Problemas com a minha afinação.

    Autor Mensagem
    Persona
    Veterano
    # jun/06


    Tenho uma banda de Blues na qual eu sou o vocalista. Contudo, estou tendo alguns problemas com a minha afinação: tenho que forçar muito a minha voz para que ela fique afinada com os outros instrumentos. Assim, a solução mais viável que eu e os outros integrantes da banda encontramos foi abaixar em ½ tom a afinação da guitarra e do baixo, pois tocando as músicas em mib, já não preciso exigir tanto da minha voz. Só que eu ainda estou querendo continuar cantando as músicas na afinação padrão (mi).
    Teria alguma maneira de eu sanar esse meu problema através de alguma prática vocal ou de alguma outra forma?

    Amok
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Persona
    Experimente treinar a mesma música em vários tons. Uma maneira de se fazer isso é usar um playback em formato MIDI. Vc pode usar o software pra mudar o tom do play back até achar um que seja confortável, tanto pra não se forçar a voz quanto pra achar o tom. Curiosamente, baixar 1/2 tom é mais dificil que baixar um tom inteiro.

    [ ]´s

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/06
    · votar


    Persona
    Eu tenho uma opinião meio seca Man...

    Estudo, estudo e estudo. É único jeito de se trabalhar afinação. E é necessário lembrar que afinação não é dom. É respiração, apoio, posicionamento de laringe, encaixe de voz, etc... Ou seja, transpiração!

    Eu procuraria estudar tudo em tom normal e buscaria estar sempre trabalhando com as técnicas corretas. Invariavelmente, eu recomendaria um bom professor para tanto.

    Abraço e boa sorte com a banda!\o/!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/06 · Editado por: Christhian
    · votar


    Outra coisa que ajuda muito são os vocalises. Mas ainda insisto no professor, pois ele seria o mais indicado pra determinar em qual escala seria mais confortável de trabalhar com vc, de acordo com sua tessitura, etc.

    Abraços

    Olympia
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Persona
    Geralmente problema de afinação desse tipo é falta de técnica. Quando a voz está corretamente colocada e vc canta usando o corpo, não só o "gogó", vc afina naturalmente. Nós é que mandamos nas cordas vocais, para elas não faz diferença cantar uma nota mais aguda ou mais grave, tanto faz, temos que manter contato com as cordas.

    Concordo com o Christhian sobre professor e vocalise.

    abraço

    Shí.Vocal
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Não tem jeito...o problema é que a gente sempre procura um caminho mais fácil...estude..procure um professor. Não dá pra resolver tudo sozinho.
    Hoje em dia tem muitos exercícios disponíveis mas nada se compara a ter uma pessoa que sabe do seu lado pra te conduzir...Ainda mais se deseja fazer isso sempre...investimento de tempo e dinheiro..dedicação!!!!

    FALÔ

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com a minha afinação.