Preciso de Ajuda

    Autor Mensagem
    Escorpiao Venenoso
    Veterano
    # ago/05


    Caros amigos,

    Canto mais ou menos há 15 anos (Tenho 32 anos) participo de um Movimento da Igreja Católica chamado NEOCATECUMENATO e temos uma váriedade de cantos em Hebraico e de origem espanhola (Onde surgiu o movimento) e o canto é uma parte muito importante. De uns 6 meses para cá tenho notado um certo "vício" no meu cantar, eu sem querer acabo fazendo uma "tremida" na voz semelhante aos cantores de música serteja e isso esta desconfigurando os cantos ou seja não estou passando com fidelidade e isso é ruim porque os cantos desse movimento "exige" uma grande fidelidade pois são cantados assim em todo mundo trocando apenas a língua local.

    Nunca frenquentei nenhum curso, mas sempre procurei lê e fazer exercícios para aquecimento adequado da voz. Solicitou a gentileza de me informarem o que devo fazer para retirar esse "vicio da tremidinha", pois afeta a mim, porque sei que estou fazendo e não canto com segurança aí já viu bagunça tudo....imagine tudo isso numa missa com cerca de 700 pessoas presidida por um Bispo as vezes beira ao fiasco!!!

    Aprecio receber o quanto antes de V.S.as. até mesmo uma resposta negativa!!!

    Atenciosamente,

    Hudson

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Hudson,

    É difícel escrever como você faz para parar a "tremida" na voz...
    Primeiro preciso saber como é essa "tremida" na voz: existe uma técnica chamada vibrato (acredito que você já deve ter lido a respeito) que consiste na junção de um tom e um semi-tom, numa vibração uniforme provocada pelo diafragma (esse seria um tipo básico de vibrato adotado no canto popular para finais de frases ou terminação de palavras, principalmente quando é necessário a sustentação (prolongação) de uma nota final, dando um efeito mais harmônico).
    Existe também um problema chamado voz trêmula (que muitos cantores sertanejos apresentam); acreditam que estão fazendo um vibrato mas a "tremida" não é provocada pelo diafrágma (técnica correta), mas sim pela laringe (sendo, na maioria dos casos, aparente a vibração do pescoço); a vibração não é uniforme, mais parece um cabrito, e é muito forçado. Se o que você está fazendo é voz trêmula isso é problema pois pode afetar as suas pregas vocais (você pode estar tensionando-as).

    Para saber ao certo, tente fazer o seguinte exercício: respire e emita uma nota qualquer (nem muito aguda nem muito grave, uma nova confortável para você) sem efetuar essa "tremida" (portanto concentre-se; tente fazer isso sozinho em frente a um espelho, assim você poderá visualizar os movimentos do pescoço e boca/lábios). Se você notar uma tensão na garganta e uma "tremida forte" nela, você está fazendo voz trêmula; se você "treme a boca ou os lábios" também é, generalizando, voz trêmula. Agora emita novamente a mesma nota pura (sem essa "tremida") e na sequência um semi-tom acima (meia-nota mais aguda); vá oscilando nessas duas notas cada vez mais rápido até elas se tornarem uma só (observe/sinta uma movimento leve na barriga - não pode vibrar forte a garanta nem ela ficar como se fosse precionada/tensionada). Se isso ocorrer é a "técnica do vibrato".

    Se o que está te incomodando é vibrato, primeiro quero ressaltar que existem pessoas que possuem um vibrato natural e quando cantam o expõem as vezes de forma involuntária (mas isso não atrapalha, mesmo porque nestes casos é uma onda simples/fraca que mesmo assim pode ser controlada para ficar mais forte ou mais fraca). Casos de vibrato natural posso citar Luciano Pavarotti (assim como muitos cantores líricos também apresentam um certo vibrato natural). Esse vibrato, natural ou não, pode ser controlado... Da mesma forma como você se concentrou para emitir a nota pura (sem "tremida) e depois consegiu fazer o vibrato com ela; você precisará treinar isso diariamente. OBS.: o vibrato quando excessivo realmente pode prejudicar a harmonia, mas quando emitido moderadamente/corretamente, torna-se até um ornamento (não sei o caso que você mencionou acima do estilo musical, mas no canto gregoriano, por exemplo, é utilizado vibrato nas terminações de frases e sustentações de nota, dando um toque muito bonito - notas prolongadas ficam muito feias e até desarmônicas se emitidas puras (ficam cansativas)).

    Agora se for voz trêmula (tipo Zezé di Camargo) aí é um vívio igual ao do cigarro para se parar. Ocorrem muitos casos de voz trêmula quando a pessoa fica nervosa (você menciou que se apresenta para grandes platéias e tem dentro da missa um papel importante); caso a voz trêmula seja resultado do nervoso, aconselho que você faça exercícios de relaxamento e aquecimento sempre antes de cantar (só para lembrar: relaxamento dos músculos com exercícios de educação física e exercícios de aquecimento respiratório seguidos de aquecimento vocal - isso dá mais segurança ao cantar e alivia o strass/tensão/nervosismo).
    Se a voz trêmula for resultado do vício de "tremer/precionar" a garganta ou mesmo "tremer" a boca ou os lábios sugiro que vocvê comece a treinar a técina do vibrato simples que expliquei acima e você irá conseguindo controlar pouco a pouco, também se aperfeiçoando.

    Espero que tenha consiguido ajudá-lo ou, ao menos, exclarecido algumas coisas para você. Boa sorte para se livar ou controlar a "tremidinha".
    Abaixo está o link para o meu tópico de Canto; se você quiser dar uma passadinha por lá e derrepente postar alguma coisa, quiser perguntar algo, estou a suas ordens...

    Ricardo




    Para maiores informações sobre Canto, visite este tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/103720/

    Lá vocês encontrarão informações relacionadas a este tópico e poderão postar suas dúvidas sobre este e outros tópicos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de Ajuda