Apostila de Canto - A Arte do Canto

    Autor Mensagem
    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # jan/06


    Olá Pessoal,

    Passei aqui para avisá-los que já está disponível para download a minha apostila de canto no meu BLOG. Confiram...


    http://tudosobrecanto.zip.net/


    ABRAÇOS,

    Ricardo Mascaro

    ironlionzion
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fala Ricardo e ae tranquilo?
    Estou fazendo aula de canto há uns dois meses mais ou menos,dai tava procurando umas apostilas de canto e tals.Dai vim aqui e li seu tópico.Baxei a apostila e to lendo aqui,muito boa mesmo,queria agradecer ae pela disponibilização de graça dessa apostila.
    Abraço

    ironlionzion
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ae acabei de ler a apostila,mto boa mesmo aprendi bastante coisa la,achei minha classificação vocal(baixo).Mas ainda não sei se eu realmente entendi todos os tipos de vozes(chest,head,middle,whistle,falsetto,etc)...c num tem uns arquivos de áudio SÓ com uma voz de cada n?por exemplo um que só tenha chest voice,otro que soh tenha head e otro q soh tenha falsetto?se tiver tem como mandar pra guilhermebrant@terra.com.br ?
    vlw

    ASO
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    o material está muito legal!


    parabéns cara!

    Ditão
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Olha só gente gostaria que me respondesem as perguntas , vc não respondem com querem ter exito neste site ok. Se puder já pedi isso preciso de algumasapostilas de canto , se puder mande no meu email rico@bol.com.br

    Ditão
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Olha só preciso muito que alguém me ajude perguntei pra varias pessoas de canto ninguém consegue ver o meu problema .Canto já faz 14 anos musica sertaneja en quanto era garoto a voz não tinha mudado era tudo ótimo, mais hoje o que me acontece é o seguinte na maioria das vezes que vou cantar minha voz sai mas parece que está presa eu canto no meu limiite não esforço mais sinto que não consigo dominar a melodia pra eu atingir um agudo preciso comprimir muito a voz sai sem brilho os graves saem estranho é isso que não entendo ai,canto uma duas horas minha voz cada vez mais fraca vou ficando meio rouco, agora que vem a parte estranha depois que parei de cantar após 2 hs já fiz esse teste varias vezes vou voltar a cantar logo em seguida nossa vcs nem imaginam minha voz fica super afiada faço o que quiser meus agudos , meus graves são perfeitos (TENHO A SENSAÇÃO SABE QUEM TEM ALGUMA COISA NA MINHA GARGANTA COM SE FOSSE UM LACRE QUE QUANDO EU CANTO E FORÇO A VOZ DEPOIS DE UM TEMPO EM DESCNSO VOLTO A CANTAR ESSE LACRE SE QUEBRA , ME AJUDEM POR FAVOE ESTOU MUITO ENCANADO , QQUERO EVOLUIR SE VCS TIVEREM EXERCICIOS EM MP3 DE VOZ ME PASSEM SOBRE TUDO DRIVE QUE SE PARECE MUITO COMIGO UMA VOZ RASGADA estou aguardando vcs

    Ditão
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Por favor me respondam.
    Porque quando canto sinto minha garganta arder um pouco

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Ditão, vai no médico. Faz uma filmagem primeiro e vê se tem alguma coisa errada.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Eu li essa apostila e tenho algumas considerações mas só vou me ater num assunto:

    "A nota ficou mais brilhante e cheia/forte ? Percebeu uma vibração ainda maior na região do tórax ? Caso suas respostas sejam positivas, você acaba de encontrar e utilizar o seu ressonador para notas médio-graves, a sua caixa torácica."

    "Chest Register ou Chest Voice: é a chamada “voz de peito” (porque é na região torácica que são ressonadas as notas). " (erradissimo)

    Me lembro em outra discussão que esse mesmo erro foi cometido aqui pela Olimpya com a frase:

    "Isso tudo, acrescento, mantendo-se na linha entre o peito (que dá o volume, pois é nossa maior caixa de ressonância" (erradissimo)

    CAIXA TORÀXICA não é ressoador, apenas as sensações são sentidas no peito.
    Isso cria uma divisão que a meu ver prejudica e muito porque faz a pessoa pesar a voz quando canta em seu registro de peito e faz imaginar duas vozes diferentes quando na verdade o ideal é vc tentar tornar a voz uma coisa unica, ou seja suavizar ao extremo a passagem de registro
    .
    E essa idéia de que a voz ressoa num lugar no grave e em outro no agudo é totalmente errada. As sensações sentidas são diferentes mas isso não existe.

    Quanto ao famoso dó dos tenores..o dó de peito (chamado assim erroneamente) é emitido no registro de cabeça. Se algum tenor cantasse o dó de peito realmente teria que fazê-lo sem cobertura ou seja teria que 'esticar" até o dó com seu registro de peito, o que seria um grito horrivel e um risco enorme para a voz.
    Sò era assim chamado para diferenciá-lo do falsete, ou seja para dizer que tal dó estava sendo cantado em voz plena.

    John Arch
    Veterano
    # out/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Isso aí que o Cantante mencionou é mto importante, pq eu já vi varias vezes, não só aki nesse forum, mas em varios lugares pessoas falando coisas do tipo: "Coloque a mão no peito, e na cabeça. Qndo o som vibrar no peito, é voz de peito, qndo vibrar na cabeça é voz de cabeça, e se ficar no meio é voz mista". E convenhamos, isso daí é a maior furada da história...até em falsete a voz tmb vibra no peito! Td vibra, em todas as vozes; claro q há uma certa 'predominância', mas ñ é bem assim q funciona a coisa

    EDIT: Complementando tmb o q o Cantante falou, mta gente se confunde, pq mtos professores (principalmente de lírico) falam coisas do tipo: "No lírico é só peito" "Akilo é voz de peito pura", quando eles querem dizer q é voz plena, e não falsete

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apostila de Canto - A Arte do Canto