som.


    Na verdade é um registro, assim como registro de peito ou registro de falsete.
    Quando falei na voz das senhorinhas vejam que toda voz tem as suas passagens de registro, se vc não sabe diferenciar muito bem, vai notar que na maioria das vezes nas passagens em vozes pouco treinadas há uma quebra na sonoridade ou seja, uma mudança brusca da emissão e que é bem gritante. Vozes treinadas tornam a passagem muito suave ou quase imperceptível.

    Lá vamos repetir que não tem ressoador no peito!!!! Peito não é caixa de ressonância, ok?

    cybx
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cantante

    em vozes pouco treinadas há uma quebra na sonoridade ou seja, uma mudança brusca da emissão e que é bem gritante

    É uma dúvida que eu sempre tive e esqueço de perguntar pro meu prof. Isso só não acontece quando vc vai direto de voz de peito para falsete, isso é, sem passar pela voz de cabeça antes?

    eduardoclark
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cantante
    Lá vamos repetir que não tem ressoador no peito!!!! Peito não é caixa de ressonância, ok?

    Desculpem pelo termo errado ;) Eu era totninho na época (mais ainda do que sou *rs), principalmente em como usar os termos corretos. O lance dos registros, etc, ainda hoje, não sou muito bom com as terminologias. Mas, esse tópico tá veínho hein? *rs Hoje já não piso na bola desse jeito quando não saco do assunto! Valeu pelo toque, Cantante!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/07
    · votar


    eduardoclark

    nossa nem eu tinha me tocado da velhice do mesmo eheheh

    John Arch
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pois é, todo mundo já escreveu merda nisso daqui...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se qdo canto agudo é voz de cabeça ou falsete?