Apostila de Canto

    Autor Mensagem
    Fábio Antonio Justino
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Moderador


    ACABEI DE ME CADASTRAR POIS NECESSITO URGENTEMENTE DE UMA APOSTILA DE CANTO, AQUELES QUE PUDEREM ME AUXILIAR EU AGRADEÇO DESDE JÁ

    Fábio Justino
    Nova Iguaçú - RJ

    Morgana Turunen
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Fábio Antonio Justino
    Apostila de canto é complicado...
    Ideal mesmo é um professor. Mas aki no forum tem uns topicos interessantes, respiração, classificação vocal, talz.... Dá pra ter uma idéia de como "a coisa" funciona.

    albertiano
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    me enviem por favor uma apostila de canto
    agora botei na cuca de ser cantor

    e-mail albertianodias@bol.com.br

    _Vinícius Augusto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Uma apostila de canto básica para inciantes!!!!!
    Já q ninguém ajudou, eu vou tentar ajudar!!!!!!
    Este fórum precisa de pessoas mais prestativas!!!
    Por isso q ele é um dos q menos crescem aqui!!!!!!!
    Seria legal a galera ser mais unida, tipo, só tem uns 10 q ajudam e pronto, equanto q nos outros foruns, a mairia participa e topicos como este são facilmente resolvidos!!!!!!!

    Quem quer apostila de canto clique aqui

    Abraços a todos e boa sorte com os estudos!!!!!!
    Vinícius Augusto

    maggie
    Veterana
    # jul/05
    · votar


    Acredito que apostila pronta não tem por aqui, mas dê uma olhada nos tópicos do fórum e use a busca.

    Regras do Fórum

    Links úteis:
    Busca

    Contato Cifraclub

    Música em Geral - Tópicos Essenciais
    Guitarra - Tópicos Essenciais
    Violão - Tópicos Essenciais
    Canto - Tópicos Essenciais
    Contra-baixo - Tópicos Essenciais
    Pedais & Pedaleiras - Tópicos Essenciais
    Amplificadores - Tópicos Essenciais

    MusiRio
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    maggie
    desculpe desviar do topico mas tem um topico necessitando de sua ajuda!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/88332/

    MusiRio
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    maggie
    Thanks!

    Christina Amaral
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Tinha um tópico de um individuo que disponibilizou duas apostilas de canto...

    Christina Amaral
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/90940/

    Karllalee
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    E aí galera beleza?!!
    Tô aki solicitando ajuda de quem puder me ajudar...
    Preciso apostila de canto se alguém tiver mande pra mim karllalee@yahoo.com.br
    aguardando respostas valeu!!

    Marymarc
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Oi pessoal, td bem...

    será que alguem poderia me mandar uma apostila de canto??
    quero muito um material pra poder estudar....
    meu email: marysilva10@hotmail.com

    desde ja agradeço..
    bjus

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    Marymarc

    Faça aulas. Apostila não adianta nada.

    King of Terror
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: King of Terror
    · votar


    Cantante
    Depende da finalidade, se ela quiser saber a teoria e mais nada, ou quiser ler como se fosse um românce, aí funciona. rs :)
    Esse tópico tá até com umas teias de aranha.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    King of Terror

    Boa. Como um romance funciona eheheh

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: paulobelmarco
    · votar


    Por que simplesmtente não enviam apostila para o cara? ele aparenta estar ansioso. Até me dei ao trabalho de salva-la em formato Zip e hospeda-la. Baixa ai garoto a apostila Clicando aqui!

    Já tinha feito esse mini curso de canto a uns 3 anos. Tenho boas lembranças!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    Por que simplesmtente não enviam apostila para o cara?

    Talvez porque a gente tenha um pouco de bom senso?

    remitheguy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Talvez porque a gente tenha um pouco de bom senso? (2)

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Talvez porque a gente tenha um pouco de bom senso?

    Eu reconheço que a melhor maneira de aprender a cantar é com um professor. Mas acredito que se essa pessoa buscar fontes de informação na internet, isso pode estimular ele positivamente. É claro que é recomendado aos experiêntes para orientar para que o indivíduo não baseie-se na internet como única forma de estudo, para que ele não tenha a ilusão de que será eficiente aprender canto sem um professor. Porém, se pesquisar informação sobre canto na internet fosse algo tão absurdo, não existiriam esse fórum, não conocordam?!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    paulobelmarco
    Porém, se pesquisar informação sobre canto na internet fosse algo tão absurdo, não existiriam esse fórum, não conocordam?!

    Não.

    Um fórum como esse, que está em um nível mais elevado, deve servir como discussão para quem tem noção do que está fazendo, especialmente, quem está orientado. Por exemplo, em vez do cara vir aqui procurando uma "apostila de canto" (salientando que isso simplesmente não existe), ele poderia vir e perguntar algo do tipo: 'Estou fazendo aulas e comecei a trabalhar respiração intercostal. Tenho uma dificuldade em relação a inspiração e blá blá blá', ou seja, ele já é orientado e está com dúvidas, dai as pessoas daqui podem ajudar.

    É como isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/200209/



    Eu reconheço que a melhor maneira de aprender a cantar é com um professor.

    buscar fontes de informação na internet

    É claro que é recomendado aos experiêntes para orientar para que o indivíduo não baseie-se na internet como única forma de estudo, para que ele não tenha a ilusão de que será eficiente aprender canto sem um professor.

    Essas frases são todas contraditórias, entre si.

    Gansinho
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco
    Mas acredito que se essa pessoa buscar fontes de informação na internet, isso pode estimular ele positivamente. É claro que é recomendado aos experiêntes para orientar para que o indivíduo não baseie-se na internet como única forma de estudo, para que ele não tenha a ilusão de que será eficiente aprender canto sem um professor.

    Como algo que não tem eficiência alguma e que só pode ser danoso pode estimular positivamente? Quando ele perceber que a voz já foi pro saco de tanto fazer exercícios de forma incorreta, aí ele vai achar que não tem mais solução pro canto, isso sim.

    remitheguy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    paulobelmarco
    Eu reconheço que a melhor maneira de aprender a cantar é com um professor. Mas acredito que se essa pessoa buscar fontes de informação na internet, isso pode estimular ele positivamente. É claro que é recomendado aos experiêntes para orientar para que o indivíduo não baseie-se na internet como única forma de estudo, para que ele não tenha a ilusão de que será eficiente aprender canto sem um professor. Porém, se pesquisar informação sobre canto na internet fosse algo tão absurdo, não existiriam esse fórum, não conocordam?!

    nada do que vc diz ai faz sentido

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: paulobelmarco
    · votar



    É claro que é recomendado aos experiêntes para orientar para que o indivíduo não baseie-se na internet como única forma de estudo, para que ele não tenha a ilusão de que será eficiente aprender canto sem um professor.

    Essas frases são todas contraditórias, entre si.
    (isso foi uma brincadeira com pleonasmo?)

    Não são contraditórias. Pois eu não disse para o indivíduo deixar de pesquisar na internet, e sim não usar a internet como única fonte de informação. e ainda completei:

    ...para que ele não tenha a ilusão de que será eficiente aprender canto sem um professor.

    Acredito que isso deixará claro que a melhor maneira de aprender canto (senão a única) seja com um professor.

    Um fórum como esse, que está em um nível mais elevado, deve servir como discussão para quem tem noção do que está fazendo, especialmente, quem está orientado.

    Essa frase, embora eu tenha entendido a boa intenção da mensagem, soa perigosamente a ponto de outros novatos sem ser eu, interpretar como enxota (expulsamento).


    Como algo que não tem eficiência alguma e que só pode ser danoso pode estimular positivamente? Quando ele perceber que a voz já foi pro saco de tanto fazer exercícios de forma incorreta, aí ele vai achar que não tem mais solução pro canto, isso sim.


    Acho que nosso amigo gansinho, expressou melhor o que o moderador quiz dizer. Com tudo isso, uma apostila de canto (a maioria delas) orienta as mesmas coisas que estamos discutinho aqui.

    Talvez porque a gente tenha um pouco de bom senso?

    Depois dos comentário de Gansinho e o moderador, acabei entendendo o seu também. Acredito que errei ao simplesmente colocar a apostila no ar. Desculpem-me, não quero contribuir negativamente para o fórum! Pelo contrário, estou aqui para aprender.
    Um abraço a todos!!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08 · Editado por: membro
    · votar


    Acredito que isso deixará claro que a melhor maneira de aprender canto (senão a única) seja com um professor.

    Mas essa é mesmo a única maneira, e creia, dependendo do professor, o resultado final pode ser ruim. Tem que ter sorte de pegar alguém que saiba realmente o que está fazendo. É a realidade.

    Essa frase, embora eu tenha entendido a boa intenção da mensagem, soa perigosamente a ponto de outros novatos sem ser eu, interpretar como enxota (expulsamento).

    Veja, soa mais como:
    Olha, estamos atentos e cuidando do pessoal. A gente estudou, tem experiência e sabe o que faz mal ou é perigoso para a voz.
    Muitas vezes as pessoas aqui, quando a gente é mais duro ou rebate de imediato (algo que possa ser mal interpretado por um iniciante como sendo o caminho correto), em vez de entenderem que é apenas cuidado, de primeira nos chamam de metidos, não-humildes ou se zangam. Na verdade não compreendem a motivação verdadeira.


    Voltando a questão da apostila. Toda leitura sobre canto só funciona quando a pessoa já tem bagagem de técnica, porque embora não pareça, muitas dessas apostilas tem bobagens imensas, as vezes beirando o ridículo, outras tratam do básico sem maiores problemas. Mas e aí? como o cara vai saber dicernir, se não tem vivência em técnica?
    Por isso apostila é inadequada e pouco (ou nada) útil no aprendizado.

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Muitas vezes as pessoas aqui, quando a gente é mais duro ou rebate de imediato (algo que possa ser mal interpretado por um iniciante como sendo o caminho correto), em vez de entenderem que é apenas cuidado, de primeira nos chamam de metidos, não-humildes ou se zangam. Na verdade não compreendem a motivação verdadeira.
    Concordo! É exatamente assim que soa para quem não entendeu o verdadeiro significado da mensagem. Mas eu sei que todos estão de boa intenção.

    Veja, soa mais como:
    Olha, estamos atentos e cuidando do pessoal. A gente estudou, tem experiência e sabe o que faz mal ou é perigoso para a voz.


    Bem, isso contradiz o que foi dito acima! O termo "soar" refere-se ao entendimento de perspectiva da maioria (no caso, maioria dos novatos). Se a maioria entende do jeito que você citou, logo, não "soa" como você disse, logo, somente uma dessas afirmações podem ser verdadeiras. Muitas vezes não importa o que nós queremos dizer, e sim a mensagem, mesmo que com boa intenção.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08 · Editado por: membro
    · votar


    "Veja, soa mais como:" então leia-se: "A verdadeira intenção é".

    E suponho que a maioria pense assim, mas certeza mesmo ninguém tem. Talvez seja reação de alguns mais exaltados que prestam pouca atenção nas palavras..

    Mas na verdade o que importa aqui é a questão da apostila. Acho que deu para entender o que eu quis dizer, apesar de não usar as palavras certas.

    paulobelmarco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Deu para entender sim, e espero que todos também. Entendo que seja perigoso para a sáude fazer exercícios errôneamente, pois já tinha ouvido no youtube uma fonodióloga falar isso. Aliás, você tinha me dado idéia sobre postar outro tópico "Video aulas em DVD e na internet - Condenável ou aceitável?" Queria postar isso como novo tópico, pois aqui ficaria bagunça. Acho que vou postar, pq falar sobre apostila é só a ponta de Iceberg dos problemas de iniciantes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apostila de Canto