- Saúde Vocal -

    Autor Mensagem
    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok


    Pessoal, procurei no busca e não achei nada de tããããão interessante neste sentido, então resolvi postar pra vocês, algo bem legal que encontrei na net...

    Entrem aqui: Crica!!! (Edu Falaschi Official Web Forum)

    Pra agilizar, vou disponibilizar aqui os diálogos (com algumas edições) sobre saúde vocal que encontrei no referido fórum... é bem instrutivo!

    __________________________________________
    Anathema:

    A utilização da voz humana como forma principal ou exclusiva de trabalho categoriza as profissões em dois grandes grupos: vocais e não-vocais.

    As áreas da comunicação e artes, em especial os locutores, cantores e atores fazem parte do grupo dos profissionais vocais. Para estes a voz é seu principal instrumento de trabalho, embora nem sempre eles tenham consciência disso. É importante ressaltar que para ser um bom profissional desta área é fundamental cuidar bem da voz, mantendo saúde e estética vocal. Para tanto deve-se buscar a orientação e acompanhamento vocal com profissionais habilitados, pois a manutenção saudável e estética da voz garantem a estes permanência no mercado de trabalho.

    Hoje, na era da comunicação, já é mito afirmarmos que somente os vocalmente "bem-dotados" podem exercer profissões vocais. As práticas fonoaudiológicas, legalmente reconhecidas na área da saúde, auxiliam no desenvolvimento do potencial vocal saudável sem recursos medicamentosos ou cirúrgicos. Apesar disso, o desconhecimento da higiene vocal tem levado muitos a manifestarem doenças laríngeas leves, e as freqüentes repetições destas afecções chegam até mesmo à agravamentos que culminam em tratamentos cirúrgicos.

    O alto índice de alterações vocais nos profissionais da voz tem merecido especial atenção dos fonoaudiólogos, pois a utilização da voz inadequada, resulta em uso abusivo do aparelho fonador. A exposição aos fatores nocivos como falar/cantar prolongadamente em ambientes ruidosos, sem tratamento acústico apropriado, ou mesmo o inocente hábito de pigarrear bruscamente, sempre antes do ato da fala, deixam o falante mais vulnerável. Alguns profissionais utilizam erradamente como prevenção aos problemas vocais pastilhas, conhaques, gengibre, sprays, entre outros. É ainda muito comum encontrarmos locutores, atores e cantores dedicando grande parte do seu tempo em ensaios e preparos de leituras, sem contudo investir igual atenção na forma saudável de apresentá-las.

    É preciso conhecer e desenvolver medidas preventivas, mudando pequenos hábitos e comportamentos no nosso cotidiano, não apenas quando a rouquidão aparece. Alguns cuidados básicos devem ser observados, como:

    1- disciplinar os horários de trabalho para que haja repouso vocal após cada apresentação;

    2- hidratar-se com 7 à 8 copos de água por dia;

    3- evitar a ingestão de drogas inalatórias ou injetáveis que têm ação direta sobre o laringe e a voz, além de alterações cardiovasculares e neurológicas.

    4- evitar o uso do fumo, inclusive da maconha, pois a aspiração provoca um super aquecimento no trato vocal deixando a voz mais grave (grossa);

    5- utilizar roupas leves que permitam a livre movimentação do corpo, principalmente na região do pescoço e cintura, onde estão situados a laringe e o músculo diafragma;

    6- evitar a ingestão de refrigerantes, comidas gordurosas ou condimentadas, pois estes produzem gases e refluxo gastroesofágico prejudicando os movimentos respiratórios, além de lesar a mucosa;

    7- evitar as mudanças bruscas de temperatura no ar ou líquido;

    8- realizar exercícios de relaxamento regularmente, liberando a tensão corporal evitando a produção vocal com esforço e tensão;

    9- realizar avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas.

    10- manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a fala ou canto.

    O melhor seguro que os profissionais vocais podem fazer para preservar seu instrumento de trabalho é manter a saúde vocal.


    Cam:

    Anathema, muito legais as dicas que você tem colocado por aqui! Vão ser muito úteis pra mim!

    Canto em um coral já há algum tempo, e há um mês, em virtude de algumas falhas crescentes na voz, procurei um otorrino e descobri que estou com uma fenda nas cordas vocais. Fiquei feliz por não chegar a ser um calo, mas obviamente vou ter que correr atrás de exercícios fonoaudiólogos para evitar que o problema se agrave.

    Como eu canto somente uma vez por semana, fiquei liberada a fazer estes exercícios em casa, bem como uma reeducação alimentar, como vc já ressaltou no seu texto.

    Enfim, já anotei suas dicas dos outros tópicos aí de relaxamento e aquecimento vocal (que eu não me preocupava muito antes), já juntei com outros que eu já tinha (e não fazia :ph43r: ), e agora é só questão de disciplina mesmo...

    Espero poder contar com mais dicas suas aí! Vlw.


    Rainha de Espadas:

    Canto em um coral (...) vou ter que correr atrás de exercícios fonoaudiólogos para evitar que o problema se agrave.

    Ei....

    Tipo, como você percebeu?

    Que tipo de falhas?

    Dor ou apenas desconforto? Ou nem chega a ser muito perceptível?

    Poxa, eu gosto de cantar e reconheço que às vezes eu forço, mas tenho me segurado muito com relação a beber coisas frias, ou quentes, e tenho tomado uma série de outros cuidados, ainda mais que tenho que me apresentar tbm, em breve...

    Mas como às vezes eu pego pesado, queria saber a partir de que ponto isso é perigoso sabe...

    Tenho muito medo de desenvolver um calo, ou mesmo algo menor nas cordas...
    sei que é foda essas coisas, e amo minha voz e o controle que tenho sobre ela é um dom que eu venho tentando desenvolver, mas queria mais informações como essas....


    Cam:

    Tipo, como você percebeu?

    A princípio eu percebi uma certa rouquidão no fim do dia, principalmente dias que eu conversava mais. Aos poucos essa rouquidão foi aumentando, e chegou a atrapalhar minha voz no coral. Eu trabalho com técnica de falsete, mas somente para tons mais agudos, e depende da música e orientação. Com essa rouquidão, eu tinha que entrar em falsete quase toda hora, e em tons muito mais baixos que o normal.

    O pico foi uma semana antes de eu resolver ir ao médico, que eu saí à noite. Tá certo que eu tava no sereno, tomando gelado e conversando pra caramba e alto por causa do som de fundo. Mas em 1 hora fiquei COMPLETAMENTE afônica, e isso não é normal, até porque não foi a primeira vez que eu fiz isso, e da galera lá eu fui a única que fiquei assim.

    Ah, outro sintoma que eu tenho percebido junto a esses é pigarro na garganta. Como eu não fumo, achei estranho. E isso também atrapalha a cantar. Isso pode estar relacionado a refluxo, por isso da reeducação alimentar. Estou tomando também um medicamento que reduz a acidez no estômago, segundo orientação médica.

    Tenho muito medo de desenvolver um calo, ou mesmo algo menor nas cordas...

    Pois é, segundo o médico a fenda é o passo anterior ao calo. Se eu não o tivesse procurado agora, e esperasse que os sintomas se agravassem, haveriam grandes riscos de desenvolver calos. E normalmente o pessoal só procura o otorrino quando a coisa tá feia.

    No meu caso, como eu disse, eu canto só uma vez por semana, então posso fazer os exercícios em casa. Se vc quiser depois eu explico melhor o que é esta fenda, porquê causa rouquidão e porquê pode gerar um calo. Meu post já está grande demais hahaha.


    Rainha de Espadas:

    eu quero explicação sim, por favor :D

    agora, me diz uma coisa

    é normal você cantar várias músicas graves, e depois disso não conseguir fazer uma belo agudo, e vice-versa no agudo?

    eu notei isso em mim e em uma cantora que fez show por aqui na minha cidade.. tadinha, ela cantou Megadeth, entre outros, depois pediu ajuda pra platéia pra fazer a Carry On... ela se esforçou pra caramba...


    se tiver uns desenhinhos pra esquematizar, melhor^^

    tipo estes dias eu peguei uma música mais grave que eu costumo pegar, num ensaio, Fatima do Capital Inicial, a galera me fez pegar ela 10 vezes seguidas, depois ficou uma droga minha voz, pesou pra caramba e doeu um pouco durante... mas já aprendi que não posso fazer isso...
    Ela pede um vocal mais raivoso, tipo interpretação mais raivosa da letra, com uma intensidade melhor, e eu fui além do que precisava :P:P

    dá medo essas coisas

    minha voz é minha paixão, vou cuidar mais dela


    Cam:

    Bom, eu não sou perito no assunto, vou me basear no que o médico falou, e no que eu tenho pesquisado sobre o assunto.

    Esta coisa "bonita" aqui é uma foto das nossas cordas vocais

    (Posted Image)

    Como pode ver, existe uma fenda natural no meio, por onde passa o ar. Por princípio de vibração, existe a emissão de som de acordo com o, digamos, "grau de esticamento" das cordas. Por isso fazemos sons diferentes, e tal.

    O ideal, quando emitimos um som, é que o espaço seja o menor possível, praticamente nulo. Pense numa bexiga. Você já deve ter feito aquela brincadeira de encher uma bexiga, e na hora de esvaziar vc estica a borda dela até que sai um som. Se não fez, vai correndo comprar uma bexiga que isso é experimento de física :P

    Bom, quando dizemos que a pessoa tem uma fenda nas cordas vocais (que é o meu caso), significa que aquelas laterais ali não se encostam tanto quanto deveriam, fica um espaço quando vc fala. Isso significa que passa mais ar do que deveria, então, para fazer a vogal "i" aguda, por exemplo, eu preciso de maior esforço pra que saia o som, do que se não tivesse esse espaço.

    Isto gera o cansaço, a rouquidão. E por quê pode virar um calo? Bem, imagine que, ao invés destas laterais serem rígidas, elas são um pouco flácidas e ficam se atritando para fazer o som. Este atrito pode causar um stress local, que pode irritar, e formar um calo, que é uma saliência nestas laterais.

    Com relação aos limites de voz, as cordas vocais são músculos, precisam ser aquecidas. É como um processo de alongamento. Pra isso utilizamos exercícios de respiração e de aquecimento propriamente dito. Você tem que explorar primeiramente sua extensão vocal. É normal conseguirmos cantar desde grave até agudo, mas sempre vai ter um em que você é melhor. Procure se explorar neste sentido, e não abusar quando não for a "sua área". Vocal mais grave pra nós, mulheres, é mais difícil. E não é simplesmente "enroucar" a voz (hehe, que palavra é essa? :blink: ). Creio que geralmente ocorre esta dificuldade de mudança quando forçamos muito as cordas de maneira inadequada.

    Procure aquecer bem a voz antes, tanto para tons graves quanto para agudos, e veja se melhora.

    Bom, espero não ter falado muita besteira :D

    Abs, até.


    Rainha de Espadas:

    maravilhosa resposta

    uma salva de palmas pra você!

    mas diga...

    quanto, mais agudo, ou mais grave, diferente é a abertura entre as cordas certo?

    Ei, andei pesquisando ae, e achei fotos das lesões e, acredite, elas sim são bisonhas...

    o tal do pólipo dá até medo

    andei lendo pra caramba mesmo... eu vi numa comunidade do orkut sobre canto e técnica vocal, um carinha pôs uns links pra apostilas lá, umas 10 apostilas, todas maravilhosas... umas explicando até o funcionamento do microfone B)
    Com umas regrinhas de como usá-lo sem estragar, o que não fazer etc...

    http://ummundomagico2.blogs.sapo.pt/arquivo/ex_cv.JPG
    a menos pior... (um desenho esquematizando os tipos de lesões)

    _________________ se vc acha nojento, ou tem medo, não prossiga::
    (as fotos são reais)

    http://www.ipsemg.mg.gov.br/medicina/imagens2/fono_04.jpg
    Edema de Reinke

    http://www.susmedicos.com/ARTICULOS_LUIS_HUMBERTO_JIMENEZ/Foto18.jpg

    pólipo gigante

    http:/ /rborl.org.br/conteudo/acervo/Images/01-figura3-70-4.jpg
    feridinha que não sei qual é


    Cam:

    quanto, mais agudo, ou mais grave, diferente é a abertura entre as cordas certo?

    Sim. Lembrando ainda da experiência da bexiga, quanto mais esticadas as laterais, menor vai ser o feixe de ar, mais agudo será o som. E do contrário, quanto mais "solto", mais grave.

    Tente respirar tentando fazer um som BEM grave, a ponto de não conseguir. Vc vai ver que vai sair BASTANTE ar, porque a abertura é maior. Agora tente fazer um som BEM agudo, também a ponto de não conseguir. O ar sai bem mais comprimido, e um grunhidozinho agudo de fundo também rs rs. Isso porque a abertura é mínima.
    __________________________________________


    Urfa... Nossa, deu trabalho isso aqui!

    Divirtam-se!!! E façam o favor de contribuir com esse assunto ultramega importante...

    Vick Vaporub
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Vick Vaporub
    · votar


    Muiiiiiiito bom o post, Danckor!

    Ainda vou em um otorrino só pra saber como estão minhas pregas vocais :D
    Apesar que eu não forço nada, vou só pra garantir e por curiosidade mesmo!

    Obs.: algumas fotos sairam com "..." no link, logo não apareceram... Edita isso depois...

    Abraços!

    jfguittar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    [b]Danckor Vallence Buriok
    Legal mesmo

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Vick Vaporub
    Editado!!!

    jfguittar
    \o/

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
    · votar


    Mais sobre a Saúde Vocal - Fonte: Crica!!!


    ___________________________________________________

    Saúde Vocal (1)
    por Ana Calvente

    Saúde Vocal para cantores (parte 1)

    Quando pensamos numa pessoa com saúde vocal, imaginamos que aquele indivíduo encontra-se num equilibrio de saúde física e mental que o deixará em condições para produzir a sua melhor voz. Se esta já e uma situação ideal para qualquer falante, para os cantores esta é uma condição imprescindível! Lembre de todas as vezes que você teve que cantar e não estava se sentindo muito bem, levemente gripado ou apenas cansado....

    É importante ressaltar que a saúde vocal estará sempre relacionada ao estado geral do indivíduo, uma vez que todo o corpo colabora com a produção da voz e da fala.

    O termo saúde vocal (ou higiene vocal) refere-se aos cuidados que cada indivíduo deve ter com a sua voz para prevenção de qualquer alteração vocal bem como a manutenção da qualidade desta voz. Embora partam de princípios básicos comuns, esses cuidados devem ser pensados individualmente, pois cada pessoa será sensível a cada um deles de forma diferente.

    Para mapear quais são os fatores que prejudicam ou beneficiam a sua voz, você deve partir de uma simples, porém importante, observação pessoal. Quais são os fatores que estão sempre presentes quando você tem algum problema de voz? Eles podem ser desde os mais óbvios: fumo, drogas, esforço vocal, alergias, até razões menos conhecidas como alterações que surgem devido a problemas gástricos, hormonais, ou mesmo porque você faz agum esforço desnecessário quando fala. Da mesma forma, aumentar a quantidade de água que você bebe por dia ou tomar cuidado com sua alimentação podem trazer benefícios à sua voz, você sabia?

    Algumas vezes o cantor já apresenta alterações vocais: aquela rouquidão que está persistindo ou a percepção de perda de agudos e/ou graves na extensão. É difícil perceber quando exatamente estes processos se iniciam e muitas vezes você acaba achando que isso é normal e vai passar logo, não é? Pois saiba que com uma rouquidão de mais de duas semanas você já pode desconfiar que as coisas não vão bem! Nesses casos o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista, que poderá diagnosticar se existe alguma alteração física e/ou funcional em suas pregas vocais (cordas vocais), receitar algum remédio, se for o caso, ou encaminhá-lo para um trabalho terapêutico com um fonoaudiólogo.

    Acredito que a situação ideal para o cantor é, aliado a este auto-conhecimento, ter sempre profissionais competentes orientando sua formação. Todo o cantor deve ter um professor de canto, e deve passar por uma avaliação com um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo pelo menos uma vez por ano.

    Por ser este um assunto tão extenso, será divido em partes, e nos próximos artigos, estes fatores que podem afetar sua voz serão apresentados. Isto vai ajudá-lo a entender um pouco mais como funciona a sua voz e o que você pode fazer por ela!

    Ana Calvente, fonoaudióloga e cantora do grupo vocal Equale.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Saúde Vocal (2)
    por Ana Calvente

    Os Efeitos de Fumo, Drogas, Álcool e Medicamentos.

    Na primeira parte deste artigo foram feitas algumas considerações sobre o que é saúde vocal e como você pode aprender a lidar com ela. Nesta 2ª parte comento aspectos que poderão influenciar sua saúde vocal.

    Para que haja produção de voz, é preciso atuação da respiração, da fonação - produção sonora propriamente dita -, e da ampliação e articulação desses sons nas cavidades de ressonância. Qualquer fator que altere um desses componentes pode influenciar a voz. Nunca é demais lembrar que a saúde vocal está relacionada à saúde geral de um indivíduo. Por isso qualquer evento que atue sobre a saúde geral poderá trazer reflexos à saúde vocal.

    Vamos começar com os óbvios. São aqueles que, via de regra, todos sabemos que fazem mal para a voz. Vamos, então explicar o porque, os efeitos de cada um sobre a voz:

    O fumo é altamente prejudicial causando ressecamento do trato vocal (aparelho fonador) e irritação do trato respiratório. Rouquidão, tosse e até inflamação da laringe poderão aparecer e, muitas vezes o cantor pode perceber um agravamento do seu tom habitual. A mucosa laríngea tem em sua extensão pequenos cílios que ajudam a varrer o excesso de muco retido nas paredes da laringe. O fumo vai provocar uma diminuição dos movimentos ciliares acarretando não só o aumento da produção de muco como acúmulo desta secreção tendo como resultado o famoso pigarro do fumante.

    O efeito das drogas também são parecidos com os do cigarro. Vamos falar aqui da maconha e cocaína, as mais usuais. Na maconha , além de todas as conseqüências já citadas, ocorre a inalação de inúmeras impurezas encontradas na erva, inclusive agrotóxicos e inseticidas, e um superaquecimento da região do trato vocal que se dá basicamente pela forma com que se fuma aumentando a pressão com os lábios. Em relação à voz e fala podemos perceber: imprecisão da articulação, alterações no ritmo e na fluência da fala, voz mais grave e, muitas vezes, dificuldade em manter a afinação. A cocaína é altamente irritativa às mucosas do nariz e da laringe. Pode apresentar alterações neurológica e cardiovasculares (vasoconstrição). Quanto às conseqüências podemos encontrar um endurecimento da articulação temporo-mandibular (a famosa "trava", típica da cocaína) , voz mais aguda e hipernasal e a aceleração da fala.

    O álcool também pode causar irritação de todo o trato vocal. Ele atua como vasodilatador alargando os pequenos vasos sanguíneos das pregas (cordas) vocais. O efeito percebido pode ser rouquidão e agravamento do tom de voz. O álcool também relaxa e produz um efeito anestesiante sobre nós. Sob essas circunstâncias o cantor poderá realizar, sem perceber, abuso vocal, realizando um esforço desnecessário, que será mascarado pelo efeito anestésico. É importante destacar também que a associação de cigarro + álcool é um dos maiores causadores do cancer de laringe e pulmão.

    Outro fator que gostaria de chamar a sua atenção neste artigo é sobre o uso de medicamentos e sua relação com o uso da voz. Em primeiro lugar não use medicamentos sem consultar um medico, pois ele é o profissional competente para isto. O medicamento usado por um amigo, para um mesmo problema com sucesso, nem sempre terá o mesmo resultado em você. A Segunda coisa é que um medicamento que você está fazendo uso para um outro problema não relacionado necessariamente à voz, poderá ter alguma influência sobre sua voz, trazendo alguma modificação. Por exemplo, um remédio usado para dieta com diurético poderá trazer um grande ressecamento ao trato vocal pela perda excessiva de água , o uso de hormônios pode alterar a tonalidade da voz, etc. Diga sempre ao seu medico que é cantor e questione sobre possíveis implicações em sua voz.

    Neste parte do artigo foram abordados os efeitos de fumo, drogas, álcool e remédios relacionados à saúde vocal. No próximo serão tratados aspectos sobre hidratação, alimentação , alergias e problemas gástricos relacionados à voz.

    Ana Calvente, fonoaudióloga e cantora do grupo vocal Equale.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Saúde Vocal (3)
    por Ana Calvente

    Hidratação, Alimentação, Alergias e problemas gástricos relacionados à voz.

    Nos dois primeiros artigos sobre saúde vocal começamos a falar sobre como é importante umu cantor estar atento ao que acontece com sua voz e os aspectos que podem afetá-la. Vamos continuar abordando mais alguns tópicos que podem trazer algum tipo de alteração na voz. Neste artigo vamos falar de Hidratação, Alimentação, Alergias e problemas gástricos relacionados à voz.

    Vamos começar com um ítem importante, a Hidratação. Todos nós sempre ouvimos falar da importância de se beber água para a saúde em geral bem como para a saúde vocal! Se nosso corpo está bem hidratado, nossas pregas vocais também estarão, com melhor flexibilidade e vibração.

    Você sabe que a água (ou qualquer líquido) que ingerimos não passa pelas pregas vocais. Se isso acontecesse iríamos aspirar líquidos para o pulmão e poderíamos até morrer! Como hidratamos as pregas vocais, então? A laringe produz normalmente uma secreção. De acordo com cada organismo essa secreção pode ser mais viscosa, mais fluida ou mais grossa. Ela age como uma proteção para esta região, principalmente na mucosa das cordas vocais, diminuindo o atrito entre elas e aumentando sua flexibilidade e vibração. A água ajuda na melhor hidratação das células que, por conseguinte, produzem uma secreção mais fluída facilitando o processo de vibração das pregas vocais. Se a mucosa das pregas vocais estiver muito ressecada, poderá haver um grande atrito entre elas o que poderá acarretar,inclusive, o aparecimento de alguma lesão.

    Em geral, se recomenda a ingestão de aproximadamente 2 litros de água por dia. É importante, porém, fazer uma observação de sua saúde como um todo. A ingestão de um medicamento que contenha diurético por exemplo (que pode ser encontado num remédio para emagrecer) pode fazer com que você perca muita água e precise elevar o seu nível de hidratação. Já a ingestão exagerada de água pode levar a uma perda de sódio no organismo causando danos à saúde em geral.

    Pode se fazer também inalação direta das pregas vocais por inalação de vapor (vaporizador ou nebulizador por exemplo).

    Uma boa forma de observar o nível de hidratação do corpo é pela observação da coloração da urina. Quanto mais hidratado estiver o indivíduo, mais clara será a coloração da urina.

    Quanto às alergias respiratórias, você sabia que existe uma grande relação entre elas e alterações vocais? Bronquites, sinusites, rinites, asma, laringite e faringite podem causar um inchaço nas mucosas do trato vocal , dificultando a movimentação das pregas vocais, impedindo, assim, que sua voz saia da melhor forma possível!

    Pense nos ambientes em que você costuma cantar: estúdios com ar condicionado, carpetes, locais empoeirados, fechados, sem circulação de ar, tudo bem propício para uma crise alérgica!

    Lembre-se que a respiração é parte importante na emissão vocal. Logo problemas na respiração serão facilitadores de possíveis problemas vocais. O efeito será sentido não só na emissão, quanto em toda a parte de ressonância, onde a ampliação do som estará prejudicada levando a um maior esforço para uma boa produção vocal.

    Se você é um cantor alérgico, busque um tratamento para alergia. Converse com seu médico e procure o trabalho que mais lhe agradar, mas cuide dela!

    Outro problema bastante comum que pode ter consequências sobre a produção vocal é de natureza gástrica. Pode ocorrer um refluxo de gases utilizados pelo nosso corpo no processo digestivo que podem atingir nossa mucosa laríngea. É o que chamamos de Refluxo Gastroesofágico! O ácido utilizado pelo estomago na digestão de alimentos é chamado ácido gástrico. Quando, por qualquer problema, este ácido retorna às porções mais altas da faringe e laringe, pode ocorrer uma irritação nas mucosas ocasionando problemas vocais. Por isso observe se você frequentemente sente azia, sensação de queimação , sensação de corpo estranho na garganta, rouquidão, pigarro, secreção espessa sobretudo ao acordar , e algumas vezes dor. Você pode estar com algum problema gástrico que estaria afetando também o seu processo vocal. Isto pode estar ocorrer e/ou ser agravado devido a ingestão de alimentos muito gordurosos, codimentados, bebidas alcoólicas e gasosas, coca-cola, derivados de leite e achocolatados,etc. Fatores psicoemocionais podem interferir neste quadro também.

    Uma alimentação equilibrada e regular é essencial para a boa produção vocal. Antes de uma performance o cantor deve fazer uma dieta leve, rica em carboidratos, o que trará uma melhor eficiência na atividade física além de serem alimentos de fácil digestão. O ideal é uma alimentação rica em vegetais e frutas. Maçãs e laranjas são ricas em carboidratos, por exemplo.

    Não é recomendável, antes da fazer uso profissional da voz, usar alimentos muito condimentados, pois a digestão lenta pode atrapalhar a movimentação e controle do diafragma.. Devemos evitar comidas pesadas, gorduras, chocolate e derivados do leite em geral, pois aumentam a produção de muco, prejudicando a ressonância.

    O ideal é fazer um intervalo entre a refeição e a atividade profissional. Mastigar bem os alimentos proporcionará um relaxamento da mandíbula facilitando os movimentos articulatórios.

    Neste artigo tratamos de mais alguns aspectos que afetam a saúde vocal. No próximo e último artigo sobre saúde vocal vamos abordar alguns outros tópicos que devemos estar atentos para melhor cuidar de nossa voz!

    Ana Calvente, fonoaudióloga e cantora do grupo vocal Equale.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Saúde Vocal (4)
    por Ana Calvente

    Neste 4º. e último artigo sobre Saúde Vocal vamos abordar pontos gerais que podem influenciar a produção vocal.

    O primeiro ponto a destacar, é a importância de uma boa noite de sono para a voz (bem como para o corpo inteiro!). Dormir o suficiente para descansar! No geral, são recomendadas 8 horas de sono, mas isto pode ser variável, pense em quanto tempo você precisa para descansar! As condições do local em que você dorme também serão importantes: um bom colchão, um local arejado, sem poeira e silencioso.

    Um dos problemas com o qual o cantor mais se depara é a situação de competição sonora. Cantar em locais fechados barulhentos e com pouco retorno, nos faz imediatamente aumentar o volume da voz para ser melhor entendido. Estas situações em que precisamos falar ou cantar com maior intensidade para suplantar o ruído ambiente levam a um esforço vocal que não será benéfico à voz. A competição sonora é uma situação bem corriqueira: conversamos no carro enquanto ouvimos música e os carros buzinam do lado de fora, conversamos durante shows e em boates, falamos no celular no ônibus ou no metrô. Devemos ter consciência que também nestes momentos estamos cometendo um grande abuso vocal e tentar evitá-los!

    A tosse é um grande abuso para as cordas vocais. Quando tossimos, nossas pregas vocais se chocam com grande intensidade. Devemos consultar um médico especialista para tratar a tosse. Da mesma forma o pigarro promove um atrito entre as pregas vocais. O pigarro pode ser um vício, e geralmente não nos damos conta disto. A ingestão de líquidos é indicada para fluidificar o muco e tentar diminuir o incômodo.

    A prática de exercícios físicos é importante para a saúde em geral. Contudo devemos tomar cuidado para não falar durante a atividade física porque isto gera um aumento do fechamento glótico. Atividades com movimento violento dos braços como tênis, vôlei, basquete, boxe, etc. que podem causar tensão na área do pescoço, tórax e ombros devem ser evitadas. Atividades com baixo impacto, alongamento, ioga, natação são indicadas para pessoas que usam sua voz profissionalmente.

    O ar condicionado pode ressecar a mucosa do trato vocal porque o ambiente é resfriado através da diminuição da umidade do ar. Aconselhamos a ingestão de água quando ficamos por muito tempo num local com ar condicionado. Devemos tomar cuidado com as mudanças bruscas de temperatura, que podem causar problemas inflamatórios, edemas na mucosa ou uma maior descarga de muco na laringe. O excesso de frio ou de calor pode ser prejudicial à sua voz. Se você sabe que vai passar por uma situação como esta, por exemplo, numa turnê, tente ter sempre uma opção de roupa mais quente, agasalhe bem a área do peito e pescoço, mas tenha também uma opção mais fresca, pois se a temperatura esquentar, o suor o fará ficar com a roupa molhada no corpo.

    Lembre-se também que a produção da voz é feita com todo seu corpo e assim qualquer coisa que não esteja indo bem, tanto fisicamente quanto e emocionalmente pode afetar sua performance vocal.

    Para manter sua voz saudável é preciso conhecê-la. Observe sua voz e verifique o que mais a afeta. Você agora já tem algumas informações que poderão ajudá-lo a prevenir eventuais problemas vocais!


    Ana Calvente é Fonoaudióloga, Especialista em Voz e Cantora


    Referências Bibliográficas

    Andrada e Silva, Marta &Ferreira, Leslie Piccolotto Saúde Vocal, práticas fonoaudiológicas . Ed Roca, São Paulo 2002.
    Andrada e Silva, Marta & Costa, Henrique Olival – Voz Cantada Evoçução, avaliação e terapia Fonoaudiológica. Ed. Lovise, São Paulo 1998.
    Behlau, Mara & Pontes, Paulo – Higiene Vocal, Informações Básicas. Ed. Lovise, São Paulo, 1993.
    Brandi, Edmee – Educação da Voz Falada. Livraria Atheneu, Rio de Janeiro, 1988.
    Pinho, Sílvia – Fundamentos em Fonoaudiologia – Tratando os Distúrbios da voz. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1998.
    Pinho, Silvia – Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz. Pró Fono, Carapicuíba, SP, 1997.
    Pinho, Sílvia – Tópicos em Voz – Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2001.


    Diego MG
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    nossa danckor muito bom o material ta de parabéns

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Diego MG
    O Chris tinha passado uma dessas páginas num outro tópico... só fiz copiar e colar mais outros pra ficar tudo organizado num tópico só! Mas valeu!!!

    =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a - Saúde Vocal -