Os Plágios Do Led Zeppelin

Autor Mensagem
Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Resumindo
Led Zeppelin é Foda!!!!

M S Garcia
Veterano
# fev/12
· votar


Achei uma justificativa pro fato de eu nao gostar de Led Zeppelin.

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Led Zeppelin: mudança nos créditos de músicas acusadas de plágio

Fonte: http://whiplash.net/materias/news_831/171532-ledzeppelin.html#ixzz2IL7 XNNSa



MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


haha! Chega a ser cômico...







Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


O Zep era foda...kkk, grande banda, isso é discutido desde os anos 70, porque eles roubavam música na cara dura, de amigos, de ex bandas, de cantores de sucesso na época.

Muita coisa hoje, parece que passou despercebida na época, mas não passou não. Muita gente chamava o Zep de "banda cover" nos anos 70.

Willie Dixon, Joan Baez, Muddy Waters, Hollin Wolf, Jeff Beck e mesmo Bert Jansch (que era do Pentangle, na época, e já postei vídeos aqui), eram bastante conhecidos.

Nem os títulos eles disfarçavam, tipo:

Original> Jesus Make Up My Dying Bed
Zep > In My Time of Dying

É o mesmo que escrever uma canção chamada:

Águas de Abril: "É sal, é terra, é o fim da estrada, é um resto de caco é um toco perdido"........kkkk

O Zep era sem vergonha mesmo! E olha que esses vídeos só mostram artistas conhecidos na época. Se procurar em bandas e artistas desconhecidos e antigos, vai achar mais plágios ainda...kkkkk

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig
Alguma coisa me diz q a culpa maior é do Jimi Page...
ele era o cara de estudio, mais IN da banda!!!
hehehe

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Mas falar de Led, dá ibope, a banda foi um monstro, contudo, no Pop e etc, o bicho pega prá pior.
O gênero mais plagiador que já vi, essa poha de punk/hardcore, nunca vi tanto plágio. Se começarem a procurar, vão se espantar.

Exemplo:

Original



Plágio "Cara Dura"



Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig
Uma boa dica é ler "Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra" tem uma parte, quando falam sobre o processo de composição dos álbuns que falam sobre essas músicas "plagiadas", e o processo de composição de cada música, acho o livro muito interessante...
Baby I'm Gonna Leave you pode ser um Cover, mas a versão do Led me dá arrepios, infinitamente melhor...

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


"Sou fanático pelo Led independente de qualquer coisa." (Lance Armstrong)

hehehe

JJJ
Veterano
# jan/13
· votar


Roubavam na cara dura, sem dúvida. Mas como ficava bom!... rs

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: Roubavam na cara dura, sem dúvida. Mas como ficava bom!... rs

Até a letra era abduzida!!! hehehe Faziam melhor que o "original"!!!

hehe

guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


eu acho que o importante é ter uma obra memorável no final, inependente de quem for o crédito
Stairway to heaven, por exemplo, é uma música que ficou para a história, sendo ela uma adaptacao ou não, eu não vou deixar de gostar porque algumas pessoas desaprovam o modo como ela foi concebida

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


Novamente
Resumindo
Led Zeppelin é Foda!!!

hahahahaha

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


guizimm: não vou deixar de gostar porque algumas pessoas desaprovam o modo como ela foi concebida

Nem eu! hehe Led tá entre minhas 3 bandas prediletas, ao lado de Lynyrd Skynyrd e Beatles!

Agora, só pq eu amo Led não posso omitir alguns fatos...

http://whiplash.net/materias/news_831/171532-ledzeppelin.html#ixzz2IL7 XNNSa

:)

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MauricioBahia

Tinha todos os CDs e Vinis do Led Zeppelin, além de DVDs, VHs e Box Especiais.... depois dessa notícia, troquei tudo pela coleção "Uma década de Axé Bahia - 2000 à 2010"!....hehehe

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


MauricioBahia

Também gosto de Led, mas é comprovadamente uma banda com alto grau de plágio, como já ficou demonstrado tanto em juízo quanto em pesquisas há anos.

Não duvido nada que outras músicas do Led consideradas hoje como originais, tenham sidos na verdade afanadas de bandas e músicos desconhecidos, e que ainda hoje passam como de autoria da banda ou de alguns de seus membros.

O engraçado é observar como é a reação das pessoas. Se esse tópico fosse sobre o CPM22 (ou outro parecido) plagiando, aí as pessoas xingariam e rogariam pragas, mas como é o Led, aparece o papo de que "não é bem assim", o "importante é o legado" , são "covers e não plágios", "são apenas influências"...sei...

Tudo lorota. Pra mim é roubo na cara dura na maioria das alegações. Podem ser boas versões musicais (pois a banda era boa), mas não diminui o fato de ser enganação (além deles literalmente tirarem dinheiro de outros autores).

Não estamos mais no séc XVII e início do XVIII, em que a noção de autoria era culturalmente diferente da atual, e em que apropriações como essas eram aceitadas e tidas como naturais. Naquela época era aceito. Hoje (assim como na época do auge da banda) é roubo.

Gianew
Veterano
# jan/13
· votar


Algumas dessa lista nao sao plagios, e sim covers que eles mesmo dizeram ter sido de tais bandas e musicos...

makumbator
Moderador
# jan/13
· votar


Gianew

Mas alguns desses créditos só foram atribuídos posteriormente após processo jurídico ou acordo extra judicial entre as partes. Nesses casos não se pode dizer que foram lançados como covers, e sim que a titularidade das músicas foram corrigidas depois (sendo então chamadas erroneamente de "covers").

JJJ
Veterano
# jan/13
· votar


makumbator

Algumas são descaradas, outras pegam um pedacinho, uma ideiazinha. E outras, snceramente, pra mim só são um pouco parecidas.

Mas discordo que a visão de hoje seja igual a dos anos 60. A noção de direito autoral mudou muito nas últimas décadas. Isso não justifica as que foram cópias descaradas, lógico. Mas aquelas que só pegam uma ideiazinha, eu acho que era super comum entre blueseiros e roqueiros nos meados do século passado.

makumbator
Moderador
# jan/13 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ
Mas discordo que a visão de hoje seja igual a dos anos 60. A noção de direito autoral mudou muito nas últimas décadas

Mudou é claro, mas basicamente não no ponto da titularidade da obra. A meu ver a mudança foi mais na tentativa de afrouxamento dos usos "justos" das obras, principalmente por conta da pirataria (que em geral não altera a titularidade, apenas altera os direitos de uso).

Não vejo no momento uma volta ao esquema anterior ao séc XVI, em que a noção de alguém ser um único autor de uma música era um tanto recente, e era normal simplesmente pegar algo de outra pessoa (pois a noção era mais coletiva do que individualista).

Para mim o afrouxamento do direito autoral (não no aspecto legal, que está até mais duro que antes, mas na aceitação cultural das transgressões) vai mais dos usos e exploração econômica das obras, e menos na eliminação do autor identificado (apesar que há também algo nesse sentido, mas muito incipiente).

Outro dado importante é observar que os plágios foram cometidos em uma época em que a cultura atual de pirataria não existia da forma que é hoje, então nem se pode alegar que eram os novos tempos (como hoje), pois não eram...hehehe.

Algumas são descaradas, outras pegam um pedacinho, uma ideiazinha. E outras, snceramente, pra mim só são um pouco parecidas.

Me refiro mais as descaradas, com partes inteiras iguais (até letra), aí é foda. A desculpa de que foram retificados os créditos também me parece torpe. Fica parecendo que enquanto não descobrirem está perfeito, e se pegarem é só pagar uma grana e alterar os créditos que está tudo ok.

Gianew
Veterano
# jan/13
· votar


EU acho que tambem muitas ai podem ter sido apenas a inspiração, como aconteceu comigo

Eu tava improvisando um solinho no meu violao com meu professor, quando terminei ele falou que eu solei bem e tal, só que eu tinha que começar a buscar uma coisa mais em mim e nao pegar a pegada de outros caras e etc...pq ele falou q no meu solo eu toquei uma parte de um solo do Iron e outro do Hellowen, Iron tudo bem e tal, mas Hellowen eu nunca ouvi na vida e tal, o que achei estranho, dai falei pra ele e ele achou curioso já q o meu improviso ficou muito parecido com um solo do Hellowen...

Isso é, acho que nao é plagio, pode ter sido um pouco de coincidência ou inspiração mesmo...

gui7
Veterano
# jul/14
· votar


No mundo da musica existe varios casos de canções que são parecidas, se fosse para citar todos ficariamos horas aqui... Isso acontece na grande maioria das vezes porque na musica existe varias coisas que são padrões que todos seguem. Podemos fazer varias musicas diferentes usando a mesma progressão de acordes, por exemplo C - G - Am - F.
O LED errou sim ao não creditar a inspiração dessas musicas, mas a maior parte do meritos se devem ao LED, o talento de Page tocando guitarra, a batera monstruosa de Bonzo , os teclados e linhas de baixo pirantes de Jones e o vocal magnífico de Plant... Cara eles mudaram muito as versões originais das musicas.
Não adianta crucificar o Led por causa disso , grandes nomes do Rock e da musica em geral tambem tem musicas "copiadas".

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


Essa coisa do Zeppelin plagiar pra mim é meio molhada, por exemplo, os Stones se parar pra pensar, muitas dessas músicas não tinham de fato dono nos anos 60-70, quase toda a obra de caras como o Robert Johnson, Howlin Wolf, Willie Dixon, da primeira metade da carreira do Muddy Waters e do Buddy Guy e afins simplesmente não eram deles, essas músicas eram creditadas a uma editora ou gravadora, muitas vezes sem os créditos dos autores originais. Se você ver alguns dos créditos dos covers dos Stones no inicio da carreira, nos discos originais só aparece traditional song, ou então aparece o crédito de algum dos interpretes famosos, porque ninguém sabia quem fez.

Isso aconteceu até com bandas dos anos 60, como Beatles, Stones e Allman Brothers, que depois tiveram que recomprar das editoras suas próprias músicas, no caso dos Beatles é mais notório o caso do Lennon que nunca se interessou em reaver os direitos da música e a editora vendeu pro Michael Jackson, que vendem pra Sony depois, mesmo com a Yoko Ono e o Paul McCartney (coautor, ao menos em nome das músicas, interpelando na justiça que uma vez que ele era coautor e ela a viúva do Lennon, eles deveriam ter alguma prioridade na compra). O Allman Brothers para lançar Melissa e Blue Sky no Eat a Peach em homenagem ao Duane Allman tiveram que recomprar os direitos da música, e como já estavam famosos foi por muito mais do que venderam.

No caso do Led, eu não vi os discos originais, mas creditaram a eles, isso não era incomum também na época, você pegar uma música "tradicional" e creditar a quem fez a versão e não ao autor original. Só que acho que isso foi mudado mesmo antes de boa parte desses processos, porque meus boxes dos anos 90 já tinham os créditos aos bluesman originais e mesmo Dazed and Confused já tinha um inspired by Jake Holmes, isso pelo de 10 anos antes do Jake Holmes processar eles por plágio.

Isso pelo que eu saiba tinha muito mais a ver com o empresário deles, que não queria que eles dividissem royalties do que com alguma atitude da banda mesmo, até porque nitidamente depois que a banda acabou os créditos foram dados aos autores originais.

No fim isso não tem muita escapatória o Clapton que na época do início do Zepellin era muito mais famoso que o Led Zeppelin admite ter plagiado Stairway to Heaven tha música Let it Grow, ele diz que na hora de gravar estava sem muitas ideias e estava enjoado de ouvir a música do Led no radio o tempo todo e decidiu usar um pedaço dela pra completar a composição.



Se você ouvir a guitarra vai achar que as duas músicas literalmente iguais em muitos trechos.

No fim, acho que pior que copiar e não creditar é nunca corrigir isso, algo que a banda fez e ao que me pareceu em boa parte dos casos sem os tais processos.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jul/14 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


Plagiaram, uns eles admitiram e deram crédito depois de muito tempo, outros eles não admitem até hoje.
Tem varias biografias deles que falam sobre o assunto.
Pode parecer meio chocante no começo, mas eles não fizeram nada diferente do que faziam naquela época. Isso era comum, até porque demorava bastante pro cara ficar sabendo que copiaram a música dele.

É meio intragável saber que sua banda do coração faz/fez esse tipo de coisa, mas pense: vc conheceria metade dessas musicas se o Led não copiasse/versionasse?
E outra, quantas vezes vc não se pegou tocando um riff ou mesmo melodia sem saber de onde é, e dps que termina sua música usando aquela idéia, descobre que existe algo bem parecido?
As vezes somos influenciados por coisas que nem sabemos.

Eu ficaria muito puto se a situação fosse comigo, mas penso que fizeram o que tinham de fazer. Talvez pudessem reconhecer esses músicos, mas essa coisa de fulano feat ciclano é meio que moderno.

Infelizmente nessa época, bobeou dançou.
Dazed and confused já é do Page por uso capião, rs


Edit:
E outra, tem tanta música que é cópia descarada por ai e a galera caga mole. Tem vários casos clássicos.
Falar do led é fácil e da destaque. Fale do Só Pra Contrariar, e nem vão ligar

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


SpectrosGuitarman
Na boa quem deixar de ouvir uma banda porque em algum momento copiou outra tá ferrado, porque desde que o primeiro macaco começou a bater pau no chão tudo se copia.

Eu tenho uma divida de gratidão enorme à banda como Led, Stones, Cream, Clapton e afins porque sem eles eu jamais conheceria Willie Dixon (que ouvi falar a primeira vez no Boxed Set Vol II o Led nos créditos de I can't quit you baby e Bring It on Home), Robert Johnson, Howlin Wolf, Blind Lemmon Jefferson, Buddy Guy, Muddy Waters, Littler Water, Albert King e tantos outros nomes do Blues cujo primeiro contato que tive foi com a música desses caras.

Ninguém reclama que a Jovem Guarda se tocava basicamente versões brasileiras e em português de músicas americanas e inglesas e nem acho que dá pra chamar o que o Led fazia de plágio na maior parte do tempo, vejo como versões, porque o instrumental em geral era tão diferente, mesmo quando mantinha alguns elementos originais, que fica difícil dizer que é só uma cópia.

Adler3x3
Veterano
# jul/14
· votar


Eu adorava o Led Zeppelin, e ainda gosto.
Mas depois que descobri estes plágios escancarados o prestigio da banda caiu muito no meu conceito.
Mas continuo escutando, não com o mesmo gosto.
Mas que foi uma baita de uma banda foi.
O som característico, muito embora plágios deram uma nova roupagem.
E só fico imaginando outros plágios que ainda não foram descobertos.

Rednef2
Veterano
# jul/14
· votar


Fico pensando aqui: será que se fosse "plagios do Nirvana" (não que eu goste dessa banda) o pessoal seria tão compreensivo como está sendo com o Led?

Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Mas sem dúvida o prestígio do Led ficou abalado.
E como chumbo (Led) tá caindo mais rápido do que o Zeppelin (dirigível) original caiu ao explodir.
O Jimmy Page tenta desconversar e acha ridículo as acusações.
Mas os plágios são muito na cara, e nem precisa ser um perito musical para saber que existem coincidências em demasia, tanto na música, como nas letras e até no nome das músicas.
Infelizmente é a verdade que esta vindo a tona, e fomos enganados.
Eles só deram uma cara nova as músicas, adaptando ao estilo rock, usando melhores instrumentos e melhor tecnologia para gravar.
E como as músicas originais eram muito boas, fizeram sucesso, com o trabalho apropriado indevidamente dos outros.
A banda na verdade não era tão talentosa e criativa como parecia.
E cada vez que este tema volta ao debate, aparecem mais denúncias de outras músicas com plágio.
É muito plágio, não é uma ou duas, que se pode dizer parecidas, são dezenas de músicas com plágio.
Então o Led Zeppelin é uma mentira.
Uma constatação que doí.

E o hilário é que um dos vídeos postados nesta página logo no inicio foi bloqueada pelo you tube por desrespeito aos direitos autorais, mas pergunto, de quem? quem teve os direitos prejudicados?

nichendrix
Veterano
# jul/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Rednef2
Fico pensando aqui: será que se fosse "plagios do Nirvana" (não que eu goste dessa banda) o pessoal seria tão compreensivo como está sendo com o Led?

O Nirvana tem umas coisas bem chupadas do MudHoney e do Sonic Youth, mas aí são outros 500, e eu gosto do Nirvana... kkkkkkk

Adler3x3

Cara se essas acusações de plagio são suficientes para você deixar de curtir a banda, azar o seu. Duvido que algum fã do Roberto Carlos tenha deixado de ser fã dele até hoje porque quase tudo que ele fez foram versões do que outras pessoas fizeram?

Até os Beatles que são considerados criativos acima da média tiveram coisas que eram literalmente chupadas de outras bandas. Não existe essa coisa de música realmente original, mesmo que você tirasse qualquer forma de influência cultural, social e psicológica, ainda assim são só 12 notas, o numero de combinações delas é finito, uma hora as coisas começariam a se repetir mesmo que não houvesse nenhuma intenção de que isso acontecesse.

Mas os plágios são muito na cara, e nem precisa ser um perito musical para saber que existem coincidências em demasia, tanto na música, como nas letras e até no nome das músicas.
Infelizmente é a verdade que esta vindo a tona, e fomos enganados.
Eles só deram uma cara nova as músicas, adaptando ao estilo rock, usando melhores instrumentos e melhor tecnologia para gravar.


Pra mim você definiu o que é uma versão, na boa eu já ouvi os originais dessas músicas e as versões do Led Zeppelin e são dois mundos totalmente diferentes, você consegue ouvir as duas e saber que uma veio da outra, pras dizer que é cópia literal é exagero.

Sem contar que isso é algo que aconteceu em 1970 e lá vai bolinha que até onde eu saiba foi corrigido em todo ou em parte a partir dos anos 80, quando a banda acabou e a influência do empresário não existia mais. Logo não acho que tenha realmente existido má fé da banda, até porque se parar pra pensar, pra eles registrarem uma música como deles passa pela banda, pelo empresário, pela gravadora, pela editora, do orgão de registro de propriedade intelectual, na boa se parar pra pensar, os 3 elementos do meio aí dessa lista ganham muito mais em não creditar aos artistas originais do que a banda.

A banda na verdade não era tão talentosa e criativa como parecia.

Então bicho, tu nunca ouviu nada da carreira solo de nenhum dos 3 que ainda vivem, porque todos 3 fizeram coisas separadas que a meu ver botam o que eles fizeram no Zeppelin no chinelo em termos musicais, mesmo não tendo nada a ver com toda a coisa hard rock/heavy metal que deixou a banda famosa. Até versões de coisas que são do Led eles fizeram mais foda sozinhos, como uma versão do Kashmir com uma mistura de música indiana e marroquina do Plant e do Page.

gui7
Veterano
# jul/14
· votar


Recentemente o baixista da banda "Spirit", processou o LED por plagio em Stairway to heaven (taurus), mas na boa... de todas as acusações essa é a mais infundada . Como falei acima existem muitas coisas na musica que são padrões e aquela progressão de stairway é uma delas , nada mais é que uma descida cromatica na escala do Lá menor , várias musicas usam essa tecnica , vejam "cry me a river" de Davy Graham...
Stairway é uma musica de 8 minutos , tem diversas partes diferentes , além do solo esmagador de page. Tirando o fato de Page ter se inspirado na ideia de fazer um cromatismo descendente na escala do Lá menor , o resto nada se assemelha nas musicas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os Plágios Do Led Zeppelin