Porque vc canta?

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06 · Editado por: membro


Qual é o seu objetivo?
È sabido que a maioria canta em inglês ou canta músicas de outras bandas.
Diferentemente do canto erudito que vc canta em várias línguas não só inglês e ninguém faz muita comparação, porque vc canta ou uma canção ou uma ária de ópera, cantar músicas de uma banda tem um peso maior. Exemplo: vc pode cantar músicas do Iron mas não terá sucesso, nem que cante muito bem, a não ser que o seu objetivo seja ser cover.
Estou querendo dizer é que não seria melhor inclusive para a música no Brasil que se procurasse fazer músicas próprias? Isso sim seria motivante, não é? Uma banda fazer sucesso com músicas próprias e em português, afinal de contas não falamos inglês, em vez de ficar copiando?
Não é crítica a quem faz, mas não compreendo a motivação de alguém que canta músicas de bandas consagradas a não ser que seja para ser mesmo cover. Ou então só canta porque gosta mesmo e não tem maiores pretensões?
Alguém pode explicar?

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# jul/06
· votar


Ou então só canta porque gosta mesmo e não tem maiores pretensões
Esse é o meu caso... apesar de que componho também. No caso do inglês, (opinião pessoal) a melodia do idioma cai bem para o rock em geral... fica feio, por exemplo, cantar bossa em inglês, ou rock em francês, saca? Mas é opinião minha.

Enfim, canto porque amo cantar... essa é a minha motivação!

;)

asda
Veterano
# jul/06
· votar


Pra espantar os males...
:)

Vick Vaporub
Veterano
# jul/06 · Editado por: Vick Vaporub
· votar


Bom, eu nem canto direito, sou uma perdição nos vocais...

Mas acho que a questão do inglês é que traz uma sonoridade melhor pro estilo rock/metal, é como o Danckor disse, mas discordo que fica feio cantar rock/metal em outros idiomas, nos casos, uma banda de heavy metal que gosto muito, é o "Tierra Santa", que tem o espanhol como língua, e uma das bandas mais inovadoras do heavy metal brasileiro, "Azul Limão", heavy metal em português (essa é das antigas)! E eu gosto muito também ;)
No caso de bossa nova em inglês, eu ouvi uma versão de "Wave" de Jobim cantada pelo Frank Sinatra, muiiito boa. Mas aí vai do gosto de cada um mesmo.

Não é crítica a quem faz, mas não compreendo a motivação de alguém que canta músicas de bandas consagradas a não ser que seja para ser mesmo cover. Ou então só canta porque gosta mesmo e não tem maiores pretensões?
Isso aí, a galera canta mais porquê gosta mesmo, e sabe que o público, no caso de um show, vai gostar e delirar uhuuuuuu!

É isso aí ;P

*EDIT: Não sei quem compôs wave... mas o importante é que o som fica bonito nos dois idiomas... ;)

128556
Veterano
# jul/06
· votar


pra ganha dinhero ? =$

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


eheh $$$$

Diego MG
Veterano
# jul/06
· votar


Tb achu que metal e heavy em geral combina mais com a letra inglesa! E um exemplo de uma banda brasileira que canta em ingles e que faz o maior sucesso aqui é o Angra!
Huhhuhuhuhuuhhuhuhruuuuu! Bom demais!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Mas será que isso só é dessa maneira porque as pessoas não ouvem outra coisa? As FMs só tocam musica americana e as pessoas crescem ouvindo isso.
Teve uma época nos anos 80 que na música popular tocava de tudo. Em alemão, frances(voyage, voyage) e fez sucesso.

busterchair
Veterano
# jul/06
· votar


pq é legal

Fante
Veterano
# jul/06
· votar


pq alem d legal eh um dos melhores jeitos d expressar seus sentimentos, cantando musiks q descrevem o q vc esta sentindo

Barbara Jolie
Veterano
# jul/06 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Cantante
Não é crítica a quem faz, mas não compreendo a motivação de alguém que canta músicas de bandas consagradas a não ser que seja para ser mesmo cover. Ou então só canta porque gosta mesmo e não tem maiores pretensões?
Alguém pode explicar?



Olá Cantante, tudo bem?

Bom, se vc estah dizendo tdo isso pelo q tem visto aqui no fórum eu te respondo que aqui na sua grande maioria e em primeiro lugar ao menos pra mim e espero que seja pelos outros também que postam suas músicas aqui, são para unica e exclusivamente "crescer" no canto, aprender com os outros.

Se for para algum outro motivo, tipo ser "famoso", divulgação, publicidade, concordo com vc qndo diz que não será nada além, pois apenas está "copiando" alguém já consagrado e por isso é melhor mesmo que faça sua própria música, sua própria identidade para assim ser valorizado.

Bom, esta eh minha opinião.

Abraços!

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# jul/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Vick Vaporub
mas discordo que fica feio cantar rock/metal em outros idiomas
Não, cara... eu concordo que outras línguas caem bem... hard rock em japonês, por exemplo, é muito sonoro, muito bom... falei só do francês, porque acho a pronúncia muito romântica pro heavy!

No caso de bossa nova em inglês, eu ouvi uma versão de "Wave" de Jobim cantada pelo Frank Sinatra, muiiito boa.
Nossa... que interessante! É que já ouvi "Garota de Ipanema" em inglês e acabaram com a métrica da música! Já pensou cantar "Time" em português? Mas quem já ouviu "Caça e Caçador" sabe que o nosso portuga também cai bem no metal! ;)

___
Cantante
Mas será que isso só é dessa maneira porque as pessoas não ouvem outra coisa?
É verdade, cultura é algo que se constrói no cotidiano... eu mesmo sou louco pra ouvir o Angra compondo mais músicas em português \o/

___
Barbara Jolie
"crescer" no canto, aprender com os outros.
Opa!!! Esqueceu de falar que, de quebra, ainda fazemos novas amizades, né?

O que aprendi em alguns poucos meses nesse fórum vale mais que os anos anteriores ao meu cadastro nesse divino manicômio chamado PCC... ops... FCC-C!!!

=D {ó minha carinha de novo!}



*EDITI: errinhos ortográficos

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Cantante

Qual é o seu objetivo?
Eu não quero mais mudar o mundo. Mas já quis um dia. Sempre achei que a música podia ser uma forma de expressão razoável, mas não demorei muito pra descobrir que não é bem assim.

È sabido que a maioria canta em inglês ou canta músicas de outras bandas.
Qual maioria?? Aqui no fórum, as pessoas não postam gravaçoes com o intuito de divulgar isso como um trabalho comercial, alias, acho que todos que postam, esperam ouvir críticas ou sugestões de alguma natureza. Eu, particularmente, tenho uma banda de Hard Rock é posto normalmente as músicas que me ajudam no repertório ou na linha que sigo.

Minha origem, inclusive não é o Inglês. Eu tenho gravaçoes aqui em Japones e tenho algumas já feitas há algum tempo em Espanhol e Italiano.

Exemplo: vc pode cantar músicas do Iron mas não terá sucesso, nem que cante muito bem, a não ser que o seu objetivo seja ser cover.
Isso é constantemente discutido aqui. O conceito do que é "sucesso" pra vc, certamente não é o msm que é pra mim. Eu toquei na noite fora do país e toco numa banda de bailes, sempre executando músicas dos outros. Financeiramente, eu não posso me queixar. Meu conceito de sucesso é exatamente esse. Eu não busco reconhecimento público por isso. No meu caso, sucesso é trabalhar com música e me sustentar perfeitamente com isso - além de ter me proporcionado muitas outras coisas que não são pertinentes a esse tema.

Estou querendo dizer é que não seria melhor inclusive para a música no Brasil que se procurasse fazer músicas próprias? Isso sim seria motivante, não é? Uma banda fazer sucesso com músicas próprias e em português, afinal de contas não falamos inglês, em vez de ficar copiando?
Eu concordo em partes. Eu não vejo por que uma banda não pode fazer covers de bandas americanas e ter um trabalho próprio em Português. É exatamente o que temos na minha banda. E eu tenho ainda uma visão muito menos romantica que muita gente. Música pra mim é profissão. Eu amo cantar, assim como um arquiteto, um médico ou qqr outro profissional ama sua profissão. Por isso, meu trabalho próprio é totalmente comercial. Não é por que eu tenho tons altos na minha voz ou pq o guitarrista que toca comigo é professor do IG&T que vamos fazer um som altamente técnico, absurdo. Eu não vejo motivos pra isso, como profissional. Um bom exemplo disso é o LS Jack, que é formada por músicos extremamente técnicos, mas fazem um som comercial, porém com uma qualidade aceitável, diferente de outras bandas nacionais.
E por falar em outras bandas nacionais, só o fato de cantar em português não agrega nada ao País. Vide CPM 22, Detonautas e várias outras bandas que fazem som em português. Eles não me agregam em nada.

mas não compreendo a motivação de alguém que canta músicas de bandas consagradas a não ser que seja para ser mesmo cover.
No meu caso: $$$$. Explicado???

Cara, sem ressentimentos sobre assuntos anteriores. Estamos aqui pra discutir música e não pra misturarmos as coisas, bele?

Abraços.

asda
Veterano
# jul/06
· votar


As vezes eu canto também pra cumprir ameaças....

Sempre que quero alguma coisa de alguém e não consigo, eu ameaço cantar se não fizer o que quero.

É tiro e queda !!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


asda
huahauhauhaua

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Certamente Christian,
primeiramente na questão do sucesso, me referi a isso porque a maioria dos alunos que me procura (99% interessados em musica popular) tem banda e "querem fazer sucesso", ou seja, emplacar uma boa musica de sua própria autoria e consequentemente ganhar dinheiro.

Baseado nessa informação, entendo que eles desejam não apenas ganhar dinheiro e tb que a sua música apareça. Essa é uma boa motivação.

Acho que é saudável para uma banda ter um trabalho próprio em português, se o desejo é ter reconhecimento público, caso contrário é meio dificil.

Bom, quanto a bandas como CPM22, dizer o que? tem público pra tudo.
SÓ que o objetivo deles foi alcançado, e eles ganham dinheiro tocando o que querem. Sob esse aspecto eles tem sucesso.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# jul/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Christhian
Cantante

Acho que se eu vivesse da música, teria extremas dificuldades em me encarar como "profissional" da música!

Ainda sou realmente muito romântico nesse aspécto. Trataria de ver o lado financeiro como mera consequência de meu empenho naquilo que amo fazer... É o mesmo no que se refere à educação: tenho dificuldades em me encarar como "profissional" da educação! Gosto de ser apenas educador... o dinheiro é consequência, pra mim, e não a meta. Se fosse a meta, meu modo de educar teria que se adequar a este fim, e não é o que acontece. Eu me sentiria prostituindo a função que escolhi ter no mundo (por favor, não me entendam mal =D) se assim o fizesse! Obviamente, não sou de sair transgredindo regras e me adequo às situações se me apresentam, contando que essas regras (ou práticas) não sejam totalmente contrárias aos meus princípios educacionais!!!

Dessa forma, se eu tivesse apenas a música como fim último de minha existência (assim como tenho a educação), não poderia ter como meta o sucesso financeiro, mas tão somente o sucesso pessoal: estar de bem comigo e com o que faço. Não que eu estaria feliz como músico pobre, mas encararia o dinheiro como consequencia de um trabalho bem feito que fez diferença. Eu não adequaria meu trabalho musical à demanda comercial (não de forma consciente)... Mas esse é um papo bem complicado.

Por exemplo, imagino que o Christhian ame a música, mas tem o prazer de também viver dela... une-se o útil ($) ao agradável (love)!!! Provavelmente se eu fosse seguir carreira de músico com minhas composições, estaria fadado ao fracasso financeiro!!! Mas se alguns poucos do underground curtissem, seria meu sucesso pessoal!!! Daí que a noção de sucesso ou insucesso é bastante relativa, não acham? Eu teria o agradável (love for music) mas o útil me faltaria...

Questãozinha complicada, né? Decorrência de nossa sociedade capitalista e utilitarista... mas esse é um papo filosófico para outra hora!!!


Hugs to you all...


*EDIT: o tutu ($) com certeza não é, nem nunca foi a minha motivação primeira... é, digamos, um degral ainda necessário na escalada da vida!!!

jfguittar
Veterano
# jul/06
· votar


Vixe, oxe

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/06 · Editado por: Christhian
· votar


Cantante
Bom, quanto a bandas como CPM22, dizer o que? tem público pra tudo.
SÓ que o objetivo deles foi alcançado, e eles ganham dinheiro tocando o que querem. Sob esse aspecto eles tem sucesso.

Boa ótica. Vai AO encontro DO meu comment.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# jul/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Christhian
Vai de encontro com o meu comment.
Hey, man... acho que você quis dizer "vai AO encontro do meu comment", né? Ou seja, vocês concordam nesse ponto de vista... Senão fica parecendo que houve choque ("de encontro a").

=D


*EDIT: já corrigiu =)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Danckor Vallence Buriok
huahauhauha
Corrigido!

Laryk
Veterano
# jul/06
· votar


Porque faz parte de mim. Parece até que isso tá dentro de mim desde quando eu nasci.É uma ação com a qual eu me sinto muito bem e não vivo sem.

Vick Vaporub
Veterano
# jul/06
· votar


Danckor Vallence Buriok

Já pensou cantar "Time" em português? Mas quem já ouviu "Caça e Caçador" sabe que o nosso portuga também cai bem no metal! ;)

Realmente ficaria uma merda, mas não só por causa do idioma saca? Pq ela foi feita em inglês e geralmente músicas adaptadas pra outros idiomas saem um bosta. Mas se "Time" fosse originalmente feita em português, seria costume já, e a gente estranharia de vê-la em inglês.

Não sei se falei merda, mas é isso aí o.o

Ps. Canta-se pelas groupies tbm, não é? AeAJehAUHWEuh! *-*

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# jul/06
· votar


Vick Vaporub
groupies
??? =S

Dav
Veterano
# jul/06
· votar


eu canto d metido msm... hehehe

Vick Vaporub
Veterano
# jul/06
· votar


Danckor Vallence Buriok
Groupies, aquelas moçinhas que ficam esperando acabar o show, gritando teu nome, todas bunitinhas de preto, todas arrumadinhas, cheirosinhas, todas "inha" pro teu lado. Seria uma paty do rock/metal.

Exemplo muito mal dado =p

Shí.Vocal
Veterano
# jul/06
· votar


Canto porque senão me sinto vazia a morta por dentro.....não consigo viver sem cantar.......sei que tenho muito que aprender...
É mais forte do que eu...

christine_daeé
Veterano
# jul/06
· votar


Realmente ficaria uma merda, mas não só por causa do idioma saca? Pq ela foi feita em inglês e geralmente músicas adaptadas pra outros idiomas saem um bosta. Mas se "Time" fosse originalmente feita em português, seria costume já, e a gente estranharia de vê-la em inglês.

Não sei se falei merda, mas é isso aí o.o


Nao acho que vc falou merda... tem coisa pior do que versão??? Estropiam o poema da canção. Cada idioma tem seu ritmo. Se determinada canção (seja de que estilo for) foi composta em um idioma, deve ser cantada naquele idioma. Versão é muito cafona... ihihihih...
Nem a Ave MAria escapou, nem Schumann e nem Beethoven escapou.

c.ribas
Veterano
# set/06
· votar


canto para espantar os males !
e descontrair com os amigos e por que amo isso !

eduardoclark
Veterano
# set/06
· votar


Uh, groupies na verdade são as "tietes" e não as patys do metal. Fãs de banda, muitas vezes tem rolos com caras de bandas, às vezes só nos shows... tá cheio na cena metal/hard. Quem já viu o filme "quase famosos"? Ali mostra bem o que é isso.

Enfim....
Eu faço música porque amo! É tão simples!
Canto o que amo. Faço em inglês, porque gosto da sonoridade. Acho sim que o português pode ficar legal, mas eu prefiro ele pra outros estilos (até de metal) que não o meu. Na minha antiga banda, usei um trecho em português numa das músicas.
Mas, como também tento ir o mais longe possível com meus sonhos, é fato de que o mercado absorve praticamente só inglês. Pode mudar? Sim! Mas eu não faço questão de tentar. É difícil, e não acho realmente necessário.... O inglês querendo ou não é a língua internacional, o ponto de encontro, e se muitas bandas que conheço cantassem em sua íngua natal, eu nunca teria entendido, ou conseguido fazer covers no começo, etc.

E não é questão só de língua; é questão de mercado, é um problema muito maior. Mas a questão de fazer covers, minha banda até faz, mas nosso foco e o foco de otdas bandas que tive sempre foram músicas próprias. Acho que aqui no fórum tem mais covers pelo simples fato de ser mais divertido (pois todos conhecem) e mais fácil de avaliar, muitas vezes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque vc canta?