Problema com Tempo de Música

    Autor Mensagem
    Luh_PHASE
    Veterano
    # fev/06


    tenho um leve problema de acerta o tempo das musicas..
    e queria saber se existe algum exercicio para não perde o tempo das musicas

    estou com muita dificuldade nisso..
    sempre tive.. e queria melhorar

    será que isso e problema de respiração?
    ou algo do tipo?

    existe exercicios para acerta o tempo da musica?

    me ajudem por favor


    abraços

    luh

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Luh_PHASE
    exercicios ritmicos...

    existem varios...

    vc ler partitura? eu tenho alguns....

    mas se nao, procura por midi mesmo.

    São exercicios de compassos. Ditados rítmicos....essas coisas auxiliam.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Você sabe dançar? Eu vejo algumas pessoas que sabem dançar, muito bem por sinal, e tem esse problema com tempo na hora de cantar/tocar.

    Como disse a Barbara Jolie, os exercícios de compassos são muito interessantes, ainda que muita gente aprenda sobre tempo espontaneamente, na infância. Por uma razão ou outra, às vezes recebemos estímulos que nos desenvolvem em outros aspectos (na leitura, no esporte, etc) e o que parece extremamente complicado para alguns, como marcar o tempo de uma música, é natural para outros.

    Portanto, se você não encontrar a solução para o seu problema com a partitura e o metrônomo, não desista, ela é apenas um caminho para chegar lá. Existem vários outros e talvez no futuro você faça uso de vários deles para compor e tirar músicas.

    Uma dica para começar é ouvir músicas em 4/4, que é um compasso que estamos acostumados a ouvir direto desde a nossa mais remota infância. Ligue o metrônomo em sincronia com a música (alguns programas de tocam MIDI têm metrônomo, aí é mais fácil). Faça com que o metrônomo faça tec-tec-tec-tec, ou seja, não seja um metrônomo daqueles apenas gráfico, mas que também faça barulho, assim você vai perceber que muitas vezes uma sílaba de uma palavra começa junto com uma batida do metrônomo. Também irá perceber que os trechos de uma música em 4/4 (refrão, solos, paradinhas, etc) são sempre em múltiplos de quatro.

    Nas bandas, é costumeiro falar "quantas voltas de introdução?". As voltas são os compassos e normalmente em uma música em 4/4 as introduções possuem 4, 8, 12 compassos, ou seja, quantidade de "voltas" múltiplas de 4. Alguns são mais ousados e fazem uma intro de 3 voltas em um compasso 4/4, mas naturalmente achamos que ficou "estranho", que faltou mais uma volta antes de o vocal começar.

    Sei lá, espero que algo do que eu tenha dito seja útil para sanar o problema...

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu ouço muito falar também na dica de cantar marcando com o pé o ritmo da música.
    É como se você estivesse tocando o bumbo da bateria na música como se ele fosse,
    por exemplo, de 2 batidas por compasso.

    |chimbal chimbal chimbal chimbal|
    | caixa |
    | bumbo bumbo |

    Fazendo isso, a tua sincronia com a música melhora muito.

    Macmusic
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Macmusic
    · votar


    olá meu amigo!

    Um segredo interessante é conhecer a música na íntegra, e cantar inicialmente com o cantor, faça isso até se sentir seguro na música, depois tente sozinho, feche seus olhos, se conecte (concentre-se)com a música, relaxe e mande ver.
    Umas das coisas que observo em alguns dos meus alunos é que a falta de concentração, muitas vezes ocasionadas pela tensão, nervosismo faz com que saiam do compasso da música constantemente(não sei se é o seu caso).
    Espero ter ajudado em algo.

    abçs!!

    Macmusic

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com Tempo de Música