francisco2004 Veterano |
# fev/06
· votar
Você sabe dançar? Eu vejo algumas pessoas que sabem dançar, muito bem por sinal, e tem esse problema com tempo na hora de cantar/tocar.
Como disse a Barbara Jolie, os exercícios de compassos são muito interessantes, ainda que muita gente aprenda sobre tempo espontaneamente, na infância. Por uma razão ou outra, às vezes recebemos estímulos que nos desenvolvem em outros aspectos (na leitura, no esporte, etc) e o que parece extremamente complicado para alguns, como marcar o tempo de uma música, é natural para outros.
Portanto, se você não encontrar a solução para o seu problema com a partitura e o metrônomo, não desista, ela é apenas um caminho para chegar lá. Existem vários outros e talvez no futuro você faça uso de vários deles para compor e tirar músicas.
Uma dica para começar é ouvir músicas em 4/4, que é um compasso que estamos acostumados a ouvir direto desde a nossa mais remota infância. Ligue o metrônomo em sincronia com a música (alguns programas de tocam MIDI têm metrônomo, aí é mais fácil). Faça com que o metrônomo faça tec-tec-tec-tec, ou seja, não seja um metrônomo daqueles apenas gráfico, mas que também faça barulho, assim você vai perceber que muitas vezes uma sílaba de uma palavra começa junto com uma batida do metrônomo. Também irá perceber que os trechos de uma música em 4/4 (refrão, solos, paradinhas, etc) são sempre em múltiplos de quatro.
Nas bandas, é costumeiro falar "quantas voltas de introdução?". As voltas são os compassos e normalmente em uma música em 4/4 as introduções possuem 4, 8, 12 compassos, ou seja, quantidade de "voltas" múltiplas de 4. Alguns são mais ousados e fazem uma intro de 3 voltas em um compasso 4/4, mas naturalmente achamos que ficou "estranho", que faltou mais uma volta antes de o vocal começar.
Sei lá, espero que algo do que eu tenha dito seja útil para sanar o problema...
|
Macmusic Veterano |
# fev/06 · Editado por: Macmusic
· votar
olá meu amigo!
Um segredo interessante é conhecer a música na íntegra, e cantar inicialmente com o cantor, faça isso até se sentir seguro na música, depois tente sozinho, feche seus olhos, se conecte (concentre-se)com a música, relaxe e mande ver.
Umas das coisas que observo em alguns dos meus alunos é que a falta de concentração, muitas vezes ocasionadas pela tensão, nervosismo faz com que saiam do compasso da música constantemente(não sei se é o seu caso).
Espero ter ajudado em algo.
abçs!!
Macmusic
|