Aparelho ortodôntico e voz

Autor Mensagem
Maria Fernanda
Veterano
# ago/05


Existe alguma relação direta ou indireta, ou eu estou apenas divagando?

Alguém que já usou aparelho ortodôntico (fixo, claro) e cantou com e sem ele, percebe diferenças ou não tem nada a ver?

Ricardo Mascaro
Veterano
# ago/05
· votar


Maria Fernanda,

Claro que tem diferença.......

Para um bom desempenho vocal você tem de estar relaxado, confortável consigo mesmo (com o seu corpo) e sabemos que o aperelho irrita, né !?

Fica "difícil" a movimentação da boca (sem contar que dói um pouco), o que logicamente dificulta mais ainda...

Mas eu não quero te desanimar.... Acredito que você deve ter colocado recentemente o aparelho e deve estar com "dificuldades".... Saiba que com o tempo até nos acostumamos e quase que volta totalmente ao normal o nosso desempenho (até ficamos com duas sensações quando tiramos o aparelho: parece que está faltando algo quando cantamos, e ao mesmo tempo, é um "alívio").....

Abraços....

maxneckle
Veterano
# set/05
· votar


Maria Fernanda
Eu tenho medo de colocar aparelho por causa disso.
Era pra eu ter colocado a alguns anos, e todo ano eu cogito colocar, mas sempre volto atrás pelo medo de atrapalhar na hora de cantar.

Vou acompanhar este fórum pra ver a opinião do pessoal!

Maria Fernanda
Veterano
# set/05
· votar


Acredito que você deve ter colocado recentemente o aparelho e deve estar com "dificuldades"....
Ainda não, Ricardo Mascaro. Mas tem que colocar agora porque está crítico.
E maxneckle, pelo seu bem, não adie mais tanto o aparelho. Eu adiei, e agora vou ter que usar de qualquer jeito.

Barbara Jolie
Veterano
# set/05
· votar


Maria Fernanda
Pra mim a unica coisa q era meio dificil, era a articulação. MAs isso até mesmo pra falar, eh q vai acostumando no decorrer do tempo q o usa. Depois q tirei senti diferença sim, qnto a dicção/articulação.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# set/05
· votar


Maria Fernanda
tambem uso aparelho, e acho que soh me atrapalhou no começo..
depois de uns 2 meses, voce jah vai se acostumando!

e jah estou quase 5 anos (esses dentistas soh enrolam...) e acho que naum me atrapalha em nada, soh quando eu tirar que acho que vou sentir um pouquinho de dificuldade!

mas eh tudo por causa de costume, com o tempo voce se acostuma e fica normal! acho bobeira naum colocar aparelho soh por causa do canto, pois acho que isso soh irah atrapalhar alguns (poucos) meses!

Maria Fernanda
Veterano
# set/05
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Barbara Jolie
Obrigada, pessoal! Porei sem medo!

Barbara Jolie
Veterano
# set/05
· votar


Maria Fernanda
Mas vc precisa mesmo? tem q ver isso...se realmente é necessário e tals, pq tem mta gente q coloca ou colocava, antigamente q era "moda", e nem precisava mto. Pq é um "trampo" usar aparelho, incomoda, dói, mas se acostuma...ahahah....
Abraços! =]

maxneckle
Veterano
# set/05
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
soh atrapalha por uns meses?
mas o que eu faco com os shows que teria que fazer nesses meses? hehehe
eh foda ficar "meses" parado por causa disso!
que duvida!!

Barbara Jolie
poxa, no meu caso nao eh nada SERIO ou grave, mas os dentes estao ficando um pouco piores com o passar dos anos. Isso ta evidente mesmo... da pra ver que a arcada esta mudando com os anos, e isso me preocupa muito a longo prazo! Eu tenho inclusive 2 cisos que eu ainda preciso tirar, mas nao tirei pelo menos de ficar algumas semanas com pontos e nao poder cantar. Eh foda...

Barbara Jolie
Veterano
# set/05
· votar


maxneckle
puts...nem me fale em ciso, eu os tenho ainda, nao quero tirar, hauahuahu....mas acho q vou ser obrigada....

eh foda ficar "meses" parado por causa disso!
mas meu...por alguns meses soh, c nao vai morrer por causa disso...ehehh

pense mil vezes se realmente eh necessario, uma q c vc coloca no minimo levam 3 anos usando-o.

rodrigogarcia
Veterano
# set/05
· votar


eu coloquei o meu aparelho na parte superior da boca hoje! só que sem aqueles ferros entre os dentes! semana que vem vou por a parte de baixo!

minha gengiva esta dolorida de tanto raspar naquele "ganchos", alé disso nào percebi diferença nehuma quanto a minha voz! só os graves ficaram um pouco dificil por que eu faço um bico com a boca e incomoda, mas os graves saem da mesma forma (mesmo som, volume, cor e pa pa pá..) que antes de ter posto o aparelho!

semana que vem quando tiver com a boca toda metalizada eu conto as diferenças encontradas....


abracos aos parceiros do forum!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# set/05
· votar


maxneckle
naum kara, vai dar pra voce cantar..
mas vai incomodar um pouco e atrapalhar um pouco! mas soh um pouco mesmo!

acho que naum deve se preocupar, coloque e cuide de seus dentes cara! em poucos meses voce jah se acostuma, e mesmo assim...vai dar pra voce fazer os shows sim!

talvez na primeira semana naum, pois incomoda muito!
mas depois disso vai passando, e a unica coisa que atrapalha eh um pouco a dicção! ai depois de uns 2 meses, jah tah bom!

=)

vinsanity
Veterano
# set/05
· votar


cada vez q vai apertar ou colocar o arco nos dentes, fica 1 ou 2 dias dolorido, até uma semana... do resto é normal, nao sente raspando os brackets na boca mais e tal...

faço backing na minha banda, e num senti diferença nenhuma... mas enfim, nao entendo disso direito, pq minha participação é discreta rs...

Dark Diva
Veterano
# set/05
· votar


Gente,

Vou colocar aparelho + ou - daqui a 1 ou 2 semanas. Depois de muuuito relutar percebi q não teria jeito mesmo: ou eu colocava ou então eu teria q me conformar em não ter os dentes perfeitos como sempre quis.

Meu problema não é grave, mas a minha arcada não é perfeita e uma das coisas q acho + bonitas numa pessoa é a dentição, então resolvi não privar a minha estética só pelo medo de não conseguir + cantar direito e talz ... inclusive, tinha uma menina aqui q cantava numa banda e não dava p notar a diferença do aparelho, mas o probleminha da dicção ficava bem evidente qdo ela falava c a gente.

Mas é isso ai. Qdo eu tiver de aparelho volto a postar aqui p falar a sensação, hehe!

*************************************************************************************

P.S.: Sinceramente, o meu maior medo nem é a dor q dá toda vez q vai apertar o aparelho, é muito mais o medo de levar um choque na boca qdo tiver cantando, ahuahuahua!!!

Alguém já passou por isso?

heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


O timbre da minha voz mudou pra caralho quando eu coloquei, fiquei falando meio enrolado e talz, com outro colega meu aconteceu a mesma coisa

Puta vozinha de viado que eu fiquei nas primeiras semanas.

Dark Diva
Veterano
# set/05
· votar


heathcliff
O timbre da minha voz mudou pra caralho quando eu coloquei

Ué, mas o timbre da nossa voz não está definido pelas pregas vocais q possuimos? Como mudaria então, se o aparelho está na boca e não lá nas pregas?

Será q vc não mudou o seu jeito de cantar pelo incômodo e falta de costume do uso do aparelho? Pq se não for por isso, acho q o seu dentista, ao invés de apertar o seu aparelho, acabou apertando as suas pregas, ahuahuaha!!! Brincadeira!

Explica melhor como foi esse lance q vc notou da mudança de timbre ... já to ficando c medo de colocar aparelho, hehe!

maxneckle
Veterano
# set/05
· votar


Vou pensar melhor no caso depois do que vocês falaram... Eu realmente não tenho condições de ficar 1 mês parado sem fazer shows só por causa do aparelho. Mas como vocês disseram que dá pra acostumar rápido, vou repensar...

Mas agora eu pergunto pras meninas:
um cara de 22 anos com aparelho não fica FEIO PRA CARALHO?

essa é outra questão!
hahahah

heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


Dark Diva

Enfia a mão na boca e tenta falar alguma coisa.

É +- essa mudança que aconteceu. Lógico que de forma mais amena.

VirgoShaka
Veterano
# set/05
· votar


maxneckle
Hehe, eu vou fazer 21 semana que vem e uso aparelho :P
Rapaz, olha... eu não sei se o que me deixa feio é o aparelho ou se eu sou feio por natureza. Eahuehua, vou saber só quando tirar isso aqui no fim do ano. :)

Agora, quanto à influência do uso de aparelho sobre a voz, sinceramente eu nunca notei nada diferente. Talvez seja porque eu já estou usando há muito tempo, mas não creio que isso influencie tanto assim para cantar. No início é comum as pessoas estranharem mesmo, até porque o aparelho é extremamente incômodo, talvez esta seja a razão pela qual alguns possam achar que o aparelho em si prejudica o ato de cantar, quando na verdade o problema pode ser a atenção que ele toma da pessoa por conta desse incômodo, podendo desse modo tirar a "concentração", digamos assim, enquanto a pessoa tenta cantar corretamente. Só que depois de algum tempo nem se nota a presença dele direito. Se torna algo que você considera praticamente natural... então se vc tiver que colocar, coloca e desencana porque vc provavelmente não estará causando nenhum dano à sua voz não.

Bom... agora se aparelho ortodôntico realmente prejudica a cantar, pelo menos tenho a esperança de talvez melhorar um pouco depois de tirar, e uma desculpa para atribuir todas as minhas falhas ao aparelho enquanto não tiro. Hueha :P
Pelo menos não noto nada de diferente :)

Maria Fernanda
Veterano
# set/05
· votar


Vou colocar aparelho + ou - daqui a 1 ou 2 semanas. Depois de muuuito relutar percebi q não teria jeito mesmo: ou eu colocava ou então eu teria q me conformar em não ter os dentes perfeitos como sempre quis.
Dark Diva, minha situação é parecida com a sua.

um cara de 22 anos com aparelho não fica FEIO PRA CARALHO
maxneckle, eu também tenho 22 anos!

Dark Diva
Veterano
# set/05
· votar


heathcliff
Enfia a mão na boca e tenta falar alguma coisa.
É +- essa mudança que aconteceu. Lógico que de forma mais amena.

Ahuahuahua!!! Q engraçado meu!

Mas dá p entender bem o q vc quis dizer! Valeu!

Dark Diva
Veterano
# set/05
· votar


VirgoShaka
No início é comum as pessoas estranharem mesmo, até porque o aparelho é extremamente incômodo, talvez esta seja a razão pela qual alguns possam achar que o aparelho em si prejudica o ato de cantar, quando na verdade o problema pode ser a atenção que ele toma da pessoa por conta desse incômodo, podendo desse modo tirar a "concentração", digamos assim, enquanto a pessoa tenta cantar corretamente.

É bem por aí q eu tb penso, por isso não to c medo de colocar aparelho, a não ser pelo medo do choque na boca, hehehe!

Dark Diva
Veterano
# set/05
· votar


Maria Fernanda
Dark Diva, minha situação é parecida com a sua.

Então! Não dá p gente se privar em função do medo de não poder cantar igual né? A não ser q a gente fosse profissional vivendo de música e ganhando muuuita grana com isso ... se bem q, pensando bem, nem isso justificaria, hehe! ;)

********************************************************************** *******************

Ah vai gente, usar aparelho não deve ser a pior coisa do mundo, depois o resultado compensa: a gente até vai poder fazer propaganda de creme dental, ahuahuahua! :P

E, só p registrar, hoje eu fui fazer uns moldes, tirar fotos raios-x e + um monte de coisas nos meus dentes ... ahhh, agora não dá + p fugir! =)

heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


Dark Diva

Isso aí, coloca o aparelho! Dentes certinhos é biito d+

Se prepara! Quando vc aperta o aparelho vc não aguenta comer nada hein! Só na base da sopa e macarrão ehauheuaheuahehaeuahe (uns 3 dias no máximo assim)

=]

Abraço

heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


Dark Diva
fui fazer uns moldes

Maior irado essa parte, vc morde um negocio meio quente que vai derretendo, doido d+

O chato é ficar com aquela "coisa" na boca um tempão ate endureçer hehe

Dark Diva
Veterano
# set/05
· votar


heathcliff
Isso aí, coloca o aparelho! Dentes certinhos é biito d+
É! Como escrevi um pouquinho acima, a dentição perfeitinha é uma das coisas q eu acho + bonitas numa pessoa!


Se prepara! Quando vc aperta o aparelho vc não aguenta comer nada hein! Só na base da sopa e macarrão
Ah, isso eu já ouvi muuuito! Mas blz, como eu adoro Miojo acho q não vai ter tanto problema p comer não, ahaha! Alías, eu acho q NUNCA vou conseguir deixar de comer por causa de alguma coisa ... nem por depressão, nem por alegria, nem mesmo pela dor dos dentes apertaaados ... ahuahuahua!!!

Maior irado essa parte, vc morde um negocio meio quente que vai derretendo, doido d+
O chato é ficar com aquela "coisa" na boca um tempão ate endureçer hehe


Putz, nem fala! Só q o meu era geladinho, e com gosto de menta! =)

rodrigogarcia
Veterano
# set/05
· votar


apertei meu aparelho ontem! que dor nos meus dentoes senti esta noite! tô na base da Miojo!

"tenho uma teoria!" botei na minha cabeça que quando agente tirar o aparelho a voz vai ficar com um timbre melhor pois a boca vai estar alinhada.... e se agente conseguiu cantar cheio de ferro na boca depois é barbada cantar, até os agudos vao ficar mais faceis de fazer!

viva o aparelho!

abracos e pensamento positivo, galerada!

DevNull
Veterano
# set/05
· votar


heathcliff

O chato é ficar com aquela "coisa" na boca um tempão ate endureçer

Deve ser chatasso mesmo, esse negócio de ficar com coisas endurecendo na sua boca não é muito comigo não... AuahUahUHAUHAuHAuh

Desculpa cara, mas não pude deixar passar a conotação da coisa :-p

ItaMatos
Veterano
# set/05
· votar


DevNull
Pô, o cara leva tudo por trás...

só pra não desviar do tópico: Ainda bem que não preciso usar isso... ao menos eu acho, e ao menos por enquanto...

Piorar o que já é ruim não é bom. (oh, isso foi bonito! auheuaheuahe)

mosca
Veterano
# set/05
· votar


ainda bem q tiro o meu mes q vem! 4 anos com essa porcaria fazendo aftas direto!

eu lembro q qdo coloquei, miinha diccao ficou um pouco complicada, ficava me enrolando nas palavras,, e tal. mas acho q o timbre da voz nao muda nada nao, só a diccao.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aparelho ortodôntico e voz