Mariah Carey é contralto?

Autor Mensagem
MrYuriSilva
Veterano
# nov/19
· votar


Mariah é Soprano dramatico, o live em Japão de 96 é surreal nenhum ser chegou perto do que ela faz com a voz ao vivo


Esse "ao vivo" aí foi todo feito em estúdio. Só ouviu ao vivo de verdade quem tava no show. Ela sempre mandava editar muitas performances...mas não tira o mérito...

Tem uns shows dessa época com gravações amadoras, que mostravam mais ou menos como tava a voz dela nesse ano

Tipo 8
Membro Novato
# nov/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


Uai, faz metade das técnicas que ela fazia com a voz então no canto popular ao vivo e mostra aqui pra gente ver se vc é exemplo de técnica e longevidade vocal...

Ok. Aqui está:



Tipo 8
Membro Novato
# nov/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


Se alguém não reconhece o que ela já fez pelo mundo da técnica vocal então faz que ela fez aí pra gente ver....

Ela não fez nada pelo mundo da técnica vocal. Nada. E eu não tenho a menor paciência com fã.

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Você ensina um dos modos certos de cantar pras pessoas...Me soou um pouco mais lírico do que canto popular mas tudo bem...

Agora eu não entendi porque vc desmerece o talento de uma cantora a nada. Sim, sou fã da voz e talento dela, reconheço como talento...Vc pode não ter a mesma opinião que eu, só que acho meio absurdo vc falar sobre a técnica e configurações vocais de uma cantora se resumindo em vídeos onde ela canta mal por estar na pior época dela, não entendi qual a sua finalidade e propósito já que falar mal dela não vai exaltar em nada seu trabalho....Eu não aprecio tanto a voz dela atualmente pelo desgaste e estado da mesma por drogas ou outros tipos de coisas fora técnica vocal abusiva, mas no começo da carreira ela cantava tão bem que nem parecia se cansar, se tensionar muito ou fazer qualquer esforço extra, e acho q ela desperta muitas pessoas a querer procurar conhecimento e cantar de modo certo, pra talvez alcançarem o que ela alcançava. Eu suponho que suas referências sejam do canto lírico...vc tem uma forma de ver técnica totalmente diferente...eu vejo de outra...acho perda de tempo entrar nesse mérito de OPINIOES divergentes...

Gansinho
Veterano
# nov/19
· votar


MrYuriSilva
Agora eu não entendi porque vc desmerece o talento de uma cantora a nada.

Ele não desmereceu ela como cantora. Ela foi uma das maiores cantoras do mundo. Foi. Mas falar que ela tinha uma técnica impecável é demais. Se ela tivesse uma técnica impecável ela estaria cantando em um bom nível até hoje.

E falar que ela "contribuiu pra técnica vocal" é pior ainda. Ela teve uma carreira excelente como cantora (que poderia até ter sido mais longa), mas não contribuiu nada pra técnica vocal.

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19
· votar


E falar que ela "contribuiu pra técnica vocal" é pior ainda. Ela teve uma carreira excelente como cantora (que poderia até ter sido mais longa), mas não contribuiu nada pra técnica vocal.

Mas ela popularizou várias técnicas do jeito dela, mesmo não fazendo tão certo assim. Quem manja de técnica e faz melhor que ela pode muito bem dar a cara a tapa e fazer...Tem muita gente que faz melhor, mas eu diria que ela é única no que fez pelo conjunto das coisas e pela criatividade...

Quanto a voz dela hoje ela ainda sim canta com muitas limitações mas canta ao vivo. E como eu disse no outro texto, quem é que pode provar que a voz dela estragou com mal uso de técnica vocal sendo que existem vários boatos sobre a saúde dela ter se agravado primeiro?

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Nos vídeos do começo da carreira dela ao vivo eu não via nenhum tipo de mal uso da voz...Ela começou a forçar muito ao vivo nos anos 2000...Eu não vi ngm aqui mostrar um vídeo dela dos anos 90 apontando todos os defeitos técnicos dela, só vi falarem...Não vi ngm especificando, se fizessem isso até dava pra entender em qual parte ela erra e abusa da voz...

Tipo 8
Membro Novato
# nov/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


Você ensina um dos modos certos de cantar pras pessoas...Me soou um pouco mais lírico do que canto popular mas tudo bem...

Um dos modos certos não. O modo eficiente porque se trata de produção de som, não de estilo específico. Tem o modo eficiente e tem coisas que não levam a nada fora ter um desempenho abaixo do possível ou perder a voz.

Já colocou palavras que eu nunca disse. Tem um monte de cantor por aí que é talentoso, faz sucesso e que tecnicamente é um péssimo exemplo (vide Adele). Eu dou aula para cantor lírico e popular e sei perfeitamente o que eles usam para conseguir o que querem, seja em belting, voz mista, plena, falsete ou o que seja, então não venha com essa de "referência de lírico".
Sim eu vejo técnica de um modo totalmente diferente. O seu modo é deturpado. Nota-se que vc não sabe do que está falando porque coloca alguém com vários problemas e que nunca fez nada de mais como a
"melhor de todos os tempos". Para começar já de cara ela perderia feio para Agnetha Fältskog, essa sim um exemplo de cantora a ser seguido e mais uma infinidade de gente bem melhor tecnicamente.

Não confunda vc achar ela o máximo, com ela ser.

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Então mostra pra mim alguma performance ao vivo do começo da carreira dela onde ela falha na técnica vocal.

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/19
· votar


MrYuriSilva
Então mostra pra mim alguma performance ao vivo do começo da carreira dela onde ela falha na técnica vocal.

Deixa de bobeira. Ninguém está desmerecendo a cantora.
O que você não está entendendo é que se ela conhecesse bem as técnicas vocais, não tinha ferrado com a voz. Comparando ao Axl Rose, ele cantava pra caramba, tinha um dos maiores ranges vocais, mas em técnica o cara só fez merda e fodeu com a voz. Tanto é que hoje não consegue cantar nem um terço do que cantava.

Tipo 8
Membro Novato
# nov/19
· votar


Então mostra pra mim alguma performance ao vivo do começo da carreira dela onde ela falha na técnica vocal.

O que mais tem é cantor se esgoelando por aí quando é jovem, porque aguenta um tempo. O que manda é o que isso vai causar na voz. Tem certeza que vc fez aula de canto alguma vez na vida, porque não é possível que não saiba isso.

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=daDLg52sPcQ

Aponta os erros técnicos dela então, já que vc manja tanto de técnica vocal de canto popular. Se vc é professor e isso aqui pra você é cantar errado, eu nunca ia querer um professor igual vc na minha vida...

A questão que eu levantei desde quando cheguei aqui é se ela perdeu a voz por técnica vocal abusiva ou se for por drogas, vc falou falou e não provou nada do que disse, então acho perda de tempo discutir sobre uma cantora na qual vc tem raiva dela e dos fãs, ficou nítido. Abraços

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19
· votar


Comparando ao Axl Rose, ele cantava pra caramba, tinha um dos maiores ranges vocais, mas em técnica o cara só fez merda e fodeu com a voz. Tanto é que hoje não consegue cantar nem um terço do que cantava


A questão do Axl entra mais ou menos no que eu falei, ele usava muitas drogas, perdeu a voz por causa delas também...Não foi só por algum tipo de técnica errada. Tão culpando apenas a técnica de uma cantora sendo que ela tinha vários problemas de saúde em turnê e usava drogas, quem é professor sabe que drogas ferram a voz

fernando tecladista
Veterano
# nov/19
· votar


fãs não conseguem entender a diferença:

de técnica vocal, estudo e etc...
X
carisma, boniteza, marketing, fanatismo, e nota alta até o céu

-------------------------------------------------

ramo do teclado tem muito isso,
quanto mais rápido o cara é fodão
quanto mais alto (volume) toca muito, também
se a timbragem é agressiva toca mas muito mais muito que bom
ai no final da vida essa turminha tá toda surda e com tendinite

a tendinite teclas é a voz estourada dos citados acima


o que consegue sentar a um piano tocar uma sonata ao luar do beethoven, lenta com seus ppp... esse não toca nada

Lelo Mig
Membro
# nov/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MrYuriSilva

"A questão do Axl entra mais ou menos no que eu falei, ele usava muitas drogas, perdeu a voz por causa delas também...Não foi só por algum tipo de técnica errada. Tão culpando apenas a técnica de uma cantora sendo que ela tinha vários problemas de saúde em turnê e usava drogas, quem é professor sabe que drogas ferram a voz"

Amigo, entenda uma coisa, com calma, sem sentimentos pessoais em julgo, apenas a razão:

Álcool, Drogas, Tabaco, Gordura Animal, Sedentarismo, Medicações e tudo mais fazem mal para todo mundo. Porém, podem afetar mais a uns do que outros.

Um monte de gente foi prejudicada pelo abuso destas substâncias e um monte não... genética? sorte? não vêm ao caso.

O que você têm que entender sobre Mariah Carey, Axel Rose, Zezé Di Camargo e tantos outros, é que este povo (independente do consumo ou não de drogas e similares, até porque não temos como avaliar qual o peso dessas substâncias em seus organismos) FORÇOU em demasia seus vocais, e levou a voz a extremos sem os cuidados devidos e sem o controle saudável que uma boa técnica permite.

É fácil entender... vai num parque aí perto de sua casa e grite, prá valer, a plenos pulmões, com toda sua força por 1 ou 2 horas (se aguentar). Você vai ficar com uma dor de garganta do caralho e, provavelmente, uns 2 a 3 dias sem voz.

Então, imagine um cantor, que têm por hábito levar sua voz a extremos, fazendo 200 shows por ano? Não é o mesmo que o grito no parque, mas no acumulado dos anos é pior... e, é por isso (somado a outros fatores) que MUITOS cantores perdem a voz ao longo da carreira.

Ninguém está falando em gostar ou não gostar e sim em FORÇAR a voz, esgoelar. Mariah Carey fazia malabarismos com a voz, mas muito destes malabarismos foi sem a rede de proteção embaixo, acabou caindo. A rede, seria a técnica adequada para não se machucar.

Entendeu?

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Lelo Mig


Essa é a exatamente a visão que eu tenho sobre a atuaçao das drogas na voz VS a rotina do cantor. É exatamente isso q eu acho sobre a Mariah Carey e vários outros cantores que se encaixam no caso...Acho que custou alguém entender...

A questão da cobertura, me manda um vídeo dela nos 3 primeiros anos em que ela fez sucesso e se tornou referência como artista, me mostra onde tá essa falta de cobertura na voz. Eu percebo uma cobertura discreta na voz dela, muitos professores de cantos acham que precisam de cobertura evidente na voz....Esse conceito de cobertura pra mim é certo porém também é ultrapassado porque já existem outros conceitos atualizados sobre a interpretação do canto, tem que cobrir mas não precisa ser tão evidente, o problema que ouço na voz dela são as pressões que ela fazia ao vivo pra obter volume, isso sim...Mas não acho que estragaria tanto a ponto de fazer a voz dela ficar nesse estado somente por isso


E continuo achando sim a Mariah Carey alguma referência de técnica vocal porque ela teve algum domínio e controle vocal considerável no começo da carreira até vários anos após o mainstream, usando várias outras técnicas junto e dominando elas AO VIVO. O belting dela era ótimo, a voz de cabeça também, e o whistle nem se fala porque ela cantava e falava em whistle. Me parece que é dificil pra certas pessoas aqui considerarem ela como uma boa cantora porque pensam quadrado demais kkk


E como vc falou, a saúde depende da voz e etc, ela já tomava remédios, drogas, tinha problemas de saúde e nem podia fazer turnes tão grandes no começo da carreira, isso tem que ser levado em conta sim porque afetou diretamente a voz dela, além da velhice é claro, tamo falando de uma mulher com 49 anos que cantou um repertório extremamente difícil por anos ao vivo e hoje tá fadigada...O André Mattos também fadigou a voz por esforço excessivo por anos, os músculos atrofiam por longo tempo de uso também...

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Ninguém está falando em gostar ou não gostar e sim em FORÇAR a voz, esgoelar. Mariah Carey fazia malabarismos com a voz, mas muito destes malabarismos foi sem a rede de proteção embaixo, acabou caindo. A rede, seria a técnica adequada para não se machucar.

Eu concordo que ela continua machucando o aparelho vocal dela, é forçar pra alcançar um nível que já não é tão natural. Foi o que aconteceu depois de uns anos, mas no começo não era assim. Eu não vou considerar ela uma bosta de cantora só porque faltou estratégia e faltou conhecimento da parte dela. Qualidades vocais ela tinha de sobra e foda-se quem acha que ela não tem. Já foi provado aí o domínio vocal q ela tinha no começo da carreira, artistas podem se perder no meado, nada de novo no que diz respeito SERES HUMANOS...mas é lógico que não é pra fazer o que ela fez, ninguém aqui tá recomendando, mas q ela foi foda no vocal isso foi MESMO. Só uma performance dela ao vivo aí nesses eventos que ela fazia no começo da carreira já derruba qualquer um desse fórum inteiro kkk Então às vezes soa arrogante alguém aqui se intitular melhor que ela só porque tem a voz intacta até hoje e ela não, é desproporcional a tudo que ela fez e foi.

Mas opinião é que nem C*

Gansinho
Veterano
# nov/19
· votar


MrYuriSilva
Cara, você é o típico fã que acha que o ídolo é perfeito e é o melhor do universo.

Me parece que é dificil pra certas pessoas aqui considerarem ela como uma boa cantora

Como eu disse antes, acho que todo mundo reconhece que ela foi uma excelente cantora. Ela apenas não é mais uma boa cantora, há vários anos.

Então às vezes soa arrogante alguém aqui se intitular melhor que ela só porque tem a voz intacta até hoje e ela não

Ninguém falou nada disso.

Enfim, nem vou comentar mais nada.

Lelo Mig
Membro
# nov/19
· votar


MrYuriSilva

"Eu não vou considerar ela uma bosta de cantora só porque faltou estratégia e faltou conhecimento da parte dela."

Entendo... só que a maioria aqui não disse que ela é ou foi uma bosta de cantora.

No entanto é preciso entender que a "técnica ideal" é tanto libertadora por um lado quanto restritiva por outro. Porque com técnica ou não um cantor têm limites.

Um bom cantor sabe exatamente até onde pode ir e o quanto irá ter prejuízo se ultrapassar este ponto. Alguns, "quer que se foda" e vão ao extremo... a capacidade de chegar neste extremo mais a vaidade levam a isso.

Em minha opinião foi o que aconteceu com Mariah Carey.

Tipo 8
Membro Novato
# nov/19
· votar


MrYuriSilva

Ahhh, sério que vc vai nessa linha? Vai tentar atacar o profissional por causa da sua histeria de fã?
Por isso que fã é uma desgraça. Agora eu tenho raiva da fulana e de seus fãs, rs.
Dá pra fazer melhor que isso e ser menos infantil?

Tipo 8
Membro Novato
# nov/19
· votar


A questão da cobertura, me manda um vídeo dela nos 3 primeiros anos em que ela fez sucesso e se tornou referência como artista, me mostra onde tá essa falta de cobertura na voz. Eu percebo uma cobertura discreta na voz dela, muitos professores de cantos acham que precisam de cobertura evidente na voz....Esse conceito de cobertura pra mim é certo porém também é ultrapassado porque já existem outros conceitos atualizados sobre a interpretação do canto,

Falou besteira. Conceito de cobertura é ultrapassado? Conceito atualizado sobre interpretação? Cobertura não conceito de interpretação coisa nenhuma. Essas cantoras usam o belting que tem sons abertos a BAIXO volume quando são feitos corretamente. Cante descoberto e em alto volume que vc perde a voz. Simples assim. PQP cobertura é ultrapassado para vc? É questão de saúde vocal, faz parte da rede de proteção dita aqui, junto com o apoio.

porque ela cantava e falava em whistle. Essa doeu na alma.

Tipo 8
Membro Novato
# nov/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


Então às vezes soa arrogante alguém aqui se intitular melhor que ela só porque tem a voz intacta até hoje e ela não

Se lasque o que vc acha. É vc que fica endeusando cantores que fazem coisas normais que qualquer um com talento se estudar pode superar.

Tipo 8
Membro Novato
# nov/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


Só uma performance dela ao vivo aí nesses eventos que ela fazia no começo da carreira já derruba qualquer um desse fórum inteiro kkk

Haja paciência...

MrYuriSilva
Veterano
# nov/19 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Eu não tô tratando ela como perfeita, eu até assumi os erros dela ao vivo, só tô defendendo o mérito dela. Acho que tem que ser exaltado e foda-se

Quanto a cobertura na voz, eu disse aí que ela é necessária sim, concordei com o ponto de vista e disse que era uma das maneiras certas de cantar(UMAS DAS MANEIRAS), eu só não concordei com o ponto de vista do Tipo 8, ele mostrou o vídeo sobre cobertura na voz, OK, eu disse que tava correto, mas existem várias formas de se usar cobertura na voz, realmente acho ultrapassado esse achismo de ter que usar a cobertura de maneira mais evidente como regra e único caminho como ele mostrou. Tem gente que canta com uma cobertura mais discreta mas tá lá voz, discordei parcialmente do conceito dele e não do princípio básico...

E sim, a Mariah usava whistle no canto ao vivo e na voz falada, ela dominava a técnica, não tô tratando isso como algo tão de outro mundo, porém acho interessante o modo como ela tinha controle da ligação dos whistles com outros elementos no canto, isso faz toda a diferença já que exige algum estudo e treino pra fazer isso de forma interessante.

Se lasque o que vc acha. É vc que fica endeusando cantores que fazem coisas normais que qualquer um com talento se estudar pode superar.

Nem endeusei, mas se eu endeusasse eu estaria na minha liberdade, não vim aqui pra agradar os "doutorzinhos" de técnica vocal...

Tipo 8
Membro Novato
# nov/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


não vim aqui pra agradar os "doutorzinhos" de técnica vocal...

Nem poderia porque vc NÃO ENTENDE de técnica.

Engraçado vc falar que ela usa uma técnica na voz falada, quando não se pode articular esses sons.

realmente acho ultrapassado esse achismo de ter que usar a cobertura de maneira mais evidente

Achismo é o cacete. Nunca falei q esse é o unico meio. Digo que é o meio saudavel e é. Só é achismo para quem não conhece técnica a fundo. Agora é patético vc tentar refutar o conhecimento usando termos diminutivos como se ser doutor ou mestre fosse alguma coisa ruim. (Pára de ler Paulo Freire)

E endeusou sim (como que não??) e qualquer um que faça esse tipo de coisa cai no erro fácil, fácil e foi o que aconteceu. Ela não faz nada de mais, tem milhares de cantoras americanas que fazem exatamente a mesma coisa, basta entrar em qualquer igreja que vc acha.

Oimpostor
Membro Novato
# jan/21
· votar


O grande impacto da Mariah no campo popular são as belas execuções de WHISTLE, mas falar da voz é difícil tem muita coisa editada em estúdio. Como já foi dito que ela fuma ai piora. Mas se quiser escutar o auge do anos 90, ouve WHITNEY HOUSTON, nesse período possuía uma boa voz plena, caso queira ouvir contraltos não acho Mariah uma boa opção.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mariah Carey é contralto?