Autor |
Mensagem |
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Tentei resumir, sei lá se deu! hehe
É que tenho um problema...
Em casa sem aquecer, sem alongar, consigo pegar fácil um Sol3, La3 (principalmente quando estou cantando Metal, ou coisas do tipo)...agora, no Coral, com todo alongamento, e bastante tempo de aquecimento tenho dificuldades em pegar um Mi3, Fa3! O.o
as diferenças..
é que em casa eu canto mais no "popular"
no Coral, eu to aprendendo o lirico!
E eu apanhei nos agudos da musica "Gloria" do Schubert, sendo que a nota mais aguda é Fa3! E em casa, eu tenho facilidade em pegar um Sol3.. =\
------------
Minhas suspeitas..
no Coral o regente pede bastante volume, ai talvez eu esteja me empolgando e acabando tirando volume da garganta, em vez do diafragma (isso existe? hehe)
Mi3, Fa3 talvez esteja no passagio da minha voz de peito, pra voz de cabeça! Sera que eu tenho mais dificuldades em jogar essas notas pra cabeça justamente por estar no passagio?
(porque la3, eu sinto que é meio impossivel eu tentar pegar em peito, automaticamente jah jogo pra cabeça...)
Mas eu não entendo muito disso, por favor...
o que acham que estejam acontecendo?
valew!!
|
membro Veterano
|
# jul/06 · Editado por: membro
· votar
Pelo q vc diz vc é tenor e as suas suspeitas estão corretas. Se vc não cobrir as notas depois da passagem fica uma coisa horrivel e gritada.
Queria chamar a atenção quanto ao volume, principalmente num coral.
- Primeiro não é o volume o mais importante e sim o quanto a voz é penetrante, daí a importancia do tenor trabalhar bem o I. Então antes de pensar em fazer volume pense em dar mais "ponta".
-Estando bem aquecido vc deveria ter facilidade para alcançar mais agudo.
Provavelmente a voz está na garganta, por isso fica mais dificil subir, principalmente se se pensa em fazer vozeirão.
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/06
· votar
Cantante
Hmmm, entendi!
Provavelmente a voz está na garganta, por isso fica mais dificil subir, principalmente se se pensa em fazer vozeirão.
mas é estranho, com tanto aquecimento...eu faço as notas na garganta! O.o
E em casa, sem aquecimento eu consigo jogar pro lugar certo! =\
(deve ser porque eu devo estar jogando na garganta mesmo rpa pegar volume)
e outra..
Mi3, Fa3 é possivel que esteja na região do passagio?
|
Dark Diva Veterano |
# jul/06 · Editado por: Dark Diva
· votar
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
mas é estranho, com tanto aquecimento...eu faço as notas na garganta! E em casa, sem aquecimento eu consigo jogar pro lugar certo! =\
Talvez o q esteja pegando p vc seja o ambiente no qual vc tá cantando, Curtu. Por experiência própria: qdo eu canto em casa sinto q posso fazer coisas q às vezes nem eu mesma acredito! Já no estúdio, se eu estiver cantando com um microfone, eu não consigo fazer exatamente as mesmas coisas q faço à capella, ou seja, sem o mic.
O q acontece comigo é q os meus ouvidos parecem não captar a minha voz como ela realmente é, distorcendo o q eu escuto e fazendo com q eu não consiga cantar da mesma maneira. E o grande problema nem é o mic, mas sim os amplificadores, q fazem com q eu não consiga sentir aquela voz q sai deles como sendo a minha voz (parece q é outra pessoa cantando, não eu).
Hoje eu já melhorei muito, mas ainda sinto essa diferença, principalmente nos primeiros ensaios q eu tenho q cantar alguma música com partes muito graves ou muito agudas. Mas depois de umas 3 passadas na música já consigo me acostumar a ouvir a minha voz amplificada e parece q tudo vai voltando ao normal. Nos médios ("meus médios", q já são agudos, hehe) e nas partes líricas não tenho maiores dificuldades, mas isso varia de pessoa p pessoa e já ouvi falar muito q é supernormal sentir essa diferença.
Acho q com você tb deva ocorrer isso (não com relação ao amplificador, mas com relação a acústica da sala q vc está qdo canta no coral), e é só questão de costume. Com alguns ensaios a sua voz vai naturalmente "voltando ao normal pros seus ouvidos", quer dizer, os seus ouvidos e o seu cérebro farão vc reconhecer a sua própria voz e aí vc começará a conseguir alcançar as notas q precisa sem esforço, do mesmo jeito q vc faz qdo está em casa e sem aquecer, :)
Beijinhos! ^^
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/06
· votar
Dark Diva
Com alguns ensaios a sua voz vai naturalmente "voltando ao normal pros seus ouvidos", quer dizer, os seus ouvidos e o seu cérebro farão vc reconhecer a sua própria voz e aí vc começará a conseguir alcançar as notas q precisa sem esforço, do mesmo jeito q vc faz qdo está em casa e sem aquecer, :)
Deus te ouça!
tomara que seja isso mesmo, porque eu to apanhando feio pra musica, =P
hehehehe
bjos, e valew!
|
daniyel Veterano |
# jul/06
· votar
Acho q vc mesmo jah se respondeu. Essa area deve ser o inicio de sua transicao para a voz de cabeca ou para o falsete e por isso vc encontra algumas dificuldades para dar a nota. Essa historia de cantar na garganta tb pega, pois alem de maltratar as pobres da amidalas, vc perde no volume e na respiracao e eh quase impossivel alcancar uma nota aguda assim. Tb tem o fator psicologico, de estar agindo sobre avaliacao, de nao poder errar, q eh muito diferente da liberdade q temos em casa (principalmente qd estamos sozinhos).
Acho melhor vc mostrar esta dificuldade ao regente do seu coral. Soh ele q pode te dar o "diagnostico" preciso e partir para a solucao, saindo desse "achismo" todo.
Ah, vc eh baixo ou baritono?
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar
daniyel
pois alem de maltratar as pobres da amidalas, vc perde no volume e na respiracao e eh quase impossivel alcancar uma nota aguda assim. Tb tem o fator psicologico
É pode cre!
não sabia que cantar na garganta traz tantas dificuldades assim, hehe
e da proxima vez eu falo com o regente!
valew ae!!
____________
Ah, vc eh baixo ou baritono?
Tenor! heheh
Po, é dificil de ver um baixo pegando um La3 facilmente (do3 = do central), hehe
|
daniyel Veterano |
# jul/06
· votar
Um baixo pode ter problemas e pode nem conseguir dar um La3, mas um baritono com certeza consegue dar esta nota, mesmo jah estando fora da tessitura.
O curioso eh q ao dizer q vc eh tenor, contradiz um pouco com o seu post. Uma vez vc sendo tenor, nao haveria dificuldades em fazer um Fa3, pois esta eh justamente a tessitura de um tenor medio. Vale lembrar q o registro vocal nao eh apenas a nota q vc consegue dar, mas principalmente na tessitura e do timbre; e voz de cabeca jah estah fora da tessitura, eh uma tecnica. Eh simples: a partir do instante q a gente comeca a utilizar tecnica para cantar graves e agudos, eh sinal q estamos fora da nossa tessitura.
Se vc for realmente um tenor, vc estah tendo dificuldades por alguma mah impostacao, ou seja da lingua, dos dentes, respiracao, cantando na garganta, alguma coisa deste tipo.
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/06
· votar
daniyel
mas principalmente na tessitura e do timbre; e voz de cabeca jah estah fora da tessitura, eh uma tecnica.
vez vc sendo tenor, nao haveria dificuldades em fazer um Fa3
vc estah tendo dificuldades por alguma mah impostacao, cantando na garganta
cara..
voce esta dizendo que se eu estiver fazendo o Fa3 na garganta, então tudo bem eu ser Tenor...certo?
Mas qual o contrario de cantar na garganta? voz de peito, voz de cabeça ueh! hehe
------------------
Hoje, pra tentar ver o que estava acontecendo, eu baixei essa musica e gravei! (tava sozinho em casa, ai aproveitei..) realmente, as dificuldades sumiram (eu não tinha aquecido, nem nada..) então jah da pra descartar as chances de Mi, e Fa estarem me atrapalhando por estarem no passagio!
|
membro Veterano
|
# jul/06
· votar
Sabe a chave para todas essas dúvidas? Tensão. A região de passagem do tenor é fá-fá#, mas não acredito que seja esse o problema se vc consegue cobrir os agudos corretamente. Acredito que tudo esteja girando em torno da tensão, faz mais força do que realmente precisa para cantar e aí teríamos que ver tb a questão do apoio se está correto.
Quando se canta desse modo fica dificil subir para os agudos, alguns até ficam com a cara vermelha de tanto esforço. O engraçado é que automaticamente se pensa que para cantar agudos tem que aumentar o esforço, quando é justamente o contrário. O relaxamento tem que ser total. É difícil colocar isso em palavras porque tem várias coisas que tem que ser vistas.
Emissão baixa por exemplo. Quando vc se grava por exemplo com o soundforge ou outro programa que mostra o desenho das ondas dá pra ver facilmente quando a emissão está baixa. Tudo vem numa linha e de repente aparece um buraco. Esse tipo de emissão acaba cansando e é difícil cantar por muito tempo ou até mesmo uma musica só.
|
membro Veterano
|
# jul/06
· votar
Daniyel, pela minha experiência, é muito difícil que um regente de coral consiga diagnosticar esses problemas de voz. (nunca vi nenhum até hoje).
Isso está a cargo do professor de canto e pior, quando sabe o que está fazendo, porque infelizmente a grande maioria não sabe.
|
Dark Diva Veterano |
# jul/06
· votar
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Deus te ouça!
tomara que seja isso mesmo, porque eu to apanhando feio pra musica, =P
hehe, acho difícil q seja outra coisa, principalmente pq eu já te ouvi e nem de longe arriscaria dizer q vc tem algum problema de verdade em subir pras notas q vc mencionou, a não ser o q eu te disse e o q o daniyel sabiamente lembrou: o fator psicológico (q tb rola comigo até hj, rsrs).
Cê vai ver q não vai ser nada demais (tomara)! ;)
__________________________________________________________________________________
daniyel
O curioso eh q ao dizer q vc eh tenor, contradiz um pouco com o seu post. Uma vez vc sendo tenor, nao haveria dificuldades em fazer um Fa3, pois esta eh justamente a tessitura de um tenor medio.
Pois é, tb acho. Por isso é quase certo q o q tá pegando pra ele deve mesmo ser o medo de cantar com gente por perto e/ou a questão da ambientação q ele tá cantando.
|
daniyel Veterano |
# jul/06 · Editado por: daniyel
· votar
cara..
voce esta dizendo que se eu estiver fazendo o Fa3 na garganta, então tudo bem eu ser Tenor...certo?
Mas qual o contrario de cantar na garganta? voz de peito, voz de cabeça ueh! hehe
Nao, eh justamente o contrario.. Se vc estah fazendo Fa3 na garganta, das duas uma:
1. Vc estah postando mal a sua voz e por isso vc nao consegue "subir"
2. Vc eh um baritono agudo e ainda nao tem consciencia disto. Cara, um tenor vai ateh, mais ou menos, Re4 sem fazer muito esforco.
Cantar na garganta vai contra todas as regras de canto. Nao existe, como vc colocou, algo que seja o contrario de cantar na garganta, justamente por ser anti-etico ateh, vc pode perder a voz e ateh gerar um caroco ou romper as fendas vocais e precisar, posteriormente, de um tratamento com um fono. Sustente a voz com o diafragma e a projeta para fora, NUNCA A POSTANDO NA GARGANTA.
O seu regente eh apenas regente ou eh professor de canto? Vc tem q falar c ele urgentemente, cara! As vezes ele ainda nao percebeu o seu problema. Como o Cantante mesmo disse, se o cara for apenas regente ele nao vai poder fazer nada, mas quem sabe pode lhe dar algum toque, nao custa nada!!!
|
Phantom Of Death Veterano |
# jul/06
· votar
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
não seria talvez o excesso de liberação de ar q faz vc se desgastar mais?
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar
Cantante
Hmmm, valew cara!! E o cara é regente e professor de canto, inclusive jah vi outras pessoas ficando 15 minutinhos depois do ensaio, tirando duvidas de canto com ele..
________________
Dark Diva
principalmente pq eu já te ouvi e nem de longe arriscaria dizer q vc tem algum problema de verdade em subir pras notas q vc mencionou,
Pois é, por isso que eu to sem entender nada...
________________
daniyel
então cara, muitas coisas que voce disse eu jah sei e jah consigo fazer...
mas pera ae,
"Cara, um tenor vai ateh, mais ou menos, Re4 sem fazer muito esforco. "
No falsete neh?
só pode, heheh..(do3, do central)
Eu sei que muitos conseguem...mas isso é só pra um Tenor com muito tempo de estudo e pratica po! hehe
E cara, acho que sou Tenor mesmo..
além de dois regentes jah terem me falado isso, meu timbre é meio agudo e eu pego um C4 sem esforço (esforço eu não faço, mas eu tenho que estar com total apoio se não sai um agudo sem controle, e esguelado) hehe
valew, falow!
_______________
Phantom Of Death
não seria talvez o excesso de liberação de ar q faz vc se desgastar mais?
hmm, verdade...acho que é isso mesmo!!!
Porque eu não domino 100% o apoio, ainda não tenho total controle! E no ensaio, eu senti que eu não tava me dando muito bem com o apoio, eu tava ficando cansado...então só pode ser isso! \o/ hehe
valew ae, todo mundo!
|
Linn Veterano |
# jul/06 · Editado por: Linn
· votar
Eu te entendo, Curto. Experiência própria...
O que eu acho é que, talvez isso tudo seja grande parte psicológico. Quando eu tou em casa, consigo um C5 ( o que é grande coisa, creio pra uma contralto), mas perto da minha professora, eu mal consigo um E4, ou algo perto... O que vc tem que fazer, eu acho, é esquecer que vc tá perto de uma regente ou de outras pessoas... canta como se vc tivesse no chuveiro mesmo, sabe? Quem sabe ajuda :)
Mas, em relação ao apoio, pode ser isso também, já que o apoio/respiração faz muita diferença na hora de soltar as notas... =P
Boa sorte aí, rapaz ^^
Bjs
|
membro Veterano
|
# jul/06
· votar
Levando-se em conta que contralto normalmente vai até fá4...dó5 é meio estranho. Se fosse uma mezzo tipo Cecilia Bartoli...até dava.
|
Phantom Of Death Veterano |
# jul/06
· votar
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
hmm, verdade...acho que é isso mesmo!!!
rs, meu pouco estudo de tecnicas vocais autodidata ajudaram alguem \o/
sou tão bom em canto q comprei uma guitarra rs ^^
|
Gippe Veterano |
# jul/06
· votar
daniyel
O curioso eh q ao dizer q vc eh tenor, contradiz um pouco com o seu post. Uma vez vc sendo tenor, nao haveria dificuldades em fazer um Fa3
Estah muito equivocado meu amigo, essa com certeza eh a regiaum mais foda de um tenor iniciante cantar, justamente por estar em cima na passagem... se fosse taum facil assim fazer isso essa estoria de voz de cabeça e tal num complicaria tanto a galera aqui
|
Dark Diva Veterano |
# jul/06
· votar
Gippe
essa com certeza eh a regiaum mais foda de um tenor iniciante cantar
Mas pra um veterano é fácil, né? Pq já ouvi tenores cantarem alto assim sem esforço, mas não sei de nada, rs.
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/06
· votar
Gippe
Diva: Pq já ouvi tenores cantarem alto assim sem esforço
Tambem acho isso estranho..
nunca tive muitos problemas no passagio da voz de peito pra cabeça! Teve até uma epoca que eu achava que nem existia passagio entre esses dois "registros"!
e em casa não tenho tantos problemas com essas notas...(ah naum ser que a musica inteira fica nessa região..) ai uma hora incomoda um pouco! Prefiro ficar cantando em Sol3, do que fa3! hehe
mas problemas serios não com essas notas, não costumo ter!
Ai chegou no coral, com todo aquecimento e tal...eu tive muitos problemas! Parecia que aquele Mi3, era um Si3, hehe...
mas quanto a isso agente jah discutiu no topico! hhe
valew ae!
Phantom Of Death
rs, meu pouco estudo de tecnicas vocais autodidata ajudaram alguem \o/
sou tão bom em canto q comprei uma guitarra rs ^^
HUAuhAUauha..
valew ae!!
Papai Noel vai retribuir no fim do ano o bem que voce fez! \o///
uhauhaHUAu...
|
Linn Veterano |
# jul/06
· votar
Cantante
Então deve ser menos, eu realmente não sei... Enfim, tópico errado =]
|